terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Discriminação?

Nós aqui preocupados com a discriminação em relação ao sobre peso, com professoras aprovadas em concursos públicos precisando entrar com ação na justiça para assumir os cargos e enquanto isso, lá na Europa, mas precisamente na França, estão fazendo um estudo sobre alternativas para considerar o IMC dos jovens no “chamado” vestibular de lá.

Ou seja, pretendem somar pontos adicionais aos candidatos que estiverem com seu peso corporal dentro dos padrões ditos como “normais” ou "adequados".

Ouvi essa notícia na última quinta-feira no rádio, e ela complementava a constatação de que Portugal é o vice campeão europeu em obesidade infantil, sendo o primeiro lugar da Itália.

Parece que O MUNDO está incomodado com os obesos, mas o incômodo parece estar crescendo no lugar errado, pois antes de se preocupar com o obeso é necessário se preocupar com os produtos ou com as situações que geram a obesidade.

Estresse;
Falta de Lazer;
Excesso de trabalho;
Pouco salário;
Claro! Má Alimentação também. Mas será que todas as pessoas comem mal porque querem?

A questão infantil é muito complicada, mas chega um momento que é impossível fazer a criança substituir a coxinha da cantina da escola, pela alface...


Já saí do índice considerado para obesidade, mas me irrita ler ou ouvir notícias dessa natureza, e penso que está faltando uma Sociedade Protetora dos Obesos, será que existe?


Ontem mesmo vi uma capa de revista Vogue Brasil, onde três modelos aparecem juntas, uma delas tem o braço tão magro que a circunferência do pulso é igual a do braço ( parte onde se situa o bíceps e tríceps). A coitada tinha o perfil na largura de uma tábua praticamente tinha a mesma largura dos braços no perfil. Dá Licença!!!!! 


Se perseguirem os obesos, devem perseguir também quem está muito abaixo do peso, principalmente se for por opção (leia-se estética-vaidade), nenhuma das duas situações é saudável. E problema por problema, ambos os casos desencadeiam doenças que encarecem o sistema de saúde, eu pergunto: 


Por que só a obesidade incomoda tanto?

10 comentários:

  1. Olá Edamoa
    é verdade que a pessoa obesa é vítima de inúmeros preconceitos e as autoridades nada fazem para mudar essa história,uma iniciativa que poderia ajudar era a implementação de médico nutricionistas nas unidades básicas de saúde que já ajudaria a orientar as populações que dependem do serviço público de saúde sobre alimentação. Antigamente lembro-me que os pobres eram as pessoas magras e desnutridas e, como a aquisição financeira melhorou em nosso país, hoje os mais humildes são os mais obesos, porque embora as finanças tenham melhorados não fomos educados a consumir alimentos de qualidade. Lembrei-me de uma amiga que ao visita-la me ofereceu um biscoito integral e me disse: "coma que este não tem gosto ruim não." Tudo que é saudável é taxado pela nossa cultura de ruim ou sem sabor. Precisamos mudar hábitos.

    ResponderExcluir
  2. simplesmente sem comentário....é lamentavel...

    ResponderExcluir
  3. É Jô,

    Antigamente, as pessoas pobres comiam o que tinham no quintal, geralmente tinham uma hortinha, criavam galinhas e porcos e se alimentavam melhor, mas também não viviam na correria do mundo moderno que vivemos hoje.

    O consumismo desenfreado nos empurra cada vez mais para péssimos hábitos alimentares, pois se trabalha muito para simplesmente poder comprar, comprar, comprar, ter, ter, ter, e isso nunca tem fim.

    Mas que as coisas light e diet geralmente não são tão gostosas ah, não são mesmo. Eu comparei recentemente um picolé super famoso, que não contém mais gordura trans, e infelizmente não é mais tão gostoso, ficou bem “sem graça”. Embora muita coisa tenha melhorado nesse mercado do “saudável”, o sabor nunca consegue se igualar.

    Além de tudo isso, ainda devemos considerar que o produto “engordativo” é sempre muito MAIS BARATO que o saudável. Integrais são mais caros, light é mais caro, diet é caríssimo, orgânico então...

    Mas não adianta fazer cara feia ou torcer o nariz, temos que mudar os hábitos, e como eu cito lá no post de 3 de Fevereiro de 2011 (http://emagrecendo365dias.blogspot.com/2011/02/comecando-errado.html), nós não precisamos de açúcar quando nascemos e só passamos a consumir isso porque algum adulto nos oferece, ai acostumamos e depois ficamos torcendo o nariz para alimentos mais saudáveis...

    ResponderExcluir
  4. Cecinha

    Edamoa

    Estou de ferias, passei aki na empresa para organizar umas documentações e entrei na net, pois precisava dar um Oiiii, meu projeto caminhada ainda continua em "projeto" rsrsrsr diante de tudo engordei 1,300kg porém estou consciente dos deslizes e me policiando essa semana, vamos ver se detono algumas graminhas antes de terminar as ferias. Boa semana

    ResponderExcluir
  5. Olá Cecinha!

    Que negócio é esse de sair de férias e passar no trabalho para organizar papéis???

    Férias são sagradas! Ou deveriam ser.

    Descanse, e Dieta se der faça, se não, quando voltar você se recompõe.

    ResponderExcluir
  6. Oi Edamooa!
    Adoreii o seu post de hj, mais uma vez fazendo a gente PENSAR sobre nos mesmos, sobre nossa sociedade consumista!
    Concordo com vc, que o problema...o grande problema...não é o obeso em si, mas oq faz pessoas como em nenhuma outra época, serem tão excessivas! Nos pareci que o problema esta somente no consumo de comida...MAS O EXCESSO, está em ter mais um celular, mais um carro, mais um sapato, mais um namorado, mais uma Droga (pq a comparação é digna, é um vicio, maquiando a verdadeira angustia)...e assim vamos nos enchendo de coisas, mesmo não tendo mais lugar, sempre querendo o melhor, o perfeito...e o querer nunca acaba! Na mesma rapidez com que obtemos algo ou alguem, descartamos...e assim vemos todo mundo reclamando que mesmo possuindo bens materiais não está feliz, que ja namorou tantos e ainda não achou a pessoa "certa"! Nossa sociedade escolheu com objeto de felicidade a quantidade e não a qualidade! E assim vamos acabando com os recursos de nosso planeta, e destruindo as nossas relações possiveis! Se pode haver mudança, pareci pequeno...mas pra mim a mudança começa a partir de cada um de nós, que escolheu ter uma nova postura, um novo hábito, que vai além de uma reeducação alimentar, mas uma reeducação humana. Transformando velhos padrões de vida, inventando novas formas de viver, cuidando de si, dos outros e do planeta!
    Acredito que tem mtas pessoas tentando ser mais gentis consigo e com os outros, e percebendo que não é que não podemos TER, mas que o SER seja mais importante!

    Abraçoos Edamooa!
    Tais Francielle

    PS: Depois de algum tempo meio triste, desde aquela ultima vez q comentei aki sobre problemas das quais estava passando (Graças a Deus, tudo passsa,PASSOU kkkk)... voltei a minha disciplina alimentar, e estou otima, não recuperei nenhum quilo, continuo no 77, desejando e me empenhando para chegar aos 74 quilos...kkkk...eu preciso chegar a estes 74 quiloos...vou me dar um presentãoo! Ahhh eu mereçooo, todas nós mereçemoos chegar a nossa meta nee...
    Beijoo para todas!

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Tais!

    Não poderia ser mais perfeita na complementação do texto.

    Eu ainda tenho esperança de que o mundo possa sim melhorar, que as poucas pessoas que se mobilizam nesse sentido consigam fazer a diferença e possamos reverter esse quadro apocalíptico que vem sendo desenhado, porque se tudo acabar, não vai adiantar ter carro importado, sapatos de grife, celular de última geração, ou ter 100 milhões de seguidores no twitter.

    Precisamos voltar a valorizar o que realmente tem valor, tem muita gente faturando alto com a ingenuidade das pessoas e o pior, não devolvem absolutamente nada para a sociedade, só retiram, são verdadeiros parasitas.

    Enquanto alguns correm para comprar uma bolsa ou os óculos daquela celebridade, ela está levando todo seu lucro para gastar fora do país, e nem paga por muito do que consome aqui dentro, pois geralmente entra nos eventos como VIP, ganha os produtos que anuncia e outros que às vezes nem usa, ou seja, nem gera renda dentro do país onde ganha sua fortuna.

    Mas as pessoas estão ficando espertas...

    ResponderExcluir
  8. Olá, encontrei o blog por acaso e achei muito inteligente.
    Quanto ao assunto sobre obesidade é realmente muito dúbio, mas fazer dieta ou se alimentar bem é caro, muito caro, vivo em constantes dietas e sempre opto em fazer a dos pontos, pois consigo trabalhar com o que tem na dispensa e geladeira, mas mesmo assim é dificil. Fácil é vc fazer um bom prato de arroz com feijão no almoço, colocar um bife e algumas batatas cozidas e come-lo vorazmente(já que o café da manhã não foi tomado) e esta refeição deve durar até o jantar(já que café da tarde fica caro). A realidade de milhões de brasileiros é esta. Duas refeições diárias e bem cheia de "sustancia" pois ingerir frutas, pães e queijos fica realmente um absurdo e uma família que luta para se manter dificilmente tem condições de manter uma dieta "saudável". Muita gente não tem bons hábitos por que quer e sim por causa das condições. Além do mais nossa cultura ja vem assim à um bom tempo desde a nossa mãe que socava comida na gente "por que está anêmico" ou "ta magrinho" criamos hábitos alimentares confusos, nosso paladar ja foi alterado, por isso que dieta é sacrificante, conhecemos o sabor das coisas agora temos que nos readaptar ao diet e light. Minha frase é essa "Tudo que eu gosto é imoral, é ilegal e engorda". Mas é assim, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  9. Olá Anônimo (a) acima, seja bem vindo (a)!

    Essa sua frase eu já utilizei no “post” Celebridades Engordam? (http://emagrecendo365dias.blogspot.com/2011/01/celebridades-engordam.html) de 07 de Janeiro de 2011. É uma grande verdade aprendemos a gostar de tudo o que é proibido e agora precisamos reaprender a gostar das coisas saudáveis, e além de tudo isso dentro do nosso orçamento, sempre tão apertado.

    Com relação à época em que éramos crianças, posso me lembrar claramente da mania que as mães tinham de dar vitaminas em comprimidos ou líquidos para os filhos, elas tinham tanto medo de que os filhos não crescessem saudáveis que achavam que remédio em forma de vitamina iria garantir. Então recentemente descobri que essas vitaminas costumam fazer efeito muitos anos depois, gerando alguns distúrbios que levam ao aumento drástico do peso na fase adulta, conheço pessoas que nunca tomaram as chamadas vitaminas e tem um perfeito controle do peso, e aquelas que tomaram muitas dessas vitaminas têm muitos problemas com a balança.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.