quarta-feira, 6 de abril de 2011

Livre Arbítrio

O que está na moda?

Batom Cor de Rosa, voltou com tudo, ainda não entendi porque havia saído.

Botas serão as vedetes do outono inverno, mas todos os anos, eu as vejo nas vitrines das lojas, então, nunca saíram, talvez tenha aumentado a variedade de estilos, cores, altura, mas sempre fazem parte do figurino outono inverno.

Modelitos Chanel vem com força total, uma composição tradicional que nunca sai de moda.

Na moda muita coisa vem e vai, e sinceramente nunca entendi por que. Penso que devemos usar o que nos agrada, o que nos faz sentir bem, não um modelo ou um sapato que está na moda só por estar na moda. PURO COMÉRCIO!!!! Muitas vezes o que está na moda é simplesmente ridículo, mas só porque está na moda, todo mundo sai correndo para usar, e se uma celebridade usar, então vira FEBRE.

Só nunca ouvi em lugar algum que gordinha (o) estivesse em moda. Por que será, se a maioria das populações tem sobrepeso? Não são todas as pessoas que são obesas, mas a maioria tem sobrepeso sim, e mesmo assim, nunca entram em moda.

Anormais, são as modelos, como uma das modelos da Victória´s Secret que está prestes a perder o contrato por estar demasiadamente magra, será que as outras estão assim tão mais saudáveis?

Talvez algum dia ainda, vamos ouvir que esteja na moda ser mais cheinha (o), talvez quando todos tomarem consciência de que o mundo que vivemos, cada vez mais, está produzindo seres, acima do peso ideal.

A alimentação cada vez mais industrializada, seres cada vez mais sedentários, dentro de pouco tempo será impossível encontrar pessoas esqueléticas ou atléticas. Só se faltar alimentos, e ainda assim, o homem com toda sua capacidade tecnológica vai conseguir produzir algum alimento sintético, que talvez fará ainda mais mal, mas manterá a raça humana viva e provavelmente “GORDA”.

Catastrófica essa conclusão não é mesmo? Infelizmente no ritmo que a humanidade caminha, essa realidade pode estar muito mais próxima do que se imagina.

Mas nós não queremos isso, e ainda temos opção e escolhemos ELIMINAR o que está nos incomodando e a partir dessa escolha vamos lutar utilizando todas as ferramentas que encontrarmos para nos livrar desses quilinhos indesejáveis.

Nesse momento ainda dispomos do livre arbítrio, ainda temos opções de alimentos menos prejudiciais, talvez nem todos tão saborosos, mas podemos escolher o “menos pior” para nossa dieta e dentre todos, ainda podemos optar por racionar ao máximo aqueles que  só nos engorda.

Então, vamos aproveitar, pois as futuras gerações talvez não tenham a mesma sorte que nós, pois como mencionei, pode faltar opção, num futuro não muito distante.

4 comentários:

  1. Rosi para Edamoa, minha irma me apresentou seu blog achei interessante o texto tenho 42 anos 1,50 e pesando 58,5kg nao posso dizer que sou gorda mas nao tenho conseguido dominio do meu apetite e também ansiedade. Tomo muitos analgésicos e faço reposiçao hormonal essa por sinal me acrescentou os 8kg a mais desde que comecei fazer.No meu caso ja passo com uma endocrina mas nada resolvido,ja tomei fluoxetina e sibutramina e nada.O que voce me recomendaria?.bjs Rosi

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosimeire, Seja bem vinda!

    Na verdade não fico nada à vontade quando algum leitor me pergunta o que eu recomendo, pois sou leiga como qualquer outro aqui e apenas registro minhas próprias descobertas, pois acredito que elas possam ser úteis para outras pessoas que como eu já estava desanimada.

    Realmente sua relação peso x altura não é tão discrepante, mas no seu caso existem medicamentos interferindo e ninguém melhor que sua endocrinologista para analisar inclusive os seus exames clínicos.

    Eu tenho conseguido controlar muitas “vontades”, o apetite geralmente é controlado quando reduzo a ingestão de carboidratos e açúcar, pois pelo que entendi de tudo que andei pesquisando esses alimentos exigem muita insulina e a própria insulina acaba desencadeando mais fome, gerando um ciclo vicioso.

    Dê uma lida no Resumo, que preparei para todos que vem aos poucos se aproximando do blog, é nele que acabo me baseando e tem dado muito resultado.

    Depois aos poucos vá lendo o blog desde o começo, muita coisa e muitos detalhes acabam surgindo após essas leituras.

    Muitas vezes existem coisas no nosso dia a dia, que passam despercebidos e ao ler no blog, desperta sua atenção e acaba conseguindo controlar muito mais do que pode imaginar.

    São situações cotidianas, fatos muitas vezes que são muito simples, mas acabamos não percebendo onde estamos “pecando”.

    Mas antes de qualquer coisa, não queira milagres nem se desespere. Lembre-se que você ainda tem um inimigo só seu, os medicamentos e nem sempre a culpa é sua. Com calma, paciência e perseverança, fica muito mais fácil.

    ResponderExcluir
  3. Edamoa, tenho muitas variações de peso ao longo do dia, já cheguei a apresentar diferença de 2 quilos me pesando no mesmo dia, de manhã e a noite. Qual é o melhor horário para me pesar, aquele que corresponde a realidade?

    ResponderExcluir
  4. Olá Nia!

    É super normal essa variação no decorrer do dia, são a alimentação, os líquidos que você ingere e normalmente é recomendado que a pesagem seja feita logo pela manhã, quando seu organismo já eliminou ou processou praticamente toda a alimentação do dia anterior.

    Eu pessoalmente, não gosto muito de REGRA, pois como costumo escrever por aqui, elas não podem ser aplicadas a todas as pessoas ao mesmo tempo, nem sempre dá certo, portanto só acho que a pesagem deve ser feita sempre num mesmo horário e local.

    Explico por que:

    Se você se pesar em farmácia, por exemplo, de uma para outra pode haver oscilação na calibragem da balança, muitas vezes até a altitude influencia, dizem que se você conseguisse se pesar num mesmo instante, no litoral e depois no planalto, haveria uma diferença significativa, nunca testei, mas por "desencargo de consciência", é melhor ter sempre o mesmo local e a mesma balança.

    Já o horário é justamente para você considerar sempre as mesmas condições físicas: Jejum ou alimentação parcial ou completa, após absorção ou não de líquidos entre outras variáveis.

    Eu particularmente prefiro me pesar, pela manhã, e estou há duas semanas sem balança, quase pirando, totalmente desorientada, pois estava mesmo muito acostumada a controlar tudo através da balança. Sinto-me meio cega sem ter esse referencial.

    Assim, cabe a você tentar encontrar o melhor horário e local, pois deve ser o que melhor se encaixa na sua rotina, mas pensando que sempre deve ser no mesmo horário, para que sua comparação seja dentro dos mesmos parâmetros.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.