terça-feira, 9 de agosto de 2011

Calamidade Pública

Após analisar e pensar bastante sobre o padrão físico da população americana, fico muito intrigada com os motivos que fazem a ciência e a medicina fazerem tanto terrorismo com as populações em geral, usando o argumento de que é IMPRESCINDÍVEL manter uma alimentação saudável, equilibrada e a prática de atividade física.

Se isso é uma verdade incontestável, seria motivo de decretarem CALAMIDADE PÚBLICA nos Estados Unidos.

As pessoas estão muito, mas muito acima de seu peso "IDEAL". `

São pessoas que apesar de estarem trabalhando em vários tipos de profissões, parecem ter até uma grande dificuldade de locomoção.

Não me refiro a uma, duas ou três pessoas, são centenas, circulando nas ruas, atendendo nos caixas de supermercado, em recepções de hotéis e da forma como são feitas as colocações, me parece muito estranho que não seja adotada nenhuma medida radical para reduzir esse índice calamitoso.

As pessoas aparentam uma tranquilidade e uma felicidade normais, nem menos, nem mais do que percebemos por aqui, onde o problema ainda não é tão acentuado.

Entendo perfeitamente que a obesidade realmente traz muitos riscos à saúde e segundo as estatísticas, a expectativa de vida dos obesos também é reduzida, mas por outro lado, o consumo de álcool, do cigarro, a radiação solar que está cada vez mais agressiva, a radiação recebida de toda a tecnologia que é usada atualmente, como wi fi, celular, a poluição, o estresse, tudo isso tem reduzido a expectativa de vida no planeta.

Não pretendo aqui, fazer apologia à obesidade, nem ao sedentarismo, mesmo porque eu mesma estou em busca de uma condição de vida melhorada, e o objetivo é deixar de ser afetada pelo menos pelas coisas que eu consigo controlar, mas infelizmente temos tantas outras variáveis afetando nossa saúde, que às vezes é possível entender o porquê de tantas pessoas não se incomodarem nem um pouco com a questão da obesidade, pois acreditam que se não morrerem por uma coisa, morrerão por outra.

Penso que passou da hora das autoridades adotarem medidas REAIS E CONCRETAS para combater esse grande problema que está caminhando para se tornar o maior problema da humanidade.

Coincidentemente, logo após a conclusão desse texto, li  nos sites internacionais que o restaurante líder mundial em Fast food, está se preparando para uma mudança no seu cardápio, que inclui a implantação de uma opção de fruta para o  lanche infantil até 2012, e pretende ainda reduzir o sódio, o açúcar, a gordura saturada  e as calorias de todo o seu cardápio até 2020 - Será que eles já tem todo o alimento já produzido e preparado para esse período, por isso TANTA DEMORA?????  Não consegui entender o porquê de precisar demorar tanto, mesmo porque o objetivo é apenas REDUZIR tudo isso, não abolir, mas esperamos ao menos, que o projeto realmente se concretize.

2 comentários:

  1. É EDAMOA, como você comentou em outras oportunidades, interesses muito maiores escondem a falta de providencias e às vezes o descaso. Como proibir a industrialização de tanto alimento muitas vezes sem nenhum controle sobre gordura, sal, calorias, sem afetar uma economia inteira?
    Como você também sempre diz, o importante é nos manter alertas para essas GRANDES ARMADILHAS...

    Roberta.

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberta, Seja bem vinda!

    É! Geralmente minhas postagens nada mais são do que idéias e sugestões de temas para discussões e reflexões profundas.

    Não se trata apenas de uma abordagem de um assunto, são situações e fatos que merecem uma análise mais consciente, e se nós conseguirmos parar para pensar nisso tudo, estaremos nos fortalecendo para manter e também atingir nossos objetivos.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.