terça-feira, 5 de abril de 2011

Reeducação e Escolhas

É importante se reeducar, ou seja, aprender a comer de forma balanceada, saber escolher os alimentos certos e dosar a quantidade. A prática regular de atividade física também é muito importante. 

Quantas vezes ouvimos ou lemos isso por aí?

Se as pessoas soubessem fazer isso, não estariam em busca de soluções tão distantes, e não teriam chegado aonde chegaram.

É simplista dizer para o paciente o que ele precisa fazer, difícil é ensiná-lo a fazer tudo isso, depois de tanto tempo de práticas equivocadas.

Pessoas passam 40 anos fazendo tudo errado e de repente alguém diz para começar fazer certo – COMO? Será que é só apertar um botão e pronto, estamos reprogramados? Ou teríamos alguma tecla “Control Alt Del” para “ressetar” tudo.

Por que todo mundo diz sempre a mesma coisa?

Por que nunca ninguém diz que o seu organismo pode não responder da mesma forma ou igual aos casos estudados pela ciência?

Essas questões acabam ficando num “limbo” e somente com muita tentativa e erro, alguém consegue chegar a essas conclusões, só que para chegar até aqui, muitas pessoas se desesperaram, perderam até a vontade de viver, pois ninguém nunca contou isso para elas.

Sem essas informações, ficamos à mercê daqueles sentimentos que acabam nos traindo e inviabilizando nossa luta, pois passamos a acreditar que nós não somos capazes, quando na verdade é a prescrição que não corresponde ao nosso metabolismo.

Por isso, não tenha qualquer receio de questionar o médico ou o nutricionista quando o que for prescrito não estiver funcionando, não assuma sozinho, essa culpa, pois ela pode nem ser realmente sua.

Se os resultados não aparecem, logo vem a sensação de incompetência e imediatamente passa-se a pensar que foi sua falha, que comeu aquele bombom e não podia, quando na verdade todo o sistema planejado está inviabilizando sua disciplina, e é mais fácil te culpar do que culpar todo um cardápio que afinal é indicado para todo mundo, porque não atenderia a você?

Volto a afirmar, nenhum ser humano é igual e, portanto todo seu sistema funcional também pode ser ainda mais diferente, uns têm mais frio, outros mais calor, uns sentem mais sede, outros mais fome. Sendo assim, por que a dieta ou a rotina de atividades físicas surtiria o mesmo efeito para todos igualmente?

Seja esperto (a), analise suas reações frente aos alimentos, estude com dedicação seu próprio organismo e vai encontrar soluções práticas no seu dia a dia, para quebrar esse ciclo vicioso em que seu organismo acabou entrando.

Perceba o que te dá mais apetite, perceba o que aumenta sua satisfação, e cujo efeito é mais rápido e passageiro, sinta o que faz de você um escravo (a), e vai encontrar o pior dos alimentos que costuma consumir, não precisa eliminá-lo, pois não vai conseguir, mas faça um programa para reduzir gradativamente.

É um bom começo.

2 comentários:

  1. Oi Edamoa

    Parabens pelo blog, è delicioso e nao engorda!

    Quando vim morar na Italia, logo nos primeiros 2 meses engordei 7kg e desesperei! Nesse ritmo onde eu iria parar?

    Por causa desse desespero comecei a observar os habitos das italianas para tentar entender como elas conseguem ser as segundas mais magras da Europa (perdem sò para as suiças no calculo do IMC, segundo uma pesquisa), com toda a oferta de massas, pizzas, queijos e vinhos que a culinaria italiana oferece.

    E è ai que entram as tais escolhas que vc menciona.

    Percebi que a relaçao que um italiano tem com a comida è muito diferente da relaçao que eu via e estava acostumada no Brasil.

    No Brasil, prevalece a quantidade, a abundancia: restaurante bom è rodizio onde se come a vontade por um preço fixo (e pra nao perder dinheiro vc enche a pança!), me lembro da minha vò descrevendo festa de casamento boa, em que matam um boi para dar aos convidados.

    Na Italia o que prevalece è a qualidade, os italianos levam ao pè da letra aquele ditado que diz que a gente è o que come. Entao ao inves de gastar 5 euros numa potao de sorvete ruim de supermercado, um italiano prefere, gastando os mesmos 5 euros, consumir uma bolinha pequena do sorvete da melhor sorveteria artesanal da cidade.

    E na casa dos italianos que conheço nao existem potinhos com restos na geladeira. Se cozinha a quantidade certa que se vai comer naquela refeiçao, assim, alem de nao sobrar nada, em todas as refeiçoes a comida è fresca.

    Cozinhando com mais frequencia, vc acaba prestando mais atençao no que vc come, pelo simples fato de ter que preparar uma coisa nova toda vez. (Eu tb achava que nao faria mais nada na vida se fosse cozinhar uma coisa nova a cada refeiçao, mas descobri que è mais facil e mais rapido que imaginava)

    Tentei me adaptar ao estilo italiano de ver a comida e comecei anotando tudo o que eu comia. Fiquei impressionada com a quantidade de porcaria que eu ingeria sem necessidade. O comer pelo comer.

    Foi sò eu prestar atençao na qualidade dos alimentos que eu comia, que naturalmente os enlatados e industrializados foram saindo do meu cardapio e dando vez aos alimentos frescos e da estaçao, normalmente menos caloricos e que saciam mais depressa.

    Resultado: sem fazer dieta, continuando a comer massa, pizza, vinho e queijo, dos 7kg que ganhei, emagreci 5kg! A questao foi sò entender que se eu tiver que engordar, que seja com algo que vale a pena!

    Desculpae! Escrevi um livro... rsrs

    Sucesso e parabens pela tua dedicaçao e força de vontade!

    Luisa

    ResponderExcluir
  2. Luisa, simplesmente fantásticas suas colocações!

    Que contribuição valiosa você acaba de nos deixar!

    É verdade, na Europa, é tudo muito chique e requintado e as pessoas realmente prezam as boas coisas e a qualidade dessas coisas.

    Sua narrativa foi perfeita, conseguiu traduzir de uma forma muito clara a “PRÁTICA” de muito do que tenho relatado aqui na “TEORIA”.

    É! Não pense que só porque estou escrevendo tudo aqui, é fácil para mim, que não é mesmo. Eu luto todos os dias para não deixar a “peteca cair”.

    Eu costumo preparar o almoço diariamente, mas muitas vezes, parte dessa refeição acaba sendo feita em uma quantidade maior para adiantar minha rotina, mas prometo tentar reduzir os itens “pré preparados” e começar a cozinhar com mais freqüência a maioria dos alimentos a serem servidos, embora isso seja mesmo um desafio para mim, que estou acostumada a preparar muita coisa, congelar parte dos alimentos principalmente para aqueles dias de correria descontrolada.

    Espero por você outras vezes, tenho certeza que você tem muita coisa para nos repassar de suas experiências, independentemente de ser ou não sobre dieta, o próprio comportamento humano, quando observado e devidamente descrito, nos traz tanto conhecimento como a própria experiência pessoal.

    Quem sabe você não se transforma numa correspondente na Europa para o blog? Não sabemos bem onde isso vai parar, tem crescido tanto que nem mesmo eu poderia imaginar.

    Muitíssimo obrigada pela colaboração, e vou destacar seu comentário como uma postagem exclusiva, pois penso que seus relatos são tão claros que podem perfeitamente ilustrar o que realmente é ESCOLHER sua alimentação. Espero que não se importe e considere isso um agradecimento público pela excelente contribuição.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.