segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mais Leve

Essa postagem estava preparada para ser divulgada na última sexta feira, mas dada a tragédia registrada no Rio de Janeiro, preferi fazer um parêntese nessa nossa discussão, pois os nossos problemas são infinitamente menores que os que atingem o planeta todos os dias.

Na quinta feira, logo pela manhã, precisei deixar o carro para um serviço e me dispus a retornar para minha casa à pé.

Foram aproximadamente 6 quilômetros percorridos em 45 minutos.

Gente! Foi tão fácil que quase não acreditei que estava fazendo aquele trajeto sem o sofrimento de tempos atrás, com todos aqueles 9 quilos adicionais que carregava até então.

Já fiz esse mesmo trajeto antes e foi um verdadeiro sofrimento, em uma das vezes inclusive, peguei um taxi no meio do caminho.

Portanto aquela minha teoria de que precisamos sim eliminar um pouco do peso para depois praticar atividade física realmente confere, pois conseguimos muito mais quando já estamos com alguns quilos a menos, além de ficar muito mais fácil também.

Agora quero comentar o que observei durante o trajeto:

Muitas pessoas fazendo o seu exercício matinal, devidamente paramentadas, muitas até muito bem maquiadas, não entendi muito, mas tem mulheres que não saem de casa sem a maquiagem nem para a natação, então, vamos respeitar.

Entretanto, algumas chamaram ainda mais minha atenção:

Tinha gente andando e falando ao celular – quanto compromisso!
Tinha gente andando e se alongando ao mesmo tempo - só vendo para crer!
Tinha gente andando, levantando e abaixando pesinhos nas mãos – Musculação?
Tinha gente andando com o cachorro, anda, pára, anda, pára;
Tinha turminha conversando e andando – blábla, blá, blabla, blá – haja fôlego!

É saudável sim, caminhar, mas não dá para deixar o celular em casa?

No fim tudo é válido, mas sabe-se que o exercício físico exige um mínimo de concentração na atividade, já ouvi especialistas falarem que andar conversando não convém, então é melhor deixar para falar da novela ou da vizinha, no final da caminhada.

Já o alongamento, pelo que me consta, deve ser feito antes e depois da atividade física, durante talvez não traga os mesmos benefícios.

4 comentários:

  1. Ai ai ri bastante imaginando as cenas :-) ontem comigo foi "engraçado"(?), eu e meu pai caminhando e ele de 10 em 10 minutos acendia um cigarro!!!!oh my God...lógico que já o aconselhei a parar, mas dizem "a pessoa tem que ter força de vontade", mas não sei se é só isso que precisa...
    Li

    ResponderExcluir
  2. É Li, tudo que faz parte de hábitos ruins é muito difícil de eliminar.

    O cigarro tem o agravante de possuir elementos químicos altamente viciantes, então contar apenas a força de vontade é utopia.

    Infelizmente é muito difícil alguém abandonar o cigarro sem muitas tentativas frustradas antes e sem o auxílio de um medicamento paliativo.

    Geralmente acabamos sabendo de casos em que o fumante abandona o vício depois de um infarto ou um "derrame", pois o susto de uma ameaça real de morrer acaba gerando uma coragem maior para vencer o vício.

    E realmente, fazer exercício físico fumando é muito estranho mesmo.

    ResponderExcluir
  3. O alongamento pode ser feito em qualquer momento, se sentir desconforto ou os musculos contraídos. O ideal é que pare tudo, alongue o tal musculo incomodo e depois continue o exercicio, pois a concentração é fundamental para alongar corretamente. A unica ressalva é nao forçar no alongamento ANTES da atividade fisica, o musculo ainda não está aquecido e pode lesionar.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fabíola!

    Realmente, o que vemos nas ruas é um verdadeiro crime contra os músculos, alongar e andar ao mesmo tempo pode até gerar um acidente.

    Interessante também sua colocação sobre não forçar antes da atividade física, sempre ouvi que é importantíssimo alongar antes, e isso pode ser perigoso, principalmente se estiver fazendo o exercício sem orientação e forçar mais do que o necessário.

    Muito obrigada pela contribuição e pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.