terça-feira, 26 de abril de 2011

Balanço do Feriado

Fazendo um balanço do feriadão, foi um abuso atrás do outro. Como qualquer outro que está lutando contra a balança, eu também não sou de “ferro”.

Afinal de contas, tivemos 4 dias para descansar e comer...

A contabilidade dos deslizes desse período de quatro dias foi a seguinte:

6 pãezinhos, que não comia diariamente fazia um bom tempo, em alguns dias, comi de manhã e à tarde;
3 pamonhas, afinal, alguém já viu uma mãe não trazer para os filhos tudo que eles adoram? Pois é! A minha me trouxe uma quantidade significante de pamonhas feitas em Minas Gerais, para quem conhece, sabe que se trata uma terra de delírios e delícias praticamente irresistíveis, verdadeiros sacrilégios para as dietas;
2 grandes broas de fubá de canjica, outra iguaria trazida de Minas;
1 bola de sorvete de morango, aquela que o filho não conseguiu terminar e passou para a mãe;
1 porção de Macarronada na casa da sogra, até que consegui controlar um pouco, mas não passei ilesa;
2 mini dunuts que não precisavam ter sido degustados, pois nem são assim tão irresistíveis;
400 Ml de refrigerante, acho que foi o total que ingeri nesse período.
Isso tudo foi só o extra, pois fiz as refeições convencionais regularmente.

Percebam que não citei chocolate. Oh!!!! É eu realmente não ligo nadinha para chocolate e por isso passei por eles sem qualquer dificuldade.

Isso para que todos saibam que toda essa firmeza e esse rigor, muitas vezes são derrubados, mas sem que me deixe abater, me recupero, volto ao controle e reassumo o comando.

Claro que todo o controle do começo da semana, foi “pro beleléu” no final de semana, mas não tem problema, depois de ter jogado fora 10 quilos, eu já consigo me dar ao luxo de alguns exageros eventuais e voltar ao controle da situação logo em seguida.

O importante é não querer se dar ao luxo de exagerar sempre, isso é muito arriscado, só pode ser feito depois que estamos realmente seguros de nossos desejos. Penso que é similar ao vício do álcool ou do cigarro, se ao sentir o cheiro, já se perde o controle, é sinal de que ainda não estamos prontos para encarar uma festa de aniversário.

Ainda assim, não acho que valha a pena, comer tantas bobagens, no meu caso, não comi tudo de uma vez, foram consumidos ao longo dos 4 dias, mas não precisava mesmo dos pães, comi apenas para acompanhar a família, fui “no embalo”, o sorvete poderia ter ido para o ralo da pia, sem nenhum remorso, os dois mini dunuts, totalmente dispensáveis, quanto ao refrigerante, sem comentários...

A macarronada, embora sendo carboidrato, que tenho evitado, era refeição, não foi nenhum pecado, pois a quantidade foi moderada.

Já a pamonha e broa sim, eram alimentos que não tenho sempre à disposição, e nesse caso a VONTADE DE COMER é justificável e não faria mal algum, se tivessem sido os únicos abusos do período.

Mas como eu disse antes, estou numa situação relativamente confortável, já eliminei 10 quilos do total de 15 que me propus, mas mesmo assim, não posso fraquejar, pois agora, cada quilo a menos acaba sendo uma batalha cada vez mais difícil, e os abusos além de dificultar ainda mais, nos tiram do FOCO.

Esses são exemplos do que não se deve fazer, eu realmente não parei para pensar antes de comer todos esses alimentos, que se consumidos eventual e isoladamente não prejudicam tanto a dieta, mas todos de uma vez em um curto período não poderia resultar em outra coisa.


RESULTADO DA SEMANA = Mais 0,700 Kg
Isso é uma regressão, (de 10 quilos, baixei para 9,3), por isso acompanhar o peso com mais freqüência facilita, pois sabemos onde pecamos e quanto desse pecado pesou na balança e quando são poucos quilos, é mais fácil retomar a rotina e controlar, quando nos descuidamos fica complicado.

6 comentários:

  1. Olá Edamoa,
    Não querendo ser chata, mas já sendo, onde estão os exercícios físicos?

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônima! Seja bem vinda!

    Se procurar outros posts, vai ver que já respondi a esta pergunta muitas vezes.

    Estou SIM EM DÉBITO com a atividade física, e ao ler algumas postagens recentes vai ver que eu tenho sentido falta dela.

    Estou estudando o assunto, busquei algumas informações em publicações, desenterrei alguns livros que tenho e estou tentando encontrar algo que eu consiga fazer.

    Li em duas publicações diferentes, duas informações contraditórias: Uma diz para se alimentar antes do treino, outra diz para não comer nada em até 2 horas antes do treino, e estou pesquisando sobre corrida para PRINCIPIANTE. Por aí você já vê como estão as coisa.

    O treino de corrida para principiante começa com andar a 4 quilômetros por hora, o que para mim é bem difícil.

    Como escrevi em outras postagens e respostas, estou procurando minha VOCAÇÃO na atividade física, quero realmente encontrar algo que me dê prazer e que eu faça por que quero e não por OBRIGAÇÃO, assim como fiz com a dieta.

    Obrigada pela “pressão”, sei que essa cobrança dos leitores vai me ajudar muito a realmente DAR O EXEMPLO, pois todos sabemos o quanto é importante a atividade física.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho acompanhado seus posts.. vi hoje o comentário sobre atividade física. Eu nunca fui adepta a atividades fisicas.... mas agora, depois de 12 kilos eliminados com a reeducação alimentar e sabendo que ainda faltam pelo menos uns 4k, senti a necessidade de fazer algo, pois só com a alimentação balanceada tenho controlado meu peso, mas pouco tenho emagrecido.... então eu fui sábado e comprei um stepper, comecei a me exercitar no mesmo dia.... já foram 3 dias. No primeiro dia eu fiz 3 sessóes de 10min cada, no segundo dia fiz 3 sessões, duas de 15 min e uma de 20 min... e ontem, terceiro dia, fiz uma sessão de 50 min.... estou empolgada... quero ver os resultados.. na quinta feira é dia de consulta com a nutricionista, vamos ver .... mas estou orgulhosa de mim.. é a primeira vez na vida que tenho tanta disposição e estou correndo atras dos meus objetivos... muito feliz!
    Abraços
    Josiane

    ResponderExcluir
  4. Olá Josiane,

    Se tem acompanhado o blog, teve ter visto quando comento que agora preciso sim de atividade física, pois após eliminar 10 quilos, além de ficar mais fácil praticar a atividade física, fica cada vez mais difícil eliminar mais peso, pois já começo a perder massa magra o que não é interessante.

    Deve também ter visto que comecei atividade física em 1 de Março e 11 dias depois já havia abandonado. Fiz durante 10 dias sem parar, depois no primeiro dia que não deu, no outro também não deu e assim estou até hoje.

    Estou buscando algumas alternativas tenho certeza eu vou encontrar e mesmo se não encontrar, pretendo retomar a caminhada na esteira no início da próxima semana, mas com algumas mudanças, agora, com uma planilha de treino, que estabelece tempos e velocidades para cada etapa e que aumentam gradativamente, também acho que preciso fazer o descanso, como antes fazia todos os dias, nem havia tempo para uma recuperação do corpo. Também preciso encontrar o melhor horário, vamos ver como me saio.

    Obrigada pela “força”. É muito bom receber palavras de estímulo, e aqui sempre encontramos alguma.

    ResponderExcluir
  5. Olá querida Edamoa,
    É realmente muito difícil fazer exercícios. Mas o que eu acho que é muito difícil mesmo é a continuidade. Você começa toda empolgada e os primeiros dias são ótimos. Aí vai passando o tempo e dá aquela vontade de não fazer nada, ficar paradinha sem se cansar, sem suar...E a rotina dos movimentos é outra coisa que quebra essa continuidade. Por isso, pra mim que odeio rotina e ao mesmo tempo odeio ficar parada, funciona ir a pé a lugares distantes, fazer aquela faxina monstro em casa, lavar a garagem, virar cambalhota com meu filho pequeno, brincar com meus gatinhos, aprender golpes de kung fu com meu filho do meio (sou a única mulher aqui em casa), enfim, me mexer de maneiras diferentes a cada dia. Tente fazer assim também. Além de se divertir, você vai se exercitar sem perceber. Espero ter te ajudado. Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Oi Silmara! Estava sentido falta dos seus comentários! Acho que a última vez que nos presenteou com suas observações foi em 7 de Abril...

    Estou mesmo preocupada com o assunto, tanto que acabei fazendo meia hora entre esteira e bicicleta ergométrica, já hoje, só não sei se vou conseguir continuar.

    Para ser sincera, eliminar os 10 quilos iniciais foi bem mais fácil do que eu mesma esperava, mas a atividade física será talvez meu maior desafio nessa jornada.

    Quanto às suas sugestões, eu lavo, passo, cozinho, lavo carro, faço faxina, mesmo morando num bairro onde todos têm empregados, eu prefiro fazer a maioria das coisas em casa, por isso foi fácil eliminar peso sem fazer ginástica, só controlando a alimentação.

    Nos intervalos, dou uma acompanhada no blog, vejo se não tem nenhum comentário para ser respondido e ainda tenho um emprego fixo de MÃETORISTA, cuja remuneração é invejável...

    Muitas vezes só não consigo me deslocar a pé para lugar nenhum, pois meu tempo acaba sendo muito reduzido e sempre preciso fazer tudo rapidinho, e coitada das crianças, infelizmente quase não têm tempo para brincar, se tivessem, certamente, eu também brincaria com eles como você diz.

    Mesmo fazendo tudo isso, acho necessário alguma atividade física com regularidade e intensidade específica para dar mais resistência física, e por isso, eu estou em busca de minha VOCAÇÃO, tenho que conseguir.

    Obrigada pela contribuição, quem acompanha o blog há algum tempo sabe o quanto valorizo cada comentário, cada sugestão, cada dica.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.