quinta-feira, 12 de julho de 2012

Filosofando

Esse post eu tinha que reeditar, é muito intenso...

Cada vez mais acredito na importância de vivermos nossa vida da melhor forma possível.

E a melhor forma não necessariamente é a mais confortável e agradável para nós mesmos.

Podemos tentar todos os dias:

Ser mais tolerante; Ser mais gentil; Ser mais solidário; Ser mais amigo; Ser mais carinhoso; Ser mais agradável; Ser uma pessoa melhor a cada dia.

Muitas vezes a nossa pressa está sempre à frente da pressa do motorista ao lado, não cedemos o espaço para que ele nos ultrapasse, não damos preferência ao pedestre, não temos tempo nem de dizer bom dia ao nosso vizinho. Nossa urgência parece sempre ser maior do que a dos outros, nossos problemas são imensamente maiores que os dos outros...

Trabalhamos tanto, acumulamos o máximo que podemos e nos esquecemos que podemos deixar tudo aí, de uma hora para a outra, sem ter usufruído de nada e com ninguém.

É bom pensarmos em deixar no mundo alguma coisa, além de heranças e bens, que nossa passagem pelo mundo não seja em vão.

Tenho uma frase muito forte, mas que define muito bem nossa função na terra:

“Não estamos no mundo apenas para ocupar espaço, mas para EVOLUIR, alguns conseguem, outros nem tentam...”

Nesse momento estamos buscando um equilíbrio com nossa alimentação, mas que essa busca seja para nos fortalecer, nos trazer mais saúde e nos transformar em seres melhores.

Em momento algum essa busca pode nos trazer sofrimento, tristeza ou infelicidade, temos que viver a vida, buscando uma evolução, mas sem buscar o sofrimento, pois ele nos acha sem que tenhamos que ir ao seu encontro.

Estou escrevendo tudo isso, pois fiquei chocada meses atrás, quando fui acompanhar uma pessoa da família ao médico e por acaso ficamos sabendo que outro médico que havia atendido quinze dias antes, e que encaminhou para o médico daquela consulta,  havia falecido.

Era um conceituado médico, praticamente um cientista, muito provavelmente trabalhava e estudava muito, um pesquisador reconhecido internacionalmente e que de um dia para o outro deixou tudo, não sei nem se conseguiu usufruir de tudo que conquistou, pois geralmente essas pessoas sacrificam a vida pessoal em prol de uma causa.

O mais intrigante é que era relativamente novo, não fumava, não bebia, praticava atividade física regularmente, não era obeso, em fim, não tinha nenhuma doença ou disfunção evidente, e teve morte súbita.

Me fez pensar ainda mais que:

Precisamos viver cada dia como se fosse o último...

3 comentários:

  1. Oi, Eda! Muito boa essa mensagem.
    Realmente, a vida passa muito rápido.
    Parece que outro dia eu estava com 18 anos. Vivemos numa sociedade extremamente capitalista, consumista, individualista e onde predomina a falta de amor (amor próprio e alheio).
    Eu reconheço que sou uma pessoa que se preocupa muito mais com o lado profissional do que com o lado pessoal. Por muito tempo, só queria saber de estudar, trabalhar, me formar e construir uma carreira sólida e bem-sucedida. Por isso, deixei à parte muitos momentos bons que eu poderia ter vivido.
    Amei pouco, arrisquei pouco, ainda não tenho filhos ou um companheiro. Tenho repensado algumas coisas ultimamente.
    Não digo recuperar o tempo, porque este já se perdeu, mas quero aproveitar mais a vida, cuidar da minha saúde e falar para as pessoas o quanto eu as amo (família, amigos, etc).
    Algumas mudanças de hábitos e atitudes refletem diretamente no nosso bem-estar e nos motiva para correr atrás dos objetivos, como emagrecer, por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Edamoa! Quanta saudade do teu blog!
    Hoje voltei a lê-lo. Fiquei um tempão afastada e algumas coisas aconteceram nesse período. Uma delas é que tomei coragem e fui ao médico, um endocrinologista. Fiz muitos exames e graças a Deus está tudo bem com minha saúde do ponto de vista biológico (exceto pela vitamina D que está muito baixa). O único problema é com minha saúde emocional, e foi isso que me levou a esse aumento absurdo de peso. Ele não usou especificamente a palavra depressão, mas disse que eu não estou no meu "estado normal" (eu já o conhecia antes e pude notar a expressão dele quando me viu na minha atual situação). Bem, ele me receitou um antidepressivo que também "tira" a ansiedade que é o que me faz comer demais. Já deu resultado, pois em mais ou menos 20 dias emagreci 3 quilos. Não pretendo voltar para a competição (ela ainda existe? rsrsrs), porque nesse momento não acho bom, pois se eu não tiver um bom resultado acho que posso me descontrolar. Continuo me pesando, mas só uma vez por semana, nada de pesagem diária pois isso me deixa ansiosa, e é tudo o que eu NÃO preciso agora. Vou acompanhar o blog novamente, pois você sempre tem algo bom prá dividir conosco.

    É bom estar de volta!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lidy!

      Ótima iniciativa, consultar um médico, assim você fica mais tranquila sabendo que sua saúde está ok.

      O medicamente em alguns casos ajuda bastante a dar o impulso que precisamos para assumir o controle da situação.

      Acredito que em breve você vai estar muito menos ansiosa e bem com você mesma, a partir desse ponto fica um pouco mais tranquilo se controlar.

      A competição ainda existe sim, só que estou de férias e pedi para as amigas participantes aguardarem minha volta pois não tenho como garantir o controle dos dados e a publicação da tabela pois estou com horários e rotina muito atrapalhados e não tenho muito tempo para acessar a internet, então fica mais fácil voltar aos controles e gráficos só quando voltar das férias.

      Se para você a competição não ajuda, realmente é melhor não participar, ela deve servir de motivação, não pode ser uma pressão, nesse caso só atrapalharia mesmo.

      Siga o seu plano, com seu medicamento, o que talvez possa ser aproveitado são os relatos das demais leitoras do blog, a troca de experiência que temos aqui é ímpar, e ajuda quando estamos precisando de algum "empurrão" ou até de um "puxão de orelha", mas faça o que te faz sentir bem, se possível nos conte suas vitórias, compartilhar as dificuldades e as realização ajuda muitas outras pessoas a não desistirem.

      É MARAVILHOSO ter você de volta, conte comigo sempre!

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.