terça-feira, 15 de maio de 2012

Evolução 2a. Fase

Esse link Será o diário da Segunda Fase, que também surgiu da mesma forma que o início do blog, com uma decisão de BASTA, acabando com a situação de conforto que a acomodação me proporcionava até então.


Procuro me convencer que já consegui muito e agora busco realmente não voltar a engordar NUNCA MAIS. Eu tenho 1,72 de altura, cheguei a pesar 87 quilos, hoje estou com 70 - 71, mas meu peso ideal segundo os cálculos matemáticos seria 62, mas eu me contentaria com 65 quilos, e essa fase se constitui basicamente da busca por uma redução de aproximadamente mais 5 quilos.

20/Março/2012  - Nunca é Tarde Para Recomeçar

Só para avaliar a variação que temos diariamente, e também para medir os resultados do esforço concentrado, vou registrar aqui os resultados diários:

Muitas vezes nem conseguimos entender os motivos de os resultados serem tão crueis, mas as vezes eles são mesmo.

Muitas vezes nos privamos tanto e esperamos um resultado avassalador e no dia seguinte não é nada disso que verificamos, mas é preciso ter muita calma pois mesmo os resultados diários não sendo tão expressivos o que conta é no final de um grande período, no caso pelo menos um mês.

Entretanto para que o resultado se consolide em um mês, precisa ser monitorado num espaço menor, no mínimo semanal, para que possamos corrigir eventuais falhas e abusos.


Ponto de interrogação no peso, significa que estava fora e não consegui me pesar

***************************************************************************************************************
15 de Maio
Atividade Física, fiz por duas semanas e parei. - Sem "Comentárius"
Controle alimentar regular, passei um período conturbado nos últimos 20 dias e tomei muito analgésico, mas não acredito mesmo que analgésico engorde, foram os alimentos improvisados e sem nenhum tipo de seleção.
Tentando retomar a vida, a rotina e o controle da situação. Aos poucos.






02 de Maio
Andando para trás? É o que parece, embora eu consiga reverter rapidamente, mas meu limite está estacionado nos 70 quilos.
A semana que passou foi de dores de cabeça todo o período, final de semana regado à aniversário, comilanças, e para encerrar um feriadinho para quebrar a semana, e claro como não poderia deixar de ser um lanchinho famoso para fechar com chave de ouro o boicote à dieta.
Lembram que fiz uma sopa milagrosa? Pois é está congelada no freezer, esperando a vontade de comer que nunca vem...
Estou prestes a me render, pois realmente não sei mais o quanto estou disposta a sacrificar para atingir uma "perfeição", no meu conceito duvidoso...
Aquele QUERER que eu tanto enfatizo ser necessário parece estar se perdendo no meu cotidiano.
Atividade Física? Como na semana passada tive muita dor de cabeça, só fiz um diazinho e hoje ainda não tive coragem...
Talvez seja só uma fase ruim, então continuemos TENTANDO...




23 de Abril
Primeira Semana - Atividade Física 2 X semana
Segunda  Semana - Atividade Física 4 x semana
Continuo mais compulsiva que antes das atividades físicas, mas como meu peso manteve-se no mesmo nível, vou continuar insistindo, talvez seja uma readaptação do meu organismo, até porque o objetivo agora é saúde, não pretendo ganhar nada além de saúde com a Atividade Física. Sinto mais necessidade de comer do que vinha sentindo antes, mas o problema é que sempre busco o carboidrato, mesmo que tente "remediar" com algum alimento de baixa caloria, rapidamente me vejo procurando por outra compensação. Parece que nada é suficiente.




17 de Abril
Na semana passada, embora tenha feito atividade física somente dois dias, me senti muito ansiosa e compulsiva, fiquei com a impressão de que a atividade física me deixou mais propensa a buscar alimentos inadequados. Me alimentei de forma totalmente errada e sem controle algum, e senti muita necessidade de comer doces, pães e biscoitos.
Vou manter o mesmo esquema nessa semana pois mais uma vez pode ser meu cérebro tentando me sabotar como sempre.
Estou tentando implementar uma rotina leve de caminhada, já que não adianta tentar um ritmo muito acelerado pois eu acabo desistindo rapidamente, então optei por tentar estabelecer a rotina, sem me preocupar com intensidade ou tempo de duração, minha meta é fazer 5 vezes por semana, procurando manter o mínimo de 30 minutos, mesmo que rastejantes, pois o objetivo nesse momento é CRIAR A ROTINA e se adequar a ela.

13/Abril
Ontem tive um pequeno evento onde a comilança rolou solta, e, claro, abusei um pouquinho, pois saí de casa sem jantar, o resultado não poderia ser outro um aumento no peso da semana, embora seja um número distorcido, pois essa variação acaba oscilando muito em dois ou três dias, pois como sempre escrevo aqui, o aumento só pode ser considerado se persistir por pelo menos 15 dias ou aumentar ainda mais, nesse caso o que vem acontecendo é a "patinação", sem sair do lugar.
Já tentei justificar isso com os abusos eventuais, ou a acomodação, ou a falta de foco, ou com o "relaxamento" natural por ter conseguido me livrar dos 15 quilos, mas ainda não me convenci totalmente, pois meu organismo está mesmo me sabotando muito mais que antes, eu sinto muita fome, coisa que antes não tinha. Ao ler meus posts antigos vejo que minha fome era muito mais controlada do que é hoje, e quando faço qualquer atividade física isso aumenta ainda mais.
Então abusei sim, ontem, mas não me preocupo com esse resultado semanal, o que chama mesmo minha atenção é o resultado dos últimos meses, em que eu não voltei a engordar, mas também não eliminei mais nada.


10/Abril
Pouco para comentar, apenas um gosto amargo de frustração por não conseguir sair da estagnação. Como já reduzi tudo que tinha para reduzir na alimentação do dia a dia, não tenho mais forças suficientes para cortar ainda mais, e mesmo tendo me livrado de 15 quilos fico desanimada a cada vai e vem da balança.
Tem dias que penso em parar com a busca pela redução de mais 5 quilos, e me conformar com a atual situação, pois não estou assim tão acima como já estive antes, mas penso também que é exatamente esse pensamento que me conduz a acomodação atual. São seis meses estacionada no mesmo peso, e todo dia quero recomeçar, mas não tenho mais o pique que tinha antes.
Trabalhando esses pensamentos...

02/Abril
Notem que a patinação continua...
Mas afinal de contas quanto dessa dificuldade é minha responsabilidade?
Tudo. Na semana passada eu não passei sem antes me "acabar" num pacote de rosquinhas de coco, que eu simplesmente adoro consumir com leite gelado.
Eu não costumo comprar esse tipo de biscoito pois as crianças não gostam muito e o que acaba acontecendo? Eu vejo no armário, uma, duas, três vezes e a partir do momento que decido que vou comer, não consigo mais parar.
Somando a isso no final de semana na praia, não consegui me pesar e pra ajudar só um pouquinho mais foi tudo feito da forma mais expressa possível, já que não gosto de ficar na cozinha quando estou lá, então eu tinha lasanha que eu levei congelada e os lanches foram pizza, ontem à noite quando retornamos o que eu tinha para fazer era pãezinhos de queijo que eu poderia muito bem ter evitado, mas... "perdido por um, perdido por mil..."



29/Março
Muito pouco foi a variação no meu cardápio, e vejam a oscilação do peso.
Hoje, mais uma vez me irritei com os números da balança, e como "Desculpa de Aleijado é Muleta", comi pão e biscoitos recheados no café da manhã.
Eu já sinto uma dificuldade enorme em zerar o carboidrato, e o pouco que retiro não apresenta resultado, então acabo cedendo pois como já escrevi antes: "Junta a Fome com a Vontade de Comer..."

26/Março
Novamente na estaca zero, ainda estou no prejuízo, embora um pouco menor por geralmente começar a segunda feira com mais de dois quilos recuperados, e esta segunda está repetindo o resultado da segunda anterior com 1 quilo e duzentos, já que meu peso deveria ser 70,5.
Estou com dificuldades imensas de redução do carboidrato, pois tenho realmente me limitado ao mínimo, menos do que tenho ingerido seria mesmo ZERAR e realmente ficar sem sem nenhum carboidrato eu não tenho conseguido.
Temos uma seguidora que está seguindo a dieta que corta totalmente esse alimento, até pensei em seguir esta também, mas eu sempre acabo saindo da dieta pois realmente vou ficando muito enfraquecida e junta  a "Fome com a Vontade de Comer", se é que conseguem entender esse ditado popular.
Embora muito desanimada, vou mais uma vez insistir na minha forma de controle rigoroso, pois sei também que meu organismo está mesmo muito resistente à eliminação e terei que persistir muito até que ele realmente entenda que não estou numa emergência, e pode sim metabolizar os alimentos normalmente.
A maior dificuldade nessa situação é que desanimamos mesmo, pois os resultados não acontecem como gostaríamos que acontecessem, mas vou continuar no controle rigoroso, quem sabe apertando ainda mais para ter algum efeito acelerador que me anime um pouco mais.


23/Março
Ainda com pouca ingestão de água, e com um pequeno escorregão, pois não consegui resistir aos 5 biscoitos com leite gelado, que eu adoro,  é um alimento bem "bobo", mas tão gostoso... Em fim tinha os benditos biscoitos e casa, abri a geladeira tinha leite gelado... foi a minha recaída da semana, que até que não foi tão grave, geralmente na quinta eu já comi muito mais itens proibidos.
Uma pequena redução, mas que significou uma redução no peso semanal, já que minha base de acompanhamento é a sexta feira.
Partindo desse resultado eu apenas preciso me controlar muito no final de semana para garantir que inicio a próxima semana sem recuperações decorrentes do sábado e domingo.


22/Março 
Vejam a crueldade dos números.
Não eu não comi absolutamente nada diferente, mas é assim, o corpo tentando driblar a mente e vice e versa.
Nesse momento vem o pensamento: "Ah vou deixar para a semana que vem" "Na semana que vem pego firme e então vai ser diferente".
Não! É preciso fazer diferente agora, hoje, ainda nessa semana, para que na semana que vem não seja preciso recomeçar do Zero.


Hoje, 21/Março, já se inicia a fase do desânimo, afinal de contas praticamente "passei fome" ontem e vejam o resultado insignificante - Mas é aqui que preciso focar, eu não me canso de repetir para os leitores que qualquer redução, por mínima que seja é melhor do que a recuperação de peso, e eu mesma pareço não acreditar nisso depois que consegui eliminar os 15 quilos do ano passado.
O que ocorre então?
Acho que já tendo voltado aos 70,5 quilos, não vale a pena me privar de nada e começo a recuperação para chegar no Domingo com até 2 quilos a mais.
Agora, me policiando mais, e registrando aqui, sei que vai ser diferente.

13 comentários:

  1. Essas variações quase mata a gente né...mais o resultado é muito bom...Que vc tenha resultados mega positivos até no final da semana...Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eusiane,

      É agora ou nunca que volto ao meu peso "mais adequado" - Lembra que detesto o termo "Ideal".

      Mudança de ROTA - Chega de sair dos trilhos;;;

      Excluir
  2. Quais carboidratos vc cortou, Edamoa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris,

      Cortei praticamente tudo: Arroz, Massas, Pães, Biscoitos de qualquer tipo, batatas e tubérculos (mandioca, cenoura).

      Concentro minhas refeições em proteínas, legumes e verduras refogados.

      Esse período é o mais crítico pois para reduzir os níveis de insulina, que me causam muiiita fome, eu tenho que retirar tudo, até para conseguir ficar sem os pães e bolos com mais tranquilidade num segundo momento, quando já me permito comer no almoço algum tipo de carboidrato, mas só depois de desintoxicar e retirar o excesso de carboidrato.

      Lembrando que não recomendo esse método radical para ninguém, no meu caso eu realmente descobri que preciso disso para conseguir resistir mais após o período de desintoxicação, e além disso também não faço esse corte por mais de 15 dias, pois obviamente a energia também é reduzida com esse método.

      Excluir
  3. Força Edamoa!!!
    Meu metabolismo é exatamente igual ao seu, baixo no cameço da semana, recupero um pouco no meio, baixo até sexta e qquer bobeira recupero tudo e mais um pouco no fim de semana.... e assim vai o ciclo vicioso.
    Vamos quebrar isso já, força e logo logo vamos ficar só nos monitorando, afinal FALTA POUCO!!!! Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Kazinha,

      Está difícil, mas sei que dessa vez vou me superar, não dá mais para ficar esperando um MILAGRE - De repente acordar com 5 quilos a menos... rsrsrsr

      Logo eu que sempre condenei tanto a "busca por milagres".

      Excluir
  4. estou fazendo uma dieta,consigo resistir a frituras mas não consigo resistir a doces então,tem algum alimento que engana a vontade de comer DOCES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Eu não sei se é possível driblar a vontade de doce, mas comigo ajuda qdo como uma fruta seca por exemplo, embora não seja possível exagerar, já ajuda a controlar um pouco aquela vontade louca de algo doce.

      Às vezes o iogurte também ajuda a aliviar essa vontade, eu como meio iogurte e vou fazer algo longe da cozinha ou do lugar que possivelmente encontraria alguma guloseima.

      Mas é um processo muito demorado, pois na maioria das vezes quando ainda não estamos totalmente adaptados, pegamos mesmo o que não devemos comer.

      Excluir
  5. Edamoa, no livro eu li que a fase de restrição total só é indicado fazer 1x, eu realmente estava pensando errado, o médico explicou que a mudança metabólica é 1x e que não é apropriado restringir mais de 1x este tanto porque um sinal de alerta é enviado ao corpo e ele começa a segurar a perda de peso.

    Ele diz que quando saimos de prumo é pra voltar pra fase 2 (com carbos complexos, frutas, grãos como feijões e lentilhas) que com isso + exercicios turbinados como ele ensina
    fazem mais efeito que voltar a tão dificil restrição total (fase 1) e que mesmo voltando a fase 1 nunca perderemos o tanto como da primeira vez.

    Eu notei isso porque os 10 dias praticamente que fiz, eu emagreci 1,300 - quem faz na primeira vez chega a marca de 3 a 5 quilos a menos. Sofri, fiquei nervosa, com dores no corpo e de cabeça e meu rendimento não foi dos melhores, sem contar que a semana passada fiquei meio out de atividades fisicas, adoeci (fraqueza???)meu corpo e vontades ficaram lentos, dificeis, esquisitos

    Hoje estou comendo, leite, queijo e frios light, feijões (2 porções ao dia), carne ou ovos(sem ser em excesso) verduras, legumes e no máximo 2 frutas ao dia, nada de pães, massas, arroz, complexo de vitaminas e óleo de côco e um shake diet (linea) que me ajuda dar gás nos exercícios.

    Quem sabe vc entrando num cardápio sem carbo mas com grãos integrais e feijões vc tb não consiga atingir seu objetivo e usar seus aparelhos.

    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Fabiana,

      Estou estudando as alternativas para me manter no foco e conseguir evoluir, realmente cortar mais do que já cortei é bem difícil, talvez parar com os abusos eventuais, mas talvez a tentativa frustrada de cortar "na carne" esteja me levando aos abusos que já estavam bem controlados numa fase anterior.

      Excluir
  6. Oi Edamoa,
    Fiquei feliz com sua tabela observei como está praticando atividades físicas. Parabéns menina, continue assim, há tenho uma novidade eu tenho CNH há mais de um ano e não dirigia por medo, e agora me preparei psicologicamente fiz uma lista de porque eu quero dirigir e estou dirigindo todos os dias levando e trazendo o carro pro trabalho, o que antes não fazia porque trabalho no mesmo lugar que meu marido e ficava com medo de levar o carro fazer barberagem e ele brigar comigo, mas acabei me concientizando que só com prática vou conseguir e acredita eu estou indo melho do que imaginei. Um grande beijo e que Deus continue te abençoando hoje e sempre.
    Andréia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andréia,

      Mas está sendo um desafio e tanto, hoje, por exemplo, dormi muito pouco, só 4,5 horas, acordei muito mal, e não consegui fazer ainda. Vou tentar na parte da tarde, mas não me garanto.

      Quanto a dirigir é mesmo assim, eu fiquei 5 anos com habilitação guardada na carteira, também trabalhava muito próximo de onde trabalhava meu marido e sempre foi muito mais confortável que ele dirigisse.

      Mas hoje dirijo por lugares que eu achava que jamais conseguiria, ruas estreitas, trânsito pesado, marginal Pinheiros e Tietê, no meio de caminhões enormes, buzinas para todos os lados.

      Dirigir é prática, se não praticar nunca vai fazer mesmo.

      Parabéns pela iniciativa! É preciso sair da zona de conforto, você vai ver como não é assim tão difícil como parece.

      Excluir
  7. Edamoa,
    Obrigada mais uma vez, de coração você já faz parte da minha vida.
    Obrigada por tudo principalmente pelo carinho e atenção de responder todos meus comentários, mais uma vez você me motivando, uma vez para emagrecer e agora pra dirigir, fico muito feliz em saber que você também achava que não ia consegui, deu a volta por cima e hoje é uma ótima motorista.Obrigada mais uma vez por tudo.
    Beijos e fique com Deus
    Andréia

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.