quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Críticas

Como todos que realmente acompanham o blog devem ter percebido sou aberta às críticas e todas as sugestões, pois para mim o blog é uma ferramenta para que todos os participantes, através da interatividade consigam encontrar algum tipo de ajuda, mesmo que seja uma única frase. E se essa frase conseguir levar algum tipo de auxílio ao leitor, já estará cumprindo uma missão, e ela pode ser escrita por qualquer um que divide suas experiências aqui.

Entretanto, quando comecei o blog, recebi algumas críticas muito agressivas, e algumas delas eu realmente censurei, mas fiz questão de guardar para um momento mais apropriado.

Vejam abaixo as duas mais DURAS:



Pesadas não é mesmo? Mas o motivo de não terem sido publicadas, não é nem a crítica em si, mas a falta de argumentos.

Agora, prestes a atingir a minha meta, proposta inicialmente, e realmente me sentindo vitoriosa por tudo que já relatei. As tentativas fracassadas, as dificuldades enfrentadas, a decisão radical, os deslizes cometidos, em fim, foram conquistas que vieram com muita determinação e força de vontade, mas que se baseiam em muita observação do meu próprio organismo, testes de alimentos para descobrir o que funcionava o que não funcionava, ou seja, foi e ainda tem sido um verdadeiro laboratório.

Então, penso que agora esses comentários que além de não ter identificação do autor, nem apresentavam argumentos, são como troféus para mim.

Contudo, ultimamente venho recebendo solicitações dos leitores para publicar o meu cardápio, que não venho publicando justamente por causa dos comentários pesados.

Estou pensando em como posso fazer isso, sem colocar em risco a saúde do leitor, pois como eu SEMPRE escrevo aqui, o que funciona para mim, pode não funcionar para outra pessoa, e o pior, pode até fazer mal, além disso, não tenho conseguido seguir uma dieta específica, tenho na verdade ingerido o que tem em casa, só que em quantidades infinitamente reduzidas, para ser sincera, tenho comido o mínimo necessário, mas trata-se do meu “mínimo necessário”, cada um precisa encontrar o seu próprio “mínimo necessário”, pois tudo depende da própria rotina de cada um, fica difícil dizer para uma pessoa que faz academia todos os dias para comer apenas uma fatia de pão pela manhã, ou ½ yogurte de laranja e cenoura nos intervalos, e também não se pode mandar uma pessoa que não se movimenta durante todo o dia fazer “aquele” café da manhã com pão integral, frutas, sucos, queijos, e comer um bom prato no almoço, que não vai funcionar.

Não me canso de repetir que não existe receita que funcione igual para todo mundo e acredito que esse é o maior erro de alguns médicos e nutricionistas quando nos entregam aqueles cardápios super elaborados, e muitas vezes até difícil de seguir, pois às vezes são compostos por produtos que não costumamos comprar, ou que vão afetar até nosso orçamento doméstico, e quando tentamos fazer substituições por nossa conta, acabamos errando, no tipo, na dose ou na qualidade.

Mas vou pensar em que tipo de dicas passar sobre meu cardápio, e estou aceitando sugestões para compormos algo que atenda aqueles que gostariam de alguma orientação sobre o que, como e quanto comer.

4 comentários:

  1. Ana
    olá edamoa! Penso que essas pessoas que entram no blog alheio pra xingar, afinal isso não é crítica, é um xingamento, são pessoas com muito baixa auto estima, que invejam pessoas que se unem pra melhorar seus corpos e saúde, além de serem pessoas sem iniciativa de fazer algo valioso para a sociedade (pois é exatamente isso que tu faz). Uma solução seria limitar os comentários anônimos, mas eu vejo que além de mim, várias outras meninas são anônimas "do bem" por aqui. Ou faça como continua fazendo, selecionando comentários que vão ou não aparecer. Dizer que esse blog é um lixo me ofende, pois é no teu blog, e não do das "gastroplastizadas celebridades" (que me irritam por dizer como a gastro não é o caminho mais fácil, que não são preguiçosas, mas se operam e comem um boi por uma perna, deixa nós, que não fizemos cirurgias nem usamos medicamentos pra emagrecer com a cara na poeira por 'perdermos tempo' nos cuidando) que me encontro, que tenho força e converso sobre emagrecimento, e posso dizer com toda certeza que este cantinho que gosto e passo todos os dias foi fundamental para emagrecer 11 kgs q já eliminei e me ajudará com o restante. Quanto a tua dieta, eu mesma já pedi que colocasse, pois não quer dizer que vou copiá-la, apenas para ter uma base, afinal tu deixa bem claro que não é médica nem nutricionista, então cada um que faça por sua conta e risco, as pessoas precisam aprender a FILTRAR o que leem na internet, pois se fossemos copiar tudo que lemos por aí coisas ruins aconteceriam a todos. Deixo aqui uma sugestão de "cardápio light pro fim de semana", venho fazendo isso todos os sábados pra aguentar mais e não enfiar o pé na jaca no finde, esse sábado por exemplo farei uma lasanha deliciosa de beringela, abobrinha, requeijão light e carne moída, super magrinha, com aproximadamente 1/5 das calorias de uma lasanha normal e fica uma delícia, minha familia toda que não está de dieta come e adora, e tenho muitos outros...poderiamos pegar um dia da semana pra compartilhar...tenho receita de pizza de 40 kcal o pedaço tb rsrsrs...bom, um beijo e não se deixe abalar por comentários assim, teu blog é demais!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana,

    Não tenho problema nenhum com comentários, sejam eles identificados ou anônimos, todos são bem vindos, nem mesmo com as críticas, pois quem se expõe está sujeito a diferentes opiniões e interpretações, eu só não publico comentários que contenham agressões gratuitas, sem fundamento ou sem argumento.

    Aceito que as pessoas confrontem as suas opiniões, mas é preciso ter opinião, criticar é muito fácil, debater qualquer assunto já não é...

    Também não se preocupe, eu realmente não me abalo com isso, só quis usar o tema, pois ele estava guardado há tanto tempo aguardando o momento certo para ser debatido e senti que nesse meu momento já tenho certeza de muitas coisas que fiz e que deixei de fazer na busca pela perda de peso e posso fazer muitas afirmações com muita convicção.

    Quanto às receitas, eu até criei um link, que acabei desativando porque apenas duas receitas foram enviadas pela Luisa, nossa leitora da Itália, e como ninguém se propôs a enviar outras, achei que o link estava ficando obsoleto, mas podemos retornar com ele, se for o caso. Era um link para trocarmos receitas de baixas calorias. E adoooro Lasanha de Beringela!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cecinha

    Oi Edamoa,
    Sempre em nossas vidas estamos propenças a encontrar pessoas assim mal amadas, quer seja em:empresa,escola,faculdades,grupos de igreja....etc ja constatamos que ninguem nasceu para agradar a todos, Você faz sua parte e muitissimo bem,fico super triste de só ter conhecimento do blog agora,mais creio que tudo é no seu tempo, pessoas que não sabem nada sobre você e só aparecem para criticar de maneira groseira não merecem a sua atenção, gostaria muito de expressar todo meu contetamento por ter te encontrado, mais não sou tão boa com as palavras, porém quero salientar que esses poucos dias que visito seu blog me ajudou como jamais poderia imaginar,vou precisar muitoooo de suas dicas, seria bem valioso se pudesse nos dizer como é sua alimentação, mais sei que estais amadurecendo novamente essa idéia.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Cecinha,

    Mas eu realmente não perco meu tempo com esses comentários, apenas estou utilizando para ilustrar e justificar para os leitores, os motivos pelos quais eu deixei de publicar meu cardápio diário.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.