terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Despedida de “Gordices”

Não tem Despedida de Solteiro?

Pois acabo de inventar a “Despedida de Gordices”...

Lembram do CHEGA que eu disse para mim mesma, em Dezembro de 2010? Eu falo dele no começo do blog iniciado em Janeiro de 2011.

Pois bem, cansada do efeito platô, em que me encontro desde o início de Novembro de 2011, decidi fazer uma “despedida das gordices” nesse último final de semana. Exorcizar o pensamento gordo, acabar com aquela expectativa de emagrecer mais uns quilos para poder comer algo que está guardado.

Quem não se lembra das pamonhas que eu tinha guardadas no freezer desde Abril de 2011, que menciono em dois posts?

Tinha? É tinha, depois de tanto resistir resolvi comer também as pamonhas, acabaram substituindo refeições, resisti bravamente até agora e de nada adiantou ter esperado tanto para saboreá-las, decidi que já era tempo de liquidar essa tentação, e eu tinha duas opções: Ou jogava fora, ou me deliciava e acabava com a vontade, eliminando esse obstáculo do meu caminho.

O fato de estar aguardando uma data especial para me presentear com a delícia me cansou, pois estacionada há 3 meses, essa espera não me levou a lugar nenhum.

Então esse foi um mês dedicado ao descanso da dieta, não fui nada rigorosa, comi desregradamente, acompanhei as crianças em algumas guloseimas e finalizei com minhas valiosas pamonhas de Minas Gerais.

Estou começando Fevereiro como comecei Janeiro de 2011, DETERMINADA a atingir meus objetivos, agora não tenho mais nada guardado no freezer apenas esperando meu resultado, agora meu resultado deve vir sem uma contrapartida, ou seja, deve vir apenas porque é chegada a hora de continuar a caminhada, não porque terei alguma premiação para isso.

Talvez seja hora de reiniciar o “Tratamento do Choque” que precisei no início, que me ajudou muito a reequilibrar minhas vontades, pois nesse processo radical eu realmente reduzo o nível de insulina no meu organismo, pois faço um corte relativamente radical no carboidrato, embora mantenha uma grande quantidade de verduras e legumes, mas elimino por um curto período arroz, pães, bolos, tortas e massas em geral. Isso me ajuda a controlar minha “fome sem motivo”, gerada pelo excesso de insulina que meu organismo libera quando consumo grande quantidades desses itens.

Controlada a Fome sem Motivo, fico muito mais tranqüila, paro de ficar procurando o que comer no decorrer do dia, pois procurando acabamos encontrando, e aquela estratégia de esconder (lá do Resumo) acaba não funcionando.

Os últimos quatro dias foram verdadeiras orgias gastronômicas e ficaram para trás.

14 comentários:

  1. Olá Edamoa
    Será uma nova etapa pra você né? òtima sorte nessa nova fase, que será com sucesso com certeza...pretendo fazer esse tratamento de choque também , pois comigo funciona bem assim, ou oito ou oitenta, não tenho meio termo...
    Ótimo dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim Eusiane,

      Assim como todos os demais leitores eu também encontrei minha limitação e preciso superá-la.

      Não posso e não quero me acomodar com o que consegui no ano passado pois sei que consigo mais, até porque não falta tanto assim.

      Mas eu prefiro sempre me concentrar no tempo que disponho do que no quanto ainda falta, é mais positivo pois o tempo é infinito, como sempre "digo", não engordamos com a velocidade que imaginamos ou pretendemos emagrecer, então se para engordar não tivemos pressa não adianta ter pressa para emagrecer também...

      Excluir
  2. Olá Edamoa
    Desejo a você muita força nesta nova etapa. Tenho certeza que restringindo o consumo de carboidratos sua fome irá diminuir assim como também a compulsão pelo doce, pão, bolos etc. Sei bem o que está passando, você esperou 3 meses eu esperei 8 ou seja perdi 8 meses na batalha. Mas não tem problema iremos conseguir superar esta fase. Estou me sentindo muito bem depois que aboli o carboidrato, sei que você não é chegada a doces, mas quem possui compulsão por eles nem acredita como isso praticamente desaparece. Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  3. Cecinha

    Boa tarde

    Edamoa

    Voltando de uma ferias desrregadissimaaaaaaa, rsrsr faço das suas as minha palavras, em casa esses dias foi liquidação geral de guloseimas para iniciar fevereiro com o estoque zeradinho, passei mais de vinte dias no controle, mesmo sem fazer caminhada, mas o peso estava equilibrado, porém, nos ultimos 10 dias o estrago foi geral, e o resultado foi recuperar 2k dos 3k que havia eliminado, fazer o que! agora é levantar e sacudir a poeira, também estou com a ideia de iniciar meu tratamento de choque, essa copiei de você e funciona que é uma beleza, vamos que vamos, se depende de auto confiança ja me considero com -10 kilos.

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte Edemoa. Estarei acompanhando e torcendo muito por você e também tentando fazer o mesmo. Boa sorte para todas, bjos. Fran.

    ResponderExcluir
  5. Vai com tudo, menina ! Você já conhece o caminho das pedras, será bem mais fácil dessa vez, à partir do momento que você se decidiu. Boa sorte ! Elza

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Edemoa,

    Estou acompanhando seu blog a alguns dias e achei ele muito interesante, pois as lições de vida de todos ajuda muito.Eu estou no processo de emagrecimento desde NOV/2010 e até o dia de hoje eliminei 24,200 Kg, porém, para chegar em minha meta necessito eliminar mais 4,8 Kg e eu estou estacionada nesse peso faz 5 meses e não consigo mais eliminar.Então....gostaria muito de participar da sua "brincadeira séria".Será que posso?Bjus e Abraços
    Thais Suelen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Thais Suelen!

      Já estou incluindo seu nome na lista, basta acompanhar seu peso semanalmente e deixar o resultado de quanto eliminou ou recuperou no período, em um comentário em qualquer post aqui no blog.


      Esclareço que podemos sim recuperar peso num período curto, e que não é motivo para desistência, mas apenas para aumentar o alerta e o controle, pois ao eliminarmos, ou aumentarmos alguma coisa numa semana, não significa necessariamente que emagrecemos ou engordamos, o resultado precisa se consolidar num período maior para se configurar em emagrecimento ou recuperação, portanto, não fique apavorada quando seu resultado não for uma eliminação.

      Excluir
  7. Parabéns Edemoa, conheci seu blog esses dias e estou adorando e me inspirando ... 20 kg a mais aff. gostaria de fazer esse "tratamento de choque" mas acho complicado, vou diminuindo aos poucos minha alimentação.Boa sorte em 2012 e vou te acompanhando por aqui, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal,

    me desculpem, mas hoje está difícil mesmo de responder a todos.

    Obrigada, mas o que eu preciso mesmo é CORAGEM, nem é sorte nessa nova fase, tenho que enfrentar esse dragão que me persegue há 3 meses.

    Eu amoleci e não tenho feito o que tenho recomendado para todo mundo, o famoso: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço"

    ResponderExcluir
  9. Massa! Fiz isso tb! Acabaram as gordices da casa e agora só entram coisas saudáveis. Só comerei o que é saudável, até pq, tb sei que duas semanas sem comer doce e vc nem sente mais vontade! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mira,

      Às vezes não conseguimos acabar 100% com as guloseimas, pois como falo no post de 3 de Janeiro de 2011 (http://emagrecendo365dias.blogspot.com/2011/01/03-de-janeiro.html), "Nossa Família não acompanha nossa dieta...", e não podemos impor isso a eles, então temos que encontrar um meio termo.

      Também é muito importante lembrar que temos direito sim de sentir VONTADE, mas sentir vontade de algo que comemos ou comíamos com frequencia não é nada lógico, isso não é vontade.

      É muito importante diferenciar vontade de compulsão, eu falo disso em vários posts.

      VONTADE é quando queremos comer algo que não comemos há um bom tempo, não aquele "monte" de guloseimas e itens calóricos que sempre fizeram parte do nosso cotidiano.

      Excluir
  10. Olá Edmoa.
    Menina, pois comigo esse negocio de tratamento de choque não funciona.Se eu fizer desregula meu apetite ai é pior.O melhor caminho pra mim tem sido a redução das quantidades com a escolha dos alimentos e principalmente comer de 3 em 3 horas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor,

      No meu caso o tratamento de choque a que me refiro é basicamente cortar aquilo que realmente não me convém comer, os carboidratos.

      Eu também mantenho uma regrinha para conseguir comer alguma coisinha a cada 3 horas, mas não posso nem passar perto dos lanches que contenham pães, biscoitos, bolos e por incrível que pareça frutas. Tenho que comer alguma proteína como queijo ou 1/2 iogurte, fruta para mim JAMAIS pode ser utilizada nos intervalos pois parece que vou morrer de tanta fome. Isso eu aprendi no ano passado.

      Como sempre escrevo por aqui, cada um realmente precisa encontrar o que melhor se adapta ao seu próprio organismo, devido a individualidade e particularidade de cada pessoa, pois nem os médicos conseguiram perceber isso comigo, foi testando, errando e acertando que eu descobri o que me ajudava e o que me atrapalhava mais.

      Quando os médicos ou nutricionistas elaboram uma dieta eles geralmente tendem a NIVELAR as pessoas e volto a repetir minha teoria: NINGÉM É IGUAL A NINGUÉM, muito menos o organismo e o metabolismo. Cada um tem o seu e só com muita atenção conseguimos descobrir o que favorece e o que dificulta nossa dieta.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.