quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dominando a Vontade

Refletindo sobre algumas das possíveis causas para o ganho de peso, e depois de ter conversando com muitas outras pessoas, consegui descobrir que muitas tiveram uma infância cheia de carências, às vezes afetivas, às vezes econômicas, e algumas dessas carências foram minimizadas no momento que a pessoa atingiu a vida adulta, encontrou uma profissão e conseguiu melhorar seu padrão de vida.

Muitos relataram que ao passar muitas “vontades” na infância e adolescência, tão logo tiveram uma melhora no seu padrão de vida, passaram a consumir muitos produtos que até então eram considerados um luxo.

Passando a ter mais acesso ao consumo, essas pessoas passaram a ingerir muitos itens com alto valor calórico, e a falta de controle na ingestão desses produtos, gradativamente foi gerando um aumento de peso, que a pessoa acabou não se dando conta, tamanha a vontade de saciar todos aqueles desejos contidos na infância.

Assim, aqueles que, na infância, por qualquer motivo, foram privados de guloseimas, por exemplo, acabam descontando, inconscientemente no primeiro momento em que passam a ter melhores condições financeiras, e nem percebem que estão se alimentando de forma errada, e comendo compulsivamente.

Portanto, represar por muito tempo algumas “vontades” pode desencadear um distúrbio muito mais agressivo, num próximo momento.

Penso que não devemos ficar por muito tempo com vontade de comer alguma coisa. É muito importante saber diferenciar vontade de compulsão, mas aquela vontade de uma coisa específica pode fazer mal, e quando eventualmente tivermos contato com o “objeto de desejo”, não seremos capazes de nos controlar e poderemos comer muito além do necessário.

Mas atenção! É importante lembrar que a vontade pode ser saciada com pequenas porções, muitas vezes , muito pequenas mesmo, se não puder, é porque não se trata de vontade, mas de compulsão. Por isso é imprescindível ter noção para conseguir diferenciar.

Atualmente, quando realmente não agüento de vontade de um bolo, por exemplo, corto uma fatia muito fina de no máximo 2 centímetros, corto essa fatia em 4 partes, e como apenas uma dessas partes, guardando as demais para outro momento. Às vezes não volto a comer, ou no máximo me lembro novamente do bolo, dois ou três dias depois, mas nem sempre sinto a vontade incontrolável.

Muito importante:

Coma somente se não puder esquecer,  e se comer, que seja somente o suficiente para lembrar. 

8 comentários:

  1. Edamoa,

    Sempre que estou com vontade de comer bolo, compro um pedaço pequeno na padaria, porque se for fazer em casa vou acabar comendo demais, geralmente consigo me controlar bem, mas quando estou de TPM ou muito anciosa, eu acabo me descontrolando e comendo demais, e para evitar que isso aconteça eu evito ter essas coisas em casa, mas não deixo de comer porque se não na primeira oportunidade poderia exagerar.
    Muitíssimo interessante seu post, aliás sou fã de carteirinha até hoje não teve um que não gostei.
    Beijokas Andréia

    ResponderExcluir
  2. Nossa só lendo isso pra mudar um pouco meu pensamento.. Estou na segunda semana da dieta e R A, na primeira semana pensei que havia emagrecido algo, porém ao me pesar, nada mudou na balança, acho que na verdade eu desinchei um pouco, hoje quase que entrando na terceira semana percebo que algo mudou, acho que perdi algo, enfim segunda é dia de pesagem.

    Ando com muita dor na cabeça, ontem iniciei a dieta da sopa, estou no segundo dia e parece uma tortura, como tenho vontade de comer tudo o que vejo pela frente.. Só penso em pizza, salgado, bolos, pudim. Esses 12 quilos que eu preciso perder até setembro vai ser muito difícil. Comentei no seu post do dia 18-06 que em 2010 eu emagreci 9 kilos com muita força de vontade e me restringindo de tudo. Recurei quase tudo novamente no ano passado, culpa minha, parei de correr, bebi muito e comi muito lanche. Agora estou desesperada para perder 12.

    C. Silva

    ResponderExcluir
  3. olá Edamoa
    controlar as vontades é complicado mesmo, e o pior é que já percebi que minhas vontades são puro hábito, estou trabalhando um pouco mais estes dias para entrar no recesso (coisas de professor), mas isso está sendo bom porque percebi que a vontade incontrolável de comer doce após o almoço é puro hábito, pois no momento não tenho tempo pra ficar pensando nisso e, a vontade desaparece como um passe de mágica, começo a me ocupar com outras coisas e quando vejo o dia já passou e não comi o doce. Mas isso é graças a uma bendita lei aqui no Rio de que as escolas públicas estão proibidas de ter na cantina alimentos não saudáveis, tipo: doces, salgados, refrigerantes, etc. Para os outros é uma tormenta, para mim está sendo ótimo rsrsr.

    ResponderExcluir
  4. Olá Edamoa, sou nova aqui, li muita coisa de seu blog na busca de algo que me incentivasse, já que sempre começo uma dieta e nunca prossigo, o que vem me acumulando muitas frustrações... encontrei muita coisa boa e fiquei satisfeita, pois percebi que deslizes vão acontecer em todo o processo,mas o mais importante é como vou agir qdo acontecer...tbém tenho um blog que até citei o seu e divulguei um link que vai direto para sua página de resumos, pois acho que ali tem tudo q precisamos para nos motivar, caso vc não queira esta divulgação, me avise q retiro.
    vc está convidada a conhecer meu canto: www.amandoserquemsou.blogspot.com
    bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola "Amando Ser quem sou"

      Estou viajando e com pouco tempo para acessar a internet, Dei uma passada muito rápida pelo seu blog, mas preciso ter mais tempo para ler mais e até para comentar, então como estou de férias, só quando retornar, obrigada, mas aqui todo mundo é muito importante, eu também aprendo muito com os leitores, dividimos nossas dificuldades e juntos procuramos entender melhor nosso organismo.

      Certamente vamos nos falar mais por aqui e lá, no seu espaço.

      Excluir
  5. Seu post é bem interessante e tem sentido sim. Mas penso também que o buraco das "vontades" é mais embaixo. Costumo me exceder quando estou ansiosa, nervosa, estressada, chateada, triste. É um inferno. Tem um mês que como descontroladamente tudo o que vejo pela frente. Já me dei conta de que não é legal, tanto que já resolvi retomar as rédeas da minha vida! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari,

      Primeiramente, desculpe a demora na resposta, mas como mencionei em alguns posts, estou em férias e nem todos os dias consigo acessar o blog.


      Suas ponderações estão certíssimas.

      Eu menciono muitas outras "causas e motivos"para o "ganho" de peso, no post de 26 de Março de 2011: "O que Engorda" http://emagrecendo365dias.blogspot.com/2011/03/o-que-engorda.html

      São muitas as causas e muitas também são as nossas desculpas, e eu sei muito bem que precisamos de APENAS UMA DESCULPA, para ficarmos felizes por poucos minutos às vezes segundos, pois como costumo dizer, o sabor doce e agradável DURA TÃO POUCO...

      Mas temos que enfrentar nossos fantasmas TODOS OS DIAS e tentar vencê-los um dia por vez, não adianta tentar vencer o mês inteiro de uma única vez, é preciso dar um passo todo dia...

      Excluir
  6. Pessoal,

    Me perdoem, não consigo responder a todos os comentários, estou tentando responder aos poucos, mas penso que não vou conseguir ser tão pontual como sempre procuro ser.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.