segunda-feira, 25 de julho de 2011

Meu Corpo Mudou


Porque será que nosso corpo muda?

No caso das mulheres, existem questões hormonais, modificações naturais, mas sempre ficamos sem conseguir compreender como conseguimos chegar tão longe.

Um dos grandes problemas que enfrentamos é sempre encontrar uma DESCULPA para justificar nossas fraquezas.

Excluindo-se dessa condição, aquelas pessoas que possuem algum tipo de distúrbio de saúde, as demais vivem sim de uma busca infinita por desculpas que possam explicar seus erros, seus exageros e seu descontrole.

Como eu sempre escrevo aqui, ninguém “ganha” 15 quilos sem sorteio, como eu mesma ganhei, de um dia para o outro, nem mesmo de um ano para o outro.

O que ocorre é que vamos nos acostumando com situações e nos acomodando cada vez mais com justificativas que no fundo, sabemos que não são verdadeiras.

Quando ainda somos jovens, usamos a correria como pretexto para não praticar atividade física, muito trabalho ou muito estudo. Sempre temos uma explicação e aproveitamos essas mesmas desculpas para não nos alimentar adequadamente, vivendo de uma dieta rica em gorduras, açúcar e refrigerantes.

Depois, vem a grande desculpa da mudança do metabolismo após os 30 anos, afinal de contas sempre ouvimos e lemos que após essa idade o metabolismo não nos favorece em termos de manutenção do peso.

Ora, é claro que existe sim uma mudança em nossas funções orgânicas, com o passar do tempo, mas não é motivo para nos rendermos ao comodismo, pois caso contrário, não existiria ninguém acima de 30 anos com IMC adequado...

Depois, chegam os filhos, e a maternidade, no caso das mulheres, faz com que se esqueça de si mesma, nosso instinto só pensa naquele novo ser e nas responsabilidades que teremos a partir de então. Voltamos a nos alimentar de qualquer jeito, afinal a prioridade é a papinho, o leite, ficamos cada vez mais desligadas de nosso próprio corpo e perdemos a noção do que é normal e do que não é. Passamos a acreditar numa nova desculpa: “_ É assim mesmo, faz parte do pacote, sobrar uma barriguinha aqui, uma gordurinha ali, e seguimos em frente acomodadas com a situação.

Passado algum tempo, a acomodação toma conta de nós, aceitamos a situação como irreversível, já que acumulamos tantos quilos e já tentamos “DE TUDO”, para eliminar e não adiantou.

Começamos a pensar que já estamos “velhos” mesmo, não adianta lutar contra a “natureza” , nos “conformamos” e DESISTIMOS, embora sofrendo muito, pois é aí que bate o arrependimento.

Nesse momento, nos arrependemos de termos “relaxado” tanto, e começamos a lamentar, com o “SE”. “Se eu não tivesse feito isso... Se eu não tivesse feito aquilo... Se tivesse feito assim, Se, Se, Se...”

Só que ainda dá tempo, é possível sim resgatar uma forma física mais saudável, mas é importantíssimo QUERER, pois ao decidir por uma mudança na vida, que geralmente implica numa mudança radical no comportamento, na rotina e na própria forma de pensar e encarar o problema, a pessoa precisa se reprogramar.

Para isso é necessário FOCAR o BENEFÍCIO que será conseguido, e ignorar o sacrifício, pois valorizando os benefícios em detrimento do sacrifício, fica mais fácil de manter a motivação.

Assim, nunca é tarde para começar, e vamos começar quantas vezes forem necessárias, até conseguir chegar ao nosso objetivo e depois vamos nos sentir realizados comprovando o quanto valeu à pena aqueles sacrifícios

4 comentários:

  1. Seu texto está muit bom, tenho que admitir que ter força de vontade é beeeemmmmm difícil, mas quando contamos com o apoio e auxilio de pessoas que amamos (e até mesmo daquelas que nem conhecemos), tudoi fica mais fácil. Um grande beijo e continue postando seus textos aki.Acesso seu blog todos os dias em busca de novas informações e de dicas preciosas.

    Manu

    ResponderExcluir
  2. Poxa... é verdade... sempre é mais fácil nos escondermos atrás de "desculpas"... ao invés de virarmos o jogo e revertermos a situação!
    Mas graças à Deus que nós estaoms dando a volta por cima e revendo os verdadeiros valores da vida! Mto boa a sua colocação sobre os obstáculos que nós mesmo colocamos no dia a dia... e nos acomodamos mesmo... Mas agora tudo se torna novo... e estamos indo mto bem!!!
    (Adorando seus textos).
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Manu!

    Aguarde, nos próximos dias tenho muita coisa para discutir com todos que acompanham o blog.

    Curiosidades, situações intrigantes e fatos que de alguma forma podem nos fazer pensar melhor em nossa forma de encarar a dieta, as dificuldades e as vantagens de repensar nossas reais necessidades.

    ResponderExcluir
  4. É Thaís,

    É muito mais fácil se acomodar, principalmente depois de passado muito tempo.

    Muitas vezes, falta alguém para nos ALERTAR para esse comodismo, só isso. E alertar, não significa CRITICAR, pois muitas pessoas acreditam que ao criticar, estão ajudando, e não estão.

    Alertar significa chamar a atenção para alguns pontos obscuros, que geralmente ninguém consegue enxergar, nem mesmo os críticos, e arrisco a dizer que nem mesmo os médicos, nutricionistas e personal trainers. São pequenas coisas que acabam passando despercebidas, até mesmo para os profissionais envolvidos com esse grande problema.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.