sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Voltando ao Comando

Hoje, não havia conseguido redigir nada além das respostas aos comentários,  até agora, por isso o atraso na publicação da postagem.

Quero agradecer a participação e colaboração de tantas pessoas que buscam aqui algum tipo de motivação.

Realmente acredito que essa troca de experiências colabora muito para nosso sucesso, espero realmente poder contribuir de alguma forma através de minha experiência.

Hoje eu planejava analisar os resultados de minha pesagem nos últimos dias, como mencionei antes, os números estão bem confusos, mas acredito que eu já tenha conseguido assumir novamente o controle da situação.

Venho oscilando um quilo para mais e para menos nas duas ultimas semanas, mesmo mantendo a alimentação praticamente inalterada.

O pequeno ganho de peso é explicável, pois eu voltei a comer muito pão, que eu já havia praticamente abolido de minha dieta, e o macarrão que muitas vezes eu não consigo resistir.

No meu caso talvez pareça mais fácil, pois realmente não fico tão abalada pelos doces, meu problema é realmente QUANTIDADE.

Hoje por exemplo, o arroz, o feijão e o bife estavam tão saborosos que foi muito difícil controlar o APETITE. Tive que me controlar muito para comer apenas uma colher de SOPA de arroz e 3 de feijão, e um bifinho bem pequenino, pois agreguei uma porção de nhame para comer menos arroz.

Mas sinceramente, eu comeria tranquilamente aquele famoso "prato de pedreiro", pois eu GOSTO DE COMER e geralmente sempre está muito gostoso, pois eu simplesmente adoro arroz e feijão. E se é difícil se controlar com o trivial, o que não dizer de uma deliciosa lasanha ou uma bela macarronada com queijo, muito queijo...

Então sob a minha ótica não é tão fácil assim, pois se por um lado as guloseimas são fáceis de serem rejeitadas, já o básico "PF" (para quem não sabe: Prato Feito), para mim é uma perdição, parece que sempre poderia comer mais um pouquinho.

Nem sei se isso pode ser classificado como GULA, mas é uma grande dificuldade que tive que aprender a driblar.

Quanto aos pães, esses eu realmente preciso ficar bem longe, todos os dias, preparo o café da manhã das crianças, e recolho e guardo correndo o pacote de bisnaguinhas, pão de forma, ou qualquer outro que tenha em casa, pois se ficar na minha frente eu não me controlo.

Se eu comer uma fatia acabo comendo o pacote todo, então prefiro não comer nenhum pedaço, fica mais fácil, aliás estava muito fácil antes das férias, depois que o pão voltou ao cardápio no período fora de casa, fiquei novamente refém dessa grande dificuldade.

Mas assim como o alcoólatra, eu agora posso afirmar que estou há dois dias sem comer pão... KKKKK.

Gente! Só rindo para não chorar, seria realmente trágico se não fosse cômico, mas se eu não assumir publicamente o que está ERRADO, eu não consigo CONSERTAR.

Por isso penso que todo mundo tem um ponto fraco, a questão é identificar, admitir, e assumir.

8 comentários:

  1. Oi!!! Tudo bem? Eu estava lendo e me vendo... rs Sou exatamente como você, amo um PF, podem falar, mas eu gosto mesmo!! Estou grávida e estou me comportando muito bem tenho uma nutricionista comigo,mas na hora de substituir o arroz branco pelo integral e os pães normais pelos integrais, eu morro não é a mesma coisa.. Eu não sou muito chegada a doces tb não, consigo ficar numa boa sem eles por muitos dias. Mas o arroz e o pão e massa tenho que ficar SEMPRE controlando. Estou comendo muito feijão e bem pouquinho arroz,mas é como vc mesma disse quando a comida está muito saborosa não dá pra resistir.. O melhor mesmo para compensar é pelo menos uma hora de caminhada por dia!!! Bjos bom fim de semana ADORO esse blog!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro seu blog e uso seus exemplos todos os dias.

    Voce diz que adora pão, troca o branco pelo integral que as fibras que ele contém ja te ajuda mais.

    boa sorte... é fds rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Oi Edamoa! Nossa parabéns pelo blog...gostei mto, me identifiquei com as situações q vc conta sobre como est conseguindo emagrecer e os desafios q aparecem nesta jornada... Gostei mto tambem do post em que vc diz sobre a realidade capitalista e consumista na nossa sociedade, pois eu acho q qto mais pessoas se informarem sobre esse sistema, mais conscientes elas ficam de q os problemas q temos no mundo, no Brasil, são da ordem do coletivo, e não somente individuais.(Sempre me encomodou mto as pessoas falarem q o problema do gordinho é somente dele) As pessoas acham q o problemas nao são delas, estamos todos envolvidos nessa, dos pés a cabeça!
    Mudar habitos de comportamento não é facil! E me considero uma guerreira tbm, pq praticamente to tendo q fazer uma cirurgia na minha cabeça...kkkk
    Mudei minha alimentação, estou consumindo mais produtos naturais, tbm reduzi a quantidade das porções de comida no prato(oq foi o mais dificil, pois tbm amoo arroz, feijão, macarrão...são as minhas tentações...e q me deixam extremamente culpada qdo caiu em exageros...e os pães e bolachas recheadas realmente quero exclui-los do meu mundo)tbm nao fico mto tempo sem me alimentar durante o dia e exagero mto na nossa querida Aguaaa. Não tenho problemas com exercicios, pois gosto de andar a pé, de dançar e isso me ajuda mto! Eu tenho é ansiedade, e com ela, lido da seguinte forma, tento canalizar a energia dela para outro coisas das quais gosto de fazer além de comer..kkk... ouço musica,danço,estudo, nem sempre dá certo, mas to tentando. Tudo isso em 1 mês e 1 semana, me trouxe o feliz resultado de 6 quilos eliminados. A minha meta é eliminar mais 15 até a minha formatura, q é daqui 2 anos, e claro manter o peso ideal de 75 quilos para o resto da minha vida! Bom, compartilho da sua ideia de q cada um tem q procurar se conhecer mais, pois realmente nao existe a receita certa, cada um vai achar a sua, é se analisando, errando, que se acha um caminho para o bem estar biopsicossocial. Obrigada pelo espaço, e mais uma vez parabéns pelo blog que traz informações e experiências sobre emagrecimento e q tbm nos faz refletir, pensar sobre a nossa forma de lidar com os desafios q aparecem durante está jornada! Beijoos.
    Tais Francielle, 20 anos, Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônima 1 (Gravidinha), muito obrigada pela participação, todos os relatos contribuem muito para o sucesso desse blog, pois muitos acabam encontrando alguma semelhança naquilo que todos acabam relatando por aqui.

    Quanto aos alimentos, eu até gosto dos pães integrais, mas também acabo exagerando e por isso para mim a única solução é abolir mesmo, depois de "desintoxicar" o organismo desse alimento eu até posso a consumir eventualmente e sendo só às vezes, consigo me limitar ao mínimo mesmo.

    Já o arroz integral, não dá. Além de não gostar mesmo, terei que fazer somente para mim, aí caímos naquela dica que coloquei no Resumo, não dá para preparar cardápios somente para uma pessoa, o ideal é que a dieta não traga mais dificuldades do que o necessário.

    Agora o PROBLEMÃO, sou muiiiito indisciplinada para a atividade física, eu até gosto de fazer às vezes, mas sempre coloco outras prioridades na frente e a ginástica vai ficando para depois, à tarde, amanhã, semana que vem... Isso me deixa muito frustrada pois eu realmente não consegui uma forma de me disciplinar, Não vou dizer que gosto, mas não é algo que eu evito propositalmente, é que sempre tenho outras coisas para fazer e sempre faço outras coisas, sempre. Eu acordo à 6 da manhã diariamente e vou dormir sempre depois das 22, fico em casa parte do tempo pois sou “mãetorista”, praticamente não assisto TV, eventualmente assisto um filme ou a série que comentei recentemente, e não encontrei uma forma de encaixar a atividade física de uma forma rigorosa – Simplesmente NÃO ME CONFORMO COM ISSO.

    Nessa fase da gravidez, se você optar por alimentos saudáveis vai "tirar de letra" e pelo que relatou está muito bem assessorada, contando inclusive com uma nutricionista, tenho certeza que vai deixar muita gente com inveja...

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônima (2)! Obrigada pelas palavras, mas como já "disse" para outros leitores, eu também me inspiro em vocês para conseguir.

    Foram muitas tentativas e depois que decidi compartilhar a milionésima tentativa, funcionou, talvez a energia de todos que de uma forma ou de outra acabam contribuindo para DAR CERTO.

    Como eu disse no comentário anterior, mesmo os pães integrais também não me saciam, e como eu gosto de qualquer tipo de pão, devoro o pacote sem nenhum problema, então é melhor evitar, acho difícil no começo, mas depois passo tranquilamente sem precisar deles, e fico realmente mais resistente, podendo comer um pedacinho aqui outro ali. Passada a crise, eu não posso comer três dias seguidos por exemplo, mas no final de semana eu como um pãozinho sem sofrer querendo mais, só que isso, depois de ter realmente "desintoxicado" o organismo desse tipo de alimento.

    Quanto à usar meus exemplos, fico feliz em conseguir passar para as pessoas detalhes que muitas vezes passam despercebidos, muita coisa que escrevo me ajuda a VER MELHOR o meu próprio problema e tenho certeza que às vezes uma palavra que escrevo atinge alguém num ponto que nem mesmo a pessoa havia parado para pensar e depois de desatado o primeiro nó, fica mais fácil entender onde estamos errando, ou onde está nosso maior pesadelo.

    Não significa que os meus problemas ou as minhas dificuldades sejam as mesmas, mas as discussões que faço, as reflexões que coloco aqui chama a todos para PENSAR e realmente descobrir o seu caminho, mesmo que esse caminho seja continuar como é.

    ResponderExcluir
  6. Olá Tais Francielle, quanta satisfação ao ler os comentários dessa tarde, em especial o seu.

    Eu busco sim, questionar algumas coisas que muita gente ignora, busco estimular os leitores para se manterem firmes mas conscientes da crueldade que as pessoas que se consideram "normais" fazem e também dos motivos que acabaram gerando tanta angústia e sofrimento em quem está acima do seu peso ideal.

    Você já começa com um resultado fantástico 37 dias 6 quilos a menos? está no caminho certo, se exercitando, comendo menos - PARABÉNS.

    Eu "bato" muito na questão do QUERER, é preciso querer muito pois não é fácil, quem sofre por não comer um doce, um chocolate, um sorvete, outros que precisam passar a comer no prato de sobremesa como eu, são torturas que somente quem vive é que consegue dimensionar.

    Para mim deixar de comer chocolate é MEGA-FÁCIL, pra outro chega a ser ridículo alguém ter dificuldade para reduzir o arroz e o feijão ou o pão.

    Você vai sim conseguir eliminar os 15 quilos e com essa disposição toda vai ser mais fácil que você imagina.

    ResponderExcluir
  7. Edamoa, boa noite... dessa vez um pouquinho desanimada..rs
    Antes que eu me esqueça essa semana engordei 1,150 Kg.
    To desanimada sabe...nao tanto pq engordei, isso tambem claro... mas hoje tava pensando, parece que entrei num ciclo vicioso sabe, ja faz algum tempinho que to nesse joguinho de gato e rato, emagreço um pouco numa semana, na outra recupero, e assim ta sendo.. meu peso anda sempre oscilando. Desanimada sabe, claro que a culpa e toda minha. Nao tenho seguido a dieta, exercicios entao.. xiii... Dai hoje bateu aquela depre..... mas nada como um dia apos o outro ne.. Dai fui fazer uma caminhada depois fui pedalar... dessa vez engordei sim to me sentindo mais gordinha...
    Sabe acho que ta faltando foco em mim, quando emagreço relaxo, ai na outra semana engordo ai coro atras do prejuizo, ai quando alcanço relaxo de novo. Preciso de foco, to meio cabecinha fraca, e nao posso colocar tudo a perder, nao agora...
    Desculpe o desabafo..vai ficar tudo bem... e vc como ta indo, espero que melhro que eu..
    Bom fds
    Natalia

    ResponderExcluir
  8. Muita Calma Nessa Hora Natália!

    Pense que você já conseguiu tanto, não será um quilinho a te desanimar MESMO!!!!!

    Você vai ver que não está sozinha nessa angustia, essa semana foi terrível.

    Lembre-se das estratégias: COMPENSAR IMEDIATAMENTE.

    Você já está muito bem condicionada no que se refere à atividade física, volta tranquilamente e quanto à alimentação vamos voltar a ser mais rigorosas, assim como eu também vou deixar de abrir tantas exceções diárias e reduzir as frequentes escapadas da dieta.

    Eu já falava lá atrás que se não soubermos administrar muito bem as exceções, elas passam a ser regra e se mudamos a regra, aceitamos a REGRESSÃO, e não podemos permitir que isso aconteça.

    Eu também apresentei um resultado desolador, mas já estou trabalhando para reverter e já consegui retomar o controle.

    Então, segunda-feira retome sua rotina sem se deixar abater com esse resultado que é insignificante frente à força que você já demonstrou aqui.

    Você é muiiiito mais forte que esse quilinho ridículo que insiste em ficar, você vai mandar esse e todos os outros para bem longe sem pestanejar. FORÇA e FOCO.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.