terça-feira, 16 de agosto de 2011

Voltando no Tempo


Pensando nas dificuldades das dietas, não posso deixar tentar imaginar os motivos dos seres humanos precisarem de dieta.

Como sempre acabo mencionando aqui, a indústria da ENGORDA fatura de um lado e a do EMAGRECIMENTO só existe por conta disso.

Mas de onde vem tudo? Onde será que começa essa evolução que nos trouxe tanta facilidade, tanto conforto, tanta comodidade e tantos hábitos ruins?

A alimentação já foi a mais simples e bruta, retirada da natureza.

Comia-se cru, sem sal, sem temperos, sem açúcar o que era encontrado na natureza.

Hoje, é uma reclamação geral: “_Está com pouco sal...” “_ Sem açúcar...” “_Muito apimentado...”, “_ Muito doce...”

O crescimento gigantesco das populações e a modernização dos processos de trocas geraram a necessidade do dinheiro, consequentemente do emprego, que por sua vez exigiu a criação de empresas, que precisaram criar produtos “novos” para vender. Essas novidades surgiram a partir de alguma forma de agregar valor aos produtos já existentes para justificar algum lucro adicional, afinal de contas, não daria para cobrar a mais num produto, sem antes, incluir pelo menos uma embalagem bonita e chamativa.

É muito mais complexo que isso, mas se esmiuçarmos essa linha de raciocínio nós chegaremos à explicação para o crescimento das indústrias e sua multiplicação.

Um empresário teve a brilhante idéia de montar uma indústria de alimentos processados, e em seguida outros tantos resolveram de alguma forma copiar essa idéia.

Nesse intervalo, a população do mundo cresce aceleradamente e entramos numa guerra por melhores condições, acontece a revolução industrial e começa a luta de classes.

Pronto, todo mundo precisa consumir e cada vez mais, e esse consumo acaba movendo economias, percebemos como os sabores podem ser “melhorados”. São desenvolvidos então, produtos químicos para realçar sabor, para conservar alimentos e os pratos prontos passam a ser produzidos em larga escala, produtos contendo corante, emulsificante, conservante e uma série de “ante” transformando o alimento numa verdadeira “bomba”.

De uma maneira bem resumida, chegamos aos alimentos processados, com aditivos que nem sempre são saudáveis, mas que acabaram se tornando bem saborosos, sem contar a praticidade: Alguém já fez hambúrguer natural em casa? Almôndegas? Embora mais saudáveis, não são tão saborosos, além de dar um trabalho, e mesmo que alguém os ache mais saborosos, quando pensa no trabalho que dá, desiste...

Nem levantamos mais para aumentar ou diminuir o volume, ou mudar o canal da TV...
Aí, alguém percebe que dá para faturar com algo diferente, pois os seres humanos estão precisando se exercitar, mas não têm uma rotina, nem muito tempo para isso, um iluminado inventa a Academia de Ginástica, que nesse início só pode ser freqüentada por gente “rica”, não é pra qualquer um, como é uma grande inovação, os equipamentos são muito caros e a manutenção cobrada dos freqüentadores precisa ser proporcional.

Mas como aquela idéia da indústria de alimentos, essa também acabou sendo copiada e começaram a pipocar academias de ginástica pelo mundo, só que não havia tanta gente “rica” assim, então como os equipamentos também acabaram tendo seus preços reduzidos as mensalidades também passaram a ser mais acessíveis.

Mas agora precisavam convencer todo mundo de que fazer ginástica é imprescindível para uma vida melhor e de preferência numa academia, com orientação de um profissional, pronto, estava fechado o circuito: Come, engorda, faz dieta com esse e aquele produto, academia, clínica de estética, tudo em busca do tão sonhado emagrecimento...

Um tanto quanto simplista e muito resumidamente conseguimos ter uma vaga idéia de como realmente funciona esse ciclo vicioso e onde pode ter ocorrido seu estopim.

2 comentários:

  1. Olá Edamoa!!Muito feliz!Passei na balança para dar aquela conferidinha básica e p minha alegria, não ganhei nadinha no fim de semana gordo de dia dos pais e ainda perdi umas graminhas!!!Yuuuupiiii!!!
    Sexta ei de ter um resultado mto melhor!bjos bjos bjos

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Elaine,

    Comemorar cada uma das pequenas conquistas SEMPRE!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.