domingo, 5 de agosto de 2012

Competição 030812

Atualizado em 05/08/2012 19:02 h.
Atualizado em 06/08/2012 19:30 h.
(Quem não consegue passar no final de semana, não se preocupem, basta deixar o resultado assim que conseguirem e eu faço a atualização).

Lembrando a todos os leitores que todos podem participar dessa nossa “brincadeira séria”, como definimos no início, basta acompanhar seu peso semanalmente e enviar o resultado até o sábado, para tabulação dos dados.

             Parabéns Kazinha,  não me lembro quando você ganhou a medalha, nem se já ganhou, mas dois resultados consecutivos muito positivos "Não Tem Preço..."



Nota:
As participantes que deixam de enviar seus resultados por muito tempo acabam sendo retiradas temporariamente da lista para não ficarmos com lacunas inteiras sem preenchimento, mas tão logo consigam se reorganizar e voltar a passar os dados, serão automaticamente incluídas.

20 comentários:

  1. olá! li vários posts seus aqui. eu gostaria de saber se vc faz avaliação antropométrica pra saber quanto de gordura foi perdida. ou é só na balança? porque vc tinha mencionado um platô. isso normalmente acontece qdo o corpo perdeu massa muscular junto com a gordura. aí o metabolismo cai mesmo. eu vi no resumo vc falando de exercícios. vc tem feito? quais? abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo (a) acima,

      Desculpe, mas nunca ouvi falar de avaliação antropométrica.

      Ou seja, nem mesmo os médicos, nutricionistas e educadores físicos que consultei se quer mencionaram isso. Entendo que então essa é só MAIS UMA de tantas falhas dos especialistas que consultei.

      Certamente eu perdi massa muscular com a gordura, pois se leu mais alguns posts vai perceber que minha luta na busca por uma atividade física que eu realmente consiga GOSTAR e abraçar para meu dia a dia tem sido ETERNA.

      Já tentei várias vezes e na mais recente, acabei recuperando um quilo e tenho certeza que não foi de músculo, foi um aumento desenfreado da fome que me levou a comer mais do que o necessário.

      Continuo buscando alguma atividade que eu consiga pelo menos seguir de forma regrada, tenho equipamentos, mas sempre começo e acabo parando por qualquer motivo.

      Não tenho nenhuma resistência física e não é algo que veio após a perda de peso do ano passado, sempre fui fraquinha para suportar mesmo pequenas cargas de atividade física, antes achava que era devido ao excesso de peso, agora talvez o que falte seja massa muscular, mas eu sempre tenho uma "DESCULPA" para não fazer.

      Esse é portanto o meu MAIOR E GRANDE INIMIGO na busca do "peso ideal", termo que na verdade abomino, mas define uma meta.

      Reconheço minhas limitações e tento buscar soluções TODOS OS DIAS.

      Você por acaso teria alguma dica que acrescentasse algo nessa minha dificuldade?

      Excluir
    2. oi, eu de novo. então... na verdade, o ideal seria mesmo ingerir proteína magra em cada refeição (não é o excesso, mas um queijo magro cedo, uma carne magra no almoço, etc)e usar essa proteína na construção dos músculos, coisa que acontece só com exercícios de carga [e comer carbos de índice glicêmico baixo, usar gorduras do bem, como castanhas, azeite, ômega 3... esses óleos baixam o índice glicêmico da refeição]. ou seja, só caminhar ou até só nadar não adiantam muito. eu lido indiretamente com obesos (na verdade, diretamente, mas o foco não é nutrição e nem endocrinologia...) e eu mesma sou praticante de esportes de força/resistência. então sou meio suspeita pra falar porque eu gosto muito de musculação como esporte (tem várias técnicas e metas...),não como algo forçado. acelera demais o metabolismo e é uma coisa ótima pra acelerar perda de gordura em épocas de platô.

      vc vai me xingar (hahaha), mas, se vc pediu uma dica, vou te dizer uma coisa: é largar a balança do banheiro e comprar uma de cozinha. usar mesmo essas medidas de percentual de gordura (nutrólogos, nutricionistas e o pessoal da academia fazem - aliás, se algum dia voltar a procurar um nutri, pense nos voltados para esportes) como guia. porque uma mulher de 76kg com 12% de gordura é seca. enqto uma de 76kg com 35% de gordura aparenta obesidade... por isso que não considero imc.

      então, no seu caso, já que vc perdeu esse peso todo, vc poderia tomar um susto ou até achar que engordou ao voltar a fazer alguma atividade. mas aí seria peso de massa magra, coisa saudável e que ajuda a queimar mais. enfim, não posso mandar ninguém fazer nada. mas assim que vc achar o SEU esporte (não gosta de lutas?), seria legal fazer logo essa avaliação antropométrica pra saber o percentual de gordura e não tomar sustos com a balança. é normal que as pessoas comecem com pouca resistência. isso é bem gradual.

      e a coisa boa de ter mais músculos é que vc secreta mais hormônio do crescimento, que mantém a pele jovem por mais tempo. ainda mais pra nós, mulheres. melhora tbem cabelo e a "idade" física da pessoa. além de ajudar a evitar vários tipos de câncer. isso tudo aqui pode ser uma "desculpa" do bem. =) vc pode ir se dando essas desculpas até sentir prazer no exercício - sim, isso é SUPER possível.

      um abraço e boa sorte aí na sua jornada.

      Excluir
    3. Olá,

      Obrigada pela dicas, realmente tenho me baseados em algumas dicas para tentar corrigir essas dificuldades.

      Mas embora consciente da questão saúde, tenho uma questão sobre esse peso em músculos, que realmente deve ser mais saudável, mas minhas roupas voltariam a ficar apertadas? Porque é exatamente o que eu não quero. Trocar gordura por músculos pode até ser saudável, mas para quem está se sentindo mal com suas roupas, voltar a usar tamanhos “G”, seria um balde de água fria no ânimo e na motivação.

      Não quero com esse questionamento contestar nada, apenas encontrar alternativas que realmente ajude quem quer vestir um manequim menor.

      Eu consegui eliminar esse peso todo e continuei me sentindo como antes, ou seja, fraquinha e com pouca força, mas não afetou em nada minha saúde, pelo contrário, fiquei melhor, com menos problemas de estômago, minhas enxaquecas praticamente sumiram e as poucas que ainda persistem, são facilmente controláveis, o que não acontecia antes, quando passava 3 dias deitada sem conseguir levantar da cama. Além disso, voltei a usar roupas que estavam esquecidas no armário há anos e joguei fora jeans tamanhos 46 e 44.

      Quero mesmo praticar uma atividade física, e não escrevo isso aqui apenas porque é “Politicamente Correto”, mas tenho receio de que até mesmo o medo de voltar a perder roupas não colabore para que eu realmente me mantenha firme nesse “projeto”.

      Como mencionei antes, quando eliminei os 15 quilos e pensei que precisava fazer atividade física para sair do “platô”, engordei 1 quilo em menos de um mês, pois a A.F. me trouxe uma fome extra, que eu não estava tendo até então, e acabou descontrolando novamente meu metabolismo. Então o susto acabou me fazendo desistir novamente de tentar qualquer ginástica.

      Não sei se consegue perceber o dilema e a dificuldade do processo.

      E não, eu realmente não reclamaria de você por estar aqui tentando contribuir. Seu raciocínio é lógico e tem fundamento, até porque você atua com o problema e entende do assunto, mas eu como leiga e incrédula com tantos profissionais que consultei é que não consigo encontrar uma solução viável. Por isso eu não canso de tentar estudar a questão, pois foi exatamente assim que descobri minhas dificuldades na alimentação, SOZINHA, pois nenhum profissional percebeu que aqueles cardápios pré-formatados só me atrapalhavam, que tenho dificuldades com TODOS os carboidratos, sejam eles simples ou compostos como os integrais, que frutas para mim, são verdadeiras bombas para desencadear fome.

      Os alimentos eu consegui entender melhor, já a atividade física está sendo realmente um enigma que não tenho conseguido solucionar, mas ainda não desisti.

      Obrigada de verdade, vou pensar nessas possibilidades com muita atenção, pois como eu disse, continuo buscando minha vocação na atividade física e não vou me acomodar só porque penso que não gosto de fazer ginástica, pois tenho certeza que no momento em que eu encontrar a verdadeira vocação, vou me apaixonar, como tantas pessoas, que inclusive relatam suas experiências aqui no blog.

      Excluir
    4. então, linda, vc não quer contestar e eu não quero forçar nada. eu adoro ler blogs até pra entender o que anda acontecendo nessa área. tem coisas que pacientes não dizem e que são ditas abertamente por aqui. de repente, por exemplo, vi um monte de gente me falando de óleo de cártamo. e eu não entendia o motivo. nos blogs que entendi que tava uma verdadeira onda de óleo de cártamo e de coco. eu não uso do anonimato pra tentar minar ninguém. eu não perderia meu tempo a esse ponto. e vc tá certa: tem que ler, tem que estudar.

      a questão do carboidrato existe. vc pode ter uma sensibilidade menor a insulina. e aí seu corpo dispara produção de insulina pra tentar ter o mesmo efeito de uma pessoa com essa sensibilidade maior. se a insulina consegue funcionar direito, o corpo produz menos e não há acúmulo de gordura na cintura. picos de insulina são inimigos da lipólise. o que fazer? quando comer carboidratos, comer os 100% integrais. usar azeite, botar sempre uma proteína junto... pesquise depois sobre índice e carga glicêmicos na internet. prefira os baixos. exercícios tbem melhoram a sensibilidade a insulina. sabe aquela vontade de doce logo após as refeições? é o corpo pedindo pra vc produzir mais insulina pra tentar levar a energia toda pras células.

      as frutas funcionam como doces. se tiverem índice glicêmico alto, são como doces. a glicemia sobe muito e, em seguida, a pessoa tem uma hipoglicemia reativa, dando uma fome absurda. pra vc ter ideia, eu como frutas nem todos os dias e, qdo como, é até o almoço. e em dias de treino pesado, qdo preciso de mais energia. eu só não recomendo que vc corte carboidratos. isso é furada total. mexe muito no metabolismo e tem gente que passa a engordar "de respirar" qdo volta a comê-los. vá de leve nos integrais até pra saúde do intestino. ou cicle: em dias de mais esforços, use um pouco mais.

      olha, eu entendo o drama das roupas apertadas. mas é assim. se vc malhar e comer errado, vc cresce de músculos e continua com a mesma camada de gordura. ou seja, fica maior. se vc malhar e tiver um acompanhamento (essa sensação de fome passa com o tempo)de um nutricionista, vc vai perder gordura e ganhar músculos. uma mulher nunca hipertrofia tanto assim sem querer. quanto a isso, nem se preocupe. quem quer crescer come pra isso e treina pra isso. 90% de tudo é a dieta.

      cardápios pré-montados não prestam. por isso que prefiro sempre os nutricionistas esportivos. se a pessoa não vê seu percentual de gordura e não pede nenhum exame, esquece. se passar bolachas então, esquece mais ainda. hahahah.

      manter seus músculos é como uma poupança antienvelhecimento. protege os joelhos, os ossos, deixa vc ainda produzindo hormônio do crescimento... pense com carinho e arrisque alguma coisa. vai que vc gosta? é super possível.

      abraço.

      Excluir
    5. Olá,

      Agora começam os abusos... rsrsrsr

      Não quero abusar do seu conhecimento, mas se me permitir gostaria de saber se por acaso existe alguma alternativa para iniciar algo para musculatura em casa mesmo?

      Se leu boa parte de meus relatos deve ter visto também que tenho muito PRECONCEITO com academias, aceito como preconceito pois no fundo deve ser isso mesmo, NUNCA me senti à vontade, não gosto de determinados tipos que se encontra nesses ambientes, então fica bem difícil.

      Excluir
    6. hahaha, tenha preconceito não. eu tbem tive, mas atualmente treino com juízes, médicos (aliás, na minha parece que tem o conselho de medicina inteiro hahahaha), donas de casa, gente cega, sem perna, gente muito magrinha, gente muito obesa... tem de tudo. tem um tiozinho que chega de bengala, pendura a bengalinha no aparelho e faz o exercício (muito amor!) e, claro, as periguetes. elas tbem são gente. hahaha. mas ninguém vai pagar academia pra ficar te olhando. tenha certeza disso!

      olha, se não gosta de academia, procure um esporte. eu acho bem perigoso fazer exercícios sozinha se a pessoa nunca treinou com acompanhamento. digo isso pq existem os vetores de força com músculos, por exemplo, da frente e de trás do corpo. se a pessoa tem a barriga fraca, tende a ter dor na lombar. se a pessoa não fortalece a parte da frente do corpo, rola o que as pessoas chamam de "síndrome do bumbum triste"... uma musculatura não é trabalhada ou é pouco trabalhada e a musculatura "opositora" desliga. fora as particularidades de postura de cada pessoa. por meses, pode não acontecer nada, mas é cumulativo e a pessoa pode conseguir uma bela lesão que depois só vai ser consertada por fisioterapia. pensa comigo: o pessoal da ed física ficou anos na faculdade... se tudo fosse tão simples, a gente não precisaria deles. tá, ok, mesmo raciocínio poderia ser usado pros nutris que passam bolacha. aliás, uma personal amiga minha tá fazendo pós em nutrição esportiva. ela fala que todas as nutricionistas da turma estão acima do peso e que ela tem horror qdo as vê comendo porcarias. enfim... mas em qualquer área existem os bons e os ruins.

      pra quem realmente não quer ir pra academia, existem as lutas, até as danças! dança tbem é bem legal pra ir começando. vc sente dor muscular tbem! não é tão moleza assim. mas um dia vc vai se arrepender de não ter ido pra musculação antes. ;-)

      olha aqui uma grande inspiração: http://www.queriaserabettyboop.com.br/2012/01/antes-e-depois-martinha-britto.html ela começou com 49 anos. se vc reparar, as calças dela devem ter apertado nas coxas, mas... tá 200% melhor, não?

      Excluir
    7. Beleza, entendi, mas agora mais uma perguntinha então.

      Eu estava numa lista de espera para entrar numa turma de Pilates, já que tenho alguns probleminhas que certamente não existiriam se eu tivesse me apaixonado por alguma atividade física antes.

      A coluna dói com frequência, e mas recentemente os joelhos vêm apresentando algum probleminha, além de eu já ter fascite plantar que só resolve temporariamente com fisioterapia e volta sempre a incomodar.

      Nesse caso também não serve? Ou será só um paliativo? Desculpe tantas perguntas, mas parece que você está conseguindo me traçar um caminho, parece que "tem uma luz no fim do túnel" e eu realmente pretendo seguir meus instintos, mas se tiver algum conselho mais técnico e científico é sempre melhor né?

      Excluir
    8. nossa, pilates é excelente pro seu caso! faça, sim! não sei se vc sabe, o pilates de aparelho (original) foi inventado por um alemão pra tratar pessoas com lesão. é excelente. se vc tem preocupação de crescer musculatura, o pilates te dá uma força no "core" sem inchar "pra fora". é ótimo. e, pra dores, o ideal é sempre se movimentar (óbvio que com cuidado e acompanhamento) pq o corpo pede movimento. nosso corpo é feito pra isso. vc vai ver mudanças em postura, em muitas coisas. faça, sim!

      mas, junto do pilates, tente comer sempre uma fonte de proteína. tipo: café, uma fruta, uma fatia de pão 100% integral e um queijo magro. almoço, um carbo complexo, gorduras boas e uma carne magra. lanche: um queijo magro com fruta ou outra combinação carbo/prot. jantar igual ao almoço com menos carbo. antes de dormir, vc pode comer um iogurte com castanhas (elas são ótimas pra vitaminas e tem óleos bons). algo assim. como falei, não é comer MAIS proteína. mas é sempre botar um pouquinho.

      comer de 3 em 3 ou 4 em 4 horas ajuda a manter a glicemia estáve, sabe? isso tbem ajuda a emagrecer por conta daquele papo de insulina, glicose, hipoglicemia e tal.

      no início da atividade física (vc pode caminhar e fazer pilates), se vc sentir mais fome, tente segurar a vontade racionalmente. não precisa morrer de fome, mas tente não compensar. depois vc come normalmente e as coisas vão se encaixando.

      eu garanto. se as coisas são feitas direitinho, não tem como dar errado. e vc tá fazendo a coisa certa, que é ler e buscar informações. eu não culpo ninguém obeso por estar como está, mas,pra sair da situação, tem que buscar informação. se tudo é feito direitinho, dá certo. confie! vai dar certo e vc não vai mais sentir dor. depois ainda vai querer malhar! ;-)

      Excluir
    9. Legal!

      Eu tenho procurado seguir esse cardápio, inclusive, meu marido adorou a idéia das sementes (castanhas, nozes), sempre moderadamente e incluímos no nosso dia a dia mesmo achando esses itens muito caros, mas se pararmos para pensar geralmente gastamos muito mais com outras "porcarias" e não percebemos. E essas oleaginosas são sensacionais no controle da compulsão.

      Como ele também está na minha onda, se animou com meus resultados, resolveu adotar um pouco do meu cardápio, embora ele não tenha tanto peso para eliminar, mas está incomodado com uma "barriguinha" sem exagero, mas um pouquinho saliente.

      Eu até tentei ser mais radical, mas não adianta, precisa mesmo ser pouco e percebo que preciso sim sentir um pouco de fome, principalmente nos "REcomeços", pois essa "fome" geralmente é uma ilusão, ela não é tão real quanto parece, e aos poucos vai se acomodando.

      Estou nessa lista de espera pelo Pilates, pois adivinhe, no horário que eu posso está lotado, estou realmente esperando uma vaga, já que o local é bem próximo de minha casa - uns 2 quilômetros, que eu já pretendia caminhar (ida e volta), se procurar mais longe pode até ser que encontre, mas vai ficar mais difícil de ir, vou depender mais de carro, trânsito e com certeza vou ter mil motivos para desistir.

      Obrigada pela atenção, colaboração, gentileza e paciência, tenho certeza que tudo isso está sendo útil para muitas outras pessoas que também acompanham o blog.

      Às vezes recebemos comentários aqui que buscam somente criticar nossas atitudes, sem na verdade conseguir compreender que muitos dos nossos defeitos ainda estão em fase de correção, e que muitos aqui são o que são nem sempre por opção.

      Passamos 40 anos fazendo TUDO ERRADO, não existe uma política de qualidade que faça com que o ser humano realmente encontre um esporte, quando pensamos nisso ainda no início da vida profissional, acabamos desistindo, pois o chefe quer SEMPRE que fiquemos até mais tarde, tudo é urgente, e abrimos mão da atividade física quando ainda temos ENERGIA SOBRANDO, depois quando já temos condições de decretar nossa independência e não aceitar pressão de patrão, já não temos mais a energia e vitalidade de antes e fica muito difícil FAZER O QUE É CERTO.

      Não canso de repetir uma frase de uma leitora deixou no blog no post “Foco” de 31 de Janeiro/2011: "...hábitos ruins são difíceis de largar, e os bons são difíceis de adquirir, principalmente depois de adultos...”

      Excluir
    10. na verdade, qdo a gente cresce, a gente bota tudo na nossa frente. e aí a gente só vai se cuidar depois de trabalho feito, filhos cuidados e dormindo e por aí vai. só que a vida cobra. um belo dia, a gente aparece doente ou com dores. principalmente as mulheres se sentem responsáveis por tudo o tempo todo. e se sentem culpadas qdo se cuidam. e, qdo a gente já é adulta, a gente tem grana e independência pra fazer o que bem entende. e aí, né, pra quebrar hábitos ruins...

      olha, não sou perfeita nem nada. mas acho que dá pra vc ir buscando informações com base no que foi conversado aqui. vai jogando no google e lendo pra ir vendo mais textos sobre o que falamos e tal. eu adoro ler blogs (de todos os tipos). e a verdade é que, muitas vezes, se eu apareço anonimamente, já sou "do mal". hahaha. enfim, mas se alguma sementinha que eu joguei germinar, tudo bem. pra tentar fazer o bem, dar uma palavrinha de apoio e ajudar no mínimo que a gente pode, tudo bem.

      felicidades. um beijo.

      Excluir
    11. Não é o fato de ser anônimo que faz com que o comentário seja "do mal", mas as reais intenções por trás dele.

      Quando as pessoas tem argumento, conhecimento e acima de tudo, se colocam na situação do outro antes de criticar, TODOS GANHAM.

      O problema é quando não querem perceber as dificuldades do outro e simplesmente criticam sem a menor consideração ou solidariedade.

      Quem quer realmente ajudar contribui, quem quer apenas criticar, não faz absolutamente nada para ajudar ninguém.

      Mais uma vez obrigada pelas suas valiosas dicas que certamente serão aproveitadas por muitos leitores, além de mim mesma.

      Excluir
  2. Eeeeeeeeeee.... é minah primeira!!! Fiquei muuuito feliz!!! Bjs e ótima semana ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então que venham muitas outras Kazinha.

      Parabéns pela conquista.

      Você que acompanha o blog há tanto tempo estava merecendo uma conquista dessas.

      Seus esforços deram resultado.

      Excluir
  3. Moa e Anônimo, este bate e volta lá em cima foi muito bom, eu como muitas pessoas que estão nessa luta com a balança, acabamos escolhendo o que vamos comer pela quantidade de calorias e "esquecemos" de contar com a necessidade do organismo para a execução das atividades diárias. Eu tenho a mesma luta que vc Moa, busco encontrar um exercicio que me agrade, pois somente sentindo prazer vou praticar com regularidade e acabar com as "desculpas" de não fazer.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany,

      Eu até não tenho sido tão radical e tenho feito uma dieta regular, mas a estagnação realmente se apodera e começamos a vacilar muito mais, com altos e baixos na força de vontade, e sempre escrevi aqui que a força de vontade precisa ser 80% da nossa meta, pois se desanimamos, cedemos, ao cedermos, regredimos, não tem mágica, não é feitiçaria da balança...

      Agora atividade física está sendo um tormento. Vamos ver se dou sorte e consigo aquela vaga na turma de Pilates, se eu não procurar alguma atividade nunca vou encontrar uma que me agrade certo?

      Continuo procurando então...

      Excluir
  4. Eda, bom dia

    Adorei todos estes comentarios e vou usar muitas destas dicas. Semana passada fiquei sem net mas a atualização do meu peso é +0,400g. Pois é vacilei um pouco mas não vou desanimar não. Bjs e adoro ler seus post

    Daniela

    ResponderExcluir
  5. Este peso ( +0,400g) é o da semana do dia 03/08/2012 ate sexta posto o desta

    Bjs

    Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela,

      Ok. Estou fazendo o registro, e logo faço a atualização da tabela.

      Excluir
  6. Bom dia Eda, esta semana foi proveitosa mas o final de semana esta chegando e é dificil manter com festas e tentaçoes, mas vamos continuar nesta batalha.
    Peso eliminado: -1,6
    bjs e bom fim de semana.

    Daniela

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.