sexta-feira, 25 de março de 2011

O Que Engorda...

Acabo de ler uma notícia sobre uma atriz, no site do IG:

Daniela Escobar confessa: "Engordei 10 quilos tomando sorvete"

No caso dela, morando nos Estados Unidos há cinco anos, não creio que tenha sido só o sorvete, pois a alimentação é “pra lá de complicada”.

Se eu estiver errada, me corrijam os leitores que eventualmente estão acompanhando o blog dos Estados Unidos, mas a alimentação americana é realmente feita para deixar todos os seus habitantes obesos.

Tanto é verdade, que lá, praticamente não se encontra veículos compactos como temos aqui, pois com pessoas que ocupam bastante espaço, não dá para comprar carro compacto.

Outra coisa que chama muito a atenção são as facilidades do mundo moderno que dominam o dia a dia de todos naquele país. Ninguém quer ter trabalho para nada, tudo é automático ou controlado remotamente. 

As portas de muitos automóveis se fecham automaticamente, não é preciso se quer empurrá-las, basta apertar o controle remoto da chave.

A alimentação pronta para aquecer é a mais utilizada, e de preferência em porções individuais para não ter a louça para lavar, mesmo constando que praticamente todo mundo tem lava louças em casa.

Os pães para hambúrguer e para hot dog já vêm cortados, basta acrescentar  a opção de carne e comer, qualquer coisa pelo menor esforço.

Os pacotes de utensílios descartáveis são gigantescos, não se compra pratinhos descartáveis com 10 unidades como aqui, os pacotes são a partir de 100 ou 200 unidades no mínimo, não se lava muita louça por lá...

É possível encontrar até ovo cozido e descascado, em embalagens “zip”, nas prateleiras dos hipermercados, tudo para não ter trabalho.

Mas além de evitar atividades físicas em todos os sentidos e comer calorias em excesso, o que será que acaba engordando as pessoas?

Tristeza; Solidão; Carência; Depressão; Traições; Rompimento de Namoros ou Casamentos; Estresse; Gula.

Esses são só alguns elementos desencadeantes, por isso muita atenção ao seu estado emocional, é fundamental manter o autocontrole e estar alerta para esses sintomas para controlá-los, antes que eles se apoderem de você.

RESULTADO DA BALANÇA = Menos 0,100 Kg 

16 comentários:

  1. Oi mãe td bemmmm??
    vc ta magra =D

    ResponderExcluir
  2. Oi filho! Tudo bem. Estou mesmo ficando mais magra.bjs

    ResponderExcluir
  3. oi Edamoa passei para te fazer uma pergunta, voce ja ouviu falar em dietrine tem alguma opiniao formada sobre esse fitoterapico?
    eu fico fussando tentando achar a soluçao para os meu problema de obesidade, sabe estou um tanto desanimada e nao consigo definir de que forma devo começar minha caminhada contra o excesso de peso, estou me sentindo muito mal pois quanto mais eu penso em fazer tudo certinho mais eu me descontrolo e quando dou por mim ja foi, perdi a chance de fazer tudo certo, ai digo amanha vai ser diferente mais parece que essa expectativa que eu crio para o dia seguinte vem acompanhada de uma ansiedade incontrolavel e nao sei o que fazer,desculpe o desabafo mais nao adianta falar com ninguem que esta por perto pq ninguem me entende. se vce puder me dizer alguma coisa eu te agradeço,e se eu nao for te encomodar gostaria de falar o que sinto no seu blog, quem sabe assim eu alivio essa ansiedade que esta acabando comigo. beijos obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá Ma! Fique completamente à vontade, escreve quanto e o que precisar.

    Eu nunca ouvi falar desse fitoterápico, mas imagino que se for realmente um fitoterápico, ou seja, você conseguir comprar sem receita médica, não deve ser nocivo.

    O começo é muito difícil, no meu caso eu precisei de um "Tratamento de Choque", como chamei no blog. Quase zerei as calorias, comia só para parar em pé, depois me acostumei tanto, que hoje se como três fatias de pão de forma, já me sinto "estufada", enquanto antes, conseguia devorar meio pacote de pão sem hesitar.

    Tente ser rigorosa com a anotação do que você come. Arranje um caderninho, um bloco de anotações e passe a escrever lá tudo o que come, esse procedimento foi fundamental para mim, que também não conseguia nunca seguir em frente com a dieta. Se preferir, pode anotar no meu blog mesmo, mas registre tudo o que você come, assim você automaticamente acaba prestando mais atenção e consegue conter a compulsão.

    ResponderExcluir
  5. OLA EDAMOA HOJE AMANHECI BEM MELHOR PELO SIMPLES FATO DE TER DESABAFADO ONTEM NO SEU BLOG, VCE NEM IMAGINA COMO ESTA ME AJUDANDO, A CADA DIA QUE EU ABRO SEU BLOG E FAÇO UMA LEITURA SINTO QUE ALGO ESTA MUDANDO EM MIM, É SO QUE TEM DIAS QUE FICO MEIO DEPRE, EU FIZ UMA PROMESSA A ALGUM TEMPO ATRAS DE FICAR DOIS MESES SEM COMER DOCES SABE AQUELES PERIGOSOS COMO PE-DE-MOLEQUE TORTAS E BOLOS RECHEADOS, DIA 17 DE ABRIL SAIU EM LIBERDADE MAIS TENHO QUE POR NA MINHA CABEÇA QUE UMA LIBERDADE CONDICIONAL, TENHO MUITO MEDO DE PERDER O CONTROLE APESAR DE QUE AGORA SO SINTO FALTA DE DOCES QUANDO ESTOU DE TPM,ESTOU FAZENDO ALGUMAS MUDANÇAS NA MINHA VIDA SABE, POIS SOU MUITO SEDENTARIA SO FICAVA EM CASA ASSISTINDO TELEVISAO E QUANDO SAIU É SO DE CARRO FORA AS RECLAMAÇOES TIPO AI QUE SACO DE VIDA NAO ACONTECE NADA TODO DIA A MESMA COISA, SENDO QUE QUEM TEM QUE FAZER ACONTECER SOMOS NOS MESMAS, ENTAO PROMETI QUE NAO IA DEIXAR PASSAR ESSE ANO INTEIRO SEM FAZER NADA, ME MATRICULEI NUM CURSO DE INGLES,QUE ESTOU AMANDO FAZER E TB NUM CURSO DE MAQUILAGEM PROFISSIONAL QUE TERA INICIO NO COMEÇO DE JULHO QUE TB ESTOU ANCIOSA PARA COMEÇAR E ISSO ESTA ME FAZENDO MUITO BEM, MAIS SEMPRE TEM AQUELES COMENTARIOS QUE TE LEVAM PRA BAIXO SABE? FALEI PARA UMA PESSOA IMPORTANTE PRA MIM QUE JA HAVIA ME MATRICULADO NOS DOIS CURSO E TAO GRANDE FOI A MINHA SURPRESA QUANDO OUVI A SEGUINTE PERGUNTA: MAIS VCE VAI FAZER ESSE CURSO PRA QUE? OLHA EM OUTRA EPOCA COM CERTEZA EU CANCELARIA TUDO NA MESMA HORA, MAIS DESSA VEZ NAO, EU SIMPLESMENTE DISSE QUE NAO PASSARIA ESSE TEMPO DA MINHA VIDA SEM APRENDER NADA COMO FIZ TODOS OS ANOS ANTERIORES E AGORA COM O PASSAR DO ANO EU TEREI ATE DIPLOMA NA MINHA MAO MEU ANO DE 2011 NAO SERA PERDIDO.
    E A PROPOSITO AS AULAS DE DANÇA QUE TE FALEI TERAO INICIO DIA 14 DE ABRIL.BEIJOS E MUITISSIMO OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!! A PARTIR DE AGORA VOU ANOTAR TUDO QUE EU COMER.
    INICIO DA MANHA
    1 COPO DE AGUA
    1 XICARA DE CAFE COM AÇUCAR
    2 FATIAS DE PAO DE FORMA COM REQUEIJAO LIGHT
    500 ML DE AGUA
    ISSO ATE 13:15hrs BJS

    ResponderExcluir
  6. É isso aí Ma, não deixe que outras pessoas tirem a sua vontade de melhorar, progredir e evoluir. Faça os cursos e se cuide, independentemente da opinião das outras pessoas.

    Muito boa sua decisão de ocupar também a cabeça, isso desvia sua atenção das coisas ruins, como depressão, ansiedade, estresse e gula, pois estará ocupada, com outras coisas e outras necessidades, como aprender bem o inglês e as técnicas de maquiagem, do curso que deve ser muito legal.

    Eu gostaria de saber me maquiar, sempre fui uma negação nesse aspecto, faço muito "meia boca".

    Assim sendo, aproveite para nos contar dicas úteis e práticas do que descobrir nesse curso. Tenho certeza que muitas leitoras vão gostar de aprender um pouco com você também. Não precisa nos passar o curso, mas alguns truques que certamente você vai aprender seriam muito bem vindos.

    ResponderExcluir
  7. Olá Edamoa, tudo bom?

    Também estou querendo emagrecer, mas não tem como ser radical igual a você no começo. Não sou eu que faço as minhas refeições... No café da manhã até consigo escolher o que comer. No almoço eu tenho que comer em um shopping então imagina se o dinheiro dá pra comprar todos os almoços saudaveis... e na janta complica mais um pouco, pois tenho que comer rápido pra ir pra faculdade. E se eu não janto eu passo mal ou quando volto da faculdade como muito.

    Li todos os seus posts hoje no trabalho (ainda bem que não apareceu quase nada pra fazer) e simplesmente adorei.

    Estou só um pouco preocupada, pois não tenho tempo de fazer exercício diariamente e se eu for me pesar será somente em farmácia mesmo.

    OBS: pretendo começar já com você a campanha da páscoa: "Dê amor, não dê chocolate"

    Pra você até pode ser fácil, já que você não é ligada a isso, mas pra mim será mais uma luta que eu vou fazer de tudo pra vencer todas as batalhas!

    beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá Ohana, Seja muito bem vinda! É eu imagino muito bem suas dificuldades. Eu também já passei por isso e em algumas reflexões chamo a atenção para essa situação, por exemplo, na questão "água".

    Ninguém que conheço, que trabalha e vive nessa nossa correria, toma 2 litros de água diariamente justamente por ser inviável.

    Atividade física, muitos não conseguem praticar, pois teriam que acordar na MADRUGADA ou talvez, quem sabe, nem precisariam dormir para conseguir encaixar mais essa tarefa na sua rotina corrida do dia a dia.

    Legal, sua campanha! Vou divulgá-la no blog todos os dias. Eu realmente não ligo nem um pouco para chocolate, não quero dizer que eu não goste, mas não faço questão de comer. Talvez essa seja sua grande provação, tente comer MENOS do que de costume, tire da sua frente não fique olhando para o chocolate, pois ele vai sim tentar você até que o pacote esteja zerado.

    Tenha paciência, não queira radicalizar como eu fiz, nem todos precisam disso, mas vá reduzindo tudo aquilo que você sabe que não é necessário quando for escolher sua refeição no shopping.

    Eu hoje olho para o alimento, analiso e penso: Por acaso eu cheguei ao peso que pretendo chegar? Se o que eu perdi essa semana compensar eu até como, e compenso na refeição seguinte, isso se a comida for IRRESISTÍVEL, mas se a redução da semana não foi suficiente, eu saio de perto, penso na balança e como somente uma carne, que me deixa forte e não engorda tanto.

    Comece aos poucos, treine o policiamento de suas vontades. Não precisamos ter vontade das coisas que sempre comemos. A vontade só se justifica se for algo que não comemos regularmente, caso contrário é só vício.

    ResponderExcluir
  9. Ma Brito, faça o curso de inglês,v ai hle fazer bem. Não entendi a pergunta Fazer curso de ingLês para que, ora para quê, pq vc quer.
    Achei seu café da manhã pouquíssimo, com previsão de se alimentar muitas horas depois. Vc não considerou procurar nutricionista para lhe pasar um cardápio que vc possa acompanhar, que não cause sofrimento? Já pensou em comer em vez de doce uma colherinha pequena de mel só para adoçar ou mesmo um caqui? Aproveite a temporada. Se não gosta de adoçante, diminua bem a quantidade de açúcar para passar a sentir melhor o sabor dos alimentos.
    Felicidades.

    ResponderExcluir
  10. Em nome da Ma Brito, e dos demais leitores, agradeço sua participação anônimo (a) acima.

    Realmente a quantidade citada por ela é muito reduzida. Você tem toda razão.

    Tenho percebido que o indicado tem sido um cardápio diário entre 1.500 e 1600 calorias.

    A maior dificuldade é contar as calorias, por isso a necessidade de anotar tudo que se come.

    Valeu a contribuição, obrigada e volte sempre.

    ResponderExcluir
  11. Achei seu blog hoje, veja quanto tempo perdi!!
    vou começar agora e perder meus 6 quilos a mais adquiridos recentemente, parabéns pelo seu progresso, abraços,

    ResponderExcluir
  12. Seja bem vindo (a) anônimo (a) acima!

    Espero que encontre motivação para sua jornada.

    ResponderExcluir
  13. Fabuloso seu blog e muito legal ver os comentários!!! Pra leitora aí de cima que tá fazendo curso de inglês e vai comecar o de maquiagem: VAI FUNDO!!!! Nada melhor na vida do que adquirir conhecimento, conhecer pessoas novas, se divertir, aprender algo novo!!! Beijos a todos

    ResponderExcluir
  14. Olá Anônimo (a) acima!

    Infelizmente, a Ma Brito, não tem mais visitado o blog há algum tempo. Não sabemos como ela anda, se concluiu o curso, se conseguiu algum resultado.

    Algumas pessoas fazem parte da história do blog, mas acabam se perdendo pelo caminho.

    Espero que ela ainda acesse o blog e veja sua "força" para ela, é muito gratificante quando recebemos incentivos e o seu seria muito bom para ela.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. O que faço se a tristeza tá grande e afogo as lágrimas na comida???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo (a)!

      É muito difícil responder sua pergunta, pois SÓ VOCÊ é capaz de entender o TAMANHO DA SUA DOR.

      Ninguém tem se quer o direito de tentar minimizar, e qualquer coisa que nós que estamos de fora da situação venhamos a falar será sem o devido conhecimento da sua real situação, e corremos o risco de ser muito injustos.

      Mas eu vou me arriscar a responder sua pergunta com outra pergunta:

      Pelo menos, quando você come para afogar as lágrimas, a tristeza DIMINUI?

      Mas pense muito pare responder a esta indagação, pois se você não está contente com seu peso, significa que isso também te deixa triste, então resta saber o que vale mais a pena.

      Se a tristeza diminui com guloseimas, precisa compensar muito, não pode ser algo passageiro como geralmente ocorre com as drogas, que o usuário cada vez, precisa de doses maiores para se contentar, e com efeitos curtíssimos.

      Sei que não é fácil, e sei também que sua tristeza seja muito maior do que qualquer pessoa possa imaginar, mas parar de dar valor a quem não merece ou a problemas que não valem a pena podem ser um bom começo para uma mudança de pensamento.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.