quinta-feira, 28 de julho de 2011

Proibindo o Saudável

Assistindo à TV, lá nos Estados Unidos, ouvi uma notícia intrigante:

Os donos de restaurantes querem proibir a entrada de crianças, pois além de serem causadores de muita intranqüilidade tanto para os freqüentadores como para garçons, dada a algazarra e a bagunça que geralmente costumam fazer, geralmente o consumo dessas crianças é considerado baixo e geram muito desperdício além de prejuízos.

Quebram copos e pratos, choram, fazem birras, etc.

Pois pensando pelo lado de saúde, imagino que essa proibição deva estar partindo de restaurantes sofisticados, que disponibilizam pratos mais elaborados, enquanto os chamados fast food esperam por essas crianças de braços abertos... Uma verdadeira mina de ouro, para os lanchinhos com lembrancinhas, por exemplo, que cativam esses clientes desde a mais tenra idade.

Entendo que tem criança que realmente é TERRÍVEL, mas isso é uma responsabilidade para os pais, que precisam aprender a impor “Limite” aos filhos, antes mesmo de saírem da maternidade.

A criança assim como qualquer adulto esta sujeita a variação de humor, indisposição física, mas tudo isso pode ser contornado e no caso dos restaurantes, uma boa multa ao pai que não consegue controlar seu filho, faria muito mais diferença, ao cobrar algum dano, por exemplo, o custo poderia ser bem salgado, fazendo com que os pais pensassem muito bem antes de levar uma criança “Sem Limites” a qualquer local público.

O mais preocupante é que a dificuldade venha gerar a busca pela facilidade do fast food, que receberá toda a família e cativará mais uma criança para o resto da vida daquele ser, que acaba perdendo a chance de desenvolver o gosto por freqüentar lugares que poderiam se tornar uma alternativa ao “rápido e barato”.

Na contramão dessa medida, um tempo atrás ouvi e li em alguns meios de comunicação que o estado de Nova York, quer proibir os brinquedinhos que acompanham os lanches dos pequenos, que na sua ingenuidade acabam desenvolvendo o hábito de comer esses lanchinhos estimulados pelo interesse nos brinquedos.

Também não quero aqui dizer que não se pode comer fast food. Eu até acho que existem lanches deliciosos, verdadeiros pecados para nossa dieta. O que não pode acontecer é transformar o lanche eventual em ROTINA do dia a dia, ou abusos eternos. NÃO VALE À PENA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.