segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Vontades Represadas

Refletindo sobre algumas das possíveis causas para o ganho de peso, e depois de ter conversando com muitas outras pessoas, consegui descobrir que muitas tiveram uma infância cheia de carências, às vezes afetivas, às vezes econômicas, e algumas dessas carências foram minimizadas no momento que a pessoa atingiu a vida adulta, encontrou uma profissão e conseguiu melhorar seu padrão de vida.

Muitos relataram que ao passar muitas “vontades” na infância e adolescência, tão logo tiveram uma melhora no seu padrão de vida, passaram a consumir muitos produtos que até então eram considerados um luxo.

Passando a ter mais acesso ao consumo, essas pessoas passaram a ingerir muitos itens com alto valor calórico, e a falta de controle na ingestão desses produtos, gradativamente foi gerando um aumento de peso, que a pessoa acabou não se dando conta, tamanha a vontade de saciar todos aqueles desejos contidos na infância.

Assim, aqueles que, na infância, por qualquer motivo, foram privados de guloseimas, por exemplo, acabam descontando, inconscientemente no primeiro momento em que passam a ter melhores condições financeiras, e nem percebem que estão se alimentando de forma errada, e comendo compulsivamente.

Portanto, represar por muito tempo algumas “vontades” pode desencadear um distúrbio muito mais agressivo, num próximo momento.

Penso que não devemos ficar por muito tempo com vontade de comer alguma coisa. É muito importante saber diferenciar vontade de compulsão, mas aquela vontade de uma coisa específica pode fazer mal, e quando eventualmente tivermos contato com o “objeto de desejo”, não seremos capazes de nos controlar e poderemos comer muito além do necessário.

Mas atenção! É importante lembrar que a vontade pode ser saciada com pequenas porções, muitas vezes , muito pequenas mesmo, se não puder, é porque não se trata de vontade, mas de compulsão. Por isso é imprescindível ter noção para conseguir diferenciar.

Atualmente, quando realmente não agüento de vontade de um bolo, por exemplo, corto uma fatia muito fina de no máximo 2 centímetros, corto essa fatia em 4 partes, e como apenas uma dessas partes, guardando as demais para outro momento. Às vezes não volto a comer, ou no máximo me lembro novamente do bolo, dois ou três dias depois, mas nem sempre sinto a vontade incontrolável.

Ontem por exemplo, recebi convidados e fiz Tapioca em casa, eu, que gosto bastante dessa guloseima, comi uma bem pequena e apenas com leite condensado, que foi pincelado na tapioca, e comi, sem nenhum peso na consciência, pois controlei no que foi possível, reduzi o leite condensado e não acrescentei nenhum outro acompanhamento nem recheio.

Muito importante:

Coma somente se não puder esquecer,  e se comer, que seja somente o suficiente para lembrar. 

BALANÇA 20/02/11 = Menos 0,200Kg
BALANÇA 21/02/11 = Mais    0,400Kg  (Recuperação ou retenção de líquido)

2 comentários:

  1. olha não se preocupe com o aumento na balança com certeza é retenção de líquidos já que no verão é comum incharmos, essa semana que passou deslizei varias vezes mais não cai consegui comer o que ''não devia'', com moderação acho que já foi uma vitória, a perca foi de 2 quilos é claro que eu queria mais.Bom mais vamos com calma de vagar a gente chega lá.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Ingridy, com calma, moderando naquilo que devemos evitar, aos poucos até conseguir dominar essa dificuldade, que julgo ser a mais difícil.

    Ao reduzir o consumo daquilo que não te traz nada além de quilos extras, com o passar do tempo, vai passar a ter uma certa "raiva" desse tipo de alimento, e aí estará definitivamente no CONTROLE.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.