quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cozinhar


Hoje, passei a manhã muito ocupada, embora eu não goste nem um pouco de cozinhar, precisava preparar algumas alternativas para minhas refeições, pois ultimamente com a correria e muita pressa, tenho acabado comendo o que encontro disponível.

Sem muito tempo para comprar os legumes e as verduras, que sem dúvida são essenciais, tenho comido mais arroz e mais feijão, já que contar somente com a carne não é suficiente para controlar a fome nos intervalos.

Em 06 de janeiro no post “Mercado Outra Vez” eu abordei a dificuldade de precisar fazer compras com mais frequência quando estamos nos propondo o emagrecimento. É uma chatice precisar fazer compras toda semana quando não, mais de uma vez na semana, pois principalmente as verduras não resistem muito tempo na geladeira, e quem vive na correria, precisa tanto economizar tempo que às vezes negligencia essa tarefa de comprar, levar pra casa, lavar, picar, cozinhar, haja tempo sobrando!

É por isso que as indústrias de alimentos congelados cresceram tanto, é muito mais fácil aquecer uma daquelas sopas congeladas que se encontra no supermercado, mas não dá para fazer dieta com esse tipo de alimento, então, hoje tirei a manhã para lavar muitas folhas, muitos legumes e preparar logo um panelaço de sopa, pois meus resultados estão mesmo deixando a desejar devido à falta dos itens apropriados, só tomar baldes e baldes de água gelada não está mais adiantando.

Ainda não terminei, pois precisei fazer três panelas para caber tudo e ainda estou cortando alguns dos ingredientes, já que a higienização é bem demorada.

Eu geralmente cozinho tudo e separo em porções menores e congelo para facilitar e vou consumindo aos poucos, geralmente no jantar. Após o descongelamento é que decido se vou consumir em pedaços ou batida, para ter uma variação da mesma sopa.

Todo esse trabalho rende sopa para aproximadamente 2 semanas se for consumida todos os dias, mas eu consigo um fôlego para intercalar sopa congelada num dia e algo mais fresquinho em outro dia, procurando deixar a sopa congelada para aqueles dias de muita correria em que eu provavelmente iria comer macarrão por falta de opção, assim acaba rendendo um pouco mais e eu não como tanto carboidrato.

Por isso até agora só havia conseguido responder alguns comentários, se bem que algumas de minhas respostas são maiores que um “post”.


Nota: Hoje me senti uma verdadeira atleta. Hahahah!!! Acordei morrendo de dores musculares, principalmente nas pernas (com certeza são efeitos dos últimos dias de sacrifícios na esteira e na bicicleta), e sinceramente não consegui fazer nenhuma ginástica, vou tentar fazer agora à tarde, mas não sei se vou conseguir, depois volto para registrar aqui se consegui mesmo ou não, não prometo nada, pois as pernas realmente doem...

Acho que tão decepcionada quanto qualquer leitor, registro que não fiz ginástica e nem vou mais fazer, não aguento, estou muito cansada, as dores nas pernas ainda resistem, vai mesmo ficar para amanhã.

12 comentários:

  1. Pois somos duas! ontem corri por uns míseros minutos, intercalando com a caminhada, e o resultado foi que hj de manhã minhas pernas doíam mto, como se eu tivesse corrido uma maratona rsrsrs...E EU ADOREI!
    Quanto a sopa eu realmente adoooro uma sopa de legumes, mas dá tanto trabalho pra fazer que acabo comendo salada e carne mesmo. Estou feliz pois há 2 semanas eu não registrava nenhuma perda de peso e hoje a balança marcou novamente o meu menor peso desde q comecei a dieta: 94,700g. Lembrando que comecei com 105,900. Vou correr que nem louca pra chegar de uma vez aos 89, tenho certeza que assim que eu sair da casa dos 90 meu empenho será muito maior.
    Ana S.

    ResponderExcluir
  2. oi Edmoa!!!Eu adoro cozinhar, Isso pra mim não é problema,estou inclusive incentivando minha filha que tem 13 anos a cozinhar também não abro mão do meu almoço e jantar feitos na hora. e por isso estou ensinando ela a fazer, ela ja ta fazendo almoço,portanto quando chego do trabalho pelo menos o arroz e feijão ja estão prontinhos dou só os ultimos retoques no almoço. ja fiz um teste de cozinhar pra varios dias, mas a comida congelada não tem o mesmo sabor e com certeza tb perde nutrientes.Comida fresquinha feita na hora vc tem mais prazer de comer e fica satisfeita com muito menos. Uma opção é vc pagar uma pessoa pra cozinhar todo dia, assim vc n tem trabalho e se alimenta bem melhor não acha? Bom , mas cada um tem uma rotina diferente e tem de viver como pode né? Coneceição

    ResponderExcluir
  3. Ana,

    Essa é a receita para manter a empolgação. Pensar no próximo nível que queremos chegar, sair dos 100, sair dos 90, depois sair dos 80, a cada dezena que deixamos para trás ficamos muito, mas muito fortes mesmo, querendo cada vez mais nos esforçar mais para mudar de nível na balança.

    ResponderExcluir
  4. Conceição,

    Eu cozinho todo santo dia, mal terminei o café da manhã, já estou pensando o que farei no almoço, estou recolhendo a louça do almoço já pensando no que preparar para o jantar, e acho isso muito cansativo, é uma rotina muito chata mesmo.

    Quando o assunto é fazer algum prato diferente do trivial e sem pressa, sem horários para cumprir, eu até gosto, mas o dia a dia, realmente faço por amor a minha família e só, pois a comida preparada na hora é mais saborosa e mais nutritiva com certeza.

    Quanto a pagar alguém para cozinhar, do jeito que sou? Não daria certo, eu gosto de ter certeza do que estou comendo ou servindo para minha família, quero ter certeza de que foi realmente muito bem higienizado e que está realmente saudável, não dá para terceirizar isso.

    Eu geralmente congelo as coisas que dão muito trabalho para preparar, ou algum prato especial que normalmente não é feito em quantidade muito pequena, pois minha família é pequena, se faço uma lasanha, por exemplo, sempre sobra, então eu sempre tenho alguma coisa pronta ou semi-ponta no freezer, até para aqueles dias que vou para praia e levo tudo pronto para não precisar passar a manhã inteira na cozinha enquanto o resto da família se diverte na praia. Assim, vamos para praia todos juntos e quando voltamos o almoço está praticamente pronto, mas o dia a dia é na correria mesmo e procuro servir o mais fresca possível.

    ResponderExcluir
  5. Edamoa,

    Eu sempre cozinho algumas coisas pra dieta (receitas da nutri) para congelar. No dia dá um trabalhão, mas depois compensa.

    Ah, quero agradecer pela "acordada" que me deu sobre o "um ano sem doces", porque vc tem razão! Eu não sou a mulher maravilha, afinal!

    Bjo,
    Paula

    ResponderExcluir
  6. Cozinhar pra mim é um terror! Não gosto nem um pouco. Tanto que há um mês atrás, antes de começar minha reeducação alimentar, só comia hamburguer, cachorro quente e pizza no jantar. ...por isso os 17 quilos a mais nesse corpinho. O almoço durante a semana sempre foi na casa da minha sogra, pois é mais perto de onde eu e meu marido trabalhamos. Como chego sempre tarde do trabalho, meu filho de 1 ano e meio sempre jantou na casa da minha mãe. Depois de começar a reeducação alimentar tive que me obrigar a fazer o jantar, mais optei por fazer carne com salada e verdura, o que é mais fácil de fazer. E nesta semana estou a base de sopa instantânea a noite, pois a preguiça de cozinhar está grande!
    Isabel (sou a anônima do comentário do post da brincadeira séria, que eliminou 4.800Kg no primeiro mês...rs)

    ResponderExcluir
  7. É Paula!

    Para a dieta eu preciso mesmo dar uma adiantada, não dá para toda hora ficar fazendo sopinha e legumezinhos para mim, pois muito do que eu gosto o restante da família, leia-se: crianças, não gostam e fazer um pratinho especial para cada pessoa ninguém merece. Se bem que às vezes eu brinco aqui em casa e falo que as refeições são "A La Carte", pois cada um quer uma coisa diferente, nem o suco é unanimidade - socorroooo!!!!

    Então congelar algumas coisinhas da dieta ajudam bastante a não fugir dela - A Dieta.

    ResponderExcluir
  8. Isabel,

    Eu gosto tanto de cozinhar que já propus aqui em casa mas ninguém aceitou:

    Comer uma vez por semana - Que tal? kkkkk

    Seria simplesmente sensacional, imagine você que nossa dieta seria DEZ, e a dos outros também, e com muito menos trabalho!!!!

    O problema é que ninguém iria parar de pé, então, ninguém topou...

    Sua mudança funcionou divinamente bem, dá trabalho, mas vale mesmo à pena trocar tantas calorias por um pouco mais de saúde não é mesmo?

    Esses quilos adicionais que você quer eliminar vão embora rapidinho com essa mudança no cardápio, você só precisa saber que esse controle é para sempre, mesmo depois de eliminar o que você quer, vai precisar se controlar e se quiser, poderá abusar, mas só de vez em quando e monitorando o peso na balança para não se distrair, porque no nosso caso, ganhar peso é super fácil, enquanto eliminar é um verdadeiro martírio.

    ResponderExcluir
  9. Cecinha

    Edamoa
    Lembra que comentei com voce que tenho só um filho e bem gordinho,não suporta verdura, legumes, até feijão enjoou, afinal, não gosta de nada que é saudavel, isso preocupada bastante, tanto eu como a tia, que é uma segunda mãe, ontem ele passou mal no colegio, ficou gelado com falta de ar, minha irmã o levou ao médico que diagnosticou tensão nervosa,ansiedade... não viu nenhum mal aparente.
    Eu e minha irmã convesamos hoje de como é preciso mudar a alimentação dele e da dificuldade de manter uma disciplina alimentar, pois disse que enjoou minha comida, ca pra nos sou muito trivial, quase nunca inovo, agora me vejo na necessidade de fazer um curso de culinaria ou comprar livros de receitas, porque vejo que a saúde dele estar sendo super prejudicada.

    ResponderExcluir
  10. Cecinha,

    Lembro sim, é importante você tentar corrigir esse problema o mais rápido possível, pois as crianças dependem de uma alimentação básica mínima para se desenvolverem.

    Mas sei que é muito difícil, mas o pior é que eles precisam muito mais do trivial mesmo, é arroz, feijão, uma saladinha e carne.

    Recentemente ouvi uma nutricionista falando na TV que não existe refeição mais rica do que o nosso santo arroz com feijão, ela dizia que é a combinação perfeita em termos nutricionais.

    Aqui em casa eu tenho um garoto que também é um problema para se alimentar, até uns 7 anos ele não comia feijão nem carne nenhuma, só aceitava nuguets, salsicha, hambúrguer, batata frita e arroz, de lá para cá, já tenho conseguido incluir clara de ovo cozido, todas as carnes, menos peixe e o feijão, praticamente como remédio, mas vou ser sincera, no começo, ele comia com um chinelo do lado do prato. É um verdadeiro absurdo, mas só consegui fazê-lo aceitar outros alimentos assim, e isso foi desde a papinha, ele não comia a papinha quando eu colocava feijão ou carne, portanto não se tratava de uma “frescura” de criança mal criada, era uma rejeição que vinha talvez desde quando ainda estava na minha barriga.

    Hoje ele, que tem 10 anos, já come um pouco melhor, mas legumes e salada nem pensar.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Edamoa... aqui é Mariana / Maricotinha (no blog).
    Queria muito te agradecer pelos comentários no meu blog... sei que vc quase não tem tempo e mesmo assim foi lá... foi mto carinhosa!!!
    Queria saber como vc divulgou seu blog pq to com medo de desanimar ao não ter visitas /comentários...
    E, por fim, mas não menos importante, queria te falar pra perseverar no exercício, mas tb não se sentir culpada se vc estiver deixando de fazer por dor... nesse caso, poderia ser pior, agravar a situação.
    Abs,

    ResponderExcluir
  12. Oi Mariana!

    Na verdade eu não consegui fazer divulgação do blog, o que tenho percebido é que algumas leitoras e seguidoras, que talvez também tenham esse espírito de "colaborar com o resto do mundo", às vezes fazem algum comentário sobre meu blog por aí, em outros blogs, em notícias relacionadas ao assunto, e eu acabei ficando um pouquinho "famosa", mas confesso que é muita responsabilidade, pois quando percebemos que tem tanta gente confiando tanto na gente ficamos um pouco assustados.

    Até pensei em fazer algum tipo de divulgação, mas como é um blog para LER e LER e LER, e acho que poucas pessoas se interessam em ler tanto, e também não há qualquer interesse financeiro, achei melhor deixar como está, seguindo um curso natural, sem cobranças, sem exigências, um compromisso muito pessoal, e quem está seguindo consegue realmente entender cada situação e cada momento.

    Quanto aos exercícios, eu vou sim me manter firme, acho que consigo manter o ritmo de no mínimo 3 vezes por semana, conseguindo 4 ou 5 em algumas, mas minha meta é não baixar de 3 vezes por semana.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.