terça-feira, 19 de junho de 2012

Reavaliando Métodos

Você que está começando agora, ou você que já começou pelo menos umas dez vezes desde que começou a ler o meu blog deve estar se perguntando: Porque é tão difícil?


Com alguma experiência nesse caminho já percorrido eu posso afirmar que a dificuldade é mais uma “ilusão de ótica” do que uma realidade.

Como já escrevi antes, ninguém engorda uma dezena de quilos em poucas semanas, o processo de ganho de peso também é lento, só que infelizmente PRAZEROSO, enquanto eliminar é chato, desgastante e sofrido.

E tudo que nos traz prazer, gera a continuidade do seu uso, no caso alimentos altamente calóricos são inseridos no nosso dia a dia com mais frequencia conforme nos sentimos “realizados” com aquela sensação de prazer que a comida nos traz.

Podemos afirmar que alimento é uma NECESSIDADE DE USO CONTÍNUO, pois ninguém consegue viver sem comer, ou seja, não dá para interromper o uso.

Diferentemente da droga que causa também a dependência, a comida não pode ser suspensa.

Então nos resta descobrir o que mais atrapalha nosso metabolismo e o que mais contribui e aos poucos fazendo seleção e escolhas de forma a se LIBERTAR dos alimentos viciantes e nocivos à dieta, mas esse processo de libertação é lento, chato, desgastante e sofrido, por isso parece ser tão difícil.

Estou realmente estacionada num peso e agora estou reavaliando novas estratégias para sair do famigerado “efeito platô”, quando retornar das minhas férias, que realmente faço questão de utilizar para relaxamento total, estarei disposta a rever tudo o que tenho feito e adaptando às novas alternativas e métodos.

Ontem passei a tarde toda lendo o livro da dieta da proteína, algumas coisas me animaram, outras nem tanto, continuarei analisando as possibilidades e na volta retomarei todas as questões, farei um balanço dos meus resultados e com certeza tomarei novos rumos, afinal de contas falta muito pouco para minha meta final, apenas MENOS 5 quilos, e para quem já despachou 15, isso deveria ser mega fácil, mas não está sendo, meu organismo resolveu “pregar uma peça” e está resistindo a todas as estratégias que adotei até agora e que funcionaram tão bem no ano passado.

Resumo da Alimentação do Dia
Café da manhã
50 ml de leite com café  e adoçante
Intervalo da manhã  
1 cenoura crua
Almoço
2 pedaços de frango assado
Intervalo da tarde  
1 porção de castanha de caju
1 colher de chá de queijo cremoso só para não sentir muita fome no jantar
Jantar
50 ml de leite com café e adoçante – Está muito frio queria algo quente e líquido
3 fatias de queijo – não estou com fome.
Ingestão de água do dia: aproximadamente 2 litros.

9 comentários:

  1. ola gatona
    lendo seu texto fiquei pensando engraçado que achamos muito dificil emagrecer e nao e facil mesmo tenho certeza que as pessoas perguntão para vc como emagreceu 15 kilos sabe elas querem tbm a acham vc uma vencedora e é memso eliminar 15 kilos nossa e tudo
    parabens beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ge,

      Como meu objetivo com o blog é trocar experiências, aprender e compartilhar aprendizado. Ainda estou realmente estudando as reações do meu organismo para descobrir e vencer aos poucos cada um dos obstáculos.

      Quando alguém pergunta para outra pessoa "como conseguiu", elas não querem saber que sacrifícios foram feitos, na verdade, elas esperam receber uma resposta que traga uma MÁGICA, pois lá no fundo todos nós sabemos o que é preciso fazer, mas estamos sempre em busca de um MILAGRE, que depois de tudo que já consegui, posso garantir que não existe.

      E como escrevi, a dificuldade só existe porque envolve sacrifícios, enquanto engordar só envolve prazeres: O prazer de comer, o prazer de beber, sem se preocupar com a qualidade do que come ou bebe, o prazer de ficar sem fazer nada, ou o prazer de fazer somente o que se gosta...

      Então, eu realmente me livrei dos quinze quilos abrindo mão de algumas coisas, me conscientizando de outras, agora continuo estudando e fazendo experimentos para realmente chegar ao "meu ideal" e faço da minha persistência mais um elemento motivador para todos que estão nessa jornada, além de me inspirar em muitas pessoas que também estão nessa busca aqui.

      Excluir
  2. Edamoa,

    Realmente é muito mais difícil quando vai chegando próximo à nossa meta, parece que nosso organismo tenta nos sabotar, nos convencer que não vamos conseguir, o ponteiro da balança emperra e aí não podemos se deixar levar, temos que persistir controlando nossa alimentação, lutando firme e forte até conseguir atingir a nossa meta.Dizem que o mais difícil é manter e olha só, você eliminou da sua vida 15 kg e conseguiu manter, já parou pra pensar que tem pessoas que emagrecem 10 kg em 1 mês e em menos de 3 meses recupera tudo dinovo, você é uma vencedora, o mais difícil você está conseguindo manter, continue controlando sua alimentação e quando você menos esperar vai alcançar a sua meta.
    Beijokas,
    Andréia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Andréia,

      Eu penso muito nessa conquista, e me sinto realmente privilegiada tanto por ter conseguido (pois como não canso de repetir, eu já havia tentado de tudo e nunca consegui eliminar 3 quilos se quer), como também por estar conseguindo manter, contradizendo assim muito dos mitos que se proliferam por aí, que afirmam que a maioria recupera rapidamente o que eliminou, principalmente se for sem a Atividade Física e de uma forma relativamente rápida.

      Meu objetivo é incentivar todos a encontrarem sua "fórmula mágica", pois eu realmente acredito que cada um tenha uma, só não descobriu ainda, e como eu não gosto de fazer nada pela metade ainda estou estudando o meu caso para encontrar as possíveis falhas viáveis de correção, (pois sabemos que temos alguns defeitinhos muito difíceis de serem solucionados), e assim estimular outras pessoas a continuarem procurando e corrigindo suas próprias falhas também.

      E a "Dificuldade em Manter" está relacionada ao fato de que nunca mais poderemos comer como antes, e realmente quando não se trata de distúrbio de saúde, o "ganho" de peso está relacionado ao excesso de alimentos ou de calorias ingeridas, e quando percebemos e corrigimos isso reduzimos nosso peso, e para não recuperar novamente basta não voltar aos hábitos alimentares descompensados de antes.

      Emagrecer significa basicamente MUDAR DE ATITUDE, mas não por um período passageiro, é preciso que a mudança seja para sempre...

      Excluir
  3. Bom dia Edamoa,
    Eu já senti na pele como é ruim a gente fazer tudo direitinho e não consegui resultado na balança, nossa as vezes dava até vontade de desisti, na verdade eu cheguei a desisti, foi pior ainda ganhei mais 6kg de ¨presente¨, foi quando percebi se continuasse da mesma forma com certeza até o fim do ano estaria com mais de 80kg, então graças a Deus e ao seu blog, que mesmo quando havia desistido sempre vinha dá uma olhadinha e me sentia envergonhada de não tentar, bom foi em dia que tive um click e comecei a luta contra a comida, não comia por fome e sim por uma vontade louca, um prazer, consegui eliminar 7kg +-40dias, de repente parei, fiquei semanas ganhava umas graminhas e diminui, sempre na casa dos 69kg, isso me deixava meia frustada, acho que é normal,então tentei a dieta da USP(meio louca)não consegui fazer nenhuma semana direito, fiz exatos 4 dias eliminei 2kg, isso me deu mais animo e de lá pra cá venho eliminando devagarzinho e sempre, acho que meu organismo precisava de up, em 17/04/2012 eu estava com 76,600 e hoje são 66,400, e vamos que vamos. Não quero incentivar ninguém a fazer a dieta da Ups,cada um sabe o seu limite, só tô dividindo com vc a minha experiencia.
    Obrigada pelo blog que Deus abençoe sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle,

      Eu não conheço essa dieta da USP. Onde você conseguiu as informações? É realmente da USP, ou é um "apelido".

      Como estou estudando as alternativas, estou pesquisando mais sobre outras dietas para também testar e contar no blog os resultados, só não estou disposta a testar DIETAS FABRICADAS, que vendem por aí, só para ganhar dinheiro em cima de um problema que para muitas indústrias é FONTE DE FATURAMENTO. Me recuso a comprar algo especificamente para dieta, como shakes, fórmulas, ou me associar a qualquer grupo que tenha interesse financeiro, precisamos encontrar soluções dentro do nosso dia a dia, e não concordo que para "FECHAR A BOCA" tenhamos que gastar dinheiro. Penso que tem GENTE DEMAIS GANHANDO com a obesidade.

      Excluir
    2. Michelle,

      Já gravei o site, só não vou divulgar pois ainda não sei do que se trata, mas eu conheço esse cardápio "muito louco" por sinal, como "Regime Japonês", até fiz e realmente ajuda a acelerar, a questão é que não se pode ficar muito tempo pois é muito restritivo, mas no meu começo fiz algo bem parecido até para dar aquela ANIMADA que eu precisava para não desistir.

      Mas agora se eu tento repetí-lo, não vem nenhum resultado, meu organismo realmente está SUPER RESISTENTE e eu teria que fazer essa dieta que é indicada para sete dias, por pelo menos um mês e eu não consigo, acabo ficando compulsiva e meu quadro piora, mas como recomendado, em uma semana não tenho nenhum resultado.

      Mas vou analisar melhor depois me posiciono sobre essa alternativa especificamente.

      Excluir
  4. Cecinha

    Oi Edamoa

    Essa nossa trajetoria em busca do emagrecimento é um aprendizado constante,quando pensamos que estamos expert no assunto, a balança nos surpreende teimando em não baixar, graças a você aprendir a ser parciente e insistir, alias, se voce não fosse tão persistênte como teria eliminado tanto peso? esses kilinhos são café pequeno.
    Hoje estou a 3 kilos da minha meta inicial, faz 20 dias que a balança não reagi, por mas que faça tudo certinho, porém estou consciente que devo continuar na batalha, não foi nada fácil chegar até aki, principalmente porque adoroooooo umas cervejinhas no final de semana, percebi que o prazer de voltar a usar as roupas guardadas que não seviam mas é muito maior(estou com uma calça jens que não cabia,a ultima vez que vesti foi em março/2009)do que qualquer prazer momentâneo que a bebida possar oferecer, sabemos que o caminho é longo e dificil, mas poder viver com saude e qualidade de vida não tem preço.
    Sobre a dieta da USP ja te falei o ano passado em algum post, a primeira vez que fiz foi em 1998, conseguir fazer os 14 dias eliminei 4,80kg depois engravidei, os homonios mudaram, ja tentei fazer outras vezes sem muitos resultados, o máximo que conseguir foi eliminar 2kg e consequentemente recupera-los, você pode pesquisa no google que tem diversos comentarios sobre a dieta e o cardapio dos 14 dias, ano passado tentei fazer novamente, mas não cheguei a 2 dias.
    Nossa! hoje exagerei o post ficou enorme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecinha,

      Então em breve você deve estar comemorando muito.

      Realmente, não tem como dimensionar nossa realização quando entramos numa calça jeans que não servia há tempos.

      É paciência Cecinha, se nos desesperarmos desistimos e aí quem vence é a balança, os pneuzinhos, e jogamos fora todas as conquistas.

      Estou relativamente tranquila, acho que agora, em ritmo de férias não vou nem me preocupar, estou apenas juntando mais informações sobre novas possibilidades para que na volta eu RECOMECE as experiências, foi assim, experimentando, tentando, errando e acertando que eu consegui tanto no ano passado, então nada melhor que um dia após o outro para dar continuidade...

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.