quinta-feira, 21 de abril de 2011

IMC

 
Essa fórmula todo mundo que está um pouco preocupado com o excesso de peso, sabe de cabeça, ou deveria saber...

Além da estética, das roupas que não ficam bem, um fator importante a ser considerado para decidirmos eliminar peso, é a SAÚDE.

Eu saí de um índice de IMC de 29, e baixei para 25, quando conseguir atingir minha meta, que insisto em classificar como inicial, chegarei ao índice de 23, que por estar muito próximo do limite do normal, me faz querer baixar um pouco mais, aí, mais por questão de saúde do que por qualquer outro motivo.

Como mencionei em outras postagens, eu realmente vinha correndo um grande risco de desenvolver várias doenças, entre elas, o Diabetes, que me assusta muito, pois minha avó teve e embora não tenha falecido em decorrência exclusiva dessa doença, acabou tendo todo o resto da saúde prejudicada em função dela.
 
Abaixo, insiro um quadro, retirado do manual de instruções da minha balança, que mostra a taxa do IMC (considerado para um adulto), a sua classificação e o comparativo de risco de desenvolver doenças em decorrência da alta taxa de gordura do corpo.

 
 
É importante, porém ressaltar que essa avaliação isolada não pode ser considerada para fins determinantes de condição de saúde, pois não distingue massa magra de massa gorda, nem porcentual de líquido no organismo, mas servem para uma orientação inicial para uma decisão que inclua MUDANÇAS na alimentação e na rotina de exercícios.

Também não significa que quem tem o IMC ideal (que não podemos se quer definir pela tabela, justamente devido à necessidade de avaliar outras variáveis), não vai desenvolver alguma doença relacionada à gordura, colesterol, ou qualquer tipo de problema geralmente relacionado ao peso ou à falta de atividade física.

O importante é cuidarmos bem do nosso corpo para que o impacto de uma vida corrida, cheia de poluição, radiações de diversos tipos e níveis, que estão presentes em nosso dia a dia, entre outras dificuldades, seja o menor possível.

RESULTADO DA BALANÇA = Mais 0,600 Kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.