terça-feira, 20 de setembro de 2011

Distúrbios?

Eu pergunto: Qual distúrbio seria mais prejudicial ao ser humano, o Distúrbio Alimentar ou os Psicológicos, que desencadeiam muitos dos Distúrbios alimentares?

Complementando o assunto de ontem, por acaso surgiu uma manchete num jornal em São Paulo, que precisa ser encarada como um problema muito preocupante.

O fato dos meios de comunicação, agências de marketing, mídias de todas as naturezas propagarem a “Ditadura da Magreza”, pode ser considerado um assunto de polícia.

Penso que uma mãe ou um pai que tem um filho com problemas como Anorexia ou Bulimia, pode sim, processar muitos desses canais de comunicação e as empresas que vendem a beleza falsa e valorizam tanto a magreza.

A Manchete do jornal diz:
“HC ATENDE 1 CASO DE BULIMIA A CADA 20 MINUTOS”

Para quem não sabe HC, é o Hospital das Clínicas, em São Paulo, um hospital mundialmente conceituado por suas pesquisas e avanços na área da saúde.

Isso é muito preocupante, nós estamos aqui discutindo formas e alternativas para emagrecer, espero que todos conscientes da sua própria realidade e natureza, mas precisamos tomar cuidado primeiro para não corrermos atrás das futilidades apresentadas todos os dias na TV, revistas, e mesmo na internet e, além disso, precisamos estar alerta para não estimular pessoas que não precisam emagrecer a entrar nessa “furada”.

Todos nós temos ao nosso redor, jovens, e até crianças que podem entender errado a nossa atitude e na tentativa de imitar, acabar entrando nessa grande armadilha da Anorexia ou da Bulimia, afinal de contas somos os espelhos para as “pessoinhas” que estão próximas, irmãzinhos, filhos, sobrinhos, afilhados, temos que perceber se nossa influencia pode estar gerando algum jovem ou adolescente “neurótico”, pois se não estivermos atentos, talvez quando o problema surgir já seja tarde.

É cada vez mais comum, crianças não querer comer para não engordar ou então procurar atividade física para “ficar forte”, por exemplo, embora não seja recomendável a prática de musculação antes dos 15 anos, sei de casos de garotos que mesmo abaixo dessa idade freqüentam academias, no caso irresponsáveis e que visam apenas o seu lucro, e os pais não percebem isso, muitas vezes até por falta de tempo ou distração.

Penso que é a “NEUROSE” divulgada pelos meios de comunicação que faz com que o ser humano fique obcecado por um estado de magreza incompatível com sua saúde, ou por aquele corpo “sarado”, que na verdade está muito “doente”. Por isso todo cuidado é pouco.

11 comentários:

  1. Seja Bem Vinda Sabrina Miranda!

    Hoje vou tentar iniciar um procedimento de boas vindas aos novos seguidores.

    Tenho a data de início de muitos de vocês, mas alguns acabaram ficando prá trás, pois eu não fazia esse acompanhamento no começo, então como preciso começar algum dia, decidi que é hoje.

    Espero poder contribuir com seus objetivos e conto também com suas participação, pois aqui, a opinião dos leitores é tão importante quanto qualquer outra.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. olá edamoa, voltei da minha viagem para Serra Gaúcha..então, desde sexta feira a alimentação foi um caos, também pudera..todos os dias café colonial do hotel, almoços suntuosos nos rodízios de massas e lasanhas, de noite muito vinho e fondue ao redor da lareira...e 5 dias depois aqui estou eu, bem redonda mas com falta de vergonha na cara devo confessar que foi muito bom, não me arrependo, comemorei aniversário de namoro e resolvi não fazer dieta nem me privar de nada..me pesei no domingo numa farmácia e quase desmaiei ao ver os 3 kg a mais sendo marcados, mas pensei comigo mesma que é óbvio que uma pessoa que estava comendo tão pouco, ao sair da dieta como saí, tenha esse grande aumento de peso em tão pouco tempo. amanhã de manhã me pesarei e vou ver qual foi o estrago feito..agora te escrevendo começou a me dar um aperto no peito de pena de ter comido tanto e ter mandado mais de 1 mes de dieta embora, mas fazer oq? um beijo e coragem pra mim...e uma viagem dessas de novo só ano que vem!
    ana

    ResponderExcluir
  3. Olá querida Edamoa. Acho que já te falei que tenho tres filhos, um com 19 anos , outro com 17 e o meu pequeno com 7 anos. Os dois mais velhos são como todos os outros membros da minha família, super altos (o mais velho tem 1,89cm e o do meio tem 1,85cm) e magros.Já o meu pequeno é bem mais fortinho embora seja igualmente alto. Cheguei a ficar preocupada, pois algumas vezes ele me perguntou se estava com a barriga grande. Expliquei que cada pessoa tem seu tipo físico e ele é perfeitamente normal. Mas sei que a culpada disso ter acontecido, sou eu, pelos meus comentários reclamando do meu excesso de peso, minhas roupas apertadas,etc. Parei com isso e procuro guardar comigo minhas preocupações e minha insatisfação com meu corpo. Não quero que ele crie na sua cabeça neuroses que podem acarretar problemas maiores no futuro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana,

    Você devia estar com mais roupas que de costume para se pesar, já dá para dar um descontinho aí, e essa variação você consegue driblar facilmente com uma dieta rigorosa nessa semana.

    Até sexta já se recuperou, vai ver.

    Depois dê uma olhadinha na minha resposta para você no post Cartão amarelo, da última sexta-feira, tem correções sobre seu peso também.

    ResponderExcluir
  5. Olá Silmara,

    Acho que faz um bom tempo que você não comenta aqui, penso que já fez sim alguns comentários, mas teria que pesquisar para confirmar se você falou algo sobre seus filhos, eu realmente não consigo me lembrar de ninguém que tenha falado dos filhos, mas prometo que vou checar, eu não costumo me esquecer dos leitores que deixam aqui seus registros e opiniões.

    Essa questão que levantei surgiu realmente da matéria do jornal e de tanto ver tanta coisa sendo "vendida" por aí como boa, bela, e também por perceber que as pessoas acabam querendo se espelhar nessas futilidades.

    Gente passando fome para ficar com o corpo bonito? Gente tomando droga para ficar com o corpo bonito? Gente usando qualquer coisa que "diz" fazer você ficar mais bonita? Penso que tudo isso é um CRIME CONTRA A HUMANIDADE.

    Quando na França proibiram a veiculação do anúncio da Lâncome com Julia Roberts por excesso de photoshop, eu pensei que talvez a partir disso as pessoas comecem a pensar mais em si quando quiserem atingir algum objetivo, pois o que vale mesmo nesse mercado é GANHAR DINHEIRO, não interessa se enganando ou iludindo as pessoas.

    A indústria da moda, o chamado mundo fashion, só faz roupas que ficam bem em pessoas magérrimas, daí veio a MALDIÇÃO DA CINTURA BAIXA, por exemplo, que eu menciono no post “Comprando Roupas” de 13 de Janeiro.

    Toda essa influência desse mundo cruel da Ditadura da Magreza, somado aos nossos exemplos pode interferir na forma das crianças e jovens encararem sua própria condição física, entendendo errado algumas fases que geralmente passam, mas tudo é tranquilamente resolvido com muita conversa, o importante é perceber as variações de comportamento e sempre orientar para que o jovem tenha informações verdadeiras e se baseie em situações reais, não essa ficção toda que está sendo propagada de forma desordenada e sem nenhum controle.

    Penso que ninguém percebeu ainda, pois se trata de um problema de saúde pública, assim como querem proibir a propaganda dos cigarros que com aquelas imagens lindas acabam atraindo o jovem, precisam pensar em proibir de divulgarem tanto a beleza como sendo única e exclusivamente magra e no caso, MUITO MAGRA, isso está fazendo muito mais mal que os cigarros, só não notaram ainda.

    ResponderExcluir
  6. Olá edamoa! acabei de descer da balança, marcou 97kg.. achei estranho ter dado TANTA diferença da balança de farmácia (99,5 kg)..espero subir amanhã e não ver os kgs a mais, mas mesmo assim é estranho depois da patrola de comida que comi por 5 dias...mas se de fato estou com 97kgs melhor pra mim, conseguirei sair da casa dos 97/96 kgs pela primeira vez em muitos anos nessa semana! beijo, ana

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana!

    Não tenha dúvidas que existe variação, como eu falo no começo do blog, por isso é tão importante ter a sua própria balança, pois a calibragem muda, muitas vezes nem é feita corretamente, a altitude em que você está também influencia, segundo algumas teorias, ou seja, é muito importante se basear sempre nos mesmos dados, e acompanhar o peso no mesmo lugar, de preferência com os mesmos trajes, caso contrário, vai variar.

    O Jô Soares tem uma piada que diz: "O Gordo sempre se barbeia antes de se pesar..." Tirando o exagero, é verdade, se você se pesar com jeans e depois se pesar de biquíni, vai ter a falsa impressão que emagreceu.

    ResponderExcluir
  8. Cecinha

    Olá Edamoa, tenho um filhote de 11 anos bem gordinho, não gosta de comida de panela, porém adora brebotos, levei semana passada na pediatra ela me passou aquele sermão,falou que ele estar na faixa de sobrepeso e tem que fazer regime, acontece que saio para trabalhar as 7:00h e só volto as 18:00 ele passa o dia sozinho, escola/reforço, deixo a comida pronta dentro do forno é só esquetar, porém o maior problema é que ele não quer nem ouvir falar de dieta, adoraaaaaaa comer, alias aqui em casa somos a familia dos comelões, meu marido é gordo,estar com uma barriga enormeeeee,
    acontece que a dotoura pediu para todos colaborarem, mudando os habitos alimentares, eu ja vestir a camisa, mais os dois continuam passando bem longe das saladas que faço para jantar, mais o melhor de tudo é que com essa brincadeira(seria) como você diz, ja eliminei 1.900kg em duas semana, vim compatilhar contigo esse acontecimento.

    ResponderExcluir
  9. Oi Cecinha!

    Eu consigo imaginar como é difícil administrar a rotina da criança, e como é difícil convencê-los a comer coisas mais saudáveis.

    Muito antes de pensar em fazer dieta, eu sempre pensei que DIETA para criança deve ser o maior sacrifício, tão jovens e precisando deixar de comer o que a maioria à sua volta muitas vezes está comendo, acho uma "judieira", (usando um termo muito pessoal).

    Mas nessa idade você ainda pode conseguir algum resultado, se passar muito tempo além de você não conseguir mais ser a principal interferência para controlar a alimentação dele, as dificuldades vão aumentando, pois quanto mais cedo ele mudar seus hábitos, mais fácil vai ser.

    Tente não deixar em casa muitas alternativas calóricas. Claro que não vai deixar só alface para a criança, que não gosta de salada, mas tente deixar alimentos menos calóricos, se ele não encontrar biscoitos e bolachas recheadas por exemplo, vai comer o biscoito integral, a fruta. Sei que deve ser muito difícil, principalmente porque você não está em casa, mas não tenha receio de ir cortando alguns itens gradativamente, você vai ver que as coisas vão fluir naturalmente.

    Agora meus parabéns pela redução, muiiiito boa mesmo. E porque não está na nossa lista da competição? Prefere ficar se comparando sozinha mesmo? Não tem nenhum problema, mas se decidir participar, eu incluo seu nome na lista e você me passa os resultados, fique à vontade, independentemente de onde você vai registrar suas conquistas, tenho certeza que você vai atingir sua meta SIM.

    É muito bom comemorar essas conquistas, e você vai perceber que elas acabam acontecendo mais facilmente quando você passa a valorizar tanto cada obstáculo atingido.

    ResponderExcluir
  10. Edamoa,

    Li uma matéria muito interessante na Folha de São Paulo de hoje. Coloquei no meu blog:
    http://dietando-umavidadedieta.blogspot.com/2011/09/estudos-mostram-que-passar-horas.html

    Bjos,
    Paula

    ResponderExcluir
  11. É Paula,

    Eu devo estar na faixa da atividade moderada, pois não tenho pique para acelerar...

    Socorrooo!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.