terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Vigorexia

Eu nunca tinha ouvido falar desse distúrbio, mas chamou minha atenção recentemente, quando escutei o termo numa reportagem na TV.

Caracteriza-se pelo culto exagerado e compulsivo à atividade física.

Tudo bem que eu sou uma pessoa um tanto quanto arredia à atividade física, mesmo tentando muitas e muitas vezes eu não permaneço freqüente, e acaba me faltando muita disciplina.

Acontece que eu realmente não gosto de ginástica e tenho alguns motivos para não gostar, começando pela forma com a atividade física é imposta na escola, inclusive já tratei desse tema, em 31/Março/2011, no post "Atividade Física na Escola"(http://emagrecendo365dias.blogspot.com/2011/03/atividade-fisica-na-escola.html).

Entretanto, quando parei para pensar em Vigorexia, me ocorreu que enquanto eu detesto atividade física, existem muitas pessoas que adoram por mim e por muitas outras pessoas, ou seja,  praticam atividade física de uma forma exagerada.

A questão parece ser um pouco séria, pois esse distúrbio está associado a uma patologia desencadeada por um sistema onde o culto a imagem acaba se equiparando a uma “religião”.

Alguns autores associam a “doença” ao Transtorno Dismórfico Corporal, quando a pessoa não consegue enxergar sua real forma, tendo sempre a impressão ao se olhar no espelho, de que ainda não está em forma, ou que mesmo magro, continua se vendo gordo.

Seria ainda esse Transtorno Dismórfico responsável pela Anorexia, Bulimia e agora pela Vigorexia.

Continuo procurando minha vocação para a atividade física, e após concluir meu check-up, estando tudo ok, volto a procurar, mas com certeza apenas o suficiente para me trazer bem estar físico e mental.

13 comentários:

  1. Bom dia,

    Não gosto de atividade física, mais isso é de agora, pois joguei Handebal durante uns 5 anos na adolescência, amava de paixão até participava de competições aqui do interior de Minas, mas acho com o passar dos tempos fui ficando com o corpo duro e por causa da minha altura e peso, parece que não sei nem correr, uma amiga me chama pra correr no campão, eu penso só si colocarem um pitbull pra correr atrás de mim...Abraço

    ResponderExcluir
  2. É Eusiane,

    Sabemos o quanto é importante, mas parece que no meu caso meu cérebro realmente insiste em ignorar essa importância.

    Tenho ainda um recadinho, que acabei de deixar para você para você nos comentários da "Competição 200112".

    ResponderExcluir
  3. Eu, adoro o que me atrapalha é a preguiça mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Flor,

    A questão é que PREGUIÇA, embora não seja saudável, é muito comum e quase natural, enquanto o fanatismo por ginástica já não é tão comum, e talvez faça mais mal do que o sedentarismo.

    A vida do ser humano vem sofrendo influencia do meio em que vive e cada vez mais precisamos nos adaptar ao trânsito, à poluição, à alimentação inadequada, e me arrisco a afirmar que até à falta de atividade física, pois muita gente trabalha tanto que não consegue ter nem lazer, que dirá, energia para praticar atividade física.

    Não é o meu caso, e sabemos que essa desculpa é usada por muita gente, mas é FATO, que as empresas, cada vez mais vêm exigindo dos seus funcionários que têm hora para entrar, mas nunca têm hora para sair do trabalho, e se considerarmos ainda as mulheres ou mesmo homens que tem dupla ou até tripla jornada de trabalho, cuidando de casa, fazer compras, administrar todas as demais atividades que temos já é uma bela de uma ginástica, pois muitas vezes até contorcionismo precisamos fazer.

    E algumas empresas ainda iludem até o ministério do trabalho com aquela Ginástica Laboral, feita no ambiente de trabalho, para parecer que se preocupa com a saúdo do indivíduo, mas todos nós sabemos que se aquele cair, logo encontrarão outro para substituí-lo.

    Então, acredito que ou nós humanos sofreremos MUTAÇÕES para nos adequar a tudo isso, ou vamos morrer cada vez mais cedo, coisa que acontecia no passado por não existir tratamentos para várias doenças, e que pode retornar por não encontrarmos mais qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  5. Como eu sempre digo: todo excesso é ruim! Precisamos encontrar equilibrio em tudo o que fazemos.

    Paula

    ResponderExcluir
  6. até amor em excesso é ruim...heheheheheh

    ResponderExcluir
  7. Oi Eda,
    Engraçado neh, meu irmão acabou de chegar da academia falando de um amigo com vigorexia... cada louco com sua mania neh!!!
    Bom, tenho um jantar de formatura hj e de lá vou direto pra praia, entaum vou passar meu resultado denovo com menos um dia -0,300gr.
    Sei que é pouco, continuo mantendo o foco durante a semana, mas final de semana as festas ainda estão rolando e a praia todo fim de semana é uma verdadeira tentação. Força de voltade naum me deixeeeeee, hahuauhauh. Bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Kazinha,

    Recebi seu resultado, mas vou voltar a fazer suspense e só divulgar juntamente com a tabela no Domingo.

    ResponderExcluir
  9. OIEEE EDOMA, ESTOU DESDE O DIA 02/01/2012 LENDO O SEU BLOG. LI TODOS OS POSTS E MUITOS COMENTÁRIOS. ESSE ANO DECIDI EMAGRECER SEM REMÉDIOS. TENHO 27 ANOS, 1,64 E 89,100. MORRO DE VERGONHA DO MEU PESO, PARA SE TER IDEIA NEM MEU MARIDO SABE, POIS ATÉ MEUS 20 ANOS PESAVA 54KG, E NÃOA CEITO COMO CHEGUEI A TUDO ISSO. MEU PROPOSITO NÃO É CHEGAR ATÉ ESSE PESO, MAS VOLTAR A USAR UMA CALÇA 40, ULTIMAMENTE UTILIZO A 44 (NINGUEM MERECEEEE). DEPOIS QUE COMECEI A LER SEU BLOG, COMECEI A ME REEDUCAR E ESTOU FAZENDO JUMP, QUE É MUITO BOM E COM ISSO PERDI 800 GR EM 07 DIAS.
    QUERO TE PARABENIZAR PELO BLOG E PELA SUA FORÇA DE VONTADE, SEU BLOG É MUITO MOTIVADOR. TAMBÉM QUERO PARTICIPAR DA BRINCADEIRA SÉRIA O MEU DIA DE PESAR É AMANHÃ. TO ATÉ COM MEDO.
    BEIJUS
    LICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lica, seja bem vinda!

      Nossa! Você conseguiu ler tudo? Que legal! Acho mesmo que muita coisa lá pode te estimular e motivar.

      Então deve ter lido que eu também não falava meu peso para ninguém, nem meu marido, como você.

      E também no começo do blog não tive coragem de colocar o peso inicial.

      Mas posso te afirmar hoje, que esse é um grande obstáculo que TEMOS que transpor, enquanto não aceitarmos de verdade que não estamos bem, e parar de fingir que não estamos "gordinhas", não vamos evoluir na dieta.

      Eu só fui evoluir de verdade quando ACEITEI que estava mesmo com 85,5 Kg e que PRECISAVA me livrar de pelo menos 15 quilos.

      Quando escondemos, fica a falsa impressão de que não é tudo isso, que é pouco, nós acabamos enganando a nós mesmos.

      Sua idade colabora bastante para a dieta, como já deve ter lido em outros textos meus, até os 30 anos TUDO é muito mais fácil.

      Primeira coisa: Estipule uma META QUE VOCÊ CONSIGA ATINGIR, não tente se colocar um objetivo muito difícil, pois geralmente isso nos faz desistir.

      Tente seguir algumas dicas que eu cito no Resumo, que para mim foram FUNDAMENTAIS. Não precisa seguir tudo, nem tudo igual, se conseguir adequar algumas daquelas dicas, as demais acabam acontecendo naturalmente.

      Mas LEMBRE-SE, e NUNCA SE ESQUEÇA DA MAIS IMPORTANTE RECOMENTAÇÃO:

      VOCÊ PRECISA REALMENTE QUERER EMAGRECER, MAIS DO QUE QUALQUER COISA, mais do que aquele doce irresistível, ou aquela lasanha maravilhosa, o seu QUERER precisa superar todo e qualquer obstáculo.

      Acredite em você, tenha muita força e determinação, pois realmente não é fácil, e se fosse fácil não existiriam tantas pessoas buscando MILAGRES por aí.

      Excluir
    2. Ah, e quanto à nossa brincadeira, basta se pesar semanalmente e enviar seu resultado até o sábado em qualquer comentário aqui no blog.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.