segunda-feira, 18 de julho de 2011

Onde Erramos

Começando Errado...

Vejam só quando começam nossos erros na alimentação:

Tenho dois filhos que sempre pedem para comprar churros quando estamos no litoral, e recentemente, quando estávamos por lá, o carro dos churros estava passando e perguntei ao menor se ele queria, ele respondeu que não.

Percebam a distração: Eu insisti algumas vezes, até que ele aceitou e foi buscar os churros.

Para quê?  Por que será que insisti tanto? Afinal de contas ele precisa comer isso? Alguém necessita desse tipo de alimento? NÃO, é claro!!!

Depois que ele foi buscar o doce é que “caiu a ficha” para mim. Eu estava insistindo para que uma criança comesse um alimento totalmente dispensável. Detalhe, eu já estava na minha dieta, e dessa vez eu não iria comer, e não comi mesmo.

Tudo bem que esse meu filho é um pouquinho complicado para comer, geralmente não come nada, se tentar oferecer uma salada ou uma cenoura, ele certamente responderá “ECA”.

Mas não é porque ele não consome uma variedade de alimentos saudáveis, que devo fazer questão que coma os inúteis ou prejudiciais.

Então, é assim que começamos nos alimentar mal e errado. Muitas vezes nos oferecem algum alimento que não serve para nada, mas como é "gostoso", passa a fazer parte de nossa lista de compras.

Podemos até fazer um paralelo com as drogas, que são oferecidas por terceiros e acabam fazendo parte da lista de consumo da pessoa.

No caso dos alimentos dispensáveis, quem nos oferece, geralmente tem a melhor das intenções, quer nos agradar, oferecendo um bombom, uma bala e quando percebemos ficamos reféns desse tipo de alimento. Nem os namorados imaginam o mal que estão fazendo quando oferecem aquelas caixas maravilhosas de bombons para suas princesas...

Quem não se pegou falando sozinho alguma vez: “_ Estou com uma vontade de alguma coisa doce...”

Quando nascemos, não conhecemos o açúcar e se ninguém nos oferecesse, poderíamos passar a vida toda sem precisar dele, pois nosso organismo por si só, pode sintetizar outros alimentos e transformá-los em açúcar e energia, mas o adulto não se contém e oferece o doce para o bebê no suco, no chá e até na chupeta.

2 comentários:

  1. Esse é exatamente um dos motivos pelo qual decidi mudar a minha alimentação, pela minha filha. Eu sou o exemplo dela, e até ela ter seus proprios hábitos, acompanhará os meus!
    Não posso negar a ela um copo de refrigerante, se ela me ve tomando sabe?Que exemplo eu estou dando?

    A alimentação do seu filho, assim como coisas se ele será obeso ou não, tem uma grande definição agora. Afinal, comemos errado por puro hábito!
    Eu estou tentando evitar algumas coisas aqui em casa e principalmente na alimentação da minha pequeninha, ou pelo menos limitar certas coisas para os fins de semana, ou quando vai para a casa da avó (avó adora fazer um agrado e não quero ser a chata que fica proibindo tudo!), essas coisas!

    Por sorte, amamento a minha filha até hoje, ela não gosta de nenhum outro leite alias. Toma suco todos os dias, natural sem açucar. E sim, gosta de um chocolate, mas controlo bem isso nela, já que ela tem quase dois anos, é coisa por exemplo quando ela vai na casa da avó etc. Evito ao máximo dar danoninho (que é muito corante e açucar!) e procuro dar aqueles danones de mel e cenoura essas coisas.

    Não existe criança que não gosta de x coisa, existe criança que não foi ensinada a comer aquilo. Eu por exemplo deixei de dar muita coisa na introdução dos sólidos para a minha filha e hoje ela não come de jeito nenhum! =/


    Pois é, é assim a gente tentando se reeducar e educar a alimentação dos nossos filhos!


    Beijos
    Sobre a minha RA: http://perdendo20.blogspot.com
    Sobre ser mãe: http://parabeatriz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Kira! Seja bem vinda!

    Desculpe a demora em responder seu comentário, mas estou em férias, viajando e não tenho como acessar a internet todos os dias, como faço regularmente.

    Na verdade eu não sei muito bem o que faz uma criança não gostar de determinado alimento, pois meu caso é muito interessante:

    Tenho dois filhos, criados e educados da mesma forma, sem nenhuma diferença, e minha filha mais velha (13 anos), sempre adorou, verduras e alguns legumes, já o menino (10 anos), não come absolutamente nada e isso desde bebê, pois quando colocava carne na papinha, ele cuspia, não engolia de jeito nenhum, e Até os 7 anos, ele só se alimentou com leite e pão com manteiga, arroz, nugts, salsicha e ovo cozido, mas só a clara, e quando digo só, é só isso mesmo. Então precisei incluir algumas alternativas como o danoninho. Imagine o meu desespero como mãe. O pediatra um médico muito conceituado, sugeriu que eu o deixasseele comer o que aceitava que uma hora isso iria mudar. Então deixei, pois NÃO TINHA ALTERNATIVA.

    Então, depois de 7 anos, ela passou a aceitar carne de frango, carne moída, caldo de feijão (só o caldo), bife, mas legumes e verduras nem com a cinta na mesa...

    Também não gosta de muitos doces, só chocolate, mas sem exageros, pois não compro muito, e nenhum dos dois gosta de biscoitos recheados e ambos tomam pouco refrigerante. Já é um bom começo, para uma situação tão difícil.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.