segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Comodismo


Estou estacionada nos 13 quilos por quase dois meses, não consegui eliminar os dois quilos que faltam para atingir a meta inicialmente estabelecida.

Olhando para o espelho e usando muitas das roupas que estavam “encostadas” no armário há muito tempo, sinto que me acomodei um pouco, me conformando com a situação e reduzindo muito meus esforços.

Por isso, decidi que a redução adicional que eu planejava para a próxima fase será somada ao que ainda falta para que eu volte a concentrar esforços.

Quem sabe, me lembrando todos os dias que não faltam apenas 2 quilos, mas 7, eu fique mais atenta e disciplinada?

Como já escrevi várias vezes aqui, nós somos responsáveis por nossos resultados, e só temos o resultado que MERECEMOS. Se nos esforçamos bastante, temos bons resultados, se nossa dedicação é menor, o resultado também é reduzido.

Agora, estou numa oscilação típica da acomodação, pois minha pesagem base é feita toda terça-feira, então, entre a terça e o domingo meu peso sobe, e entre domingo e terça ele regride.

Sempre que aparece um bolinho, uma guloseima, uma pizza, eu acabo cedendo, afinal de contas parece que já está tão bom! Realmente está, mas PODE FICAR AINDA MELHOR, e por isso decidi que tenho que eliminar 7 quilos.

Esclareço que não se trata de nenhuma neurose, esse número está baseado no meu IMC ideal, não estou querendo perder peso sem um referencial de saúde, trata-se de um número adequado para minha altura.

Eu só não estipulei esse número no início, pois realmente não tinha certeza que conseguiria chegar tão longe, mas sempre imaginei eliminar 20 quilos e não apenas 15 como eu me propus no início.

Agora que já consegui me livrar de 13, que tenho certeza NUNCA MAIS vão voltar, posso me esforçar um pouco mais e mandar para bem longe mais 7.

No meu caso específico, não posso ceder às tentações numa freqüência muito alta, pois as tentações passam a ser parte da rotina. Tempos atrás quando eu realmente era resistente e cedia em raras ocasiões, eu tinha resultados mais satisfatórios, agora que venho cedendo um dia para uma coisa, outro, para outra coisa, as exceções viraram regra e parece que posso TUDO, quando na realidade não é bem assim.

Essa sensação de controle da situação conseguindo manter o peso, gerou o conformismo, talvez inconscientemente eu esteja tão feliz com o resultado que passei a imaginar a hipótese de parar por aqui, mas NÃO, eu realmente quero mais e sei que posso ir além do que já consegui.

Portanto, o comodismo pode se tornar um grande INIMIGO de nossa jornada.

Podemos nos acomodar por aceitar a situação, por não acreditar em nossa própria força, por não querer seguir adiante, pelo cansaço que uma reprogramação de nossa dieta nos causa, mas temos que perceber a hora de acordar para isso também.

Assim, como eu decidi lá no início, que não dava mais para continuar como estava, estou agora me alertando para ACORDAR dessa aceitação decorrente da acomodação, pois lá no fundo, sei que ainda tenho muito para melhorar, e agora muito mais forte, tenho certeza que conseguirei.

5 comentários:

  1. Olá Edamoa!
    Ai...nem fale em acomodação...Como eu havia dito começei toda empolgada uma dieta e ai menina acabou que passei mal um mte fiquei a semana tda ruim meu marido me proibiu de continuar, e ai ja viu...na hora veio o comodismo...domingão dia dos pais...aquele churrasquinho básico, sobremesa e coisa e tal...Agora e fechar a boca de novo!Durante a semana eu trabalho fora, faço gde parte das refeições na rua...então vou ver se capricho na semana p não pesar tanto a consciencia no final de semana onde preciso curtir mais o marido e ai bem mais dificil ignorar tdo q aparece na frente...estou doida para ver o quadrinho!!!!
    Bola p frente em luta dos 10 kg a menos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine,

    Já publiquei ontem o quadro da "competição".

    Está no link Competição no canto superior direito do blog.

    Geralmente esse link fica lá, eu só retiro quando temos muitas modificações para serem feitas.

    Você foi muito bem. Fique atenta aos deslizes desnecessários e vai chegar muito LONGE...

    ResponderExcluir
  3. Ai achei!!
    Oba oba oba!!!!Resultados positivos dão animo paa continuar a caminhada!!!!!!!!Bola p frente sexta feita tenho fé q as coisa vão ser ainda melhores!!!

    ResponderExcluir
  4. Edamoa bom diaa......
    Nao se desespere, e nao se culpe tanto, voce chegou muitooo longe, perder 13 quilos nao é para qualquer um nao... vc estacionou nisso porque quando chegamos perto do peso ideal, perder 100 gramas se torna muito mais dificil...
    Agora o que vai fazer grande diferença para perder o que falta é um esforço ainda maior, mas tenha calma, o melhor a fazer e perder devagar para que logo depois voce nao engorde novamente. Esse e o conselho do meu endocrinologista. Entao tenha calma, se esforce, mas nao se cobre demais, o mais importante agora no seu caso e manter o que conquistou ate aqui... E vai testando diminuir algum alimento aqui, trocando outro ali, para ver se da alguma diferença, voce mesma disse que precisou testar alimentos.
    Mas confio em vc, sei que rapidinho vai chegar no resultado almejado, to torcendo viu!
    Natalia

    ResponderExcluir
  5. É Natália,

    Eu ainda não desanimei, mas cansa um pouco quando estacionamos.

    Mas eu sei que isso só está assim porque eu realmente relaxei um pouco.

    Estou aos poucos retomando o controle da situação, pois nas férias acabei consumindo muito carboidrato, agora estou um pouco dependente dele, por isso a dificuldade em retomar o controle.

    Mas com calma, volto novamente, com certeza.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.