quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Exames Médicos

Como a maioria sabe, passei o ano de 2011 “fugida” dos médicos e de quaisquer exames, me concentrei totalmente no emagrecimento, embora de uma forma pouco recomendada pois também fugi da atividade física, mas como já mencionei outras vezes é preciso que fique claro que em outras centenas de tentativas não consegui resultado algum tentando as duas coisas ao mesmo tempo, por isso decidi que iria me concentrar no controle alimentar e depois pensaria na atividade física.

Deu certo, e até me surpreendi, e assim, a preocupação após a eliminação de 15 quilos passou a ser a saúde, embora eu não tivesse registrado nenhuma intercorrência, mas sempre fica uma interrogação: “Será que está tudo bem?”

Então fui atrás dos exames médicos para verificar como andaria meu estado geral de saúde.

Mais uma vez me surpreendi com os resultados que melhoraram muito em relação aos anteriores. Há muito tempo não tinha a glicemia tão dentro da normalidade, e toda a parte laboratorial superou qualquer expectativa.

Apenas identifiquei alguns problemas que já existiam antes e havia a desconfiança de serem em decorrência do excesso de peso e na verdade não estão relacionados ao peso, mas a outros fatores ainda não bem definidos pela própria ciência.

Um deles é o cansaço exagerado que permaneceu mesmo após a eliminação dos 15 quilos extra, que ainda não pode ser diagnosticado por nenhum exame, pois pode estar relacionado à Síndrome da Fadiga Crônica, de origem viral, ou então à Fibromialgia, ainda pouco estudada pela ciência. Por isso tanta resistência à atividade física, não se trata apenas de preguiça, é uma indisposição incomum, para a qual ainda estou procurando diagnósticos mais precisos, para tentar minimizar os sintomas.

O outro problema identificado foi Fascite Plantar, uma inflamação na sola dos pés, cujo tratamento é um paliativo, para aliviar os sintomas, através de fisioterapia e alguns medicamentos para relaxamento muscular e alívio da dor. Também existem algumas cirurgias, mas alguém consegue imaginar uma cirurgia na sola dos pés? Deve ser terrível, e, além disso, eu conheço alguém que diz com muita propriedade que “Mãe não pode ficar doente...” Muito sábio esse ditado, da forma com que enfrento meu dia a dia, acho mais fácil engessar meus dois braços do que ficar sem dirigir, imobilizar os pés, definitivamente não pode ser uma opção no meu caso...

Assim, fico mais tranqüila com a certeza que nada do que eu fiz até aqui prejudicou meu organismo, pelo contrário, acabou melhorando de uma maneira geral meu estado clínico, pois na época, recebi muitas críticas “pesadas” sobre meu cardápio, e quase desisti, já que a única alternativa que eu ainda não havia tentado era aquela que todos estavam condenando, e eu não conseguia ver outra possibilidade para meu possível emagrecimento.

Lembrando que mesmo no “tratamento de Choque”, que menciono, não houve nenhum exagero, nunca fiquei por mais de 15 dias em uma dieta mais radical ou restritiva, e a sequência sempre foi seguida do controle da compulsão e redução de alimentos calóricos e gordurosos.

Agora, depois que concluir a Fisioterapia e a RPG, vou pensar seriamente na atividade física como forma de tratar o esgotamento físico, pois realmente acredito que fará toda diferença, resta saber se terei forças suficientes para me empenhar nessa batalha que certamente não será fácil para mim, considerando as questões ainda mal resolvidas da Fadiga Crônica ou Fibromialgia.

Mas essa será uma próxima etapa.

20 comentários:

  1. Como podem perceber, minha agenda ficou ainda mais cheia, a Fisioterapia diária consome quase que a totalidade do "tempo livre" que eu dispunha, e agora tenho que "encaixar" entre uma rotina e outra meus acessos aos blog. Mas mesmo assim, fiz um esforço adicional e não deixei de fazer o meu relatório do dia. Compromisso é Compromisso...

    ResponderExcluir
  2. É isso ai amiga, Cuidar da saude é a melhor opção pra uma vida feliz, ela é o nosso maior tesouro. Estou trocendo por você bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Edamoa
    que bom que seus exames estão bons! Sempre acreditei que estar acima do peso prejudica muito mais do que qualquer cardápio restritivo, quando estava com 103 quilos eu era hipertensa, sentia muita falta de ar e cansaço. Agora embora ainda esteja com sobrepeso o médico suspendeu meu remédio da hipertensão, pois minha pressão está ótima, o cansaço e a falta de ar também desapareceu. Ah gostaria de te fazer uma pergunta: seus amigos sabem da existência de seu blog?

    ResponderExcluir
  4. Jô,

    Alguns amigos sabem do meu blog, eu acabei não divulgando muito, pois geralmente são pessoas que não estão "interessadas" no tema, e também acho interessante a interação com as pessoas sem que elas saibam quem eu sou e eu também não saiba quem pode ser, pois assim as pessoas acabam tendo mais liberdade para comentar, sugerir e até criticar, sem que ninguém leve para o lado pessoal.

    Tem 4 pessoas na lista de seguidores que são da família e uma ou duas amigas, só. Os demais eu realmente não conheço. No começo até tive a participação de uma pessoa da família, mas atualmente nem sei se visita o blog.

    Por quê? Alguma sugestão ou idéia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te deixei na curiosidade né?
      É porque estou na dúvida se conto para meus amigos sobre o blog, confesso que não sei se vale a pena, pois postamos muita intimidade e acabamos por perder a privacidade. Eu zelo muito por privacidade e uso o blog para me desabafar, colocar minhas frustrações e vitórias também, não sei se pessoas que estão tão perto da gente deveriam ter conhecimentos sabre certos comentários. O que você acha?

      Excluir
    2. JÔ,

      Eu também penso mais ou menos assim como você. São pouquíssimas pessoas conhecidas que ficaram sabendo do meu blog, também acho estranho compartilhar essas coisas com qualquer pessoa do nosso círculo de amizade/relacionamento, pois às vezes realmente não vale a pena permitir que qualquer um tenha acesso à nossa intimidade.

      Assim, estão participando do blog somente pessoas que realmente entendem o que é Dieta, como ela funciona, o que está em jogo, quais as dificuldades, em fim, pessoas que podem opinar e questionar por estarem realmente envolvidas com o "problema" em si.

      Excluir
  5. Parabéns!!!Que ótimo que,seus exames mostraram pontos positivos,isso nos encoraja ainda mais a continuar na luta contra esse mal chamado obesidade.Estou feliz por vc.Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mariane,

      Confesso que fiquei um pouco preocupada quando começaram a surgir inúmeras críticas, mas como sempre escrevi aqui, tudo que fiz foi sempre medido constantemente, nunca fiz mais do que conseguia suportar e sempre priorizei a saúde, observando muito as reações do meu organismo, por isso acredito que deu tão certo.

      Excluir
  6. Heheheheh É o pereirão do nordeste. Eu adoro pintar, pra ter uma idéia, a intenção era pintar só o teto, ma ja to pintando até uma parede que antes era cor laranja,decidi deixar tudo branco, adoro o branco, ele dar sempre uma sensação de limpeza né? Ta ficando lindo. bjo e valeu por me visitar sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai é queimar umas calorias a mais, e nessa você só evoluindo na sua meta...

      Excluir
  7. Cecinha

    Oi

    Edamoa

    Existe um proverbio,pensamento, alguem falou... sei lá , que diz o seguinte "Quem come muito vive pouco,quem come pouco vive muito" acredito com certeza nessa teoria, só que, teoria não emagrece ninguem, temos realmente que fecha a boquinha para eliminar as gordurinhas, até rimou rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Cecinha,

    O pior é que é verdade.

    Eu conheci uma pessoa, que por muito e muitos anos só comeu Chuchu, Batata e algum caldinho, essa doce pessoa faleceu com quase 100 anos. Tinha mais energia do que eu, fazia coisas que muitos jovens não fazem, imagine, com quase 90 anos, essa senhora fazia trilhas em regiões montanhosas, na Ilha da Madeira (Portugal), e ficava melhor do que eu, na época com meus vinte e poucos anos. Nós fizemos um passeio que durou aproximadamente 14 horas, caminhando pela bela ilha e ela não demonstrou nenhum cansaço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Edamoa!

    Estava lendo o post e me veio uma ideia! Já que vc não consegue "se encaixar" em nenhuma atividade, por que você não tenta algo como pilates? Eu nunca fiz, mas tenho amigas que fazem e adoram, dizem que os benefícios são muitos, principalmente quanto ao fortalecimento muscular. Você já tentou? Acho que seria uma boa prá você, já que não é nada muito agitado. É só uma dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lydi,

      alguém já me fez essa sugestão e não faz muito tempo, mas eu vejo o Pilates como algo muito lento e parado também, sei que também é uma desculpa, mas não me sinto nem um pouco empolgada com essa atividade.

      Eu prometo para todos os leitores que vou sim FAZER ALGO, e agora estou prometendo FAZER, e não TENTAR FAZER como sempre escrevi aqui, mas primeiro preciso terminar a fisioterapia, já que nem vou esperar acabar a RPG, pois essa vai demorar, sendo apenas uma vez por semana, 10 seções vai longe...

      Acabando a fisio que é diária vou me dedicar a alguma coisa, vou fotografar tudo que tenho em casa para fazer ginástica e colocarei no blog, vocês vão ficar indignados com tanta opção e eu não achar CORAGEM para fazer NADA...

      Excluir
  10. Olá

    eu passei cerca de 6 meses do ano passado com sindrome da fadiga crônica, causada por um virus Epstein Bar (mononucleose) enfim o virus foi descoberto
    por insistencia minha por uma bateria de exames de tudo quanto é virus e realmente ele estava muito alto em meu organismo, aquela falta de vontade de me mexer era muito estranha, não me sentia eu...havia algo esquisito e insisti em investigar com um especialista.

    enquanto não achava a causa de tanto cansaço, de dor até pra levantar da cama, subir escadas, sempre fui muito ativa e os médicos que passei acabaram apenas diagnosticando como estado depressivo...e as medicações fortes pra uma depressão que não existia, era cansaço mesmo, dor fisica...estas medicações completaram a equação para o aumento de peso, 15 quilos em ano, pretendo eliminar em 4 meses, 4 quilos por mês, dieta com exercícios, quem sabe???

    e hoje encontrei seu blog.

    já deixei parte das medicações, as mais fortes, mas ainda tomo uma medicação tarja preta, que pretendo parar em 6 meses e este ano já estou liberada pra atividades fisicas e dieta de emagrecimento, pois a carga do virus zerou em meu organismo.

    parabéns pelo Blog, já salvei em meus favoritos e irei acompanhar. Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana, seja bem vinda!

      Estou realmente investigando esse cansaço, mas os médicos parecem que não querem dar a devida importância, então acabo precisando pesquisar sozinha para chegar com o diagnóstico pronto no consultório.

      Ainda estou caminhando no tema, espero sinceramente conseguir encontrar soluções de verdade para essa fadiga pois ela acaba inviabilizando muita coisa, principalmente a atividade física.

      Como ter disposição para fazer qualquer tipo de atividade física se acordamos MUIIIITO cansados todos os dias? Mal dá para fazer o básico, para não deixar a família morrer de fome por exemplo.

      Quanto à sua meta, penso que 15 quilos em quatro meses é um pouco apertado, eu eliminei 15 quilos em 10 meses, no começo até foi bem rápido, depois vai ficando cada vez mais difícil.

      Eu estabeleci essa meta de 15 quilos para mim em um ano, consegui antes e fiquei muito contente. Talvez se você se der um tempo maior seja mais fácil para continuar firme, pois muitas vezes a frustração nos faz desistir quando não conseguimos exatamente o que nos propomos.

      Eu sugiro que reflita um pouco mais e estabeleça uma meta realmente fácil de ser atingida, assim, você não desanima.

      Leia meu resumo, você vai entender melhor do que estou falando.

      Excluir
  11. eu queria começar a planejar um bebê, segundo filho...em julho, mas se eu não tiver emagrecido tudo e entrado num esquema bom de atividade fisica irei rever sim...são muitos quilos pra 4 meses, em vez de julho passo pra setembro, o importante é estar saudável e ativa.

    procure um bom clinico geral que tenha experiência em hospitais tipo Clinicas (geral) no meu caso fui direto num infectologista, eles são bem mais detalhistas, pediu exames que eu nunca tinha feito...e a unica recomendação era suplementação por vitaminas, repouso o que conseguisse, não tomar friagens, descansar, descansar e descansar...mononucleose geralmente dura 4 semanas mas existem casos como o meu que ficaram ativas praticamente mais de 6 meses no sangue...

    e realmente a familia é que nos deixa de pé...meu filho principalmente...

    importante pesquisar: mononucleose, toxoplasmose, citomagalovirus,hepatites (todas), enfim exames virais possiveis.

    eu gosto de atividades de luta, fiz um mês de jiu-jitsu em dezembro, parei por causa das férias escolares e agora em março voltarei 2x na semana 2h de treino de segunda e quarta. Na verdade eu não deveria parar, deveria sim me colocar em primeiro lugar, porque eu não estando bem a familia desanda...isso preciso trabalhar este ano...frequencia, persisntência e não deixar outros afazeres serem desculpa pra minhas paradas...

    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fabiana,

      Eu não sabia bem que especialidade procurar, eu estou indo do ortopedista ao reumatologista e por enquanto nada. Agora que mencionou o Infectologista vou sim procurar algum para tentar aprofundar essa investigação, pois no meu caso não são meses de exaustão, são anos e sinto que cada vez vem ficando pior e pior. Tem dias que tenho a impressão que vou CAIR, que não vou aguentar, acabo me agarrando sei lá no que e não caio, mas tenho medo de quando essa "doença" me derrubar, que seja muito grave, por isso a preocupação.

      Quanto aos afazeres serem desculpa, no meu caso sempre foram. Eu nunca me coloquei em primeiro lugar, é muito difícil fazer isso quando tem "tanta" gente dependendo de você para tudo, nem é tanta gente assim, mas basta ser responsável por mais alguém além de nós mesmos para nos esquecermos do "EU".

      Quando passamos a ser NÓS, o "EU" praticamente deixa de existir, se é certo, se é errado, se é exagero, nem importa tanto, pois não temos como controlar, simplesmente passamos a viver o “NÓS” para sempre

      Excluir
  12. aquele dia que encontrei seu site estava a caminho de um spa...rsss...confesso que estou amando, eu precisava desintoxicar, estou tentando diminuir uma medicações que ainda tenho que tomar, por causa do stress do ano anterior e aqui é o inicio.

    uma semana dificil por estar longe de tudo, especialmente do filhote...mas por outro uma experiência importantissima...dieta mega restrita e descobri que é sim possivel comer 300 calorias por dia (só aqui) e fazer muito exercicio junto, muito exercicio e principalmente muitos momentos de pura reflexão, em poucos dias consegui saindo do meu dia a dia, olhar pra tudo que aconteceu comigo e o que estar debilitada me provovou em várias esferas da vida e tb porque fiquei tão debilitada, se não paramos o corpo faz a gente parar a força

    quando voltar, domingo, pretendo colocar tudo no papel, momentos valiosos e
    trocas de experiências incríveis, inesquecíveis...

    tudo que vc disse sobre ser caro é vero, spa tem que ser sparadrapo mesmo rss, pra mim não sei se voltaria $$$, impulso excelente,o que mais valeu foi ter saido da zona de conflito, não conseguiria organizar tão bem meus pensamentos e vontades...e me preparar pra parte principal da minha reestruturação corporal e de vida mesmo...

    bjos

    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante sua experiência Fabiana.

      Depois conte-nos como funciona, como é a estrutura do "tratamento".

      Eu não descarto nenhuma possibilidade, apenas destaco que algumas podem ser muito caras e o resultado pode não depender somente do investimento, mas havendo possibilidade eu acredito que TUDO é VÁLIDO.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.