quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pergunta da Semana

Qual a diferença de uma pessoa que DETESTA atividade física daquela que diz AMAR?

A única diferença é que aquela que DETESTA (como eu) começa e para mais rápido do que as que afirmam ser apaixonadas por atividade física.

Percebo que muita gente tem dificuldade em aceitar que não se trata da coisa mais agradável do mundo, mas insistem em afirmar que se realizam com essa rotina.


Principalmente para quem eventualmente caia de paraquedas no blog sem saber exatamente do que se trata, esclareço que não estou afirmando que ninguém gosta de atividade física, mas muitas pessoas dizem que gostam apenas porque é politicamente correto dizer, e acabam enganando a si mesmo assim como fazem com a dieta, quando fingem que estão se controlando e insistem em afirmar que não sabem porque engordam se não comem "nada"...

Entendo que é algo ESSENCIAL tanto para a forma física quanto para a SAÚDE, mas é muito difícil aceitar como algo agradável de fazer.

Embora eu não tenha preguiça, realmente não tenho nenhuma vontade de fazer ginástica, a diferença é que eu assumo essa condição, que entendo ser um DEFEITO ENORME em se tratando principalmente de SAÚDE, mas não tento fingir que gosto, ou que não tenho tempo.

E assim precisa ser com a DIETA também, embora não sendo nada agradável, precisamos encarar as dificuldades, assumir as limitações e tentar corrigir as falhas sem procurar desculpas para justificar o injustificável.

16 comentários:

  1. Olá!

    Antes que muitos resolvam me crucificar quero deixar claro que no blog eu sempre busco através de minhas experiências trazer para a discussão questões que nem sempre estão assim tão bem resolvidas como podem parecer.

    Sempre confrontando opiniões e experiências diferentes para juntos percebermos nossas limitações e tentar encontrar caminhos viáveis para contornar essas dificuldades.

    Não se trata de verdade absoluta, nem de verdade unilateral, são impressões e análises que procuro colocar para juntos refletirmos.

    ResponderExcluir
  2. Edamoa,

    É por isso que te admiro muito, pela sua sinceridade. Eu realmente faço atividades físicas todos os dias mas tem dias que faço a pulso, porque sei que se ficar sem fazer um dia posso desanimar e para isso não acontecer quando não estou com vontade faço por obrigação mesmo. Mas não é sempre que faço por obrigação não acabei me acostumando e estou gostando, eu li um livro (PENSE MAGRO) e aprendi que temos que trabalhar nossa mente, então fiz um cartão de enfrentamento PORQUE VOU FAZER ATIVIDADE FÍSICA? Porque vou conseguir alcançar o peso desejado, vou me sentir melhor, vou ter mais disposição, etc. coloquei dentro da minha bolsa e leio três vezes ao dia, aí sempre que penso em desanimar leio meiu cartão de enfrentamento.
    Faz um cartão de enfrentamento pra você tambem e coloque todos os benefícios que a atividade física vai trazer pra você, parece bobeira mas funciona você vai ver.
    Beijinhos e fique com Deus,
    Andréia sua Admiradora
    Beijinhos,
    Andréia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal a dica Andréia!

      Vou ADOTAR JÁ!

      Lembra que escrevi que fiz ginástica na segunda-feira? Pois bem, só voltei a fazer novamente hoje e A PULSO!!! Eu preciso mudar essa situação e fazer mesmo sem vontade, mesmo tendo outras coisas urgentes para fazer, então estou tentando mais uma vez.

      Se você ler alguns textos do ano passado, vai ver que tem vários em que comecei a atividade física e parei, simplesmente não dou continuidade, basta uma mudança pequena na rotina, ou não fazer um dia e pronto, eu paro. Dessa vez eu não fiz por dois dias e retornei, mas realmente estou com pouco condicionamento e nesses dois dias eu senti que estava me recuperando, olha que absurdo, fiquei acabada e precisei de dois dias para recuperar as forças, tamanha a dor muscular que senti.

      Sempre tem alguém no blog que dá o maior incentivo para que eu não pare, mas não tem jeito, qualquer coisa é motivo para parar.

      Estou trabalhando um pouco a questão da expectativa, não quero atribuir nenhum resultado à atividade física, principalmente de emagrecimento, pois se ficar esperando que a atividade física me ajude a eliminar os 5 quilos que estou tentando despachar, sei que vou me frustrar, NUNCA CONSEGUI ELIMINAR um grama se quer com atividade física e por isso não posso focar nisso, pois atrapalha minha situação com a balança e desestimula na ginástica.

      Quanto à sinceridade, eu penso que PRECISAMOS SER SINCEROS CONOSCO, pois caso contrário, entramos num ciclo vicioso de não admitir nossas falhas e dificuldades e não evoluímos, e penso isso para todas as situações da vida.

      Eu costumo dizer para meus filhos que se eles não admitirem o erro nunca vão melhorar, pois só conseguimos ser melhores se efetivamente assumirmos que temos algo para melhorar.

      Obrigada pela força e pelas dicas.

      Excluir
  3. Olha Edmoar eu acredito que tudo começa pela infância, na minha época de escola até minha adolescência, sempre práticava atividades físicas, participava de campeonato pela escola, teve duas temporadas na escola que tirei em 2º lugar, nossa que tempo bom práticava arremeço de peso taí a queda pela musculação, acredito que isso mantia meu peso, pois eu comia, mas também vivia em constante atividade nesta época eu adorava esta na escola e em centros comunitário, práticava na escola e ainda ia para o centro comunitário, nossa que disposição eu tinha e hoje em dia com a correria do dia a dia percebo que deixei passar tudo isso me acomodei e deu no que deu foram 43 kilos a + em 10anos e estou com apenas 30anos.

    Acredito que tudo isso é questão de que maneira fomos criado, qual insentivo tivemos na infância, incetivo não só da familia, mas dos professores e todos aqueles que fizeram parte da nossa educação, hoje em dia o único esporte que me atrai é a musculação, não consigo caminhar, speener nem pensar.

    O bom de práticar atividades física é que descarregamos todas nossa energia no esporte e também não temos tempo de deixar a mente fazia, olhando meu tempo percebi que tinha tempo sim era só questão de organização trabalho de manhã e a noite a tarde estou livre, sabe o que fazia antes ia dormi ou assistir filmes, percebi que com um pouco de motivação poderia relembrar meus bons tempo da infância e adolescência.

    O bom é que conhecemos novas pessoas, papos diferentes e assim a vida segue, eu particulamente só retomei meus habitos que tinha e que deixei por não me organizar com meu tempo espero continuar mas se por alguma eventualidade não poder prática vou parar mas retorno assim que organizar meu tempo, agora os novos habitos alimentares já conhecia como todo mundo sabe o que fazer só que não faz, resolvi colocar em prática e realmente a RA com AF, funciona mesmo, mas acredito que o grande aliado para um emagrecimento efetivo esta ligado ao psicológico trabalhando a mente percebemos as falha que cometemos e corrigimos, mas tudo isso esta ligado a motivação e persistência, qualquer pessoa sabe disso bastar colocar em prática, mas algumas pessoa para ter sucesso precisa de um acompanhamento psicológico para conhecer seus pontos fracos na alimentação.

    Tudo que encontramos nos blogs é nos ensinado durante a vida toda, mas algumas prática e dão resultado, tive a portunidade de ver sua história que emagreceu e de outras pessoas também, história de sucesso e isso me motiva cada vez mais, com tudo o pessoal do blog seu e de outras acaba sendo um espelho e feliz daqueles que consegue ser contagiada com a motivação de vocês, beijos e tenha uma ótima tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Simone,

      Eu também já fui "atleta", eu jogava Vôlei pela cidade que morava. AMAVA, mas isso foi há muito tempo atrás, eu ainda estava no ginásio até o início do colegial.

      Então eu me mudei de Minas Gerais para São Paulo e passei a estudar à noite, fui procurar emprego e comecei a trabalhar resultado: Dispensa da Educação Física (quem trabalha o dia todo é dispensado dessa aula) e aí, nunca mais fiz atividade física mesmo.

      Mas tenho certa ressalva com a forma que a Educação Física é dada hoje em dia, pois na minha época era muito mais motivadora, escrevi sobre isso no post de 31 de Março de 2011, intitulado Atividade Física na Escola: http://emagrecendo365dias.blogspot.com.br/2011/03/atividade-fisica-na-escola.html

      Estou lutando para conseguir realmente me encontrar na atividade física, mas agora nem é por estética, é por saúde mesmo, ando muito cansada e sei que um ritmo equilibrado de atividade física vai me ajudar muito.

      Antes de eliminar os 15 quilos eu realmente achava que não conseguia devido ao excesso de peso, agora NÃO TENHO MAIS DESCULPA.

      Excluir
  4. Olá boa tarde Eda,
    A minha desculpa para não fazer a atividade física é o excesso de peso, não sinto disposição para nada e quando estou em casa a minha satisfação e cair desmaiada no sofá da sala, me envergonho disso, cadê pik, cadê â ãnimo, eu não tenho, vou esperando até que um dia a vergonha na cra me pegue de jeito.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eusiane,

      Mas quando se tem pelo menos algo que justifique tanta falta de pique, tudo bem. E o meu caso, que já despachei o que era mesmo excesso e não encontro forças para manter uma rotina de exercícios e sinto que estou ficando cada vez mais enfraquecida pela falta da atividade física?

      Não se culpe, é difícil até mesmo para os atletas. Eu acho que a diferença é que o preparo físico deles suporta a intensa rotina de treinos, mas duvido que de vez em quando não sentem vontade de ficar dormindo até mais tarde, ou de não fazer nada...

      Excluir
  5. Meu marido tinha um médico sábio, dizia que atividade fisica vai contra a natureza humana...vai entender, eu tb não acredito que fomos feitos pra ficar pulando, ou indo aos limites da nossa resistência durante uma hora por dia que seja, isso deve fazer muito mal rsss...e nem pra ficar sentada como eu cerca de 8h por dia numa cadeira de escritório, mais um tempinho no carro e outro no sofá lendo, na mesa comendo.
    Fazer o que??? eu tento me adaptar a minha meta de calorias perdidas em atividades fisicas por semana e sei que quando não consigo me sinto muito mais frustrada, extremamente desanimada do que nos dias que saio um pouco da dieta.

    Este texto do Drauzio eu adoro http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/diabetes/conforto-e-saude/

    Fabiana - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Fabiana,

      Às vezes também acho que a atividade física não faz parte da natureza humana também, pois é tão difícil, não se enquadra naturalmente no nosso dia a dia é algo que precisamos "arranjar tempo" para incluir na agenda, acho pior que trabalhar, sinceramente, e olha que trabalhar também não é nada divertido rsrsrsrs.

      Já copiei esse texto no meu computador, mas hj estou cheia de compromissos, vou ler amanhã, mas só à tarde, pois pela manhã também já estou cheia, nem a ginástica vou conseguir fazer - só pra variar... Ai que suplício!

      Excluir
  6. É Edamoa
    eu até gosto de atividade física, mas odeio aeróbico, gosto de musculação. credito que por eu ser muito ativa levantar cedo, ter muita disposição, não quero mais nenhuma atividade que me canse muito, mas no momento estou precisando, estou bem flácida, principalmente nos braços e penas, mas agora não tenho tempo, só a noite mas ninguém me tira de casa a noite pra uma academia, principalmente depois de um dia de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Jô,

      Eu também tenho uma rotina bem apertada mas me canso muito, penso que a atividade física pode ajudar nisso.

      Eu também perdi bastante peso, mas sabe que não estou nem um pouco preocupada com a flacidez? Não sei se não estou tão flácida ou se por não me importar nem um pouco com isso, não me incomodo, nesse quesito eu me considero uma "sem noção" rsrsrs.

      Excluir
    2. Corrigindo.... Eliminei bastante peso...

      Pelo amor de Deus, desde o começo do blog eu me recuso a usar o termo perder, justamente para não correr o risco de encontrar rsrsrsrs.

      Excluir
  7. Edamoa,

    Eu sempre fui do tipo bunda-mole-pata-choca, daquelas que só não reprovavam em Educação Física no colégio porque tirava excelentes notas no resto. Nunca fiz atividade física na vida e nunca gostei de nenhum tipo de ginástica.

    Até que um belo dia eu inventei de fazer um concurso para Delegado de Polícia Federal, que exigia além dos conhecimentos teóricos, algumas habilidades físicas que eu, obviamente, não tinha. Eu não sabia nadar e era incapaz de correr o mínimo exigido pelo edital...

    Como eu já tinha passado na primeira fase do concurso e a segunda fase era justamente essa parte física, entrei numa academia para aprender a nadar. Foi aí que eu descobri que eu nunca gostei de exercício em equipe e que nunca gostei de fazer ginástica se o meu objetivo principal estivesse fora da ginastica (emagrecer ou cuidar da saude por exemplo).

    Mas se a ginástica fosse feita por mim sozinha, como um fim em si mesmo e que me acrescentasse algum tipo de aprendizado, eu curtia.

    Pra mim, o legal de aprender a nadar, nao era "nadar", era "aprender". Eu ficava super estimulada com os meus progressos no meu aprendizado da natação. Pra quem começou fazendo borbulhas na agua, atravessar uma piscina a nado era o máximo!

    Na mesma academia tinha aulas de patinação e resolvi experimentar. Foi a mesma coisa, eu adorava o aprendizado! Na primeira aula eu nao conseguia parar em pé sobre as rodas, e com o tempo eu já estava toda feliz me equilibrando num pé só e andando de costas. E, pasmem!, eu acordava domingo de manhã só para ir ao parque poder praticar os novos movimentos que tinha aprendido nas aulas. Não era tortura, era puro prazer!

    Acredito que o segredo é encontrar uma atividade física que combine com a sua personalidade e que você se sinta estimulada a fazer o exercicio por prazer e como um fim em si mesmo e não como um mal necessário para atingir outros objetivos.

    Pra mim, funcionou assim e quem estudou comigo nao acredita quando me vê patinando no parque.
    Ah, e reprovei no concurso! rsrsrs

    Lidia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Lidia!

      Que depoimento incrível!

      Vou utilizá-lo na semana que vem para inclusive mostrar para todos que é possível sim encontrar algo que nos motive a praticar atividade física, pois assim como comentário, nem todos que acompanham o blog lêem.

      Que pena, fui lendo seu depoimento torcendo para me informar que havia passado no concurso e já imaginando que se não houvesse essa informação iria te perguntar, mas fica para a próxima, certo?

      Sua experiência serve mesmo como exemplo para muita gente.

      Excluir
  8. Esta é a primeira vez que entro neste blog, e para minha surpresa encontrei gente que pensa como eu:ginástica é um saco!!!
    Pra mim é uma desgraça, e assim foi a vida inteira, nunca tolerei nenhum exercício, achava uma tortura, esportes? outra tortura, só que com bolas e coisas similares.
    Sempre escapei das aulas deste estorvo na escola.
    Sobre a natação, que nossa maiga descobriu adorar?? Eu cedo descobri que odiava até me imaginar dentro da água, detesto piscinas desde que me conheço por gente, praias então, nem pensar, e me mexer, dentro ou fora d'água é algo fora de cogitação.
    Não estou nem ai pra aqueles que me acham um chato, que não gosta de nada, etc. EU ODEIO QUALQUER COISA LIGADA À GINÁSTICA E AOS ESPORTES. Não pratico e jamais perderei meu tempo em sequer assistir a exibições dantescas de corridas, jogos de futebol, vôlei e similares.
    O pior é que me sinto feliz assim,sou um cara alegre e descontraído, pra desespero de muitos. Estes são os chatos catequisadores do culto á ginástica que infestam nossa era, estes caras me percebem como um papua que tem de ser civilizado, é um papo sobre a tal de endorfina,serotonina,e outras substâncias que eu deveria experimentar me movendo como um rato numa gaiola de laboratório, é um tal de freqüencia cardíaca e etc.
    Argumentos que nada mudaram minha obstinação em ser um perfeito sedentário. E assim sou há 47 anos.
    Aliás , qual o endereço do consultório do tal médico sábio, o tal que dizia que atividade fisica vai contra a natureza humana? Preciso me consultar imediatamente com este guru!!!!!
    Edamoa, não se desespere, voc~e não está sozinha...
    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Luiz,

      Estou lutando para conseguir vencer o sedentarismo, mas agora é um novo laboratório, é para ver se realmente minha condição física melhora, pois ando mesmo muito indisposta e cheia de dores e tudo que é médico afirma categoricamente que são dores do sedentarismo.

      Pois decidi fazer com a atividade física, o mesmo que fiz com a dieta, e comprovar se vai mesmo me trazer mais disposição e melhorar a qualidade de vida, testando e observando as reações do meu corpo para ter certeza dessa “unanimidade médica”.

      Assim, me agarrei firme numa atividade para avaliar seus efeitos. Estou praticando Pilates duas vezes por semana, só fiz 3 aulas, mas posso garantir que é DE MATAR, veremos os resultados em breve.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.