terça-feira, 12 de abril de 2011

Multa

Seria esta, uma alternativa para as pessoas perderem peso ou se tornarem mais saudáveis?

Ela pode ser usada de duas maneiras, pela ocupação do espaço físico, em qualquer situação que se aplique ou então pela falta da prática de atividade física, que a priori, não garante perda de peso.

Li na semana passada, uma notícia que dizia que dois estudantes de Harvard pensaram na segunda alternativa, lançando uma espécie de associação onde o interessado pode obter descontos em academias para praticar atividades físicas, estimulando assim aqueles que utilizam a “desculpa” do preço para não freqüentar academia, mas o “atleta” que faltar às aulas combinadas, será punido com uma multa também combinada previamente, mas que no mínimo seria de Dez Dólares.

Conceito interessante para estimular a prática de exercícios físicos.

Será que funcionaria? Particularmente sempre pensei que quando sentimos no bolso, nosso estímulo cresce substancialmente. Acredito por exemplo que se os impostos como IPTU tivessem algum tipo de desconto para os cidadãos que fazem coleta seletiva de lixo, o programa certamente funcionaria muito melhor.

E se nossos impostos fossem proporcionais ao espaço que ocupamos? Seria um abuso, um crime contra a constituição, pois todos os brasileiros devem ser tratados com igualdade de direitos, mas como essa é uma situação hipotética, podemos pensar nela.

Por outro lado e se nossos impostos recebessem descontos para que fossem utilizados nas academias ou em investidos na prática de atividade física? Será que as pessoas conseguiriam ou teriam mais vontade de praticar?

Será que se fôssemos subsidiados de qualquer forma, encontraríamos VONTADE de praticar atividade física?

É um pouco difícil, pois como sempre escrevo aqui, cada ser humano reage diferentemente aos estímulos que recebe, e mesmos estímulos externos e indiretos são recebidos de formas muito diferentes.

Minha experiência pessoal quando freqüentei academia, me fazia tirar o máximo da academia, pois sempre pensava: “Estou pagando, e preciso aproveitar bem”. Evitava faltar, o mínimo recomendado, era 3 vezes por semana e eu fazia questão de freqüentar 5 vezes por semana.

Então, quando o bolso está em jogo a tendência é sermos mais fiéis aos compromissos, pelo menos por um período fixado no contrato com a academia, vencido o contrato inicial, você só fica se a atividade estiver mesmo apresentando muito resultado e sua satisfação pessoal for proporcional aos custos envolvidos, e não me refiro somente ao custo financeiro.

Talvez, para quem não tem disciplina, valha a pena entrar numa academia para ganhar condicionamento físico e tentar se apaixonar por alguma atividade.

Depois de encontrada a atividade que melhor atenda a nossa necessidade, e criado o hábito, o corpo passa a exigir como exige o ar que respiramos e ficará mais fácil, com certeza.

Temos leitoras que simplesmente AMAM fazer seus exercícios diários, outras estão buscando suas melhores alternativas, conciliando atividades que lhes dê prazer com a rotina de exercícios, e assim cada um vai encontrando a sua solução também na atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.