quinta-feira, 19 de julho de 2012

Não Espere, Faça

Se pararmos para pensar, ficaremos chocados com a facilidade com que engordamos e indignados com a dificuldade que temos para emagrecer. 

A sensação é de que é muito mais barato e rápido engordar do que emagrecer, mas não é bem assim, pois como sempre comento por aqui, nós não engordamos em alguns poucos dias, geralmente são anos comendo errado e se exercitando pouco, mas quando o assunto é emagrecer, buscamos verdadeiros MILAGRES, queremos perder peso em poucos dias, vamos atrás daquelas receitas milagrosas, do tipo “Perca 8 quilos em uma semana...”, ou no máximo “entre em forma em 30 dias”

É aí que entram as ENGANAÇÕES: Produtos milagrosos, clínicas de estética, promessas de mudanças rápidas, geralmente a custos altíssimos e trazendo apenas frustrações, sem contar o prejuízo financeiro.

Segredos de beleza de verdadeiras Divas sendo vendidos como soluções mágicas, causando tanta frustração e sofrimento que acabam fazendo com que essa busca gere exatamente o contrário, ao invés de emagrecer, as pessoas engordam ainda mais.

Foi assim, cansada de tentar, desistir, tentar novamente, desistir de novo, sempre engordando um pouco mais, que decidi observar com muita atenção o meu organismo, sem me preocupar com as tantas receitas e cardápios sugeridos por médicos e nutricionistas.

Eu resolvi que tinha que comer somente o que sentia ser necessário, claro que cortei itens cujas calorias só serviam para engordar, mas também não me submeti aos cardápios que nunca serviram para minha condição, assim, fui percebendo o que me ajudava e o que me atrapalhava, muita atenta às reações orgânicas, anotava cada detalhe, retirava algum alimento recolocava e fui aos poucos sentindo o que o corpo precisava e o que não precisava.

Lembrando que percebi que não posso comer pães, pois desencadeiam uma fome descontrolada. Frutas são verdadeiras armadilhas, pois também me fazem ficar com sensação de fome. Estudei os efeitos dos alimentos termogênicos e descobri que são fantásticos para acelerar o metabolismo, inclusive incluí a água gelada que se mostrou sensacional no processo.

Passei a ingerir mais água e a partir do momento que reduzo, por causa do frio, sinto que o resultado fica totalmente comprometido.

Nesse vai e vem, percebi que nenhuma receita é tão perfeita quanto aquela que nós mesmos conseguimos elaborar, pois volto a repetir, o que está nas receitas dos nutricionistas se baseia somente numa média e nem sempre estamos dentro dessa média, os seres humanos são únicos, ninguém reage da mesma forma quando submetido a qualquer experiência e por isso nem tudo que está na regra da saúde, da atividade física e da dieta é exatamente aplicável para todos os seres indistintamente.

Eu precisei descobrir SOZINHA que não posso comer pão, e não interessa se é o integral ou o branco, precisei descobrir SOZINHA que as frutas são armadilhas terríveis para mim, eu até como, mas nunca nos lanches ou intervalos de refeições, pois realmente geram uma fome inexplicável.

É essa descoberta que eu gostaria de incentivar aqui, quero que cada um identifique o seu ponto fraco e consiga como eu, estabelecer o controle dessa dificuldade e minha experiência comprova, que não adianta esperarmos que alguém nos mostre esse ponto fraco, não existem exames, nenhum médico talvez tenha pensado nisso, justamente por ser algo muito pessoal e individual.

Somente nós podemos identificar onde ocorrem nossas maiores falhas e somente após essa constatação será possível estabelecer um mecanismo de controle para realmente se chegar ao resultado tão esperado: O EMAGRECIMENTO.

3 comentários:

  1. Estou neste processo agora, cansei de dietas prescritas, estou buscando o quedá certo pra mim.
    Tenho anotado e percebido que pão não é meu vilão, e que fruta se for com aveia,me sacia sim. Agora doce e refrigerante, me fazem ter mais apetite... amendoim e castanhas tbém, é só comer que fico louca querendo mais e mais...
    agora água, sinceramente, eu não sei como a danada age, mas qto mais bebo, mais emagreço, só que nesse frio tá punk... mal mal 1/2litro...
    gostei muito do post!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Cecinha

    Oi Eda!

    Saudades da brincadeira seria,fico contando os dias para post o resulatado da semana, depois é que lembro das ferias, rsrsrsr , aproveita viu, só faltam 10 dias para terminar o mês, amei seu post, é exatamente como voce falou, só nos é que podemos saber o que nos ajuda e o que nos atrapalha neste processo de emagrecimento, acredito que aparti do momento que passamos a entende o que dar certo,o emagrecimento é garantido, se bem que tem muita gente mesmo sabendo o que atrapalha a dieta ainda insiste em continuar errando.
    Eu por exemplo, estou com 63kg a mais de um mês, sei que esta estabilização de peso é devido a cervejinha que tomo exporadicamente e não deveria até atingi minha meta, sendo assim ainda não reverti essa situação,mas vou chegar lá, o caminho acho que aprendir.
    Bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecinha,

      Espero que vc e as demais participantes estejam anotando tudo para me passar para que eu monte a tabela do período inteiro, pois algumas até me enviaram os dados no começo, mas eu não consegui manter o controle.

      Também estou com saudades da competição, mas eu realmente não posso me comprometer nesse período, se não eu fico muito angustiada por não conseguir fazer os controle e montar a tabela, sou muito perfeccionista e o fato de me comprometer vai gerar um estresse no momento que não conseguir cumprir com as "obrigações" dentro do prazo, por isso achei mais tranquilo dar um pausa mesmo.

      Mas já estou voltando, a partir de hoje com um pouco mais de tempo para a internet e aos poucos vamos voltando ao ritmo normal. Estou precisando URGENTEMENTE de ROTINA, pois minha dieta está totalmente comprometida, já consegui confirmar que não engordei, mas também não emagreci nada, e como já estava com alguma coisinha recuperada, estou no prejuízo.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.