segunda-feira, 25 de abril de 2011

Inteligência e Obesidade

Mais uma vez um comentário polêmico de pessoas que estão na mídia, agitou o mundo virtual, na última segunda feira.

Talvez atrasada no comentário, pois atrasei essa publicação, e só fiquei sabendo do assunto dois dias depois do alvoroço na internet, uma vez que não sou adepta do Twitter e acesso muito pouco o facebook, pois considero ferramentas demasiadamente comerciais, que se auto-rotulam “Redes Sociais”, mas de social não se vê muita coisa, é tudo comercial mesmo, mas esse é assunto para outro blog.

Então, só tomei conhecimento do famigerado comentário, lendo os sites de notícias, que afirmavam que um jornalista que agora é um apresentador de Reality Show, concedeu entrevista a outro programa de TV e teria feito a seguinte afirmação: “_ Minha mulher não engordaria porque ela é inteligente”.

Num primeiro instante fiquei chocada com a frase, depois, pensando melhor, embora concorde que ele tenha sido totalmente inadequado, indelicado e extremamente antipático, não penso que nós que temos alguns quilos a mais, devemos nos ofender.

Penso que declarações como essa, geram uma revolta muito grande, mas conseqüentemente também fazem muita gente “acordar” do pesadelo e tomar a decisão de suas vidas.

Assim como o fumante muitas vezes acorda com o susto grande de um infarto e decide parar de fumar, muitas pessoas também se agarram a esses fatos para criarem coragem e MUDAR DE VIDA.

O que acaba chocando é que as pessoas que vivem de sua imagem na mídia, geralmente procuram manter uma boa impressão, a do bom moço, do galã, do “gentleman”, recados impopulares assim, caem como uma bomba, mas se analisarmos as conseqüências dessa bomba, acabamos por encontrar efeitos positivos nas pessoas, por mais absurdo que possa parecer.

Talvez eu e muitos outros leitores aqui, não nos deixaríamos influenciar por qualquer coisa que uma celebridade diga na mídia, mas sabemos que muitas pessoas acabam sendo influenciadas, se não fosse verdade, não haveria uma necessidade de colocarem tantas celebridades anunciando tantos produtos e faturando tão alto com a imagem dessas pessoas.

Quantas pessoas devem ter tomado a decisão de PROVAR que também são inteligentes? Impossível dimensionar.

E ser inteligente nesse caso, é entender o seu próprio problema, é saber lidar com suas limitações e ter consciência de que existem milhares de indústrias especializadas em ENGORADAR o ser humano, enquanto outras milhares se especializam em “ajudar a emagrecer”. Tem muita gente ganhando muito dinheiro nesses dois segmentos de mercado, e nós devemos decidir onde queremos aplicar nosso dinheiro, nossa energia e nossa felicidade.

É preciso muita inteligência para sair da PRISÃO do consumo desenfreado de produtos altamente calóricos, em que acabamos entrando, e mais inteligência ainda para não cair nas armadilhas e ilusões das chamadas SOLUÇÕES MILAGROSAS, que estão por toda parte, farmácias, anúncios de TV, matérias e editoriais pagos em revistas, ou mesmo na internet.

No fim, embora de uma forma muito grosseira, ele sem perceber e quase sem querer, está chamando a todos para uma reflexão muito mais profunda do que o simples fato de ganhar ou perder peso.

Afinal de contas, obesidade não tem absolutamente nada a ver com inteligência, nem tão pouco com preguiça, como alguns costumam equivocadamente afirmar.

Quando se parte do princípio que cada ser é ÚNICO, que suas reações ao meio e aos estímulos são únicas, acabamos descobrindo que as pessoas não podem ser comparadas entre si, pois nem mesmo a ciência conseguiu esse feito, o genoma humano ainda está longe de ser desvendado, justamente devido a essa singularidade de cada ser.

Talvez ouvir algo parecido com isso de uma pessoa íntima, magoe, pois quem convive conosco, tem obrigação de entender nossas fraquezas, nossas limitações, mas se não entender, também, temos que usar mais uma vez essa INTELIGÊNCIA, que TODO SER HUMANO TEM, para superar isso também.

Então, não me ofendo com a frase dita, pois realmente acredito que ela pode ter resultado em algo positivo para alguém.

Vamos sempre tentar encontrar o LADO POSITIVO mesmo das coisas mais negativas que ouvimos, lemos, vemos, assistimos ou até aquelas que sentimos na pele, pois é assim que conseguiremos superar os piores obstáculos, até mesmo os intransponíveis...


RESULTADO DA BALANÇA = Mais 0,500 Kg (Amanhã tem balanço da semana)
(Feriado, relaxamos com o cardápio, almoço de mãe, de sogra e por aí vai...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.