quarta-feira, 4 de abril de 2012

Eliminar e Manter

Ontem me questionaram sobre manter o peso, sem recuperar o que foi eliminado.

Disseram-me que “perder é fácil, difícil é manter o peso...”

Se eu não conhecesse a pessoa ficaria até ofendida – Dá licença!

Quem foi que disse que Emagrecer é fácil? Onde é que alguém pode encontrar esse tipo de informação? Tanto sacrifício, tantas privações, tanta disciplina, para depois alguém afirmar que é fácil?

Então pensando na minha própria experiência fiquei aliviada, pois estou ha seis meses no mesmo peso, ou seja, estou estacionada e não recuperei nada do que eliminei no ano passado, embora frustrada por não evoluir mais, tenho que comemorar por conseguir manter.

Esse é um grande pesadelo para todo mundo que emagrece, pois segundo aquelas “estatísticas do mal”, é praticamente certo que o peso será recuperado, e não foi o meu caso.

Mas novamente tenho que registrar que o hábito de me pesar diariamente me garante esse controle, fico atenta a qualquer oscilação e não me deixo iludir com as falsas impressões que geralmente nos assombram, como inchaço, retenção de líquido, não, para mim o peso subiu, é hora de controlar rigorosamente o que como e ponto final.

Então eu penso que é tão difícil emagrecer quanto manter-se com o peso reduzido, pois é preciso muita atenção ao dia a dia sempre.

No meu caso é como se eu estivesse em “Stand by” e o piloto automático entrasse em funcionamento a cada pequena alteração no peso. Não podemos relaxar e voltar a comer de tudo e nas quantidades que comíamos.

Mas além da atenção constante às oscilações no peso, também passei a ser mais seletiva, eu procuro “abusar” de uma forma programada, tento na medida do possível selecionar os abusos, procurando não comer muita coisa “extra” no mesmo dia.

Na sexta, sei que é quase impossível escapar da pizza, então eu procuro controlar durante todo o dia.

Se tiver uma festa, faço um “jejum” básico no dia anterior. Claro que não morro de fome, mas corto bastante do que for possível cortar.

Claro que às vezes eu não resisto alguma coisa pela manhã e no final do dia acabo sendo surpreendida com algo também inevitável, mas eu tento controlar isso ao máximo, pois se ABUSAR O DIA INTEIRO, TODOS OS DIAS, realmente não tem peso nesse mundo que se mantenha.

Então novamente temos que nos lembrar das nossas ESCOLHAS, elas precisam ser muito bem pensadas, para não lamentarmos depois...

10 comentários:

  1. É isso aí Edamoa,você é minha inspiradora e é por isso que sou sua fã de carteirinha, você é demais. Adorei seu post.
    Beijinhos (Andréia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andréia,

      Quero realmente ter forças para chegar ao meu objetivo e com isso inspirar muita gente a conseguir também.

      Sabemos como é difícil, mas todos precisam sim acreditar que vão conseguir, e para isso basta começar.

      Eu posso garantir que o mais difícil é realmente começar e conseguir uma redução tão empolgante que nos impulsione a não parar.

      É como se estivéssemos numa subida absurda de difícil, puxando uma tonelada de peso e ao atingirmos o ápice da ladeira encontramos uma descida que será percorrida com muito mais facilidade, pois "para baixo todo santo ajuda..." O difícil é chegar no ponto mais alto, depois disso a descida fica muito mais fácil e automática.

      Excluir
  2. Cecinha

    Edamoa

    Emagrecer não é nada facil, eu que o diga, 15 dias sem carbo. caminhando todos os dias, aumentei 400g, não vou encucar com essa variação, sei que o organismo da gente é instavel e isso pode acontecer muitas vezes ao longo dessa jornada, pensei que essa semana eliminaria + 1k, caso não consiga, a luta continua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique firme Cecinha,

      Isso é o que mais acontece. O organismo tenta te enganar fazendo você pensar que não está adiantando nada e aí, vem a desistência.

      Insista mais um tempo, você vai ver que isso é como se fosse uma miragem, quando você chega mais perto não é nada do que parecia...

      Acredite, eu sei muito bem o que estou escrevendo, é exatamente isso, a oscilação acontece justamente para te fazer desistir.

      Excluir
  3. Cecinha

    Edamoa

    Acredito! pois voce tem uma grande bagagem e pode falar com convicção que assino embaixo, te acompanhar durante todos esses meses me dar suporte para utrapassar essas dificuldades, apredir e tenho aprendido muito com você. brigadão.

    ResponderExcluir
  4. E incrível isso q a Edamoa disse sobre o emagrecimento,parece até fábula!!!!!!!mas é assim q tbm me senti essas 2 semanas passadas em q fiz dieta e naõ emagreci nada!as vezes parece miragem mesmo,mas q bom q estamos aqui temos todas essas informaçoes q tanto nos ajuda.obrigada mesmo .

    ResponderExcluir
  5. Olá Edamoa
    aprendi que na vida só é fácil ficarmos como estamos, tudo aquilo que é novo ou requer esforço é muito difícil, por isso pra mim manter e emagrecer é tão difícil quanto. E sem falar neste feriados benditos cheios de comidas engordativas, sei que não vai dar pra emagrecer, o negócio é segurar para não engordar né?
    Quero ver quem vai ser a heroína que vai ganhar a medalha esta semana e na semana que vem também, pois alguns resultados ficarão camuflados até semana que vem.
    Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Jô,

      Eu acredito que o pior será na próxima semana que certamente vão refletir os abusos desse final de semana que podem se estender por mais alguns dias, afinal o chocolate vem com força total nesse fim de semana...

      Para mim não é tão problemático, quem me acompanha desde o ano passado, já sabe que não faço questão nenhuma de comer chocolate, e como na páscoa do ano passado passei ilesa, acredito que essa também será tranquila.

      Excluir
  6. Gente, hoje percebi como o emocional está relacionado intimamente com a ansiedade de comer.
    Acontece que hoje fui ao banco e fiquei durante uma hora e dez minutos na fila. Isso mesmo! Apesar do feriado próximo, eles não estavam com todos os guichês em funcionamento. Quando estava finalmente para ser atendida, um cliente que já havia sido atendido retornou para alguma coisa que não sei o quê. Nesse momento, já fiquei nervosa. Depois, outro atendente desocupou e chamou um cliente que estava sentado esperando (não era cliente preferencial nem nada), daí não aguentei e reclamei.
    Fiquei uma hora pra fazer um depósito de um minuto. Fala sério! Daí o atendente disse pra eu me acalmar, o que chamou a atenção dos demais clientes que ainda estavam no banco. Um dos clientes começou a fazer comentários sem ter sido chamado na conversa, enfim virei o centro das atenções por reclamar o meu direito. É sempre assim: quem reclama seus direitos é sempre apontado como inconveniente, chato, etc.
    Fiquei tão furiosa com o ocorrido que cheguei em casa brava e ansiosa pra comer. Ataquei uma lasanha. O que mais me impressionou foi a voracidade com que comi. Parecia que no meu estômago tinha um buraco que não conseguia ser preenchido. Claro que depois me bateu culpa e mais raiva do atendente e de todos o resto do mundo.
    Percebi, então, a minha fragilidade frente à essa situação. Não estava com fome, mas estava muito nervosa e isso influenciou minha escolha.
    Emagrecer é muito difícil. Só quem está numa dieta séria e tentando realmente perder peso sabe do que estou falando. Claro que manter é difícl, mas minha tentativa de emagrecimento tem sido quase tortura. Agora, por acaso, até já estou melhor, mas teve época em que achava que estava perdendo tempo, pois pensava ter nascido para ser gordinha ou fortinha, como alguns dizem.
    Beijos e boa páscoa a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Cris,

      Essas situações geralmente trazem a necessidade de "comer", não sei se está relacionado a algum hormônio, se é adrenalina que gera essa sensação de "fome", mas alguma coisa acontece no cérebro que faz com que agente saia procurando algo para comer.

      Também não sei como podemos controlar isso, pois eu por muito menos saio vasculhando armários e a geladeira.

      Tenho tentado sair da "Zona de Perigo", quando me irrito, procuro subir para o quarto e até me fechar no banheiro, procuro pensar em outra coisa, já corri para tomar banho, às vezes venho correndo para o blog, ver se alguém deixou algum comentário para que eu responda, e assim desvio o pensamento para outras coisas, se faço isso rapidamente funciona, mas é preciso ser muito rápido, pois um minuto a mais e já estamos devorando o que encontrarmos pela frente.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.