terça-feira, 17 de julho de 2012

Cardápio Ideal

Café da Manhã

Pão de Queijo recheado com requeijão cremoso
ou
Uma fatia de pão integral com margarina light

Um copo de leite com chocolate bem cremoso
ou
½ copo de leite desnatado com café e adoçante

Um belo pedaço de bolo
ou
½ mamão papaya

Almoço

Um convidativo pedaço de lasanha
ou
Uma salada colorida

Um pudim
ou
Uma fruta

Água
ou
Refrigerante


Infelizmente todos nós sabemos o que devemos fazer, pena que nem sempre fazemos, mesmo porque na maioria das vezes as escolhas certas não correspondem aos sabores mais agradáveis.

Ah! Como gostaríamos que nosso paladar não fosse assim tão sofisticado!!!

Temos um sensor diferente em cada parte da língua, um só para o salgado, outro só para o azedo e outro para o sabor doce.

Vamos combinar que a natureza também não nos ajuda muito. Já questionei isso aqui, antes, mas porque será que a saladinha de alface não é tão gostosa como um pedaço de lasanha? Porque a maçã não é tão gostosa como um pedaço de pudim? Alguns reclamariam porque o chocolate precisa ser tão calórico, não poderia ser proporcional à caloria do brócolis, por exemplo?

Pois é! Para recuperarmos o corpinho “antigo”, temos que jogar fora o atual, e isso requer uma grande mudança, e também nesse quesito o ser humano não é nada fácil, pois não gostamos de mudanças, toda mudança gera estresse, dor ou sofrimento.

Mesmo as melhores mudanças, geram ansiedade, dúvida, insegurança. Nunca estamos totalmente à vontade com as mudanças em nossa vida, seja profissional, pessoal ou de hábitos em geral.

No caso da dieta, a decisão de eliminar aqueles quilos que estão sobrando faz tempo, envolve a conscientização de que nunca mais poderemos abusar da sobremesa, que será necessário rigoroso controle sobre todos os hábitos alimentares para sempre.

De nada adianta publicarmos aos quatro cantos que estamos “de dieta” se internamente não OPTAMOS por essa nova vida, e essa é uma decisão que não podemos delegar para ninguém, e nunca poderemos culpar ninguém por não tê-la tomado.

Por isso, a necessidade de fracionar as metas para cumprir aos poucos e conseguir vibrar com cada etapa atingida. Contando com 10% de VONTADE mais 10% de EMPOLGAÇÃO e 80% de ESFORÇO, podemos concluir a caminhada.

E é mesmo assim, precisamos de no mínimo 80% de muito esforço e dedicação para manter a decisão e não desistir.

2 comentários:

  1. Edamoa, aproveite suas férias, aqui em SC está muito frio...A vontade de comer uma pizza, tomar um chocolate quente, só aumenta, rsrs.

    Quando voltar conte nos sobre seu peso...

    Beijos,
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Aline,

      O frio é devastador para nossa dieta, eu falo um pouco disso no post do último dia 10, temos que tomar cuidado pois o frio realmente pede alimentos mais calóricos, afinal quem aguenta comer salada fria com frio de 10 graus ou até menos? Queremos coisas quentinhas e bem calóricas...

      Vou curtir o restinho de férias num calor maravilhoso, pois estou sabendo que um frio HORROROSO me espera no meu retorno, e se tem uma estação do ano que eu realmente detesto é o inverno, mas não posso passar os 3 meses longe de casa, então tenho que que contentar com um mês só...

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.