sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Amarelo ou Verde


Consegui tirar o vermelho das opções, mas ainda não estou satisfeita com meu desempenho, e por isso ainda vou ficar com o Cartão Amarelo, para não relaxar.

Continuo consumindo pão que tem dificultado um pouco o controle durante todo o dia. Acaba sendo mais sofrido, pois o pão ainda me traz muita fome e só tenho conseguido me segurar um pouco por já ter me acostumado bem com as pequenas quantidades, mas quando tinha abolido o pão, sentia menos fome.

Mantive 50 minutos diários de esteira (ainda numa velocidade baixa), completando 3 semanas, na freqüência de 5 vezes por semana, e ainda continuo desanimada, cansada e um pouco irritada, só tenho parado no sábado e domingo, quando acordo mais tarde e o tempo acaba ficando mais curto ainda. Não entendo por que, nós insistimos em dormir até mais tarde no final de semana, se não descansamos tanto assim a mais e só serve para os dois dias passarem ainda mais rápido.

O fato positivo, foi que ontem, acordei “acabada”, num cansaço sem fim e não fiz a ginástica pela manhã, mas logo no início da tarde eu me enchi de coragem e busquei forças, sabe-se lá onde, e fiz os 50 minutos de penitência do dia, então não fiquei com essa falta, que em outras ocasiões teria passado sem nenhum remorso.

A questão que ainda me intriga é que não consigo sentir aquela disposição que a maioria dos “atletas” e das pessoas de amam atividade física, geralmente relatam, passo o dia bem cansada e quando chega à noite estou só o “pó”, acaba não sobrando muita energia, e, além disso, o sono nunca é suficiente, sempre acordo como se não tivesse dormido ainda.

Mas como “a esperança é a última que morre”, continuo acreditando que vou sim, conseguir essa qualidade de vida que todos dizem conseguir em função da atividade física, “é esperar pra crer...” Talvez com o tempo eu atinja essa plenitude toda. 

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Torturas

No final de semana, eu estava pensando nas regras para se manter em forma e cheguei à conclusão de que tudo se resume em TORTURAS.

Pensem bem:

Não devemos comer doces – sobremesas priorizando frutas e muitas nem são muito recomendadas por terem alto índice glicêmico e vamos combinar que NUNCA uma fruta substituirá a delícia de um bolo ou pudim maravilhoso;

Não devemos consumir gorduras, adeus sorvetes, lanches deliciosos, salgadinhos, batata frita, nem pensar;

Nada de refrigerante;

Precisamos tomar muita água e passar o dia se contorcendo para ir ao banheiro, se estivermos na rua então a tortura se multiplica infinitamente;

Comer muita salada, folhas que geralmente não tem gosto de absolutamente nada ou quando têm algum sabor, são amargas;

E pra completar a atividade física, que nos cansa e retira o pouco tempo livre que teríamos no dia.

Para quem tem prazer em comer, tudo isso parece ser ainda mais sofrido, pois é preciso comer “porçõezinhas” tão pequenas que mal dá para sentir o sabor, sim, porque quem gosta realmente de comer, saboreia os alimentos como ninguém, reconhece cada consistência, cada aroma e cada tempero como poucos conseguem.

Ou seja:

Retiramos tudo que adoramos e substituímos por coisas que não gostamos tanto e em alguns casos detestamos, acrescentamos mais umas doses de tortura física e estamos prontos para entrar em forma.

Não quero aqui, entrar em contradição, mas vale lembrar que é mesmo uma grande tortura e por isso é importante ter certeza que queremos nos submeter a ela, aceitá-la e cumprir cada etapa, pois sem essa conscientização passaremos a eternidade na famosa “briga com a balança”.

Sem sacrifícios não existem conquistas.

É preciso saber até que ponto estamos dispostos ao sacrifício, para saber até que ponto merecemos ser recompensados.

A vida é cheia de sacrifícios e desafios, e todos os dias enfrentamos cada um deles por nossa subsistência, por nosso futuro, por nossos planos e sonhos.

Algumas pessoas ficam desanimadas, e depois acabam se arrependendo de não terem se sacrificado um pouco mais para terem uma condição de vida melhor, seja economizando seu dinheiro, seja estudando mais, seja trabalhando mais, sempre temos opções para buscar uma vida melhor.

Escolhas precisam ser feitas, se na juventude escolhermos “curtir mais a vida”, talvez mais tarde falte estudo, por exemplo, se escolhermos só gastar e nunca poupar, alguns sonhos ficarão comprometidos, assim também funciona com nossa condição física. Cuidando da saúde, não se expondo aos riscos sérios, teremos mais chances de uma vida mais saudável, cuidando da dieta e praticando atividade física essa condição melhora ainda mais.

Talvez não dê para mudar o passado, mas podemos melhorar muito o futuro, basta aceitar os sacrifícios e as torturas como desafios e superá-los um de cada vez.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Críticas

Como todos que realmente acompanham o blog devem ter percebido sou aberta às críticas e todas as sugestões, pois para mim o blog é uma ferramenta para que todos os participantes, através da interatividade consigam encontrar algum tipo de ajuda, mesmo que seja uma única frase. E se essa frase conseguir levar algum tipo de auxílio ao leitor, já estará cumprindo uma missão, e ela pode ser escrita por qualquer um que divide suas experiências aqui.

Entretanto, quando comecei o blog, recebi algumas críticas muito agressivas, e algumas delas eu realmente censurei, mas fiz questão de guardar para um momento mais apropriado.

Vejam abaixo as duas mais DURAS:



Pesadas não é mesmo? Mas o motivo de não terem sido publicadas, não é nem a crítica em si, mas a falta de argumentos.

Agora, prestes a atingir a minha meta, proposta inicialmente, e realmente me sentindo vitoriosa por tudo que já relatei. As tentativas fracassadas, as dificuldades enfrentadas, a decisão radical, os deslizes cometidos, em fim, foram conquistas que vieram com muita determinação e força de vontade, mas que se baseiam em muita observação do meu próprio organismo, testes de alimentos para descobrir o que funcionava o que não funcionava, ou seja, foi e ainda tem sido um verdadeiro laboratório.

Então, penso que agora esses comentários que além de não ter identificação do autor, nem apresentavam argumentos, são como troféus para mim.

Contudo, ultimamente venho recebendo solicitações dos leitores para publicar o meu cardápio, que não venho publicando justamente por causa dos comentários pesados.

Estou pensando em como posso fazer isso, sem colocar em risco a saúde do leitor, pois como eu SEMPRE escrevo aqui, o que funciona para mim, pode não funcionar para outra pessoa, e o pior, pode até fazer mal, além disso, não tenho conseguido seguir uma dieta específica, tenho na verdade ingerido o que tem em casa, só que em quantidades infinitamente reduzidas, para ser sincera, tenho comido o mínimo necessário, mas trata-se do meu “mínimo necessário”, cada um precisa encontrar o seu próprio “mínimo necessário”, pois tudo depende da própria rotina de cada um, fica difícil dizer para uma pessoa que faz academia todos os dias para comer apenas uma fatia de pão pela manhã, ou ½ yogurte de laranja e cenoura nos intervalos, e também não se pode mandar uma pessoa que não se movimenta durante todo o dia fazer “aquele” café da manhã com pão integral, frutas, sucos, queijos, e comer um bom prato no almoço, que não vai funcionar.

Não me canso de repetir que não existe receita que funcione igual para todo mundo e acredito que esse é o maior erro de alguns médicos e nutricionistas quando nos entregam aqueles cardápios super elaborados, e muitas vezes até difícil de seguir, pois às vezes são compostos por produtos que não costumamos comprar, ou que vão afetar até nosso orçamento doméstico, e quando tentamos fazer substituições por nossa conta, acabamos errando, no tipo, na dose ou na qualidade.

Mas vou pensar em que tipo de dicas passar sobre meu cardápio, e estou aceitando sugestões para compormos algo que atenda aqueles que gostariam de alguma orientação sobre o que, como e quanto comer.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Açúcar

“Se engana quem pensa que açúcar fornece energia. Na verdade ele rouba toda nossa energia...”

Ouvi esse comentário enquanto fazia minha ginástica matinal, assistindo a um programa de entrevistas na última sexta-feira, onde a atriz kirstie Alley falava sobre sua condição física e sobre uma dieta que ela desenvolveu com cientistas, e agora está comercializando.

Também recentemente li que ela emagreceu 45 quilos e nessa entrevista ela inda está bem gordinha. Será que a dieta é assim tão milagrosa? Vai saber...

Mas o que me chamou a atenção foi a afirmação de que o açúcar rouba nossa energia, embora essa afirmação talvez não tenha um fundamento científico, tenho que concordar com ela, pois quanto mais carboidrato, menos disposição eu tenho, além do aumento considerável da fome.

Com o açúcar não é diferente, quando no passado eu exagerava, as conseqüências variavam de mal estar até crises fortíssimas de enxaqueca.

Sempre ouvi que o açúcar é um veneno para nosso organismo, e num desses programas sobre saúde onde o médico traz uma série de experiências para demonstrar algumas teses, ouvi que o açúcar danifica muito nosso sistema circulatório, atuando como uma lâmina que vai cortando as veias e artérias, todas as vezes que passa e a regeneração vai criando calosidades que com o passar do tempo vão obstruindo a passagem do sangue, gerando coágulos que podem causar entre outras doenças, AVC e Infarto.

Nossa! Depois dessa, fica difícil encarar o açúcar com tanta alegria, não é mesmo?

Entendo que não podemos acreditar totalmente em tudo que lemos ou ouvimos por aí, mas sabendo que o excesso de açúcar pode causar diabetes, reumatismo, artrite, artrose, além de ser um grande fator desencadeante da obesidade. Sinceramente? Eu não pretendo pagar pra ver se essa constatação é ou não é verdadeira.

Sou contra o terrorismo sobre alimentação, dieta e saúde, mas depois que ouvi isso, eu fiquei um pouco mais atenta à quantidade de açúcar que coloco no suco, no café, no chá ou no leite de toda a família. Até meus bolos levam um pouco menos de açúcar do que mandam as receitas, e sinceramente, NINGUÉM reclamou.

O simples ato de reduzir, já trará mais saúde para todos. Vale à pena refletir...

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Calorias

(Atrasadíssima na publicação do dia, parei somente agora para desenvolver o tema que havia escolhido, só havia conseguido responder alguns comentários, mas estou satisfeita pois mesmo com a correria, cumpri todas as minhas obrigações do dia, incluindo a penitência – rsrsrsrs)

Parei para analisar quantas calorias tem um BIS.

Quatro unidades têm apenas 150 Kcal, já um pacote inteiro tem 750 Kcal.

Assim sendo, comer um ou dois dos deliciosos docinhos, não te fará mal algum, o problema está em não conseguir parar de comer, e aí já é outra marca que também quer que ninguém pare mesmo.

Nesse caso o nome é BIS, não “tris”, ou seja, dois deveriam ser suficientes, a outra marca apela um pouco mais, pois usa o termo “sem parar” – Socorro!

E são mesmo tentadores, talvez por serem leves, acabamos nos esquecendo de parar e então nossa dieta vai “pro espaço”.

Hoje, depois de já ter me habituado bastante com a nova forma de encarar os alimentos, consigo comer apenas um bis, mas antes dessa reformulação do meu cérebro, eu realmente só parava quando o pacote se esgotava.

Embora se tratando de um tipo de alimento que para mim não é assim tão tentador, pois como todos sabem, eu não sou vidrada em chocolate, ainda assim eu só parava quando o pacote estava zerado e esse é um dos maiores erros que cometemos quando o assunto é guloseima.

É importante saber dosar, saber parar, ter mesmo AUTOCONTROLE, quando atingimos esse nível de evolução, é possível comer um ou dois bombons, sem nenhum remorso, pois saberemos muito bem como compensar no momento seguinte. 

Mas antes de atingir esse nível de controle o melhor a fazer é NÃO TER esse tipo de alimento por perto.

sábado, 24 de setembro de 2011

Comentários da Semana

Principais Comentários de 16 a 23 de Setembro de 2011

Em “Cartão amarelo” de 16 de setembro/11

Anônimo disse...
Cecinha

Oi Edamoa

Como sentir falta do blog, é que não tenho PC e só acesso da empresa de segunda a sexta, mais se Deus quiser brevemente terei um, sabe que tem razão? Ninguém paga minhas contas, estou empenhada em correr atrás de um maior de miss rsrsrsrs, ótima idéia! Outro dia pensei em compra um normal, na loja que entrei, os que tinham eram pior que um biquíni, saia peito, barriga... Um horror, entrei em três lojas e nada serviu, então desistir, mais o que você falou faz sentindo, estou pensando em comprar um de natação e bem comportado.

As assaduras também são meu maior dilema, acredito que toda gordinha passa por isso, penso que meu maior desejo de emagrecer é para voltar a usar minhas saias e vestidos,não gosto daquela cinta que diminui o atrito entre as pernas prefiro não usar, fique a vontade para escrever adorooooooooo ler seus comentários.
Edamoa disse...
É isso aí Cecinha!

Compre um maiô de MISS e não se incomode vá à praia, até para fazer caminhada é muito bom, é uma lazer barato, mas muito melhor que muita coisa caríssima que encontramos por aí, além de ser super saudável, caminhar, tomar sol, entrar naquela água do mar que faz super bem.

Deixe os outros prá lá. Simplesmente IGNORE e SEJA FELIZ!

 
Em “Distúrbios” de 20 de setembro/11

Silmara disse...
Olá querida Edamoa. Acho que já te falei que tenho três filhos, um com 19 anos , outro com 17 e o meu pequeno com 7 anos. Os dois mais velhos são como todos os outros membros da minha família, super altos (o mais velho tem 1,89cm e o do meio tem 1,85cm) e magros.Já o meu pequeno é bem mais fortinho embora seja igualmente alto. Cheguei a ficar preocupada, pois algumas vezes ele me perguntou se estava com a barriga grande. Expliquei que cada pessoa tem seu tipo físico e ele é perfeitamente normal. Mas sei que a culpada disso ter acontecido, sou eu, pelos meus comentários reclamando do meu excesso de peso, minhas roupas apertadas,etc. Parei com isso e procuro guardar comigo minhas preocupações e minha insatisfação com meu corpo. Não quero que ele crie na sua cabeça neuroses que podem acarretar problemas maiores no futuro.
Edamoa disse...
Olá Silmara,

Acho que faz um bom tempo que você não comenta aqui, penso que já fez sim alguns comentários, mas teria que pesquisar para confirmar se você falou algo sobre seus filhos, eu realmente não consigo me lembrar de ninguém que tenha falado dos filhos, mas prometo que vou checar, eu não costumo me esquecer dos leitores que deixam aqui seus registros e opiniões.

Essa questão que levantei surgiu realmente da matéria do jornal e de tanto ver tanta coisa sendo "vendida" por aí como boa, bela, e também por perceber que as pessoas acabam querendo se espelhar nessas futilidades.

Gente passando fome para ficar com o corpo bonito? Gente tomando droga para ficar com o corpo bonito? Gente usando qualquer coisa que "diz" fazer você ficar mais bonita? Penso que tudo isso é um CRIME CONTRA A HUMANIDADE.

Quando na França proibiram a veiculação do anúncio da Lâncome com Julia Roberts por excesso de photoshop, eu pensei que talvez a partir disso as pessoas comecem a pensar mais em si quando quiserem atingir algum objetivo, pois o que vale mesmo nesse mercado é GANHAR DINHEIRO, não interessa se enganando ou iludindo as pessoas.

A indústria da moda, o chamado mundo fashion, só faz roupas que ficam bem em pessoas magérrimas, daí veio a MALDIÇÃO DA CINTURA BAIXA, por exemplo, que eu menciono no post “Comprando Roupas” de 13 de Janeiro.

Toda essa influência desse mundo cruel da Ditadura da Magreza, somado aos nossos exemplos pode interferir na forma das crianças e jovens encararem sua própria condição física, entendendo errado algumas fases que geralmente passam, mas tudo é tranquilamente resolvido com muita conversa, o importante é perceber as variações de comportamento e sempre orientar para que o jovem tenha informações verdadeiras e se baseie em situações reais, não essa ficção toda que está sendo propagada de forma desordenada e sem nenhum controle.

Penso que ninguém percebeu ainda, pois se trata de um problema de saúde pública, assim como querem proibir a propaganda dos cigarros que com aquelas imagens lindas acabam atraindo o jovem, precisam pensar em proibir de divulgarem tanto a beleza como sendo única e exclusivamente magra e no caso, MUITO MAGRA, isso está fazendo muito mais mal que os cigarros, só não notaram ainda.

Anônimo disse...
Cecinha

Olá Edamoa, tenho um filhote de 11 anos bem gordinho, não gosta de comida de panela, porém adora brebotos, levei semana passada na pediatra ela me passou aquele sermão,falou que ele estar na faixa de sobrepeso e tem que fazer regime, acontece que saio para trabalhar as 7:00h e só volto as 18:00 ele passa o dia sozinho, escola/reforço, deixo a comida pronta dentro do forno é só esquentar, porém o maior problema é que ele não quer nem ouvir falar de dieta, adoraaaaaaa comer, alias aqui em casa somos a família dos comilões, meu marido é gordo,estar com uma barriga enormeeeee,
acontece que a doutora pediu para todos colaborarem, mudando os hábitos alimentares, eu já vestir a camisa, mais os dois continuam passando bem longe das saladas que faço para jantar, mais o melhor de tudo é que com essa brincadeira (seria) como você diz, já eliminei 1.900kg em duas semanas, vim compartilhar contigo esse acontecimento.
Edamoa disse...
Oi Cecinha!

Eu consigo imaginar como é difícil administrar a rotina da criança, e como é difícil convencê-los a comer coisas mais saudáveis.

Muito antes de pensar em fazer dieta, eu sempre pensei que DIETA para criança deve ser o maior sacrifício, tão jovens e precisando deixar de comer o que a maioria à sua volta muitas vezes está comendo, acho uma "judieira", (usando um termo muito pessoal).

Mas nessa idade você ainda pode conseguir algum resultado, se passar muito tempo além de você não conseguir mais ser a principal interferência para controlar a alimentação dele, as dificuldades vão aumentando, pois quanto mais cedo ele mudar seus hábitos, mais fácil vai ser.

Tente não deixar em casa muitas alternativas calóricas. Claro que não vai deixar só alface para a criança, que não gosta de salada, mas tente deixar alimentos menos calóricos, se ele não encontrar biscoitos e bolachas recheadas por exemplo, vai comer o biscoito integral, a fruta. Sei que deve ser muito difícil, principalmente porque você não está em casa, mas não tenha receio de ir cortando alguns itens gradativamente, você vai ver que as coisas vão fluir naturalmente.

Agora meus parabéns pela redução, muiiiito boa mesmo. E porque não está na nossa lista da competição? Prefere ficar se comparando sozinha mesmo? Não tem nenhum problema, mas se decidir participar, eu incluo seu nome na lista e você me passa os resultados, fique à vontade, independentemente de onde você vai registrar suas conquistas, tenho certeza que você vai atingir sua meta SIM.

É muito bom comemorar essas conquistas, e você vai perceber que elas acabam acontecendo mais facilmente quando você passa a valorizar tanto cada obstáculo atingido.

Em “Vemelho, Amarelo ou Verde” de 23 de Setembro/11

Anônimo disse...
Olá edamoa! Parabéns por ter se superado nesta semana e ter feito tua atividade física direitinho...
eu me darei cartão VERMELHO pois por motivos de viagem no feriado abusei e muito da comida e bebida. Nos últimos 3 dias tenho comido direitinho e por conta disso meu peso hj de manhã estava em 95,9 kgs (na sexta passada foi 96,8). Emagreci apenas 900g e eu sei exatamente onde estou errado. Nesse ritmo vou demorar ANOS pra chegar ao meu peso-meta (70 kgs), emagrecer menos de 1 kg por semana não dá! Estou muito descontente comigo mesma. Nesse fim de semana já deixei claro pro namorado que nada de sair tomar cerveja, nada de jantinha com amigos, pois não pretendo ENCONTRAR esses 900g perdidos ao longo da semana em apenas um dia. Mas é isso aí, minha meta até dia 30 é estar pesando 94 ks! Caso haja alguma alteração de peso até amanhã de manhã te mandarei pra ti colocar no gráfico.já pensou se amanhã acordo com 95 redondinhos? (sonho!!)
um beijo!!!
Ana
PS: acabo de me dar conta que eliminei exatos 10 kgs deste corpinho rechonchudo! No dia em que comecei a dieta (15/8) estava pesando 105,9 kgs...espero nunca mais entrar nos 3 dígitos na balança novamente, RUIM DEMAIS!
Edamoa disse...
Ana!!!

Que coisa mais legal! Pare para pensar bem 10 quilos em pouco mais de 1 mês, não está bom, está ÓTIMOOOOOO!!!

Não seja cruel consigo mesma, não exija além de suas forças.

Posso te garantir que é melhor eliminas 500 gramas por semana e não encontrar novamente, do que eliminar 2 ou 3 quilos e encontrar 4 ou 5 em seguida...

Até agora você só é motivo de orgulho para todas nós aqui do blog. ACREDITE, você está indo muito bem.
Anônimo disse...
Como é bom entrar aqui e ler teus comentários, até me emocionei, pois só quem sofre com o excesso de peso sabe como isso é triste e horrível. Acho q tu está certa, estou exigindo demais de mim, mas tenho medo que se não for assim eu relaxo e volto a ser a gorda safada de sempre....controle é tudo! Mas venho te agradecer pela força, acredite, teu blog é uma das armas mais potentes no meu emagrecimento, entro todos os dias aqui procurando FORÇA pra continuar essa caminhada que será tão longa. Parabéns pela tua iniciativa e das outras meninas por uma vida magra e saudável, e que essa semana seja de emagrecimento para todas!
Ana

Edamoa disse...
Ana,

Infelizmente o controle, o parar para pensar antes de comer deverá estar contigo pelo resto da vida, mas depois de um tempo fica menos sofrido e mais automático.

Eu acredito realmente que essa guerra eu venci, a de controlar o que come e eventualmente conseguir compensar quando acontecem alguns deslizes, mas a batalha da ginástica só está começando.

Continue concentrada na sua meta e tenho certeza que vai mesmo conseguir, lembre-se esse projeto exige 80% de força de vontade os 20% restante vem de apoios paralelos, da adição de água ao dia a dia, entre outros fatores. Por depender tanto da nossa força de vontade é que é tão difícil, pois o ser humano por natureza tende a fraquejar, por isso SEJA MUITO FORTE e vai VENCER.



Barbara disse...
Edamoa,
Me sinto uma intrusa mas tenho que comentar.. A Ana está emagrecendo muito bem. Emagrecer 900 gr são quase 2 potes de margarina de 500 gramas de pura gordura saindo do seu corpinho. Ana fique feliz. Você é mais que vencedora agora o que não podemos é deixar o sucesso subir na cabeça e na balança né..rsss** Hoje peso 77 kg e me restam 10 kg pra chegar à minha meta, moro em Goiânia e sempre acompanho os posts deste blog que eu adoro. Obrigada a todas vocês que aqui comentam e postam pois isso me dá forças incríveis pra continuar.. Estou há pouco mais de um ano emagrecendo e já eliminei 15 kg. Sou uma pessoa melhor sem dúvida. Beijos
Edamoa disse...
Bárbara,

Nunca se sinta intrusa, esse espaço é composto basicamente de desabafos, de incentivos, de "puxões de orelha", que acabamos dando umas nas outras, e é exatamente essa interatividade que faz o blog tão especial.

Eu sou movida pelos leitores, preciso ser muito forte para apoiar a todos e ao mesmo tempo recebo de todos vocês, muito estímulo para continuar. É uma troca singular, que vem acontecendo entre todos e gerando muita energia positiva para os participantes, seguidores e leitores.

Parabéns por suas conquistas, tenho certeza que logo vamos todas comemorar também a sua meta atingida.

Aliás, tenho pensado muito numa MEGA comemoração quando todas nós estivermos satisfeitas com os resultados, mas esse ainda é um sonho, talvez difícil, , mas como sonhar não paga imposto, AINDA, vou seguindo com meus devaneios... Mas se der certo, acredito que será algo nunca realizado.



Anônimo disse...
Cecinha

Olá edamoa, final de semana sempre me assustou, é nesses dias que poderemos colocar todo esforço da semana a perder, principalmente eu que adoroooo umas cervejinhas,porém minha vontade de emagrecer é bem maior do que saborear a tal cerveja, esse compromisso assumir e vou fazer por merecer estar 10kg mais magra até dezembro.

Te parabenizo pelo desempenho da semana, só falta 1k para sua meta inicial.

Me daria um cartão amarelo,apesar de comer certo não me exercitei como gostaria.

Volto na segunda se assim Deus permitir.

Edamoa disse...
Cecinha,

É assim que deve focar seu dia a dia, a vontade de chegar em Dezembro com 10 quilos a menos PRECISA ser maior que o prazer momentâneo daqueles itens que te tiram do foco.

Hoje por exemplo é dia de lanche, acabei de fazer cheeseburger aqui em casa, eu comi o meu sem pão e sem queijo, ou seja não teve nada de cheese kkkk. Enchi o prato de salada de alface americana e tomate e comi com o hambúrguer, e estou satisfeita.

Obrigada, embora só falte 1 quilo, como eu disse no post, estou realmente aterrorizada com a possibilidade de que esse quilo registrado retorne, pois ele insiste em permanecer nesse corpo que não lhe pertence. Espero realmente que essa seja a última semana que ele me atormente.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vermelho, Amarelo ou Verde

Qual será o seu cartão para o final de semana?

O meu é um amarelo, quase verde, só não me darei o verde porque a alimentação da semana ainda não foi como deveria ter sido. Aconteceram alguns abusos, por conta do nervosismo com a atividade física, e certo desânimo generalizado.

Mas como consegui fazer a Penitência da Ginástica TODOS os dias da semana, e meu resultado na balança, foi um pouco melhor do que das últimas semanas, fico com o amarelo para ter um motivo a mais para me esforçar ainda mais na próxima e quem sabe conseguir um verdinho.

Estou super atrasada com a publicação justamente porque hoje o dia foi muito corrido e eu precisei usar o tempo que seria para escrever aqui para fazer 50 minutos de esteira, hoje num ritmo mais acelerado que nos últimos dias. Como escrevi antes, estou me forçando a fazer a ginástica antes de qualquer outro compromisso, mesmo que eu precise me desdobrar, procuro primeiro cumprir a primeira obrigação do dia, mesmo que sendo uma penitência. Como dizia minha avó: “_ Primeiro a OBRIGAÇÃO, depois a devoção...” Ou seja, nem rezar ela rezava, antes de cumprir com suas obrigações.

Vamos para o final de semana ainda em alerta pois, eu hoje eu posso afirmar que eliminei 14 quilos desde o início da maratona, em janeiro, mas esse quilo que teoricamente foi eliminado nos últimos tempos, VAI E VOLTA, e por isso estou em alerta LARANJA, para que dessa vez ele não volte. Não agüento mais perdê-lo e encontrá-lo novamente!!!!!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Prazo de Validade

Hoje quero brincar com a dificuldade, pois se não for assim ficamos mesmo DOIDOS.

Ao enfrentarmos a dificuldade é preciso transformá-la em DESAFIO, é o que estou tentando fazer.

Alivia um pouco mais se conseguirmos brincar um pouco com a situação, para tentar dar umas risadas ao invés de esbravejar tanto.

Ontem eu realmente passei o dia todo muito estressada, hoje, embora muito cansada e sem nenhuma disposição física, me submeti ao inevitável martírio.

Estou tentando me policiar e fazer no mínimo 40 minutos de ginástica por dia, já consegui a marca Recorde de 1 hora, mas depois disso, foram 50 minutos, 45 minutos e agora decidi que não posso baixar dos 40 minutos até ganhar algum condicionamento e resistência.

Lembro-me que há uns dois anos atrás eu fazia tranquilamente 45 minutos diários, com uma velocidade muito maior que a de hoje, o que me leva a crer que a cada dia nosso “Prazo de Validade” vai ficando cada vez mais “Vencido”, e, portanto, nossa capacidade para suportar muita coisa também vai sendo reduzida.

Ficamos cada vez mais exigentes, e muitas vezes até mais chatos, alguns chegam a certa idade ranzinzas e rabugentos mesmo, é isso, é nosso prazo de validade vencendo.

Nossa tolerância fica restrita, nossa força também, então é melhor tentar recuperar a força, enquanto é tempo, e todos nós sabemos que a atividade física revigora e traz energia.

Sendo assim, continuaremos a RESISTÊNCIA, enquanto houver vida, vamos reverter o processo do prazo de validade antes que seja tarde demais...

Para quem ainda é jovem fica um pouco mais fácil, pois TUDO É MAIS FÁCIL antes dos 30, até eliminar peso, e lógico que a ginástica também, pois a “força ainda está com vocês”, depois que passamos pro “lado negro”, só com muita disciplina mesmo.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Desabafo

Hoje, não tive tempo de elaborar nada, não tive tempo de elaborar nem de pensar em nada para abordar aqui, e se deixar para mais tarde será ainda pior, não vou conseguir parar para pensar e escrever.

Fiz a ginástica ARRASTADA. Estou super-hiper-mega irritada.

Não conseguindo ver nenhum resultado, sentindo um cansaço sem fim, volto a sentir aquela sensação que tinha quando começava a dieta e nada acontecia então desistia.

O fato de estar estacionada, faltando apenas 2 quilos para minha meta inicial e não conseguir sair disso, além de fazer um esforço para mim, sobre-humano na esteira e na bicicleta e acabar comendo mais do que comia quando não fazia exercício, está me tirando do sério.

Não quero e não vou desistir da atividade física, pois como falam por aí é preciso muito mais de 2 semanas de atividades para saber se vai mesmo fazer parte da minha vida ou não e também para ter certeza dos resultados, mas sinceramente estou detestando. Aliás, não sei nem porque estou estranhando, sempre foi assim...

Tentei fazer um só tipo de atividade para tentar transformar numa rotina e me nego a fazer qualquer outra coisa sem antes fazer a sacrificante ginástica, justamente para não ter qualquer desculpa, ou seja, estou na realidade “cumprindo obrigação” – Tá difícil.

Desculpem-me, mas hoje estou mesmo irritada, decepcionada e sem humor para nada. Estou ao ponto de brigar com minha própria sombra, por aí dá para imaginar como estou estressada.

Mas mesmo assim, vou lutar com todas as minhas forças amanhã, depois de amanhã e até que eu não agüente mais para cumprir mais essa árdua tarefa, é um OBSTÁCULO que eu preciso superar.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Distúrbios?

Eu pergunto: Qual distúrbio seria mais prejudicial ao ser humano, o Distúrbio Alimentar ou os Psicológicos, que desencadeiam muitos dos Distúrbios alimentares?

Complementando o assunto de ontem, por acaso surgiu uma manchete num jornal em São Paulo, que precisa ser encarada como um problema muito preocupante.

O fato dos meios de comunicação, agências de marketing, mídias de todas as naturezas propagarem a “Ditadura da Magreza”, pode ser considerado um assunto de polícia.

Penso que uma mãe ou um pai que tem um filho com problemas como Anorexia ou Bulimia, pode sim, processar muitos desses canais de comunicação e as empresas que vendem a beleza falsa e valorizam tanto a magreza.

A Manchete do jornal diz:
“HC ATENDE 1 CASO DE BULIMIA A CADA 20 MINUTOS”

Para quem não sabe HC, é o Hospital das Clínicas, em São Paulo, um hospital mundialmente conceituado por suas pesquisas e avanços na área da saúde.

Isso é muito preocupante, nós estamos aqui discutindo formas e alternativas para emagrecer, espero que todos conscientes da sua própria realidade e natureza, mas precisamos tomar cuidado primeiro para não corrermos atrás das futilidades apresentadas todos os dias na TV, revistas, e mesmo na internet e, além disso, precisamos estar alerta para não estimular pessoas que não precisam emagrecer a entrar nessa “furada”.

Todos nós temos ao nosso redor, jovens, e até crianças que podem entender errado a nossa atitude e na tentativa de imitar, acabar entrando nessa grande armadilha da Anorexia ou da Bulimia, afinal de contas somos os espelhos para as “pessoinhas” que estão próximas, irmãzinhos, filhos, sobrinhos, afilhados, temos que perceber se nossa influencia pode estar gerando algum jovem ou adolescente “neurótico”, pois se não estivermos atentos, talvez quando o problema surgir já seja tarde.

É cada vez mais comum, crianças não querer comer para não engordar ou então procurar atividade física para “ficar forte”, por exemplo, embora não seja recomendável a prática de musculação antes dos 15 anos, sei de casos de garotos que mesmo abaixo dessa idade freqüentam academias, no caso irresponsáveis e que visam apenas o seu lucro, e os pais não percebem isso, muitas vezes até por falta de tempo ou distração.

Penso que é a “NEUROSE” divulgada pelos meios de comunicação que faz com que o ser humano fique obcecado por um estado de magreza incompatível com sua saúde, ou por aquele corpo “sarado”, que na verdade está muito “doente”. Por isso todo cuidado é pouco.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ceder é um Erro

Ceder às tentações é um grande erro quando queremos eliminar aquele peso extra que tanto incomoda.

Isso todo mundo sabe, a questão é que ceder ao que a mídia sugere como MODELO DE BELEZA também é ERRADÍSSIMO.

Semana passada li que a ex-miss Brasil (eleita em 2010), que recebeu uma série de críticas pela silueta ter ficado relativamente mais curvilínea, quando com seus 1,80 de altura chegou a pesar, pasmem, o absurdo de 71 quilos, o que resulta num IMC de 21,9, talvez eliminando 1 quilo estivesse mais que perfeita, pretende emagrecer ainda 11 quilos para chegar aos 60 quilos.

Onde é que vamos parar? Com 60 quilos ela vai se aproximar do limite mínimo considerado saudável e estará prestes a entrar na faixa ABAIXO DO PESO, e tudo isso pra quê mesmo? Para atender à cobrança de uma mídia, de “fãs” que passaram a criticá-la nas redes sociais.

Ceder a esse tipo de apelo é no mínimo uma irresponsabilidade, as doenças como anorexia e bulimia só estão crescendo por causa desses absurdos que estamos vivenciando diariamente nos meios de comunicação.

Eliminar o que está sobrando, muito bem, mas eliminar o que não se tem, é LAMENTÁVEL!!!!

Por isso, vamos refletir muito onde queremos chegar, mas pensar mais na saúde do que na estética, não vale à pena sofrer tanto só para atender ao que os outros esperam de nós. Volto a perguntar: Quanto você quer mesmo emagrecer? Nunca o que os outros querem que emagreça deverá influenciar na sua decisão.

sábado, 17 de setembro de 2011

Comentários da Semana

Principais Comentários de 11 a 16 de Setembro de 2011

Vou logo começando com o mais agressivo já deixado no blog, pois, como sempre afirmei, todas as opiniões são muito importantes aqui, e afinal de contas, vivemos numa democracia, e graças a essa democracia temos todo o direito de manifestar nossas opiniões sobre fatos, acontecimentos e idéias.

Aproveito para esclarecer também que, embora esse blog seja sobre emagrecimento, não dá para ficar falando de dieta o tempo todo, temos que abordar outros temas também, até para arejar o cérebro um pouco, embora eu geralmente traga assuntos muito próximos das questões que envolvem emagrecimento, perda de peso, atividade física, bem estar ou beleza.

Faz bem não pensar só em dieta de vez em quando...


Em “Miss Universo” de 13 de Setembro/11

Anônimo disse...
Pelo amor de Deus, quanto inveja. A mulher tem mais de 24 e dai? Por acaso é um concurso de beleza teen? o nome não é Miss Universo? A vencedora é o que os jurados avaliaram como a mais bonita das inscritas. Simples assim. Qto as plasticas de que uma ou outra fez... o que isso tem de ruim? Falsidade por falsidade, todas usam batom, corretores, pinturas, se for pra ser 100% verdade nao poderia nem depilar. É por posts como este que o que poderia ser um site de emagrecimento tende a ser visto como mais um de futilidades.
Edamoa disse...
Olá anônimo (a) acima,

Desculpe se me entendeu errado. Como "falo" na página inicial do blog, é preciso ler um pouco mais que alguns trechos para entender o contexto do blog.

O maior questionamento no "post" que você interpretou equivocadamente é o exagero na magreza das candidatas, afinal de contas até o mundo fashion está tentando mudar um pouco isso, pois o mais importante é a saúde, e modelos muito magras transmitem uma falsa idéia de beleza que se for copiada, principalmente pelas adolescentes, vai gerar cada vez mais problemas com anorexia e bulimia.

Lamento que tenha entendido mal, minhas colocações, eu posso assegurar que não é essa a proposta do blog.



Em “Competição” de 11 de Setembro/11

Lidy disse...
Bom dia Edamoa!

Já li quase todos os posts do teu blog, e adooooro, me identificam muito. Eu até comentei um deles esses dias.
Gostaria de entrar nessa brincadeira, acho que será um estímulo para eliminar peso. Minha balança chegou hoje, fiz a primeira pesagem e quase entrei em pânico. Como faço para entrar nessa?

Obrigada! E grande beijo!
Edamoa disse...
Olá Lidy,

Obrigada, mas os leitores também contribuem muito para cada discussão, e enriquecem bastante o conteúdo do blog.

Para participar da nossa "Brincadeira Séria", basta acompanhar seu peso semanalmente e me passar aqui no blog, em qualquer comentário, o quanto eliminou ou somou na semana, e já alerto, não entre em pânico por eventualmente somar, ao invés de eliminar, pois a pesagem semanal serve apenas para não nos distrairmos muito e, portanto podemos sofrer oscilações para mais, no peso, de uma semana para a outra, sem precisar nos preocupar. O importante é acompanhar e manter o alerta num período maior, quando recuperamos alguma coisa, imediatamente ficamos mais atentas para no momento seguinte aumentar o nível de controle e eliminarmos.

Preciso dos dados até o sábado de cada semana, pois publico o quadro no domingo e antes preciso montar a tabela, atualizar os dados gerar o arquivo e gravar.



Em “Ginástica SIM” de 12 de Setembro/11

Elaine disse...
Olá Edamoa. Estou passando pelo mesmo problema que vc...Confesso que nós últimos tempos houveram mais contratempos que este, mas este tb me tira do sério...Tenho um dia mto mas mto cheio e acaba q os únicos dias onde consigo fazer algo é de terça à quinta o que como vc percebe não gera um ritmo.....e isso é mto ruim e eu tb não sei o que fazer....
Edamoa disse...
É Elaine,

Vou precisar me esforçar muito.

Às vezes não consigo entender porque eu fico tão bem sem comer chocolate, enquanto tanta gente tem tanta dificuldade, e em compensação tenho tanta dificuldade com a atividade física.

Particularmente penso que o que já consegui até agora é muito mais difícil do que fazer ginástica, sinceramente, controlar as guloseimas, reduzir a ingestão de coisas que simplesmente adoramos, para mim parece muito mais difícil, mas na prática não é o que estou constatando.

Paula disse...
Bom dia!!
É verdade que praticar exercícios aumenta o apetite, mas nada absurdo, mas vale a pena!!
Eu não consigo não emagrecer sem me exercitar, além do corpo, faz bem pra cabeça.

Acho que com exercícios você sairá do efeito platô.

Bjo,
Paula
Edamoa disse...
Paula,

Espero sinceramente conseguir ritmo, pois é isso que me falta.

Tenho na ginástica a mesma atitude que tinha antes com a dieta, começo, paro, começo, paro.

Qualquer coisa é motivo para parar, e nunca encontro uma justificativa forte para voltar.

Eu não vejo como preguiça, é um boicote do cérebro mesmo, quando não acontece nada, acordo com fortes dores de cabeça por exemplo.

Só sei que fico tão chateada com essa falta de força nesse quesito, mas vou tentar me superar.


Em “Só Rindo” de 14 de Setembro/11

Paula disse...
Que coisa feia!! Aff....

Mas azar delas.... Não sabem o que estão perdendo!!

Paula
Edamoa disse...
Paula,

Fui resgatar seus comentários anteriores para confirmar, mas não encontrei detalhes sobre sua rotina de exercícios.

Você faz academia ou é adepta do "faça Você Mesmo"?

Acabei de fazer minha penitência do dia, 45min de esteira, e só consegui porque estava assistindo a um filme, e mesmo me arrastando consegui.

Ainda não coloquei no blog porque eu sempre começo e paro, acho que amanhã vou falar sobre isso, até para despertar alguma discussão sobre o tema novamente.

Eu particularmente DETESTO academia, não sei se pelos frequentadores, se pela "obrigação", pois geralmente definem um plano de trabalho e eu não gosto de fazer nada obrigada, ainda não sei bem o que realmente me incomoda na academia, só tenho certeza que não é pra mim, então, tento me virar com que tenho em casa, uma esteira, uma bicicleta ergométrica, corda e extensor para musculação, ah, e tenho uns pesinhos também, mas juntando tudo isso, eu tenho ainda uma FALTA DE VONTADE de matar qualquer um de desgosto - principalmente eu.
Anônimo disse...
Essa eu nunca tinha ouvido... Não praticar atividade física por causa do cabelo kkk...é demais! eu não pratico pq sou preguiçosa e sem vergonha, acho mto melhor passar uma fominha e comer pouco...mas sei que é errado e tentarei mudar isso. Ontem por exemplo, tive que fazer uma caminhada de 40 min de manhã e outra de 30 min de tarde, resultado: comi feito louca uma montanha de besteiras, pra me agradar por ter caminhado tanto.. É dose heim! e hj de manhã a balança já acusou um ganho de peso enorme em relação a pesagem de sábado...agora resta correr atrás do prejuízo até sexta feira, SEM atividade física, não estou preparada pra isso, infelizmente.
Ana
Edamoa disse...
Eu também nunca tinha ouvido essa Ana.

Também estou enfrentando dificuldades com o retorna à atividade física. Não sei se é a fome que aumenta ou a compulsão, mas realmente fico muito mal, parece que vou desmaiar se não comer.

Então junta a "fome com a vontade de comer" e realmente fica difícil...
Michelle disse...
Cada doido com sua mania rsrsrsrs eu não posso nem dá essa desculpa pois meu cabelo é curto e liso, então querendo ou não tenho q lavar todo santo dia.
Exercícios físico não é moleza não, as vezes só de pensar eu canso, mas é necessário tanto para perda de peso quando para saúde,me programei em fazer caminhada 3x por semana, tem semanas que vou todos os dias mas meu compromisso são 3x, acho que no começo 20 minutos tá bom demais assim vamos programando o nosso corpo eu ando +-8km o difícil é sair de casa depois até gosto, agora os doces é que estão sendo minha maior tentação.
Abraços
Michelle
Edamoa disse...
Nada de doces Michelle!!!

É difícil, eu sei, mas aos poucos se você procurar não comprar e tentar passar sempre mais longe deles no supermercado ou na padaria, vai se acostumando com menor quantidade, e esse é o segredo, conseguir se contentar com um pouquinho.

Você consegue, logo, logo estará contando suas vitórias aqui para animar outras pessoas, vai ver...



Anônimo disse...
Cecinha
Boa Tarde Edamoa
Já visito seu blog a umas duas semana, acho o máximo,você escreve divinamente bem, depois que comecei a acompanhar sua trajetória minha motivação estar a mil.
Faço parte de um site de emagrecimento e uma das participante mencionou seu blog, pedindo para as amigas dar uma olhada que era muito interessante, estão vim matar a curiosidade e não conseguia mais parar de ler, hoje estou hiper viciada.
tenho 41 anos 1,55m 74kg ICM 29,58 quase obesa, já fiz muita dietas e sempre fracassei,também tomei diversos moderadores de apetite, atualmente estou fazendo reeducação alimentar, porém sem resultados, adorooooooo comer, comer, só que não estou feliz com meu peso, me sinto frustrada e preciso mudar essa situação.

tenho lido tudo que posso e seus comentários tem me feito muito bem. meu objetivo é eliminar 10 kilos até janeiro, será que consigo, essa semana comecei uma dieta de desintoxicação,como você mencionou, estou precisando de um efeito de choque, termino na próxima segunda e pretendo continuar minha caminhada.
Muito sucesso para você..

Edamoa disse...
Olá Cecinha, seja muito bem vinda!

Obrigada, mas são os leitores que com sua participação me motivam ainda mais a continuar. É sério! Eu comecei isso sem acreditar que eu conseguiria e quando vejo até onde consegui chegar, quase não acredito, mas devo muito à motivação recebida dos leitores, eu quero mesmo que dê certo, para com um bom resultado poder estimular outras pessoas também.

Você tem as mesmas características que eu no início dessa jornada, também passei praticamente pelas mesmas tentativas, todas frustradas, também como por prazer, não se trata de gula e embora você seja mais “baixinha” que eu, seu IMC é praticamente o mesmo que o meu no início, e se você não tiver nenhum outro problema de saúde que interfira, EU TE GARANTO QUE VAI SIM CONSEGUIR.

Só te peço para ACREDITAR NISSO TAMBÉM, é muito importante que você acredite na sua própria força e que realmente QUEIRA MUDAR.

Leia os “posts”, tenho certeza que vai encontrar muita coisa interessante, pois todos os dias coloco alguma coisa diferente que estou sentindo ou percebendo, eventualmente faço algum comentário mais aleatório, pois imagino que assim como eu, outras pessoas também se cansam de falar sempre da mesma coisa, costumo colocar minhas impressões pessoais sobre algum assunto do momento, algum fato, mas tento na medida do possível não fugir muito das questões sobre saúde, beleza, bem estar, atividade física, é uma forma de não tornar o blog algo pesado, cansativo ou enjoativo.

Procuro mostrar outras formas de encarar o problema, alternativas para tentar driblar as dificuldades, mas também não tenho a pretensão de ENSINAR NADA, apenas compartilho minha experiência disponibilizando minhas opiniões e resultados na tentativa de ajudar outras pessoas que como eu também podem ter perdido a motivação para TENTAR MAIS UMA VEZ.

Lidy disse...
Só faltava essa...
Tá certo, eu odeio fazer exercício, mas dar desculpa do cabelo..., me poupe...
De tanto que eu odeio academia, olha só o que fiz: no fim do ano passado, em mais uma infrutífera tentativa de emagrecer, resolvi me matricular na academia. Paguei 6 meses de mensalidade adiantado, justamente prá ter o compromisso de ir. Pensa que fiz os 6 meses? Capaz!!! No início até estava gostando, ou tentei me convencer que estava, mas depois da virada do ano, tive uma crise de labirintite e o médico me deixou de molho uma semana, foi o que bastou prá abandonar a academia. Aí, como ganhei mais alguns quilos depois disso, usei a própria gordura como desculpa, pois simplesmente não consigo me exercitar com todo esse peso, que é de 27 quilos além do meu peso ideal. O que estou tentando fazer, e se Deus quiser vou conseguir, é ELIMINAR uma boa parte desse peso extra, e depois entrar com a atividade física.
Segui alguns dos teus conselhos Edamoa, comprei uma balança (que chegou nessa segunda-feira) e me peso agora todas as manhãs, é incrível a variação de peso de um dia para o outro, e o controle que conseguimos com a pesagem diária. Por exemplo, de segunda para terça reduzi 200g, de terça para quarta reduzi 500g, embora eu saiba que o a redução só deva ser considerada ao longo de uma semana, mas assim, posso saber exatamente onde acertei e onde errei e corrigir esse erro a tempo de ele não me prejudicar.
Mas como nada nessa vida é perfeito, hoje à noite tenho um aniversário para ir. Vamos ver se consigo me controlar. Queira Deus que sim!
Desculpe, cabei escrevendo um discurso rsrsrs...
Até a próxima!
Edamoa disse...
É Lidy,

Eu também já entrei nessa “roubada” de pagar a academia antecipadamente, e o pior adiantei doze meses, os proprietários desse negócio lucrativo sabem muito bem como ganhar dinheiro sem fazer muito esforço... Claro que perdi boa parte do que paguei, mas fazer o quê?

Não sou nem fabricante nem representante de balanças, mas posso garantir que foi o melhor investimento que fiz, e no meu caso, se leu “posts” anteriores, precisei comprar DUAS VEZES, pois consegui quebrar a primeira logo no início do processo, foi uma tortura, pois acabei ficando sem a balança por quase quinze dias, eu realmente percebi que se tivesse a balança antes, JAMAIS teria ganhado tanto peso, sem sorteio, como ganhei...

Vendo diariamente fica mais fácil fazer as correções do que se fez de errado, fica mais EVIDENTE o que realmente se fez de errado, pois DESTACA. No dia que exageramos enxergamos imediatamente na próxima pesagem e passamos a ficar mais atentos aos abusos, limitando para ocasiões realmente especiais e inevitáveis.

E não se preocupe, o seu discurso enriqueceu o blog, e suas dificuldades podem ser as mesmas de outra leitora, e precisa mesmo ser assim, compartilhar as opiniões, críticas e sugestões. Tenha certeza que todos os leitores tiram algo de bom de tudo que é escrito aqui, não importa se é uma pequena frase, se é uma lamentação, se é um discurso, todo que é publicado aqui é útil, inclusive para você, que passa a lidar com sua realidade de uma maneira mais leve e passa a encarar as dificuldades até com mais valentia.


Em “Faça o que eu Digo” de 15 de Setembro/11

Paula disse...
Acho que falta você encontrar uma atividade que te dê prazer, afinal é muito difícil, conseguir manter algo por muito tempo se não nos sentimos bem, confortável e feliz.
Eu, por exemplo, adoro ir para a academia onde faço esteira e musculação, mas nem sempre foi assim. Precisei amadurecer, tentar um monte de outras atividades, encontrar o professor certo e aqui estou, adorando!!!

Edamoa disse...
É Paula,

Estou na esteira e na bicicleta ergométrica em casa, não consigo me ver PRECISANDO SAIR DE CASA para praticar atividade física, é trânsito, falta de estacionamento para o carro e muita perda de tempo.

Já não encontro tempo suficiente para FAZER a ginástica, se precisar perder tempo para IR até a ginástica vai ser outro problemão.

Assim como eu penso que a dieta precisa ser prática, com itens que já temos em casa, para facilitar nossa rotina e não usarmos a desculpa de que é difícil de preparar, a ginástica também precisa ser prática e de preferência barata para também não termos argumentos para não fazer.

Tudo pode ser usado contra você nos tribunais... Já ouviu essa? Então tudo pode ser usado contra seus planos, quando se trata de ELIMINAR PESO.

Kazinha disse...
Oi Edamoa,
Vc vai conseguir sim, pense no que vc já foi capaz, no que vc tem feito por tantas pessoas por aqui, isso vai ser mais uma vitória conquistada;)
Essa semana foram -0,700... Estou saindo de férias, as tão desejadas, espero voltar como vc, sem ganhos!!!
Continue firme e forte que sempre que der continuo acompanhando de lá para naum desfocar!!!
Bjs
Edamoa disse...
Obrigada Kazinha,

Hoje pode computar mais um ponto para mim, eu consegui fazer a PENITÊNCIA...

BOAS FÉRIAS! Divirta-se muiiiito, pense um pouquinho na dieta, mas não sofra.

Fique um pouco atenta nas quantidades e nas calorias, pois se você vai ficar sem conseguir acompanhar o peso, corre mais risco de exagerar muitas vezes, caso não se lembre de compensar os abusos.


Em “Cartão Amarelo” de 16 de Setembro/11

Anônimo disse...
oi edamoa!
Essa semana eu ganhei um enorme cartão vermelho, pois tomei cerveja na quarta feira vendo o jogo do Brasil, e não foi pouca....como não cometi grandes deslizes desde domingo, acho que minha perda PÍFIA de peso foi em razão da maldita cervejinha que não me larga...enfim já mando agora minha pesagem da semana pois não poderei conectar no fim de semana, vou viajar e Deus me ajude a aguentar uma viagem pra serra gaúcha sem me atracar nos fondues e no vinho.
pesagem semana passada: 97 kg - pesagem dessa semana: 96,800
é isso, emagreci apenas 200 gramas, estive menstruada essa semana mas acho que não é desculpa, estou bem chateada por me cuidar tão bem e por um dia de beberagem não conseguir emagrecer mais, fazer oq, semana q vem vamos tentar novamente, beijo!!!
Ana
Anônimo disse...
Aliás, esqueci de comentar, lembrei essa semana de um dos teus posts antigos, onde ninguém é capaz de comentar o teu emagrecimento, apenas se focam no que não está bom. Revi algumas pessoas que não via há um mês, e estou 9 kg mais magra, e não é que ninguém comentou? Tudo bem q ainda estou bem gorda, mas é visível a diminuição do meu rosto e as calças largas...é dose eim? beijo, Ana
Edamoa disse...
Olá mais uma vez Ana,

Fique tranqüila, a cerveja com certeza atrapalhou seu rendimento, mas não concentre toda a "culpa" nela, embora eu não saiba a quantidade exata de cerveja, nem os acompanhamentos maravilhosos que geralmente consumimos, não necessariamente foi apenas a cerveja. Dê um desconto para o período que não é nada favorável e para outras variáveis que podem tranquilamente passar despercebidas. Você está indo muito bem, não há nada tão absurdo assim, lembre-se 9 quilos jogados para bem longe já é uma grande conquista.

Ai, você está na região das Serras Gaúchas!!!! Que lugares mais maravilhosos temos aí não? Sabe o que me MATA aí? O Café Colonial – S O C O R R O O OO!!!! Aquilo é tudo de bom, cada coisa maravilhosa para saborear. Acho que da última vez que pude apreciar voltei para casa com uns 5 quilos a mais. Gente! Para quem gosta de comer é uma verdadeira OVERDOSE de comida!!!!!! Deus te ajude mesmo!!!! kkkkk

Quanto aos “posts” “Ninguém Notou” de 14 de Março e o “Ainda Não Notaram” de 02 de Maio, é mesmo assim, ninguém percebe quando emagrecemos, mas quando engordamos sempre tem alguém para falar: “_Nossa você mudou...”, isso quando não se sentem tão à vontade e falam na “lata” mesmo: “Engordou heim?”

Mas eu desencanei, e como falo lá, o mais importante é a nossa constatação, não devemos esperar que outras pessoas fiquem felizes por nós, é importante que nós fiquemos muito felizes, sem depender de outras pessoas, e além disso, precisamos considerar que algumas pessoas muitas vezes não falam por excesso de zelo mesmo, pois temem nos magoar, pois pode parecer que estão dando mais importância ao nosso visual do que às outras qualidades, que muitas vezes superam nossa aparência física.
Anônimo disse...
Cecinha

Boa tarde
Edamoa

Seu balanço semanal é excelente, concordo quando diz que cada um só tem o que merece, nem mais, nem menos, sempre acreditei neste provérbio, isso aplicamos em todos os aspectos e já pude crer que realmente é a lei da vida.

Quer dizer que você conhece Recife? Que legal! As praias realmente são maravilhosas, até os 29 nos quando pesava 55kg ia a muitos PIC-NIC, me exibia um bocado, pois tinha um corpinho show de bola rsrrsrs, atualmente corro de praia, porque as banhas não me deixam a vontade, me sinto horrorosa com qualquer traje de banho, então acho melhor evitar, meu marido fica furioso, diz que tem gente mais gorda que eu e vai a praia numa boa, digo a ele que sou diferente e não adianta ir sem me sentir bem, só para agradá-lo, não estou buscando perfeição, pois sei que não existe, nem quero um corpo de modelo a essa altura do campeonato, sou consciente da minha idade e de tudo que o tempo se encarregou de trazer com ela, porém só quero chegar ao peso que seja favorável ao que consideramos normal para minha estatura,idade e sobretudo saúde.

Quem sabe em janeiro quando estiver menos gorda possa encarar o mar novamente.
eita! o desabafo foi enorme, desculpa
Bom final de semana
Edamoa disse...
É Cecinha,

Muitas vezes pensamos que não temos sorte, que a outra pessoa é "sortuda", mas eu realmente penso que nós é que fazemos nossa própria sorte, e aquele que aparentemente tem mais sorte, provavelmente se esforçou mais.

É eu conheço Recife, adoro Itamaracá e Porto de Galinhas, praias calmas, geralmente com poucas ondas, mas penso que você não deve fugir da praia não, e seu marido tem razão, tem muiiiita gente "maior" que nós lá.

Pense bem, quanto mais você se esconder, mas acomodada vai ficar, por outro lado se passar por situações incômodas, vai ter mais vontade de mudar, foi assim comigo e acho que muita gente passa por isso.

Eu também não me sentia nada bem na praia, nem mesmo na piscina, então o que eu fiz? Comprei um maiô, e falei para minha família que aquele era um maiô de Miss, e é muito bonito mesmo, mas BEM FECHADO, nem nas costas tem decote, super comportado, muito parecido com os maiôs que as misses usavam antigamente (não faz tanto tempo assim, mas...). Passei a usar este maiô e sinceramente não ficava muito bonito não, mas mesmo assim ia à praia, ficava vestida com a saída e só eventualmente tirava para ir até a água. Mas sabe o que mais me incomodava? As assaduras entre as coxas, que hoje não acontecem mais, pois com o peso que perdi posso caminhar tranquilamente de maiô e posso até usar um biquíni comportadinho, pois nunca me senti à vontade com biquíni muito pequeno, mesmo quando tinha meus 59 quilinhos com meus 1,72 de altura. É! Já tive "panca" de modelo, até desfilei em concurso de beleza numa cidade do interior de Minas Gerais, fiquei em terceiro lugar, mas foi muito legal, mas essa é uma outra prosa.

Viu, você levanta a bola e eu aproveito para cortar, também “falo” demais, às vezes uma resposta minha é maior que um “post”.

Mas pense nisso, vá retornando aos poucos para a praia, é uma das coisas mais maravilhosas que temos por aí, aproveite um pouco e não se incomode com o que os outros estão pensando ou falando, NINGUÉM paga suas contas, ninguém tem a menor noção de suas dificuldades ou limitações e, portanto ninguém tem qualquer direito de te apontar ou te criticar. Eu costumo pensar somente em mim e na minha família, pois cada um sabe onde é que o “calo aperta” e Deus deu uma vida para cada pessoa para que cada um cuide da sua. E o que eu estou aqui querendo cuidar da sua não é mesmo? Contradições de quem fala muito... Ajudar o próximo com algo que temos em abundância é algo mais gratificante do que qualquer prêmio, e se tem algo que tenho de sobra, são palavras...