segunda-feira, 25 de junho de 2012

Querer e Poder

Parece que quando estamos em dieta, tudo que ouvimos ou lemos, traz alguma informação sobre o assunto.

Em Janeiro do ano passado, vi uma entrevista rápida com Roberto Justus, e  ao ser perguntado sobre a sua boa forma física, ele simplesmente disse que acorda bem cedo, dorme de 5 a 6 horas por dia, e antes mesmo de comer qualquer coisa, faz sua ginástica diária.

Contradições, se compararmos com que os médicos dizem, quando afirmam que precisamos de pelo menos 8 horas de sono por dia e nunca, em hipótese alguma, devemos praticar atividade física sem nos alimentar antes.

Como eu venho escrevendo, tudo é uma questão de se adaptar, nenhuma regra é infalível, tudo depende e varia de acordo com cada organismo.

Mas ele foi além, disse que recentemente falou para um amigo que estava começando a engordar, que “Só é gordo quem quer, pois hoje em dia existe solução para tudo, até a cirurgia do estômago, e quem não se cuida é por que não tem força da vontade...”

Para mim, afirmações desse tipo beiram o limite da crueldade, embora tenha procurado me concentrar nessa necessidade de manter o foco e me agarrar na força de vontade, acho que ninguém tem direito de fazer esse tipo de acusação. Sim, falar assim é se colocar num pedestal e acusar os outros de não terem a mesma disposição.

Precisamos sim de determinação, mas penso que ninguém precisa ser depreciado para sentir vontade de reduzir alguns números no seu manequim.

6 comentários:

  1. Cecinha

    Edamoa

    Boas ferias, aproveita bastante,relaxa e volta com força total para despachas os kilinhos que restarem, também estou na torcida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cecinha,

      Estou na correria, e a partir de amanhã meus acessos ficam comprometidos, mas sou tão viciada no meu próprio blog que não vou ficar muito tempo sem acessar e responder a todos os comentários, além de continuar acompanhando os blogs amigos.

      Contem comigo mesmo um pouco mais distante...

      Excluir
  2. Acredito que da mesmo forma que não somos todos iguais, força de vontade, determinaão, força, garra... também não são, mas verdade seja dita, apontar isso em alguém, em algumas situações (senão em todas) soa como preconceito e falta de respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Paula,

      Quando ouvi essa entrevista no ano passado fiquei chocada com a arrogância do ilustre senhor, que deveria ser mais educado do que foi nas suas afirmações.

      Lamentável.

      Excluir
  3. Eu acredito que o Justus tenha sido infeliz na escolha das palavras e deu um tom muito acusatorio ao seu comentario. Mas uma coisa è certa: botar a culpa de um fracasso na publicidade, na correria do dia a dia, na promoçao do mercado, ou em qq outra coisa que nao o nosso livre arbitrio nao ajuda ninguem a atingir o sucesso.
    Uma vez eu li em algum lugar que "vc faz suas escolhas e as suas escolhas fazem vc". E nao dà pra mudar uma lei da fisica: toda açao corresponde a uma reaçao, quer dizer, todas as suas escolhas vao gerar uma consequencia. Basta saber quais sao essas consequencias, estabelecer quais sao as suas prioridades e fazer uma escolha consciente.
    Todo mundo è livre para escolher o que coloca na boca e em qual quantidade. Ninguem te obriga a comer salada ou a comer hamburguer e todo mundo sabe quais sao as consequencias de se comer salada ou hamburguer. E' simplesmente uma questao de escolha de acordo com as prioridades de cada um: o paladar ou a forma fisica.
    Nao estou dizendo que è facil, mas acho que o primeiro passo para o sucesso è reconhecer que sou eu quem tenho que mudar meus habitos e rever minhas prioridades e nao botar a culpa no mundo por causa do meu fracasso.
    Dizem que o melhor conceito de loucura è fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes...
    Lidia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Lidia,

      no post "Bom Senso"de 04 de Janeiro/2011, eu escrevi justamente uma frase que define muito bem essa dificuldade que temos em aceitar nossas limitações e jogar a responsabilidade para terceiros: "A dificuldade em ver o meu problema faz com que eu não consiga solucioná-lo”

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.