terça-feira, 17 de abril de 2012

Pensando Magro


Hoje vou estar bem ocupada.

Estou preparando tudo isso aí da foto.

Faz um bom tempo que não faço meu tão “mágico” SOPÃO, andei fazendo legumes, mas sempre separados, o sopão propriamente dito deve fazer uns 6 meses que não faço, e coincidentemente é esse o tempo que estou estacionada.

Tenho comido o que tem sem me preocupar quase nada e muitas vezes as combinações que acabo fazendo não propiciam nenhum resultado no emagrecimento, embora tenha controlado muito bem o peso e mantido sem recuperações concretas.

Mas dá trabalho né? Escolher tudo isso, lavar, descascar, cortar, temperar, cozinhar UFAAAAA como cansa...

Então fica aí a idéia para quem tiver DISPOSIÇÃO, pois precisa mesmo uma grande disposição para se ficar horas preparando tudo isso.


Só para terem uma ideia, escrevi e publiquei esse texto às 10 da manhã - Já são 17 horas e não terminei de cozinhar tudo.... É certo que parei diversas vezes para fazer outras coisas, mas é sempre assim, por ser demorado nunca consigo fazer de uma vez, tenho que fracionar a tarefa e passo literalmente o dia preparando a sopa, por isso a preguiça. Tenho mais preguiça de fazer essa sopa do que fazer ginástica.

12 comentários:

  1. cintia
    gente eu adoro sopa nunca tenho priguiça de vazer mas cada vez que como eu engordo 1k mesmo sem colocar gordura nenhuma e que na sopa nao consigo me controlar, como sempre duas cambuquinhas que da aproximandamente 3 pratos,esse realmente é o meu vicio.

    ResponderExcluir
  2. Cintia,

    Com essa minha sopa não dá para engordar não. Ela não tem NADA de amido, não vai cenoura, nem batata, nem nada que chegue perto de açúcar ou amido, que na verdade se transforma em açúcar.

    Com essa sopa eu sempre consegui eliminar bastante peso, pode até ser que agora não consiga um resultado tão bom, pois o fato de estar muito próxima do ideal realmente dificulta, mas dessa sopa eu posso comer quanto conseguir de verdade, só não posso ter aqueles acompanhamentos que sempre são maravilhosos como pães, torradas, patês. É só a sopa mesmo, por isso nem dá para tomar por muito tempo pois acaba sendo enjoativa.

    Eu costumo substituir o jantar. Como o jantar precisa ocontecer até as 18 horas, na hora de dormir dá uma fome horrorosa, então é preciso ter um lanche bem leve para conseguir dormir (um iogurte, uma porção de nozes ou castanha do Pará) e mesmo assim, às vezes acordo querendo comer os travesseiros, mas que funciona, funciona.

    Por isso precisa ser dosada, e não se deve exagerar, mas foi fundamental no início do ano passado para minha meta do ano.

    ResponderExcluir
  3. Oi,preciso urgente dessa sopa!Me pesei hoje e estou desolada....111,5kg!!!Abraço.(Mary Jhoe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary,

      Sabe o que é isso?

      É reflexo de não ter se pesado por 2 semanas seguidas, infelizmente isso colabora DEMAIS para que agente fique mais relaxada.

      Só estou afirmando isso porque eu tenho essa experiência e falo com conhecimento de causa.

      Para você ter uma ideia, geralmente eu vou para praia no final de semana e para não ficar levando tanta coisa, acabo deixando a balança, fico totalmente sem noção e lógico volto com pelo menos 1 quilo a mais.

      Agora imagine esse efeito por duas semanas consecutivas.

      Então eu até registrei seu aumento, mas lembre-se que ele ocorreu em 3 semanas, não foi somente numa semana e com um bom controle você elimina novamente. FOCO para todas nós.

      Excluir
    2. Valeu pelo lembrete!Vc é muito objetiva e gosto disso!

      Excluir
  4. Oi meninas, bom não sei bem certo de que sopa vc esta falando, mas eu tb ja investi em uma sopa ai uma época atrás e realmente deu resultado....
    Ai Eda...acho q preciso de um conselheiro...
    A gastrite ta melhorando...mas o nervoso não...Então estou voltando a entrar naquela fase em que o estomago não doi e para descontar o desagrado do mundo eu desconto na comida e tenho vontade de "engolir" (pq ñ é fome), qualquer coisa o tempo tdo...e nem vem na mente o cuidado que preciso ter com a alimentação...Preciso relaxar, descontrair...Preciso de dicas...Estou numa fase bem dificil...HELP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine,

      Essa sopa não tem nada de especial, eu só vou juntando tudo que encontro no mercado (legumes e verduras que não contenham amido) cozinho tudo e como batida ou aos pedaços, é muito boa para desintoxicar o organismo e ajuda bastante na perda de peso.

      Quanto ao conselho, eu realmente não sei o que posso te dizer, pois antes de qualquer conselho precisamos nos colocar no lugar do aconselhado e entender muito o "problema", mas talvez ajude se você não comprar itens que embora saborosos só servem para engordar, o fato de não ter à sua disposição ajuda a não consumir.

      Quando fico com muita vontade de doce eu como umas 3 ou 4 ameixas seca, figo seco, damasco seco, que até tem muito açúcar, mas ajuda a enganar sem ser um item tão negativo para a dieta.

      Então para as crises eu costumo ter frutas secas e sementes e oleaginosas como noz, castanhas de todos os tipos, avelã, isso me ajudou bastante no ano passado pois eu realmente cortei TUDO que engordava e supri com esse tipo de alimento.

      Porque prefiro as frutas secas, porque duram mais, podem ser guardadas por mais tempo e numa emergência sabemos que as temos, não temos que sair para comprar porque fomos pegar a última fruta e estava estragada na fruteira. O segundo motivo é que eu não me dou muito com frutas naturais, elas acabam desencadeando mais fome principalmente quando consumidas nos intervalos das refeições.

      Quando sentir "vontade de comer" que não é fome, beba água, muitas vezes o corpo pede comida, mas na verdade o que está precisando é água, se for o caso pode tomar um desses sucos light, mas invista no líquido antes dos sólidos.

      Ainda engano bem a "fome falsa" com iogurte, mas costumo comer apenas meio pote de cada vez, nunca como um pote inteiro, isso faz com que aos poucos o organismo se acostume com pequenas quantidades e o cérebro passe a aceitar essa redução sem nos punir com aquela fome psicológica.

      Não tenho experiência específica na questão psicológica, por isso procuro driblar tudo isso com estratégias mesmo.

      Talvez se alguma leitora ou seguidora tiver mais dicas certamente vai te deixar aqui também.

      Só tente mentalizar sua condição física, pense que muita coisa que como acaba fazendo muito mal ao seu estômago e realmente não vale à pena, nem é para emagrecer, mas para ficar bem, pois depender o tempo todo de remédios para o estômago é um sofrimento, também já passei por isso.

      Excluir
    2. Elaine, sei bem do que vc está falando...
      A ansiedade, o nervosismo, as angústias do cotidiano atrapalham muito nosso processo de emagrecimento. Quando não estamos bem conosco, com aqueles que nos rodeiam, com a vida como um todo, a comida mostra-se um caminho bastante sedutor para tentar "aliviar" as durezas e dificuldades. E estou me referindo a problemas de toda ordem: autoestima, trabalho, dinheiro, família, relacionamentos, entre outros.
      Uma coisa que me ajudou bastante a "segurar" a onda no mês de março foi um batizado, no qual eu seria a madrinha. Tive esse objetivo e no período de 1 mês não bebi refrigerante (uma das minhas paixões) e reduzi os carboidratos.
      Minha preocupação era não encontrar uma roupa bonita que me servisse. Nos batizados, além do batizado, a madrinha é a grande protagonista e é muito cumprimentada, fotografada, filmada, etc. Não queria fazer feio, então essa META me ajudou bastante.
      Essa semana, após o batizado, tem sido péssima. Tenho perdido o controle todos os dias e percebi que a falta de uma META tem me prejudicado. Assim sendo, vou arranjar uma outra META, na qual possa me agarrar e justificar pra mim mesma o porquê de não consumir um monte de coisas. Beijos e ânimo pra você!

      Excluir
  5. Olá Cris e Edamoa!Mto obrigada pela atenção de vocês. É muito bom interagir desta forma!Então menina, estou num momento em que absolutamente tudo está complicado, estou sem fuga sabe, em casa não ta bom então chego louca p dormir e acordar logo pra sair de la e tentar esquecer aquilo e vir para o trabalho onde não tenho suportado pisar então ja chego com vontade de sair correndo e qdo saío é pra ir direto pra minha aula e ai quem mora em Sp sabe bem o inferno que é depender de onibus e metro as 6 da tarde, e minha rotina esta assim bem dura e eu ja não suporto mais... Qto a sua dica de nem comprar as coisas é mto dificil edamoa pq como eu não fico na minha casa me alimento na rua e ando pra la e pra ca então tenho com mta facilidade tdas as porcarias do mundo para serem adquiridas é só eu olhar para o lado, e esse negócio de descontar na comida é uma coisa Anormal, vc simplesmente precisa daquilo e não pensa em mais nada na hora...Ta difícil raciocinar e pensar em comer certo dessa forma...na hora q a lógica bate busco o melhor de mim, mas não sei se tem sido suficiente....
    Estou fazendo o que posso, mais esta difícil, preciso de força e achar uma maneira de me tranquilizar antes q meu estomago não aguente mais esse altos e baixos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Elaine,

      O pior é que as coisas calóricas e além de tudo GOSTOSAS, estão por todo lado.

      No comecinho do blog eu brinco, perguntando porque será que não é o alface que engorda, porque o que engorda pode ser tão saboroso?

      "Será que tudo que eu gosto é ilegal é imoral ou ENGORDA?"

      Primeiro você vai mesmo precisar encontrar um equilíbrio para ficar mais tranquila, é preciso encontrar e definir o que mais tem feito mal a você nesse aspecto e dar uma SOLUÇÃO. Precisa encontrar o que mais está incomodando e resolver.

      É como um sapato apertado, se ele está machucando o pé, é melhor andar descalço...

      Força, muita força!

      Excluir
  6. CONHECI O BLOG ESTÁ SEMANA E ADOREI, COMO FAÇO PARA PARTICIPAR?
    MEYRI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meyri seja bem vinda!

      (Estou copiando a mesma resposta que dei para outra leitora hoje, pois são sobre o mesmo tema - nossa "Competição".)

      Eu costumava informar como participar, mas antes preciso esclarecer alguns pontos.

      O principal é você precisa mesmo QUERER emagrecer, independentemente de estar ou não na nossa "Brincadeira Séria", pois tem gente que entra e acaba ficando mais desanimada, se sente pressionada, e não é esse o objetivo da "Competição".

      Ela deve servir para MOTIVAR e ESTIMULAR para que em nosso dia a dia nosso controle seja cada vez maior, mas em hipótese alguma deve trazer sofrimento. Se isso acontecer é melhor desistir da competição.

      Esclareço que podemos recuperar peso num período curto, e que não é motivo para desistência, mas apenas para aumentar o alerta e o controle, pois ao eliminarmos, ou aumentarmos alguma coisa numa semana, não significa necessariamente que emagrecemos ou engordamos, o resultado precisa se consolidar num período maior para se configurar em emagrecimento ou recuperação, portanto, não fique apavorada quando seu resultado não for uma eliminação.

      E lembre-se que você está competindo com você mesma, são seus resultados semanais que precisam ser superados, não o das colegas de LUTA, se sua superação for a maior da semana você leva a medalha, mas seu foco não é a medalha mas sua evolução.

      Para participar basta acompanhar seu peso semanalmente e deixar o resultado de quanto eliminou ou recuperou no período, em um comentário em qualquer post aqui no blog, eu fecho os dados todos os domingos, então seria interessante que deixasse seu resultado até o sábado de cada semana.

      Nesse momento eu estou em férias, e solicitei para todas as participantes que deixem seus resultados ou registrem em me passem todos de uma só vez, pois não sei se vou conseguir fazer as atualizações regradamente como sempre faço, se você decidir participar, pode deixar os resultados toda semana aqui ou guardá-los e me passar na volta que pretendo fazer uma planilha do mês inteiro.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.