quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dica Italiana

Resolvi publicar um comentário recebido da Luisa, uma leitora lá da Itália, que traduz com muita propriedade o que realmente significa fazer ESCOLHAS na hora de se alimentar.

Ela conseguiu traduzir na PRÁTICA os relatos que faço na TEORIA, quando menciono o quanto é importante optarmos por alimentos mais saudáveis e quantidades adequadas.

Ela até chegou a pensar que escreveu demais, mas tenho certeza que assim como eu, nossos leitores não vão concordar e vão pedir mais dicas como essas.

Percebam como ela foi feliz em toda sua narrativa.

............
Oi Edamoa

Parabéns pelo blog, é delicioso e não engorda!

Quando vim morar na Itália, logo nos primeiros 2 meses engordei 7kg e me desesperei! Nesse ritmo onde eu iria parar?

Por causa desse desespero comecei a observar os hábitos das italianas para tentar entender como elas conseguem ser as segundas mais magras da Europa (perdem só para as suíças no calculo do IMC, segundo uma pesquisa), com toda a oferta de massas, pizzas, queijos e vinhos que a culinária italiana oferece.

E é ai que entram as tais escolhas que você menciona.

Percebi que a relação que um italiano tem com a comida é muito diferente da relação que eu via, e estava acostumada no Brasil.

No Brasil, prevalece a quantidade, a abundancia: restaurante bom é rodízio onde se come a vontade por um preço fixo (e pra não perder dinheiro você enche a pança!), me lembro da minha avó descrevendo festa de casamento boa, em que matavam um boi para dar aos convidados.

Na Itália o que prevalece é a qualidade, os italianos levam ao pé da letra aquele ditado que diz que a gente é o que come. Então ao invés de gastar 5 euros numa potão de sorvete ruim de supermercado, um italiano prefere, gastando os mesmos 5 euros, consumir uma bolinha pequena do sorvete da melhor sorveteria artesanal da cidade.

E na casa dos italianos que conheço não existem potinhos com restos na geladeira. Cozinha-se a quantidade certa que se vai comer naquela refeição, assim, além de não sobrar nada, em todas as refeições a comida é fresca.

Cozinhando com mais freqüência, você acaba prestando mais atenção no que você come, pelo simples fato de ter que preparar uma coisa nova toda vez. (Eu também achava que não faria mais nada na vida se fosse cozinhar uma coisa nova a cada refeição, mas descobri que é mais fácil e mais rápido que imaginava)

Tentei me adaptar ao estilo italiano de ver a comida e comecei anotando tudo o que eu comia. Fiquei impressionada com a quantidade de porcaria que eu ingeria sem necessidade - O comer pelo comer.

Foi só eu prestar atenção na qualidade dos alimentos que eu comia, que naturalmente os enlatados e industrializados foram saindo do meu cardápio e dando vez aos alimentos frescos e da estação, normalmente menos calóricos e que saciam mais depressa.

Resultado: sem fazer dieta, continuando a comer massa, pizza, vinho e queijo, dos 7kg que ganhei, emagreci 5kg! A questão foi só entender que se eu tiver que engordar, que seja com algo que vale a pena!

Desculpa! Escrevi um livro... rsrs

Sucesso e parabéns pela tua dedicação e força de vontade!

Luisa

10 comentários:

  1. Oi Edamoa
    Lendo tudo isso que a Luiza escreveu, lembrei-me de minha mãe, já falecida. Era uma mulher muito alta e muito magra e também extremamente saudável. O que a levou de nós foi um aneurisma abdominal silencioso. Mas não é sobre a morte dela que eu quero falar e sim sobre como ela viveu.Ela ia a pé a feira , ao mercado ou ao sacolão todos os dias e comprava muitas verduras, legumes e frutas frescas para serem consumidas no dia e nunca para serem estocadas. Se ela comprava ou ganhava uma cocada, uma fatia de pudim ou uma trufa, comia durante 4 ou 5 dias, um pedacinho por vez. Pela manhã eram duas fatias de pão integral, margarina(quase sempre light), café com leite. Duas ou tres horas depois consumia uma ou dua frutas. No almoço, eram porções generosas de legumes e verduras, pequenas de carne e mínimas de arroz e feijão. Refrigerante, jamais, ela detestava. A tarde ela tomava seu "café da tarde": pão com queijo, café com leite. A noite, leite com linhaça, ou iogurte natural. E só. Não parava nunca, sempre se movimentando. Tinha o estilo de vida das pessoas de "antigamente" que , sem nem perceber, se exercitava sem precisar de academia. Faleceu aos 87 anos com 1,70 de altura e 55kg o mesmo peso que tinha aos 26 anos quando se casou. Estou me esforçando para seguir seu exemplo. Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Silmara!

    Que prazer poder ler relatos como esse seu!

    São histórias como essas que trarão a inspiração que tanto precisamos para ter realmente uma vida saudável.

    Concordo com você, muita coisa e muitos hábitos de antigamente, acabaram se perdendo pelo caminho, nesse nosso progresso que muitas vezes nos custa até a vida.

    Toda a sociedade tem hoje à sua disposição tanta tecnologia e por isso pais e mães precisam trabalhar cada vez mais para poder usufruir de toda essa tecnologia, e assim, inicia-se um ciclo vicioso com a correria, a falta de tempo, criação de filhos sendo terceirizada e a partir daí o custo social total acaba sendo quase que imensurável tamanho o prejuízo para toda a sociedade.

    Mas quando ouvimos, ou lemos relatos como o seu ou como o da Luisa, acabamos motivados a resgatar um pouco do passado, pois já não é mais possível seguir numa mesma direção, conscientes de que essa direção não é a mais adequada.

    Antes, seguíamos por desconhecer as conseqüências, hoje, já temos informações suficientes para concluir que precisamos mudar de rumo.

    Mais uma vez obrigada pela contribuição, que só vem enriquecer nosso debate.

    ResponderExcluir
  3. Que surpresa, Edamoa!
    Obrigada!
    Vou continuar a leitura do blog, ainda tem muito post antigo pra ler...
    Luisa

    ResponderExcluir
  4. Nada de mais Luisa!

    Apenas achei que o teor de seus comentários mereciam o devido destaque, pois como disse antes, ilustram muito bem o que eu apenas escrevo na teoria.

    ResponderExcluir
  5. maravilhosa esta dica adorei parabens pelas dicas e pelo blog eu vejo ele todo dia maravilhosoooooooooooo

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Magda!

    Mas são vocês que fazem com que a cada dia eu procure mais coisas interessantes para relatar aqui.

    A minha motivação vem da contribuição que cada leitor me oferece em retribuição com suas leituras, comentários, críticas e sugestões.

    ResponderExcluir
  7. Gosto do blog pois sempre aprendo...com o relato de Luisa lembrei do livro e agora filme "Comer, rezar e amar"; vale a pena assistir, pessoal.
    Lica

    ResponderExcluir
  8. Olá Lica! Seja bem vinda.

    Vou assistir a esse filme nesse final de semana.

    Obrigada pela Dica, e volte sempre.

    ResponderExcluir
  9. Olá, descobri seu blog recentemente e estou adorando, casei tem 6 meses e estou ficando muito acima do meu peso, por isso estou tentando mudar os meus hábitos alimentares.Queria ouvir algo sobre o CHA VERDE, se ja teve alguma experiencia com ele.

    Beijos e muita luz

    ResponderExcluir
  10. Olá anônima acima!

    Muito bem! É importante procurar sair dos maus hábitos tão logo perceba que está errando.

    A mudança nos hábitos é o melhor caminho.

    Se já leu o Resumo e conseguir aplicar pelo menos 50% daquelas dicas no seu dia a dia, já vai notar uma grande diferença.

    Quanto ao Chá Verde, pessoalmente não tenho boas experiências para relatar, pois para mim, acaba fazendo mais mal do que bem.

    Meu estômago, não aceita muito bem, me dá efeitos colaterais que não me animam nada, fico com muita azia e isso acaba me dando vontade de comer para passar aquela queimação.

    Também já li que de nada adianta se encher de chá seja lá qual for, e não cortar doces e frituras, dois grandes inimigos públicos das dietas.

    Portanto, tudo depende da reação de seu organismo, é uma questão de testar, sentir os efeitos e observar eventuais inconvenientes.

    Importante é lembrar que eles sozinhos não resolvem muita coisa.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.