segunda-feira, 23 de julho de 2012

Privações Desnecessárias

Haveria limites para o condicionamento de um ser humano?

O que pensa uma mãe quando declara que o filho de apenas 2 anos pensa que brócolis é sobremesa?

Tudo bem que se trata de um alimento saudável, e para quem gosta é até muito saboroso, mas dizer que é sobremesa?

Será quem que está sendo enganado?

Eu li essa declaração que foi dada por uma dessas super modelos, na semana passada.

Talvez ela consiga manter o filho dentro de uma redoma de vidro onde ele só terá contato com os alimentos SUPER SAUDÁVEIS, mas por quanto tempo?

Penso que temos que enfrentar nossos “fantasmas” o mais cedo possível, para aprender a lidar com eles, quanto mais demoramos a descobrir nossa limitação mais difícil fica administrá-la,

A falta de contato com algum alimento calórico, por desconhecimento ou por falta de condições financeiras, pode levar a um processo problemático quando passamos a ter acesso a ele, seja quando assumimos uma condição financeira que nos proporciona a aquisição desse tipo de alimento, ou quando ele nos é apresentado pelo próprio mundo exterior, do qual fomos privados até aquele momento.

Quem não conhece aquele velho ditado popular, que tem muita sabedoria?

“Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza...”

Assim, não adianta esconder das crianças que existem alimentos dispensáveis na dieta, é sim muito importante ensinar a gostar do que é saudável, mas também ensinar a dosar os prazeres da vida, para que a criança cresça confiante e forte para administrar bem essas dificuldades que vão fazer parte da vida inteira de qualquer ser humano.

Privar uma criança de conhecer uma verdadeira sobremesa é cruel e prejudicial para o desenvolvimento do ser humano.

Quem nunca ouviu que "O proibido é sempre muito mais atraente..."
Na minha modesta opinião essa postura só serve para valorizar ainda mais aquilo que talvez pudesse ser apresentado como algo comum e dispensável. 

No caso particular da modelo que fez essa declaração, talvez ela esteja contando que o exemplo dela e do marido em casa, além do poder econômico que possuem, sejam suficientes para uma “criação” saudável, mas infelizmente a influência do mundo exterior é muito grande, além de ninguém poder prever o “dia de amanhã”. Hoje a nossa vida pode estar de um jeito, mas uma reviravolta pode acontecer, então ainda vale: “Educar os filhos para o mundo que eles terão de enfrentar, e não para a situação em que vivem num determinado momento...”

4 comentários:

  1. OI,COMEÇEI LER E ME APAIXONEI PELOS SEUS COMENTARIOS ,PARECE UM ESPELHO TUDO QUE VC JA FEZ EU JA FIZ E NADA DA CERTO ESTOU COM 99KG,1,60 E 42 ANOS ESTOU DEPREMIDA E CADA DIA EU COMO MAIS,MAS COM AS SUAS PALAVRAS ABRIU MINHA MENTE COMEÇA AGORA MINHA DIETA,MIL BJUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Célia, seja bem vinda!

      Obrigada, eu realmente tento relatar minhas experiências e auxiliar os leitores no sentido de encontrarem o seu próprio caminho e entender melhor toda a problemática que enfrentamos quando optamos por algum caminho na busca pela redução de peso.

      Muitas pessoas até começam animadas, mas desistem muito cedo.

      Espero que meus argumentos, minhas tentativas, erros e acertos possam realmente contribuir para sua caminhada.

      Não deixe de nos contar seus resultados, pois é exatamente essa interatividade que temos aqui no blog que faz dele um elemento motivador para todos que acompanham.

      Excluir
  2. obrigado hoje é meu segundo dia de dieta,reduzi bastante os caboidratos,vou deitar com tanta fome que quase nau consigo dormir,mas estou feliz sinto a minha barriga mais leve,como eu faço para participar da tabela de medidas e peso um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Célia,

      Eu costumava informar como participar, mas antes preciso esclarecer alguns pontos.

      O principal é que você precisa mesmo QUERER emagrecer, independentemente de estar ou não na nossa "Brincadeira Séria", pois tem gente que entra e acaba ficando mais desanimada, se sente pressionada, e não é esse o objetivo da "Competição".

      Ela deve servir para MOTIVAR e ESTIMULAR para que em nosso dia a dia nosso controle seja cada vez maior, mas em hipótese alguma deve trazer sofrimento. Se isso acontecer é melhor desistir da competição.

      Esclareço que podemos recuperar peso num período curto, e que não é motivo para desistência, mas apenas para aumentar o alerta e o controle, pois ao eliminarmos, ou aumentarmos alguma coisa numa semana, não significa necessariamente que emagrecemos ou engordamos, o resultado precisa se consolidar num período maior para se configurar em emagrecimento ou recuperação, portanto, não fique apavorada quando seu resultado não for uma eliminação.

      E lembre-se que você está competindo com você mesma, são seus resultados semanais que precisam ser superados, não o das colegas de LUTA, se sua superação for a maior da semana você leva a medalha, mas seu foco não é a medalha mas sua evolução.

      Para participar basta acompanhar seu peso semanalmente e deixar o resultado de quanto eliminou ou recuperou no período, em um comentário em qualquer post aqui no blog, eu fecho os dados todos os domingos, então seria interessante que deixasse seu resultado até o sábado de cada semana.

      Estava de férias e estou retornando a partir desse final de semana, então você pode começar a anotar seus resultados e me passar através de um comentário em qualquer post do blog.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.