sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Medicina e Contradições

Desculpe-me a classe médica, mas cada vez mais eu confio MENOS nos profissionais da saúde.

Quem “me conhece”, ou seja, que vem acompanhando o blog há algum tempo, já deve ter percebido isso, pois eu sempre tenho algum relato de uma experiência no mínimo duvidosa com médicos.

Como todos sabem, estou fazendo o check up e hoje, estou atrasada na postagem justamente porque fui fazer uns exames laboratoriais – Achei que estava doando sangue, tantas foram ampolas que retiraram.

Mas minha crítica não é essa, eu fiz um ultrasson da Tireóide que vem sendo acompanhada há pelo menos 4 anos, e depois do primeiro que acusou um pequeno nódulo, eu sempre levei o exame anterior para repetição.

Dessa vez, como num outro exame que decidi não levar o anterior, fizeram o ultrassom e CADÊ O NÓDULO? Simplesmente não existe nódulo algum, o médico examinou, olhou, olhou e disse que está TUDO SUPER NORMAL, inclusive o laudo afirma isso.

Lembro-me que no primeiro exame uma das médicas chegou a cogitar uma espécie de punção, mas depois descartou, afirmando que poderia monitorar mais um tempo.

Se fosse algo para cirurgia, teriam feito uma cirurgia, e talvez nem existisse nada.

Isso me deixa passada! Não é o primeiro exame que eu faço isso, tenho outros de outras regiões, que decidi fazer a mesma coisa e o “problema” visto inicialmente já não foi mais notado.

Como então podemos confiar nos laudos e diagnósticos de exames?

Entendo que o médico é humano e pode sim se enganar, mas tenho a impressão que é muito mais fácil continuar “enxergando” o erro anterior do que avaliar o paciente e a situação do momento.

Nota: Nesse caso me refiro especificamente ao médico responsável pela realização do exame, não o médico solicitante que fica no meio de uma situação que não depende dele, pois não pode contestar um laudo emitido por outro colega.

Se o exame anterior acusou alguma manchinha, ela vai ser vista pelo resto da vida, se o médico anterior viu qualquer coisa, ela vai ser vista eternamente. É uma espécie de AUTO-SUGESTÃO.

Por isso eu NUNCA EM HIPÓTESE ALGUMA, fico com uma única opinião, e na dúvida peço para refazer o exame.

O bom de tudo é que entre ontem e hoje, passei por mais dois médicos e mais uma vez, ambos se surpreenderam com minha redução de peso.

15 comentários:

  1. oi to comecando um blog e preciso de companheiras pra minha jornada que começa, estou seguindo seu blog e gostaria muito que vc seguise o meu pra me ajudar. bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?

    Semana passada acabei esquecendo de me pesar e mandar meu peso, me desculpe.

    Essa semana perdi 950 gramas.

    Obrigada, Beijos!

    Att, Karine Émille

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa tarde,

    meu peso da semana anterior foi 91,500 e o peso de hoje 91,000 redondinho...

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. eu tbem perdi a conta de quantas vezes isso me aconteceu. uma gineco dizendo q tinha ovário policistico e a outra que não. em quem acreditar? uns dizendo que minhas pintas eram apenas pintas e outras dizendo que era provável cancer de pele. é mto dificil mesmo...há de se procurar diversos especialistas e gastar um bom dinheiro até se saber qual é a real.

    edamoa mando meu peso dessa semana: -400g

    abraços, ana s;

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga,
    Posso chamar assim, né? Concordo em gênero, número e grau. Tenho várias histórias parecidas com a sua. Meu sentimento em relação à classe médica é o mesmo. Morro de rir das matérias da mídia sobre saúde(!?) e que terminam dizendo: consulte o médico de sua confiança! Qual,my God?!?!?! Não sei se vc conhece o livro do jornalista Michael Pollan - Em defesa da comida - Um manifesto. Vale a pena ler e entender como é construída toda a indústria da "saúde" e alimentação. Achar um médico de verdade hoje é ganhar na loteria. Nem muito grana tem livrado as pessoas de diagnósticos errados. Exemplo recente é da Cristina Kirschner. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá Patys, Seja bem vinda.

    Eu geralmente acompanho o blog de várias leitoras, entretanto sem seguir diretamente, mas vou repensar essa situação e te confirmo.

    Por ora, eu devo te visitar frequentemente, apenas incluindo seu blog na minha lista de favoritos.

    Acredito sim que vai conseguir seus objetivos, apenas tenha certeza de estar concentrada neles.

    ResponderExcluir
  7. Karine,

    Tudo bem, eu apenas vou fazer uma média desse seu resultado e publicar nas duas semanas para que a base fique mantida.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Eusiane,

    meio quilo pode até parecer pouco, mas pense que se emagrecer 500 gramas por semana, em um mês já terá despachado 2 quilos, e aí você começa a se empolgar de verdade.

    ResponderExcluir
  9. É Ana,

    Minha "bronca" é que eles passam quase uma década na faculdade para sair falando "Deve Ser", "toma esse remédio, se não melhorar volte em uma semana...", e ainda ficam irritadíssimos quando chegamos ao consultório sabendo muito mais do que eles porque pesquisamos na internet.

    ResponderExcluir
  10. Nissinha,

    Não sei bem se o que falta é FORMAÇÃO de qualidade para esses médicos, ou se é falta de vontade mesmo, mas eles fazem um juramente sério quando são diplomados, assumem um compromisso com a VIDA, e às vezes parece que não tem a menor responsabilidade no exercício da profissão.

    ResponderExcluir
  11. Muito Obrigada pela força...na verdade preciso tomar gosto pela coisa, sei que posso melhorar em diversos pontos ainda inclusive nos finais de semana, pois tem sido um desastre na alimentação...

    ResponderExcluir
  12. Eusiane,

    Aos poucos você vai se aprimorando nesse controle. No começo é mesmo muito difícil, mas com o passar do tempo acabamos nos acostumando e acabamos de certa forma tomando "raiva" de certos alimentos.

    ResponderExcluir
  13. Deus ti ouça, esse é o ponto, preciso tomar raiva...

    ResponderExcluir
  14. O seu médico chegou a lhe falar a respeito de uma possível regressão do nódulo? Sou médica e também estou passada com a quantidade de críticas -muitas vezes sem fundamento científico que li.

    ResponderExcluir
  15. Dra. Anônima acima,

    Não, nas DUAS ocasiões em que resolvi não apresentar os exames anteriores, que inclusive referem-se a problemas distintos, não houve qualquer comentário sobre essa possível regressão.

    Também lhe asseguro que eu acredito muito no problema de interpretação das imagens do médico RESPONSÁVEL pelo diagnóstico e laudo dos exames, o médico solicitante não teria como contestar um laudo de um colega.

    Como mencionei em comentários e narrações anteriores, não é possível generalizar, tenho médicos que me assistem há mais de 20 anos e se não confiasse tanto em alguns deles, já teria trocado faz muito tempo. Então que fique bem Claro: Existem médicos e MÉDICOS...

    Apenas tenho relatado algumas dificuldades que vivenciei com alguns médicos, e é claro que temos excelentes profissionais, a questão é encontrá-los, e quando encontramos valorizá-los, pois também penso que os médicos são pouco valorizados.

    Recentemente li numa publicação do facebook uma pessoa criticando os médicos por não cumprirem AGENDA, que marcam horários, mas nunca atendem no horário, e fui a única a defender, pois sei que muitos deles dependem de convênios médicos que pagam pouquíssimo, e às vezes precisam atender em "linha de montagem", e quando o problema não é assim tão simples, acabam atrasando os atendimentos e a agenda do dia fica comprometida.

    Aí surgiram pessoas afirmando que nenhum médico é obrigado a trabalhar para convênio, que eles às vezes acham que é “chique” ter a agenda cheia e atrasar todos os pacientes, surgiram críticas e apenas críticas.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.