quarta-feira, 13 de abril de 2011

Pesquisas e Contradições

Como costumo defender por aqui, não podemos receber despreocupadamente a notícia de qualquer pesquisa sobre dieta ou sobre alimentos.

Cada vez que a ciência divulga alguma descoberta, é preciso muito cuidado ao interpretar os dados divulgados, que muitas vezes não correspondem à pesquisa na íntegra, muitas vezes a pesquisa nem foi concluída.

Cada notícia que se lê, principalmente na internet, incompletas, imprecisas, verdadeiras desinformação aos leitores.

Muitas vezes notícias trazem muita ilusão, remédios milagrosos que se quer foram testados em humanos, entre outros absurdos.

No final de semana, me deparei com uma dessas matérias que não servem para absolutamente nada.

Já comentei aqui que tenho problemas sérios com enxaqueca, e as crises geralmente são desencadeadas por algum tipo de excesso, físico, psicológico, ou alimentar, e neste último, conto com alguns alimentos que nem preciso exagerar, basta entrar na corrente sanguínea para me derrubar, um deles é a banana.

Pois eu li na referida matéria que quem comer pelo menos duas bananas ao dia “PODE REDUZIR SUAS CHANCES DE SOFRER UM AVC”.

Duas grandes contradições: Não se aplicaria a qualquer pessoa, por exemplo, no meu caso, se eu comer duas bananas por dia, em dois dias acabo internada, e como a enxaqueca geralmente é muito agressiva, ainda posso ter um AVC, pois os neurologistas que consultei sempre me alertaram para não esperar muito tempo em casa, em caso de dor muito intensa.

Agora a questão fundamental para a matéria estar totalmente voltada para a DESINFORMAÇÃO: Ainda falta fazer os devidos testes em seres humanos... Então, porque divulgaram?

Por isso todo cuidado é pouco quando o assunto é dieta, alimento ou remédios para emagrecimento, principalmente no caso de estudos muito recentes.

É cada uma que se vê na net, que só nos resta rir, sinceramente, algumas coisas deveriam ser levadas mais a sério. E ainda tem gente que implica com meu blog...

E.T.: Acho que minha balança nova chega hoje, então vamos conferir como estou me saindo nesses dias meio sem controle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.