quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Emagrecimento & Amizades

Todos devem se lembrar que recentemente eu levantei uma polêmica danada afirmando que muitas vezes as nossas amizades não têm qualquer interesse em ver nossa vitória contra a balança.

Lembrando bem que destaquei que não se trata de generalizar, todos nós temos sim, amigos que podemos CONFIAR TOTALMENTE. Mas não dá para negar que às vezes encontramos em nosso caminho pessoas que para se sentirem bem, precisam ter outras pessoas mal ao lado.

Devem estar lembrados que comentei que algumas chegam a torturar quem está acima do peso quando fazem questão de afirmar a todo o momento que “podem comer de tudo, e não engordam...”

Pois bem, hoje, revirando os meus arquivos de textos e pesquisas, encontrei um texto do final do ano passado onde consta que uma pesquisa realizada na Inglaterra por uma empresa de emagrecimento descobriu que mulheres que emagrecem são fonte de tanta inveja que a perda de peso acaba atrapalhando suas amizades.
Um terço das mulheres admitiu sentir ciúmes das amigas que perderam peso, e que chegam a desejar que as amigas sejam mais gordas do que elas. E pasmem: Uma parcela das entrevistadas afirmou que se sente feliz ao constatar que está mais magra que as melhores amigas.
Segundo o estudo, por mais que digamos que queremos o melhor para nossos amigos, não conseguimos evitar o sentimento de derrota diante do emagrecimento alheio e, em alguns casos, a inveja é tão grande que atrapalha SIM a amizade.
A pesquisa ouviu 10 mil adultos que estavam tentando emagrecer e descobriu ainda que muitos eram encorajados por familiares e amigos a "enfiar o pé na jaca" de vez em quando. Assim, 93% das mulheres ouvidas disseram que emagrecer não lhes traria novos amigos e mais de 40% dos adolescentes no programa decidiram perder peso para evitar serem vistos como "os amigos gordos" da turma.
Detalhe, eu ainda não havia lido este texto quando recentemente fiz essas observações, que inclusive fazem parte de alguns trechos do meu Resumo, feito ainda no primeiro semestre de 2011.
São impressões que acabei adquirindo com o passar do tempo, que muitas vezes chamamos de experiência de vida...
Não significa que o MUNDO esteja contra nós, mas precisamos estar atentos aos sinais de eventuais intrusos ou mesmo inimigos da nossa busca.

15 comentários:

  1. Bom diaaaa! Ainda não li o referido texto, mas concordo com vc. Não só na questão do emagrecimento. A inveja das"amigas" a gente pode ver em outros aspectoas da vida, mas com relação ao bem estar ou auto estima parece-me que é mais forte. Por isso vai um conselho, nunca pessa opinião de uma amiga quanto ao seu corpo ou a sua roupa.kkkkkkkkkk Eu não me arrisco.

    ResponderExcluir
  2. Olá Edamoa
    Infelizmente essa pesquisa só comprova os fatos, sou vítima de muita inveja quando emagreço, e tenho uma "amiga" que toda vez que encontra comigo me mede de cima a baixo para saber se estou mais gorda ou mais magra. O interessante é que quando emagreço ela não comenta nada, mas é impressionante quando engordo 2 quilos que seja ela vira pra mim e diz: "tá engordando de novo né?". Até me afastei dela pois comentários como estes estavam me fazendo mal. Não precisamos de "amigos" assim.

    ResponderExcluir
  3. Isso é verdade por experiência própria, quando emagreci da última vez, uma amiga muito querida, gordinha e baixinha vivia me dizendo que preferia eu mais gordinha por eu ser alta, mas falava muito e até encomodava, mas o porque disso?Ela não conseguia emagrecer...###fato##

    ResponderExcluir
  4. Nossa isso é a mais pura verdade, sei que não posso generalizar, mas eu tive um acontecimento deste bem rescente...mas não liguei muito não, estou indo em frente.......

    ResponderExcluir
  5. Gente, estamos falando de pessoas medíocres, que infelizmente todo mundo tem por perto, não é ? Porque pessoas de boa índole sempre fica feliz com o sucesso alheio.Tem duas pessoas que trabalham comigo que estão perfeitas, e dizem que querem engordar, estão se achando muito magras... me dá vontade de bater rsrs...
    Eu, ao contrário, graças a Deus tenho o hábito de sempre elogiar o esforço alheio, se uma amiga ou conhecida emagrece 1 ou 2 kg, eu já incentivo a continuar firme na luta. Acho que por isso a vida me retribui e eu consigo me manter sem grandes problemas de peso. Beijos à todas, não desanimem nunca meninas!

    ResponderExcluir
  6. Desculpem, desculpem,

    Não sei o que acontece com esse horário maluco que o blog coloca, mas são precisamente 15:40.

    Até agora na rua desde as 7 da manhã, e só consegui liberar os comentários, sem poder respondê-los.

    Então vamos lá...

    ResponderExcluir
  7. É Flor,

    Eu nunca me orientei pela opinião de amigas, nem para corte de cabelo.

    Sempre fiz o que eu achava que ficaria bom, mesmo não dando muito certo, eu sempre prefiro ter a minha própria opinião do que arriscar com uma que nem sabe direito o que eu gosto e o que não gosto.

    Por exemplo, nunca pintei o cabelo, mesmo muitas amigas pintando, sempre tive os cabelos claros, mas não tão loiros, e muita gente falava para eu descolorir mais, e nunca tive coragem, primeiro pelo trabalho que dá para retocar frequentemente, pois sem retoque fica muito feio, e depois porque o cabelo estraga um pouco a cada tintura, e realmente nunca me interessei.

    ResponderExcluir
  8. É Jô,

    Tem muita gente que mesmo parecendo ser amigo e até parente, não nos poupa nem um pouco, sempre quer encontrar algum defeitinho para criticar, e essa mania de só ver os defeitos e muito comum.

    Geralmente percebem quando engordamos 1 quilo, mas se emagrecemos 3 não fazem a menor questão de demonstrar que notaram...

    ResponderExcluir
  9. Eusiane,

    Pior é que é verdade, e quando paramos para pensar nisso é impossível não cair na gargalhada, pois beira o ridículo.

    ResponderExcluir
  10. É Regiane

    Em frente sempre, não importa o que digam.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo (a) acima,

    É claro, não podemos nem devemos generalizar, mas só pelos comentários de algumas poucas participantes, dá para perceber que isso é mais comum do que ser como você é, que incentiva e apoia sempre seus (as) amigos (as).

    Infelizmente o ser humano, muitas vezes passa do limite da maldade, e não é apenas nessas situações, podemos perceber isso ao nosso redor, pois acontecem cada atrocidade, pessoas cometem cada barbárie com entes que deveriam ser queridos, que eu não me surpreendo com mais nada.

    Quando pensamos que já vimos de tudo nesse mundo, acontece algo mais absurdo ainda...

    ResponderExcluir
  12. Oi Eda...
    Adoro qdo convivo com pessoas de dieta, acho mais fácil naum burlar nada e me incentivo muito qdo os outros emagrecem ;)
    Voltei ao meu ritmo quase normal, finalmente depois das férias de setembro que se emendaram em milhões de festas, AGORA VAI!!! Desinchei do fim de semana passado e em relação à pesagem anterior fiquei em -0,400gr... Devagar e sempre vou eliminar finalmente os 7 kg que tanto me assombram!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Adorei o seu resumo e peguei várias dicas.
    Criei ontem um blog do meu emagrecimento e espero que ele me ajude.
    Penso em faer dele meu diário. Conto com a ajuda de várias pessoas que já passaram pela mesma situação, remédios, dietas loucas etc.
    Sobre o seu comentário, eu percebi lendo que se vc parar para pensar toda grupo de amigas tem sempre uma gordinha que não fica com ninguém, é sempre a amigona que escuta as lamentações, sempre vira amiga dos namorados das amigas etc..
    Isso aconteceu comigo na epóca do 2º grau. Essas amigas magras e lindas hoje nem tenho contato, o que significa que não eram amigas, e sim pessoas que queriam sempre me ver por baixo delas.
    Abraços e parabéns pelo blog.

    Priscilla http://sonhandocom60kilos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Seja bem vinda Priscila,

    Espero que todas nós possamos contribuir com seu sucesso, que eu tenho certeza será alcançado.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Kazinha, pela DETERMINAÇÃO!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.