segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ser Realista


Estive pensando nos meus resultados e considerando que nunca consegui tamanha evolução, eles estão sendo satisfatórios.

Destaco ainda que cheguei até aqui, estabelecendo metas viáveis de serem atingidas e não me preocupando tanto com questões estéticas, como flacidez, estrias entre outros probleminhas que vem a partir da perda de peso.

Naquele programa do Fantástico, chamaram a atenção para a necessidade de fazer a dieta acompanhada da atividade física e os envolvidos acabaram tendo uma redução de peso proporcionalmente pequena em relação ao esforço empreendido, pois segundo o que os especialistas que acompanhavam a dupla disseram, eles trocaram gordura por músculos.

Quando ouvi essa afirmação tive certeza que não queria que meu emagrecimento fosse daquela forma, por quê? Porque no meu caso isso iria me desestimular DEMAIS, eu precisava ver minhas roupas de tamanho menores, voltando a me servir e para isso eu precisaria mesmo reduzir o tamanho do corpo, não adiantava substituir a gordura por músculo, que por acaso eu nem aprecio tanto, pois penso que o corpo feminino precisa ter formas realmente femininas, com alguns arredondamentos, até uma barriguinha redondinha, faz parte da forma da mulher.

Tudo bem que é bonito ver aquela barriga sarada, mas se não tiver um pequeno arredondamento em torno do umbigo deixa de ser mulher, desculpem, mas barriga musculosa é para atleta, e fica melhor nos homens. É claro que ninguém precisa ter pneuzinho e não estou aqui falando daquela barriga esteticamente desproporcional, mas das formas femininas de uma bela mulher, que não precisa ser cheia de músculos duros para ser bela.

Desta forma, eu decidi que para mim só serviria o emagrecimento mesmo, e eu já havia tentado perder lentamente, e não funcionou em nenhuma das centenas de tentativas anteriores. Porém é preciso ter um mínimo de noção, não adianta querer o corpinho da adolescência, é preciso se livrar um pouco de padrões de beleza vendidas na mídia, temos que ser realistas e buscar o que é realmente possível dentro do nosso próprio padrão.

Pensando assim, percebi que fiquei muito menos exigente do que era anteriormente, quando queria emagrecer para ter corpo de modelo, e penso que esse é o grande erro que cometemos no início, quando ainda temos poucos quilos para eliminar, ficamos correndo atrás de uma imagem inatingível e a frustração por não conseguir chegar nesse nível, faz com que a cada desistência mais alguns quilos sejam aumentados no corpo e provavelmente essa busca pela perfeição tenha levado a desconstrução da nossa própria imagem.

Imagino que se no início, quando temos só aqueles 3 ou 4 quilinhos a mais, nos concentrássemos somente em eliminá-los, adotando hábitos alimentares mais saudáveis, sem ficar o tempo todo preocupadas em estar “malhadas” ou “saradas”, nossos resultados tivessem sido muito mais positivos do que foram. O problema é que quando temos só alguns quilinhos a mais, queremos voltar a ter corpinho da adolescência, talvez inconscientemente, mas buscamos uma perfeição muito difícil de conseguir e não chegando à perfeição fazemos da desistência um trampolim para aumentar ainda mais de peso, pois descuidamos cada vez mais da imagem já que a que queremos está tão distante de nossa realidade.

Por isso, creio que independentemente de se optar por malhar e praticar atividade física, precisamos ter muito claro qual é o nosso objetivo, pois algumas opções podem ser incompatíveis com esses objetivos, emagrecer e ficar forte pode não combinar com a expectativa de entrar no jeans justíssimo que está guardado, mas emagrecer e ficar com alguma flacidez também não vai proporcionar bem estar se quisermos desfilar aquele biquíni cortininha pequenininho que adorávamos antes de ser mães, por exemplo.

Portanto, muita atenção ao seu OBJETIVO, não se confunda, estabeleça metas viáveis, tenha bem claro até onde pretende chegar e tenha DETERMINAÇÃO para atingir esse objetivo.

Lembro ainda, que quando engordamos nós não ficamos contando as horas, os dias nem tão pouco os meses e, portanto agora não podemos cronometrar o emagrecimento. É preciso muita paciência e persistência, não vai ser da noite para o dia que chegaremos onde determinamos, sim, pois o limite quem faz somos nós mesmos, com bom senso e empenho, só precisamos QUERER MUITO.

Nota: Continuo na minha persistência com a atividade física diária, em média 50 minutos por dia.

6 comentários:

  1. Edamoa,
    Qdo vc troca gordura por músculo, sem corpo fica menor, porque apesar do músculo pesar mais, ele ocupa um espaço menos no corpo, afinal ele já está no seu corpo, só que "revestido" de gordura.

    Por experiência própria, não vejo como obter resultados duradouros sem exercícios.
    Bjo,
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Paula!


    Mas no meu caso eu resolvi primeiro emagrecer, me empolgar com os resultados e só depois me dedicar a alguma atividade para conseguir condicionamento físico e posteriormente força muscular.

    Quando tentei as duas coisas ao mesmo tempo NÃO FUNCIONOU MESMO.

    Por isso, agora depois de ter eliminado boa parte do meu grande problema, estou me esforçando ao máximo para atingir essa plenitude.

    ResponderExcluir
  3. Paula,

    Não sei se conseguiu acompanhar meu raciocínio, mas eu realmente queria chamar a atenção para o fato de que mesmo que nossa opção seja de emagrecer praticando atividade física (que é realmente o ideal), mas ficarmos na "neurose" de corpo perfeito, barriga tanquinho, coxas de dançarina de axé, vamos ficar muito desanimadas e corremos o risco de desistir.

    Na verdade é preciso desvincular a forma física idealizada do emagrecimento, pois muitas vezes nosso emagrecimento vai trazer algumas seqüelas que demoram um pouco para serem recuperadas ou corrigidas.

    Acho que li um comentário aqui no blog, tempos atrás, de uma leitora que estava desesperada porque havia emagrecido e estava com muita flacidez, e é por isso que precisamos ter consciência de que nem tudo vai ficar durinho rapidamente. Em alguns casos também não é possível voltar a ter o corpo que se tinha na adolescência, portanto é preciso "Muita Calma Nessa Hora..."

    ResponderExcluir
  4. Oi, Edamoa!
    Além de começar a participar da competição, resolvi criar um blog também pra ver se me estimula mais...
    Passa lá!

    http://www.minhaagendadesaude.blogspot.com/

    Vlw!!! Bj

    ResponderExcluir
  5. Olá Maricotinha, seja bem vinda!

    Não prometo frequência, pois minha rotina é bem corrida e às vezes não consigo nem garantir minhas postagens diárias, mas posso garantir que vou sim visitar seu blog, sempre que tenho um tempinho dou uma navegada nos textos dos leitores e seguidores.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.