quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Desculpa Nova

Mas ta tão difícil fazer o que escrevo gente! Vocês não devem estar entendendo nada não é mesmo?

Não tenho mesmo tido a dedicação que tinha até o ano passado, parece que me acostumei mesmo e como eu já escrevi outras vezes aqui, quando recuperamos algum peso, se permitirmos que esse aumento permaneça por muito tempo acabamos por realmente absorver o aumento e uma vez instalado, aí sim a nossa conta de quanto ainda falta, acaba voltando para trás.

Eu ainda não registrei um aumento no peso justamente por monitorar diariamente, mas fico entre aumentar um quilo e reduzir novamente o mesmo quilo, às vezes 500 gramas, às vezes 800 gramas, mas sempre dentro desse quilo que vai e vem.

Como não poderia deixar de ser, como toda boa “dieteira”, eu também passei minha vida procurando justificar o aumento de peso, e a dificuldade em eliminar, até que decidi que não dava mais para enganar a mim mesma com explicações sem sentido. Mas agora com a fase de estagnação que vivo claro, voltei a procurar uma justificativa para minha falta de empenho, para minha falta de persistência, uma vez que faço um bom controle até a quarta feira de cada semana, voltando ao peso normal (estacionado), e entre a quinta e o domingo acabo não sendo mais tão rigorosa, portanto a explicação é praticamente óbvia.

Mas pensando muito sobre a situação, me ocorreu que meu controle ficou pior justamente a partir do horário de verão, pois eu tinha um bom controle até outubro. Quando começou o horário de verão, minha rotina mudou um pouco, pois sabemos que as 6 horas da tarde ainda temos sol e forte, então não consigo manter a mesma rotina de alimentação em casa pois todos nós fazemos a refeição do jantar até as 18 horas, mas com o horário de verão, isso só acontece raramente.

Assim sendo, conclui que além da minha própria falta de empenho, minha rotina também alterou o esquema de alimentação, e acabo me alimentando muito depois das 18 horas.

Mas tenho sim consciência que não é apenas isso, mesmo porque faz um bom tempo que não faço aquela sopa de legumes que eu usei por um bom tempo e que me alimentava bem principalmente no jantar e ajudava muito na redução do peso.

Agora comendo praticamente NORMAL, entenda-se normal mesmo, sem os exageros de quem adora comer, mas usando alimentos normais, e ainda cedendo aos pães quase sempre, posso me considerar até muito bem, por não ter voltado a engordar.

Ainda bem que essa desculpa nova do horário de verão deve acabar em breve, aliás, eu não gosto desse horário, pois todo mundo acaba acordando mais cedo, mas raramente se vai dormir mais cedo, acabamos usando essa hora como adicional e acabamos mesmo é dormindo uma hora mais tarde, se considerarmos o horário em si.

7 comentários:

  1. Oi Edamoa!
    Pode colocar na tabela q esta semana eu emagreci 1 kg.
    Uhuuuu!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Edamoa!
    Realmente, é muito decepcionante fazer dieta regrada e, depois que já foi recompensada por ver o número na balança diminuir, não conseguir mais fazer a balança se mover e o peso não desce mais. Dizem que é o chamado efeito platô. A pior consequência é o risco de desanimarmos e acabarmos desistindo da dieta, voltando a engordar, às vezes. Sua perda de peso e esforços resultam em um reequilíbrio com o seu metabolismo mais lento. Esta pode ser uma explicação para o que está acontecendo com você.
    Quanto a mim, ainda não comprei a balança, mas noto algumas diferenças no tamanho da barriga, mas o que me deixa preocupada é que peito, pescoço, braços e pernas parecem continuar iguais. Sei que eu deveria estar fazendo mais exercícios, mas tenho sérias dificuldades com essa parte.
    Hoje, por exemplo, abusei no almoço. Comi arroz, feijão, macarrão, salada e frango grelhado. Sei que poderia ter passado bem sem esse macarrão + arroz. Vou maneirar no jantar para compensar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Cris,

      Estou estacionada no chamado efeito "platô", mas como eu não gosto nada de me enquadrar nas estatísticas e busco mesmo sempre contrariá-las, estou trabalhando duro para descobrir um caminho para driblar este estado de comodismo e conformismo em que me encontro.

      Quanto ao seu cardápio, realmente pecamos quando fazemos essa agregação de carboidratos, compreendo muito bem a situação e confesso que não sei de onde tiramos que precisamos comer tantas coisas ao mesmo tempo, sou de uma família que comia macarrão com feijão com arroz, com batata, com farinha e o que mais tivesse disponível, depois descobri que macarronada não combina com feijão, mas para quem gosta é tão bommmmm.

      Nossos hábitos errados vêm de muito tempo atrás, para descobrimos teríamos que voltar muito tempo para entender porque de tanta comilança.

      Mas não se deixe intimidar, essa mudança só vai acontecer aos poucos, não será de um dia para outro que você vai mudar algo que faz parte de sua vida há tanto tempo.

      Já as diferenças nas medidas também virão com muita paciência, seu corpo não vai mudar muito rapidamente e é por isso que precisamos ter muita paciência, pois geralmente a ansiedade por querer resultados rápidos nos faz desanimar e sempre acabamos desistindo.

      Excluir
  3. Olá
    Vi este blog hoje pela primeira vez.
    Já tive 82 kgs, quando tinha 23/24 anos, consegui chegar aos 63 kgs, e depois andei entre os 64 e 66 durante alguns anos, hoje tenho 40 anos e estou com 69 kgs, tenho tentado perder mas tem sido dificil. Revejo-me bastante nesta matéria da desculpa nova.
    Eu costumava correr quase todos os dias, de há um ano e meio para cá tenho corrido muito menos, sempre que recomeço digo "agora vou passar a correr todos os dias", mas é tão fácil deixar de ir, e tão dificil voltar á rotina.
    A minha vida também mudou, estou a tentar engravidar e aliado a isso vem o medo de praticar desporto de mais, e com isso estou a acumular massa gorda. Enfim desculpa nova...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonima acima

      É bem o que disse uma seguidora no post "Foco" de 31 de Janeiro de 2011: "É o que eu sempre digo para os meus pacientes, hábitos ruins são difíceis de largar, e os bons são difíceis de adquirir, principalmente depois de adultos"

      É muito difícil permanecer firme e disciplinado nos exercícios físicos, mas para tudo que encontramos dificuldade encontramos também uma boa desculpa.

      Excluir
  4. Oi como é esta sopa de legumes? pode passar no meu e-mail **_*p@&&&mail.com Fabiana

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabiana,

    Preservei seu e-mail acima, para poder publicar seu comentário e respondê-lo por aqui mesmo.

    Essa sopa não tem nenhum segredo especial.

    Eu apenas vou ao mercado, compro praticamente tudo que encontro pela frente: Agrião, Couve, Brócolis, Abobrinha, chuchu, alho porró, cebola (bastante cebola), mas nunca acrescento nada que contenha amido como batatas, mandioca, cenoura ou beterraba, o resto tudo que você gostar ou até mesmo o que você não gostar pode ser colocado na sopa.

    O problema é que dá um trabalhão higienizar tanto legumes e verduras, mas depois pico e cozinho tudo numa grande panela e como rende muitas porções congelo para consumir ao longo de 10 ou 15 dias, dependendo de quantas refeições você substituir pela sopa.

    Eu costumo substituir o jantar, mas às vezes substituo o almoço também.

    Pode ser batida ou consumida aos pedaços para variar um pouco e enjoar menos.

    Acrescente um boa porção de proteína magra, carne, frango ou peixe e sua refeição vai te satisfazer.

    Só não vale beliscar outras coisas ou complementar com mais refeições, trata-se de uma substituição mesmo, não um complemento.

    Em Dez dias você já sente um boa diferença, se não gostar muito, acaba até se acostumando com o paladar novo, e desintoxica do organismo das "besteiras" que costumamos consumir regularmente.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.