quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Vale Tudo?


Essa semana a capa de uma grande revista traz uma matéria sobre um remédio milagroso para o emagrecimento, quer dizer, para Diabetes tipo 2, e que está sendo receitado por endocrinologistas para perda de peso.

Entramos no consultório do médico e pedimos um “Mata Rato”, porque queremos emagrecer a qualquer preço e de preferência rápido.

O médico, entretanto, tenta nos convencer de que precisamos mesmo é de reeducação alimentar, atividade física, blá, blá, blá, mas nós é que acabamos convencendo o médico que não somos capazes de conseguir da forma natural, precisamos mesmo do “Mata Rato”.

Será que realmente vale tudo para conseguir perder peso? Lembrando que Perder no meu conceito significa achar novamente num segundo momento, depois de parar com medicamentos...

Pois bem, a reportagem é extensa e dá uma grande ilusão ao leitor, deixando a impressão de que em fim foi encontrado o MILAGRE tão procurado: Emagrecer, Sem Sacrifícios!!!!!!

Assim que recebi a revista, parei o que estava fazendo para ler a matéria e fiquei chocada com a facilidade com que algumas pessoas perderam peso.

A questão é que os RISCOS ainda não foram avaliados, a pesquisa com esse medicamento só foi concluída para o tratamento do Diabetes, os estudos sobre seus efeitos como uma forma de controle da obesidade ainda não foram finalizados e, portanto pode haver algum risco, pois estão mexendo na sintetização de enzimas e hormônios do organismo e todos nós sabemos que quando um remédio faz bem para uma coisa, geralmente faz mal para outra, mesmo quando utilizado por pacientes que realmente precisam deles.

Assim sendo, se utilizarmos o remédio para outra finalidade que não aquela para a qual foi desenvolvido, estaremos entrando em caminhos desconhecidos e lidar com o desconhecido é sempre muito perigoso.

Alivia-me, porém, que ainda nesta mesma semana outros artigos foram divulgados na mídia ALERTANDO para os riscos do medicamento, informando inclusive que o tal remédio é CONTRAINDICADO para emagrecimento, o que me assusta ainda mais, pois como um medicamento pode continuar sendo prescrito por alguns médicos, mesmo que seja contraindicado para essa finalidade?

Uma irresponsabilidade dos médicos ou eles realmente imaginam que não pode haver qualquer problema? Pois o paciente jamais tomaria conhecimento desse medicamento se não fosse através do médico, agora muitas outras pessoas ao ler a referida revista vão procurar por esse “atalho” para emagrecer, pois os relatos divulgados realmente dão a impressão de que vale à pena.

Não, eu não acredito no Vale Tudo para emagrecer. É melhor não arriscar.

12 comentários:

  1. Oi Edamoa...
    Acho que sei de qual medicamento vc está falando, meu pai (que busca um corpa perfeito mesmo com 52 anos) com alimentação e academia me pediu para pesquisar preços deste medicamento e só depois me descobri do que se tratava... alem de tudo que vc citou corretamente ele custa beeeem caro... Entaum, nada melhor do que o que vc sempre diz, usar o que temos à mão, e vamos embora devagar e sempre!!! Essa semana -100gr.
    Ah, e falando do comentário anterior, VC VAI CONSEGUIR SIM, PQ VC PODE TUDO :D
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. É Kazinha,
    Acho que muitas vezes vamos ao médico num ato de desespero e pedimos por medicamentos milagrosos, mas eu até utilizei alguns desses medicamentos mais comuns e os resultados não justificaram os riscos nem os custos, além de não terem permanecido por muito tempo.

    E os seus resultados estão empatando com os meus, mas precisamos ficar felizes mesmo com um pequeno resultado, não podemos desanimar nunca.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Edamoa,
    Em abril passado, meu marido e eu fomos a um cardiologista, e este profissional comentou sobre tal medicamento. Falou que depois de algumas pesquisas, descobriu-se que o efeito colateral do remédio era a perda de peso. Meu marido, que é diabético há 1 ano e meio aproximadamente, até falou sobre a possibilidade de usar o remédio(ele está alguns kilos acima do peso ideal, cerca de 6 ou 7), mas o médico foi categórico no sentido de que a preguiça deveria ser vencida, bem como a redução das "porcarias" comidas diariamente . Somente o fato de se querer emagrecer não era motivo suficiente para que ele trocasse o medicamento que meu marido usa atualmente, e que custa duzentos reais com 28 comprimidos, por outro que talvez não funcionasse tão bem como o que está sendo usado hoje. Ele até disse que assim que a mídia descobrisse, viraria febre, e se ainda não era conhecido, depois desta reportagem vai se tornar sonho de consumo de muita gente.
    Eu tenho o objetivo de chegar ao fim do ano com 7 kilos a menos, mas sei que não vou apelar para este "milagre". Dizem que quando o milagre é muito, até o santo desconfia. Então continuemos como nossa luta diária, aos poucos e sempre.
    Beijos,
    Raquel

    ResponderExcluir
  4. É Raquel,

    Agora vai virar uma verdadeira febre até que a ANVISA resolva proibir, é sempre assim...

    Mas o remédio tem sim efeitos colaterais e principalmente para quem não tem o Diabetes, por isso todo cuidado é pouco, além do que, ainda não concluíram as pesquisas sobre todos os efeitos desse medicamento. O problema é que só vão descobrir muito tempo depois e aí, muita gente já poderá ter sua saúde comprometida.

    No caso de quem tem o diabetes, só o médico pode dizer qual medicamento é mais indicado e decidir mudar sem a autorização do médico é mesmo muito arriscado.

    ResponderExcluir
  5. edamoa
    eu li essa mesma reportagem ontem e como sou uma gordinha em reabilitação, meus olhos já brilharam pensando..NOSSA, eu aqui passando fome p emagrecer uns quilinhos quando poderia tomar essa maravilha e comer o que quiser. mas então pensei mais um pouco e cheguei a seguinte conclusão: esse remédio deve funcionar como uma sibutramina mas sem tantos efeitos colaterais, mas a partir do momento que pararmos de tomá-lo vamos engordar tudo de novo. então vou realmente ficar com minha RA que me dará frutos que durarão para sempre!! um beijo, ana

    ResponderExcluir
  6. É Ana,

    E além de engordar tudo novamente, ainda é bem provável que se ganhe alguns quilos a mais de brinde, depois de parar o medicamento, foi assim que saí do manequim 42 para o 48.

    Cada vez que tentei com medicamentos, engordei ainda mais após parar com eles.

    Sem contar que não se sabe ao certo os efeitos colaterais, pois como é uma droga nova, não houve tempo de descobrirem tudo sobre ela.

    ResponderExcluir
  7. Conheço esse medicamento, tenho ovários policísticos e problemas com acne, meu ginecologista já havia me indicado o uso dele para esses problemas, usei 6 meses e não percebi resultado na balança, admito que na época não sabia de que poderia causar uma perda de peso, mas ele regulou minha menstruação e melhorou muito minha pele, sinceramente falando, não acredito em formula para emagrecer se ela realmente existisse as cirurgias bariátricas não seriam necessárias.

    ResponderExcluir
  8. É Michelle,

    A eterna busca por uma fórmula milagrosa, que geralmente traz ainda mais frustrações.

    ResponderExcluir
  9. edamoa sugiro que leia essa reportagem
    http://www.dietabasica.com.br/victoza-para-emagrecimento-riscos-existem/
    cita entre os riscos:pancreatite, alteração da função renal e da tireóide. isso é o que chamam de não ter riscos??
    ana

    ResponderExcluir
  10. Eu li sim, muita coisa sobre esse medicamento Ana, por isso fiquei tão indignada com sua prescrição pelos médicos, e esses são os riscos que as pessoas que dependem do medicamento correm, ainda nem se sabe os riscos reais que uma pessoa em tese saudável, ou seja, que não é diabética corre ao utilizar esse produto...

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Eu acho que algumas pessoas precisam de um empurrão pra começar a emagrecer, porém nenhum remédio é milagroso, nem mesmo este que já é objeto de polêmica.
    Para funcionar, assim como qq outro medicamento, é necessário fazer dieta e exercícios físicos. Não tem outro jeito.

    Paula

    ResponderExcluir
  12. É Paula,

    Ninguém engordou de um dia para o outro, não entendo porque tanta pressa para emagrecer...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.