quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Situações Cômicas

Quando a aliança ficou apertada e chegou o cúmulo de precisar comprar outra, achei que era apenas por causa da gestação, talvez o inchaço natural, e acreditei realmente que depois do nascimento da criança, voltaria a usar a aliança original do casamento.

Não dava mais para me enrolar na toalha de banho, ela não tinha comprimento suficiente para enrolar o "corpinho", passei então a utilizar as chamadas “banhão”, mas nós sabemos que o “ão” no meu caso, não se referia ao banho, pode ser no máximo “corpão”, “barrigão”, “panção”, na realidade nunca foi o banho que foi para o aumentativo.

Lembrei-me também de uma teoria que talvez alguém tenha me falado algum dia na qual me agarrei: “Você é muito alta, nem parece que está acima do peso...”

Gente! Que coisa mais ridícula! Se apoiar nesse tipo de afirmação significa, engordar cada vez mais e mais, sem nunca pensar, sem nunca refletir sobre sua real situação, acho que foi assim que perdi a noção e cheguei onde cheguei.

Dava até para pegar as filas de gestantes se eu estivesse com pressa, embora eu nunca tenha me utilizado dessa estratégia, ouvi muitas perguntas querendo confirmar se eu estava grávida, para quando seria o bebê, e infelizmente era necessário fazer “cara de paisagem” e responder que não se tratava de nenhuma gestação.

Seria trágico que não fosse cômico, mas agora (10 anos depois da aliança ter ficado apertada),  percebi que minha aliança original voltou a servir, enquanto a outra ficou larga, já uso tranquilamente as toalhas de banho tradicionais, sem ficar faltando tecido para me enrolar e faz um bom tempo que não me perguntam sobre o “bebê”.

Que alívio! Que sensação reconfortante, se olhar no espelho e ver outra pessoa, mudada tanto física como psicologicamente!

Depois de passar tanto tempo sem querer encarar o problema e em alguns momentos de desespero buscar fórmulas milagrosas, tentar, parar... tentar, parar... eu posso afirmar com toda certeza que não sou mais refém da alimentação.

Mesmo que não resista em algumas ocasiões, isso realmente fica restrito a eventualidades, o que não acontecia meses atrás, antes de começar o blog, quando o mais comum era perder do controle.

18 comentários:

  1. Parabéns!!!

    É delicioso sertir que temos o controle da situação, não é?!

    Paula

    ResponderExcluir
  2. Tomara que um dia eu consiga chegar a esse ponto. Sou totalmente refém da comida. Prova disso é q emagreci 10 kgs em pouco mais d um mes, e agora dia 16 completo 2 meses de reeducação com os mesmos 10 kg, emagreço e recupero e to nesse loop eterno, nao sei mais oq fazer!!!!
    sou curiosa p ver tuas fotos de antes e depois rsrsrs
    ana

    ResponderExcluir
  3. Ana,

    Tenha certeza que eu também passei por tudo isso e foram 18 anos, emagrecendo e engordando e sempre com juros e correção, ou seja, eu não apenas recuperava o peso como aumentava sempre um pouco mais.

    Não dá pra fugir da DISCIPLINA, infelizmente eu não posso iludir ninguém.

    É difícil? É muito difícil, e no seu caso acredito que tenha agravantes, eventos frequentes, a dieta diária da família também não ajuda, então vai mesmo virando um vai e vem constante.

    Mas com muita determinação e persistência você vai conseguir. Eu acredito em você, tenho certeza que logo vai comemorar excelentes conquistas aqui conosco.

    ResponderExcluir
  4. Ana,

    Quanto às fotos do antes e do depois, eu "marquei bobeira".

    Como eu não acreditava que conseguiria chegar tão longe, não fiz as famosas fotos de maiô ou com alguma roupa que desse para registrar bem a situação, agora estou procurando nos meus arquivos alguma que possa servir de ilustração, mas tá mesmo difícil, pois se você leu um post que trato do assunto, eu evitava tirar fotos, justamente porque iria ocupar um espaço muito grande na fotografia... rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  5. Oi Edamoa! Bom, tem um tempão que não comento no seu blog, mas todo dia estou aqui ti acompanhando viu...suas experiências e das meninas q comentam me ajudam muito!

    Hoje, realmente preciso me abrir com alguém,(além do meu terapeuta, rsrs) está semana foi um desatre no controle e disciplina da minha alimentação e isso aconteceu por multiplos fatores: AUTO ESTIMA e CONFIANÇA BAIXA por questões do passado q vieram a tona, e depois de 14 quilos eliminados pareci que me ACOMODEI (todo mundo fala q jah emagreci bem, e to otima, que nunca estive tão magra), mas eu quero mais 9 quilos não posso desistir agora, a meta ideal ainda não foi alcançada...e eu quero/vou até o fim!
    Realmente o psicologico me atinge de maneira imediata,é ficar mal e a ansiedade atacar e eu descontar tudo na comida, eu não quero mais fazer isso pq so me deixa mais triste e desanimada, mas sei q mudar isso tbm não é facil, assim como o emagrecimento foi um processo gradual, não vou deixar de ser ansiosa de uma hora pra outra!
    Continuarei a minha reeducação alimentar e amanha vou me pesar, espero não tomar um susto pelos exageros q houve nesta semana, ou melhor talvez o susto seja até bom para me dar uma boa chacoalhada...Pois eu não vou desistir da meu objetivo, os desafios no percurso sempre vão existir, serão eles que faram a vitória mais gostosa!

    Muito Obrigada pelo Blog!
    Abraçoos!
    Tais Franciele.

    ResponderExcluir
  6. Cecinha

    Edamoa

    Ja que não possui fotografias do antes, queremos ver a do depois ok? rsrsrsrs
    esse controle sobre a alimentação é tudo que mais almejo, pois sei que o caminho do sucesso estar neste equilibrio diante da comida, acredito que é possivel chegar lá, tentando sempre sem dar espaço ao desanimo, quero te parabenizar pela conquista, sei que não foi nem estar sendo facil, sua determinação é contagiante.

    ResponderExcluir
  7. Olá Tais Franciele!

    É procurei por seus comentários e encontrei alguns em 19 e 20 de Agosto. Neles você comenta que já havia eliminado 6 quilos e de lá para cá já evoluiu bem então pois relata agora 14 quilos a menos, isso é fantástico, voe realmente deve estar fazendo tudo direitinho.

    Quanto aos próximos 9 que pretende eliminar, acredito que 4 vão facilmente, mas a partir dos 5 finais começa uma luta cruel, o desafio fica cada vez mais apertado, mas com muita concentração e persistência conseguimos. O problema é que ao nos aproximarmos muito do peso ideal o corpo começa a sentir muito mais qualquer controle e precisamos encontrar uma fórmula que não nos deixe enfraquecidas ao ponto de criar o círculo vicioso do perde <=> ganha, que geralmente é muito desestimulante.

    Eu também comecei com essa “brincadeira” de me acomodar, e também de tanto ouvir as pessoas dizerem que estava ótima etc e tal, mas lembre-se não são as pessoas que devem estar satisfeitas, somos nós, não estamos fazendo isso para mais ninguém a não ser nós mesmas, então se você acha que ainda quer e pode melhorar mais, lute e não dê ouvidos a mais ninguém.

    Destaco ainda, que mesmo que decida ficar como está, precisa ter muito autocontrole para não recuperar tudo novamente, como já escrevi aqui outras vezes, DIETA é temporária, mas CONTROLE É PARA SEMPRE. Não adianta voltar a fazer tudo errado novamente, e quando perceber que exagerou em alguma coisa trate de compensar o mais rápido possível, pois se demorar muito os quilinhos vão sim voltar a se instalar e será outra batalha cruel.

    Quanto à ansiedade, tente não comer quando estiver assim e quando for se alimentar lembre-se do que sempre escrevo também sobre o prazer que o alimento de dá: Se é momentâneo e muito rápido, e em seguida você fica chateada, não vale a pena comer, olhe para ele e repita isso, várias vezes para você mesma, aos poucos você vai exorcizando esse hábito de comer algo que só serve para engordar, nada mais.

    Quanto ao passado, se ele te faz mal, procure enterrá-lo, não vale à pena deixar que ele te prejudique tanto. Sei que é muito fácil para quem está do lado de cá falar assim, mas procure uma forma de enterrá-lo, pois as coisas que nos fazem mal precisam ser afastadas, não adianta remoer. Desculpe a intromissão, mas penso que se tentar, vai encontrar uma forma de deixar o passado mais distante do seu dia a dia.

    ResponderExcluir
  8. Cecinha,

    Prometo que vou tentar encontrar alguma foto que eu consiga reproduzir agora, com o novo peso, estou trabalhando nisso. Aliás, é só usar o photoshop, não é isso que se vê por aí? KKKK

    Brincadeiras à parte, eu também pensei nisso quando comecei o blog, imaginei que uma foto não provaria nada, pois eu poderia muito bem usar a edição para mostrar o antes e o depois. Na verdade poderiam surgir pessoas fazendo esse tipo de insinuação, e eu até tinha até me esquecido que esse também foi um fator para que eu decidisse não fazer a foto do antes, além de não acreditar que poderia chegar tão longe, também não queria precisar me preocupar em discutir e provar que as fotos seriam originais sérias. Era só o que me faltava, precisar me indispor com leitor que cismasse em questionar as fotos!

    Já o controle, esse precisa ser pensado e repensado diariamente, e eu me apoio realmente na balança, olhando diariamente as variações, consigo perceber tanto as oscilações naturais do meu corpo como eventuais abusos cometidos e sei quando preciso fazer as correções, e quando essas correções são feiras rapidamente o ganho de peso não se instala, ele acaba traduzido numa oscilação momentânea mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Eda,
    Voltei ;)
    Fiquei muuito feliz com o post de hj, Parabéns!!!
    Cheguei hj e me pesei +1,100 até que naum foi tanto pelo que relaxei. Naum sei se vale pois meu dia de pesagem é quarta, mas acho que pode computar e quarta volta tudo ao normal!!!
    Parabéns novamente pelas conquistas, sinto como se elas fossem minhas tbem... Bjs e ótimo fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Kazinha!

    Quem bom que voltou, espero que tenha se divertido bastante e claro descansado também.

    Essa diferença você vai tirar de letra, vai ver, e, além disso, ao sair de férias você ficou com a medalha, não sei se percebeu, então, é só retornar ao controle e vai superar suas próprias expectativas, você vai ver.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, meu nome é Regiane e estou sendo su seguidora, achei seu blog por acaso e amei, estou tentando emagrecer, e gostei muito das suas dicas...sou bem gordinha e alem de tudo sou baixinha rss...mas vou conseguir ...e te seguir....bjus

    ResponderExcluir
  12. Olá Regiane, seja bem vinda!

    Acredito que se você conseguir adaptar algumas dicas do Resumo ao seu dia a dia, já vai conseguir alguns resultados, e depois de conseguir eliminar os primeiros quilos, a empolgação vai tomar conta de você e quando perceber já estará muito próxima de sua meta.

    ResponderExcluir
  13. Eeeeeeeeee.... que lindoooo!!! Naum tinha visto, foi a primeira ;)
    Obrigada por me ajudar estando aqui!!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  14. Cecinha

    Edamoa

    Vou postar o peso por aqui, lembra das latinhas na quarta feira? me custaram + 100g, e eu que pensei terminar a semana com menos 1,00k, tudo bem, ja vi que preciso manter longe de mim essas coisinhas que sabotam minha dieta e consequentemente a perca de peso, a luta continua
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  15. Olá Edamoa,
    Essa noite nem dormi direito com a duvida se postava meu peso ou não... estou completamente desanimada, não estou me reconhecendo, semana retrasada peguei uma virose e perdi 2kg, semana passada abri o COMEDOR(como diz minha mãe), resumindo tem 3 semanas que não faço dieta e não pratico nenhuma atividade física, o pior que minha alimentação tá péssima, não sou de grandes quantidades, sou de grandes porcarias. Não engordei,recuperei os 2kg da virose, mas sei se continuar assim semana que vem é bem capaz que eu exploda, hoje lendo o que vc postou, já passei por tudo isso, a toalha pequena, a aliança apertada, cansei de falar ¨não, não estou grávida¨. Somos em 4 irmãs, eu costuma falar que sou a ovelha GORDA da família, as outra todas tem um corpo de modelo, incluindo minha mãe que é linda de viver, eu acabo sofrendo com as comparações, diretas e indiretas, minha mãe pega muito no meu pé e isso me faz mal. É muito chato quando estamos nós quatro e alguém chega e pergunta se somos irmãs, 90% das vezes a pessoa fala ela(no caso que sou eu)tb é irmã? e depois da resposta surge aquela frase ¨nossa nem parece¨é e claro que é por causa da forma física, a mais velha depois de mim fica indignada. Eu levo na brincadeira mas só quem já passou por situações constrangedoras sabe o sinto. Olha que sou bem cara de pau, vou pra todos os lugares com elas o mais engraçado e na praia. Preciso encontrar força.
    Obrigada pelo seu blog, precisava desabafar.
    Bjokas e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  16. Cecinha,

    Não se preocupe, lembre-se que você eliminou 950, depois 950, recuperou 700, em seguida despachou 1,300, o que aconteceu essa semana NÃO é reflexo das latinhas de cerveja, acredite.

    Comemore, pois ainda contando com os deslizes, conseguiu ficar com apenas 100 gramas, que não significam absolutamente nada numa semana.

    Continue firme, concentre-se e se presenteie com uma grande vitória na próxima semana. Você consegue!

    ResponderExcluir
  17. Michele,

    Não permita que o desânimo tome conta de você, seja mais forte que essa emoção que não serve para outra coisa a não ser fazê-la desistir.

    Seja mais forte, resista e mantenha a garra e determinação, passado esse momento de frustração, quando perceber que você o venceu, ficará cada vez mais forte e resistente e num determinado momento você não cairá mais, pode até escorregar, mas não vai mais cair, precisa somente acreditar na sua própria força.

    Confesso que às vezes vocês escrevem cada uma aqui que eu "rolo de rir", "Ovelha Gorda", quase me matou, cada uma que vocês inventam, que às vezes nem acredito. Mas é assim mesmo, você não pode se martirizar, precisa concentrar sua energia nos pensamentos e atitudes que vão te tirar desse ciclo vicioso, a partir do momento que descobrir sua melhor estratégia (cada um tem a sua), nunca mais vai ficar desanimada, é uma questão de tempo e observação de você mesma.

    Quanto à sua mãe, com certeza ela só quer o seu bem, e geralmente as pessoas que nos cercam não sabem a melhor forma de ajudar, muitas vezes acham que apenas dando “broncas”, ou lições de moral vamos “emendar”. Mas é um processo muito mais complicado do que as pessoas imaginam.

    Tente não ter ao seu alcance aquelas “grandes porcarias” que você diz ser adepta, procure mesmo fugir delas, sei sim que é muito difícil, mas vá tentando aos poucos se livrar delas, não compre, passe um tempo sem olhar para elas, tente evitar a seção do supermercado em que você mais sofre esse “atentado” contra sua dieta, devagar, quem sabe você consegue se livrar delas.

    Siga em frente, você pode sim, só depende de você acreditar nisso. Repito, é difícil, mas vale à pena se esforçar, a recompensa é muito mais saborosa do que qualquer bobagem que costumamos comer e cujo sabor passa tão rápido.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.