sexta-feira, 15 de abril de 2011

Alimentos Venenosos

Que os embutidos são um verdadeiro veneno para o organismo todo mundo já sabe.

Ontem, navegando na internet, me deparei com uma manchete, que acabei não tendo tempo suficiente para ler na íntegra, mas a manchete dizia mais ou menos assim: “Alimentos como Salsicha e Mortadela podem causar câncer”

Passei o dia pensando no assunto, sabemos que a comida industrializada contém uma série de produtos químicos que certamente não fazem nenhum bem ao organismo das pessoas.

O que me intriga é, se existem comprovações de que esses alimentos são assim tão venenosos, porque então são liberados para venda?

Alguns argumentam que a quantidade não é assim tão significativa, considerando que as pessoas não se alimentam exclusivamente desse tipo de produto.

Mas se calcularmos tudo que ingerimos diariamente, talvez se constate uma quantidade muito alta de produtos processados ou industrializados, começando pelo leite UHT, o famoso “longa Vida”, acho que para nós deveria se chamar “Encurta a Vida”, até água oxigenada dizem que adicionam ao produto. Ah, mas é só um copo por dia, então vamos para o pão, geralmente temos pão de forma e também não é caseiro, mas é integral, que bom! Tem ainda a margarina totalmente artificial, as frutas, verduras e legumes que recebem uma quantidade de agroquímicos e fertilizantes, as carnes que são produzidas através de muito hormônio, então não faz mal algum comer um hambúrguer hoje, uma salsicha amanhã, uma lingüiça no churrasquinho, do final de semana...

Se pararmos para pensar, todo dia ingerimos veneno, só que como as doses são baixas, não sentimos seus efeitos imediatamente.

Ah, mas temos a opção de PAGAR BEM MAIS CARO, e utilizar os ORGÂNICOS. Até temos essa opção, mas quem garante que são TOTALMENTE livres de química ou qualquer componente prejudicial? A ETIQUETA? O RÓTULO? Sinceramente, no mundo em que vivemos, onde o FATURAR está acima de qualquer coisa, eu não confio em papéis, pois eles aceitam qualquer coisa.

Resta-nos apenas, procurar com bom senso, utilizar alimentos mais frescos possível, e dentro da rotina apertada que todos nós temos, adequar nosso tempo para conseguir consumir alimentos mais saudáveis.




RESULTADO DA BALANÇA =  Menos 0,500 kg
Variação um pouco enganosa, pois minha ingestão de água foi praticamente zero ontem.

Na semana que vem vou falar um pouco sobre os Alimentos Termogênicos que menciono no dia 16 de Março, pois já tenho alguns resultados interessantes sobre os testes que venho fazendo com alguns deles.

4 comentários:

  1. Oi.. faz dois dias que conheci seu blog.. e eu que não gosto muito de ficar lendo na frente do Pc já fiquei horas aqui lendo... muito bom.. parabéns!
    Deixa me apresentar, sou Josiane, tenho 32 anos, 1,55 de altura e graças a Deus com 64,8kg. Vou explicar. Graças a Deus sim, pois há mais ou menos 8 meses eu estava com nada menos que 77kg.. isso mesmo 77kg. Ultimamente estou até me cansando de receber elogios.. rsss... Eu decido emagrecer e comecei a fazer dieta depois que me casei.. pois na casa da minha mãe, a alimentação é muito rica em gorduras e açúcares. Impossível seguir qualquer dieta, uma vez que na correria do trabalho, faculdade, não dava tempo para preparar minhas próprias refeições. Depois, só com meu marido tudo isso mudou, na nossa casa raramente entra comidas "gordas"... como leite condensado, bolachas recheadas, doces, etc, etc... tbem não fazemos mais frituras e poucas vezes uma massa.. adoro massa! Em agosto do ano passado comecei a fazer um acompanhamento com uma nutricionista.... resultado.. ela disse que eu tinha que emagrecer pelo menos 16kg.. Nossa, isso pra mim parecia impossível. Mas estava decidida a tentar. Me passou uma dieta de 1500 calorias, me orientou a comer de 3 em 3 horas, tomar agua, toda aquela coisa.... confesso que não foi nada fácil... ir pelo menos duas vezes por semana no supermercado, pois gosto de verduras sempre frescas. Preparar as refeições para levar ao trabalho... etc...
    Porém, e a atividade física? Não tinha tempo de fazer e nem dinheiro para pagar uma academia. Comecei a caminhar 25 min por dia no caminho para o trabalho, e só.
    Mas hoje, com 12kg a menos confesso que tudo isso tem valido a pena... ainda falta 4 para atingir a meta.. mas estou tranquila, pois demorei anos para engordar.. não posso querer ficar magra da noite para o dia...... no último sábado fui comprar roupas novas.. nada mais me servia... estou muito feliz, e diariamente ouço elogios de homens e mulheres. Meu marido também está contente.

    A mninha dica de hoje para quem quer emagrecer é, ter determinação e força de vontade e acreditar que .. é possível!

    Obrigada pela oportunidade, é a primeira vez que relato meu caso.. é muito bom poder contribuir....

    ResponderExcluir
  2. Olá Josiane! Seja muiiiito bem vinda!

    Que delícia poder ler sua experiência. É simplesmente mais uma inspiração para todos nós que estamos nessa luta contra a balança.

    São pessoas como você que trazem os casos para cá, que contribui tanto para que todos acreditem mesmo que é possível.

    Eu também já havia desistido muitas vezes, mas do meu jeito, que nem é o ideal, consegui reduzir o VICIO em comidas, consegui controlar um pouco a compulsão e eliminei 10 quilos e quase não acredito nisso.

    Agora sim, todo mundo percebe, e quando eu consegui perder 2 quilos, na primeira semana, me animei de tal forma que acabei chegando aos MENOS 10, sem tanto sofrimento, acabei acostumando meu organismo com alimentos menos calóricos e mais saudáveis.

    Ainda não consegui resolver a questão da atividade física, pois comecei no início de Março e em dez dias parei, mas acho que vou retomar em breve, pois agora com 10 quilos a menos, tenho certeza que será bem mais fácil, e preciso mesmo, até para adquirir condicionamento e um pouco de firmeza nos músculos.

    Muitíssimo obrigada pela contribuição e continue nos escrevendo para nos estimular ainda mais.

    ResponderExcluir
  3. Vi seu blog em um comentario sobre bananas e AVC no jornal . E confirmo o que vc disse, o que é bom para um organismo pode não ser bom para outro. No meu caso são as laranjas e todos os alimentos ácidos. Se eu insistir em come-los dispara uma colite muito forte, além de aftas e inflamação da mucosa da boca ao longo de todo o tubo digestivo.Analisando meu dia-a-dia e vendo tudo o que me faz mal conclui que vivemos em uma época se excessos. Os alimentos hj em dia estão disponíveis em muita abundancia, e a população não pensa para comer (nem na quantidade e tampouco na qualidade). E´ muito sal, muito açúcar, muito queijo, muito leite, muito gluten, muita carne. Um mundo de excessos! e como nossa maquina organica não foi projetada para excessos ou pagamos um preço alto de uma vez como um cancer ou AVC, ou dolorosas parcelas de enxaqueca, ou hipoglicemia (meu caso - retirei o gluten e adeus hipoglicemia ).... Somente a auto-conscientização e a mudança de hábitos podem nos salver!!! Parabens por seu blog!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Patrícia!

    Realmente os excessos estão destruindo a humanidade.

    Estou me dedicando ao blog, pois cheguei à conclusão de que muitas pessoas passam pelo que passei, em incontáveis tentativas para perder peso, tentando seguir o que o médico manda, o que a nutricionista recomenda, sem conseguir sucesso.

    Percebi que se não questionarmos o que nos é receitado, analisando o que não está servindo e o que não está funcionando, nós acabamos cada dia mais obesos, pois emagrecemos 2 quilos e engordamos 4 a cada tentativa, e foi o que aconteceu comigo, ganhei mais peso tentando perder ,do que nas épocas em que não estava tão preocupada tentando ficar magrinha.

    Eu precisei primeiro, entender o que estava ocorrendo com meu organismo, depois me conscientizar que era preciso mudar. A partir daí, ficou bem mais fácil, eu descobri o que não me ajudava na dieta e tenho feito alguns testes com outros alimentos que na verdade nem sabia para que serviam, nunca tinha utilizado gengibre por exemplo, e tenho tido uma experiência muito positiva com a inclusão desses alimentos.

    Quanto ao glúten, não sabia que pode causar hipoglicemia, tenho a impressão que também pode desencadear enxaqueca, mas ainda não consegui ter certeza disso, portanto, veja como vamos descobrindo coisas sobre nossa dieta com essa discussão que abri através do blog.

    Agradeço sua colaboração e te espero sempre por aqui para contribuir com sua própria experiência, pois certamente outros leitores podem ter problemas semelhantes e isso pode favorecer para que cada um possa perceber suas alternativas, todos juntos acabamos por descobrir um mundo de possibilidades.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.