sábado, 11 de junho de 2011

Comentários da Semana

Resumo dos Comentários de 04 de Junho a 10 de Junho de 2011


Em “Dia Cheio” de 03 de Junho/11

Anônimo disse...
Edamoa, como você esta? Espero que bem. Hoje que consegui me reorganizar e ler os posts da semana, os comentários, muito legal compartilhar das vivencias de cada um, agente se identifica tanto.
Quero postar meu peso semanal, eliminei 1,150 kg. Superou minhas expectativas, pois essa semana fui um pouco indisciplinada, faltei à caminhada 2 dias pois minha menstruação tinha descido e foi impossível ir. E também fiz visitação técnica na Garoto, e tinha a famosa degustação, não tenho nem coragem de dizer quantos bombons eu comi, rs. Mas enfim fechei com chave de ouro a minha semana com uma pequena eliminação de peso.
Preciso também dividir com vocês uma alegria, um short e uma saia que eu amava de paixão, e não me servem a tempos, hoje tive coragem de experimentar, eles serviram encaixaram perfeitamente. Fiquei no meu ápice de alegria e hoje pratiquei corrida num tempo melhor que de costume, tamanha foi minha empolgação.
Imagino como deve ser a sua, apos eliminar mais de 12 kg.
Li um relato de uma amiga de blog acho que é Cidinha Silva, falando sobre o efeito de intestino preso que tem acontecido com ela. Quero compartilhar uma informação que li esses dias.
É uma pesquisa muito interessante feita nos EUA, resumindo foi feito um estudo e constataram que quando se inicia uma dieta o seu organismo vai tentar de todas as maneiras te sabotar. Pois isso vem desde os nômades, o organismo entendia que precisava guardar tudo que pudesse para evitar que sofresse com a falta do alimento, visto que o nômade devido a sua instabilidade de moradia nunca sabia em qual momento ele teria o que comer. E no estudo também concluíram que o organismo demora pelo menos 6 meses para se reeducar de verdade. Menos que isso é um risco grande de se adquirir o peso novamente. Pois o organismo precisa se acostumar aos novos hábitos, o cérebro passa a entender isso. Por esse motivo é tão difícil no inicio.
Mas precisamos ser fortes, e como você mesma diz, às vezes e necessário radicalizar, é o que eu mais fiz nesse período, pois como não tenho limites, eu prefiro não comer nenhum, pq se como um, é uma porta aberta para comer ate enjoar, (foi o que fiz na Garoto, comi ate perder as contas).
Enfim força para nos todas, para que consigamos nos superar a cada dia, recuperar a auto-estima, a boa aparência, as roupinhas que perdemos. Mentalizar todos os dias aonde desejamos chegar, e lutar muito para isso!
Quero relatar e agradecer muito pelo seu blog, você não faz a menor idéia de como me dá força e animo. Talvez eu tivesse ate desistido. Muito obrigada mesmo!!!
Bom fim de semana a todas as companheiras de blog, tudo de melhor, força e sucesso sempre.
Natalia

Edamoa disse...
Natália,

Parabéns pelo seu resultado!

Interessante a leitura que você nos traz sobre a pesquisa americana, acho que li algo também, e na verdade quando digo que nosso cérebro tenta nos convencer de que não vamos conseguir, me baseio nessa teoria a da sabotagem que o organismo tenta fazer para que continuemos comendo no mesmo nível.

Quanto à minha eliminação, estou contente sim, não posso reclamar, mas de uns tempos pra cá, tenho eliminado cada vez menos, embora ainda eliminando, fico meio desanimada, pois quem acompanha o blog há bastante tempo, deve ter visto que costumava eliminar no mínimo 1 quilo por semana, agora já não passo de 300 gramas.

Mas, assim como digo para todas não se preocuparem com quanto ainda falta, também repito para mim mesma, pois tenho realmente o consolo de estar entrando em praticamente todas as roupas que andavam encostadas no armário. Cheguei a perder camisetas tamanho GG, que nem cheguei a usar, e ainda estão com as etiquetas, que havia comprado em minha última viagem de férias. Então tenho sim que acreditar que está muiiito bom mesmo.

Portanto, essa experiência serve para todos que estão aqui no blog também, que estão conseguindo eliminar bastante peso, chega uma hora em que o organismo não elimina tanto mais, no meu caso estou até atacando com a ginástica, mas o problema é que minha fome aumenta muito, no dia que faço minhas ginásticas malucas, passo o dia todo querendo comer, e acabo comendo, uma fruta aqui, outra ali, e para quem se lembra fruta não me dá nenhuma saciedade, além de aumentar meu apetite.

Então estou numa pequena guerra com meu organismo nesse momento, mas espero superar isso em breve.

Quanto ao seu deslize da semana, como eu disse antes, nós não engordamos com um dia de PRAZER COM A COMIDA, praticamente todas que estão relatando seus casos aqui, ganharam peso num período bem grande. Quando cometemos os deslizes, o importante é NÃO ESQUECER que não devemos repeti-lo tão cedo, ou seja, é importante que o organismo entenda que aquilo não vai acontecer todo dia, e assim continue firme e focada na META principal. Então não precisa se preocupar com isso ok?


Bihh Oliveira disse...
Então hoje tem até um jantar que vai ter td que gosto, to super animada em ir, mais estou sem vontade nenhuma de sair comendo de td pq meu resultado tá super bom, eu fiz dietas com nutricionista e não emagreci tentei vários métodos e nenhum me trouxe esse resultado, to feliz mesmo e não qro acabar com essa alegria!!!
Edamoa disse...
Bihh,

Não sei se minha resposta será lida em tempo, mas espero que vá sim ao jantar, você pode comer, sem exageros para não deixar o organismo confuso, você pode degustar tudo que gosta, amanhã você dá uma boa compensada e não vai ganhar um grama se quer por esse jantar.

Claro que como você está no começo, você precisa ser muito controlada, para não acabar comendo muito hoje, amanhã e o resto da semana, mas não pense na dificuldade, pense na recompensa, fica mais fácil de encarar qualquer desafio.


Em “Efeito Sanfona” de 02 de Junho/11

Olá Edamoa
concordo quando você diz que o risco de entrar no efeito sanfona diminui quando aprendemos a nos controlar para emagrecer e, acredito que é muito mais fácil entrar no efeito sanfona pessoas que emagrecem com medicamentos. No meu caso por exemplo que voltei a ganhar peso depois de emagrecer 25 Kg eu recuperei 12 Kg num período de 3 anos nem considero como efeito sanfona, apenas descuidei do que comia. Esta semana eliminei 600 gramas, você tinha razão quando disse que eu não deveria considerar como ganho de peso os 500 gramas de semana passada. Isso foi muito importante pois um ganho de peso nos desanima muito. Obrigada!

Edamoa disse...
É JÔ,Os medicamentos realmente podem gerar esse problema, pois o resultado está vinculado a uma espécie de anestesia em nosso sistema nervoso central, passada a anestesia, corremos o risco de voltar a comer como antes.

Por isso, mesmo que se esteja tomando algum medicamente é IMPRESCINDÍVEL que tenhamos consciência que indiferentemente de como eliminamos o peso, NUNCA mais poderemos voltar a comer da mesma forma que antes, pois esse é o maior erro que cometemos, muitas vezes sem perceber, pois estamos acostumados a comer distraidamente, sem parar para pensar se realmente estamos com fome, se aquele alimento é mesmo indispensável.

Portanto, o medicamento só é um caminho para reduzir a vontade de comer momentaneamente, mas não podemos perder a consciência de que aquele caminho é temporário e que num determinado momento TEREMOS QUE ASSUMIR O CONTROLE da situação.

Quanto ao seu resultado, quando analiso os números que vocês me passam, não faço nada além de comparar com minha própria experiência, pois esse foi o objetivo quando decidi escrever o blog, realmente sabia que existiam muitas como eu sofrendo por aí, tentando de tudo e mais um pouco e desistindo. Queria realmente que minha experiência pudesse ajudar outras pessoas, mesmo que fosse para que eu descobrisse que não haveria solução, pois na verdade, quando comecei, não sabia se daria realmente certo, aos poucos, fui testando minhas próprias reações, além de ler muito a respeito, e acredito mesmo que essa experiência será muito útil, pois aqui não existe uma palavra se quer de enganação ou de ilusão, eu procurei trabalhar com meu subconsciente de forma a desenvolver um pensamento novo sobre como me alimentar, uma forma diferente de encarar os alimentos e sempre falando somente a verdade, nunca propagando ilusões sobre nossa realidade.

Parabéns pelo resultado, continue firme, você é capaz e vai se superar todos os dias, acredite nisso.


Em “Sentindo se um E.T.” de 07 de Junho/11

Anônimo disse...
Ei Edamoa, li esse post e achei super interessante. Também concordo, que no caso da Renata e do Zeca, se não fosse à pressão de mostrar resultados para a produção e o publico, com certeza eles desistiriam. A vontade de emagrecer, e de mudar de hábitos deve partir de nos mesmos. Falo de experiência própria, varias vezes tentei fazer dieta, mas eu não tinha determinação, e sempre desistia na primeira dificuldade. Então primeiramente devemos mudar nossa maneira de pensar, mudar a cabeça e depois os hábitos,pelo menos comigo só funcionou assim. Precisei exercitar muito minha cabeça para isso, porque a dificuldade e muito grande, e nós seres humanos temos o habito de sempre desistir frente aos obstáculos.
Outra opinião, sobre a academia eu não sei se de imediato ajuda a emagrecer. Já fiz a uns 3 anos atrás, mas era para modelar o corpo na época porque eu era magra. Quando comecei a dieta eu quis muito entrar na academia, mas como meu marido esta numa situação de transição de emprego, decidimos por não fazer gastos extra, dos muitos que já temos. Mas comecei a caminhada, e comigo aconteceu da seguinte maneira: nas primeiras semanas é uma animação total, depois da meio uma desanimada, mas eu dessa vez me mantive firme, mesmo nos dias que não to a fim de andar nem 1 metro, vou assim mesmo, me forço a ir para criar o habito.
Então tenho esse conselho a dar, porque comigo tem funcionado bem, tem dias que estou super disposta, tem dias que não estou, mas vou todos os dias, pois agora tenho medo de parar um dia e não voltar mais. Eu acho que ajuda emagrecer, só não sei a que proporção, porque alem da caminhada faço dieta. Mas consegui eliminar um peso relevante e perdi medidas. Falando em medidas, Edamoa você já teve a curiosidade de se medir, e comparar? Eu sempre faço isso, porque como não tenho balança e me peso na farmácia as sextas, e uma maneira que tenho de ficar meio que vigiando rs.
A você comentou que esta meio desanimada porque tem consigo eliminar pouco a cada semana, mas eu acredito por tudo que já pesquisei, que isso esta acontecendo porque você já eliminou muito, no começo os quilos extras vão mais rápido, depois vai ficando mais difícil porque os poucos que restam para eliminar são mais localizados, acredito que seja esse o motivo de você ta eliminando pouco, mas não desanime não, você vai chegar aonde deseja, tenho certeza, você já chegou muito longe. Parabéns sempre pela sua determinação. Não desanime jamais por nada!
Bjos, força sempre!
Natalia


Edamoa disse...
Olá Natália!

Na realidade, acho a proposta do programa muito genérica, e quem me acompanha há algum tempo sabe o que penso das receitas genéricas, ao contrário do que pregam, não serve para todo mundo e ponto.

Também acho o esquema deles muito fora da realidade da maioria da população, ninguém tem condições de ter a estrutura que eles estão usando e, além disso, eles têm a agenda disponível para os treinos, o que geralmente não é possível para os trabalhadores comuns, que como menciono no "post" “Atividade Física na Escola” de 31 de Março, afirmando que não existe incentivo trabalhista para a prática de atividade física, se quiser fazer, precisa ser na madrugada ou no final da noite chegando em casa exaustos e sem nenhuma vontade.

Mas essa de praticar REMO pra mim foi demais. Está muito longe de nós “terrestres”.

Quanto à medição, não costumo fazer isso pois uso a balança para fazer esse acompanhamento diário, mas consigo essas comparações com roupas que antes não serviam, e depois de um tempo passam a servir e acabam ficando largas. Já perdi 4 calças jeans, que ficaram imensas, sem a menor condição se quer de serem ajustadas, já foram para a doação, pois como eu disse NUNCA mais vou voltar ao peso de antes.

Quanto ao desânimo, eu fico sim meio desanimada às vezes, mas também tenho essa consciência, eu escrevo isso quase todo dia para alguma seguidora ou leitora e eu realmente acredito nisso, mas é quase que inconsciente, ao verificar o resultado da semana, já acostumada com perdas de mais de 1 quilo por semana, acabo ficando ansiosa, mas sei sim que agora só com muita calma e determinação, e não foi por acaso que denominei essa jornada de “Emagrecendo 365 dias”, acho até que já eliminei muito mais do que imaginava ser possível, depois de tantas tentativas frustradas.

Obrigada, sempre me agarro ao que todas acabam me escrevendo para realmente não fraquejar.


Em “Desserviço da Ciência” de 09 de Junho/11
Anônimo disse...
Oi Edamoa,
Como a leitora Josefina eu tb achei desnecessária a tal pesquisa mas não pq os cientistas são mercenários ou queiram deixar as mais gordinhas ainda mais neuróticas, mas simplesmente pela obviedade do resultado.
Eu também não acho justo diferenças salariais por motivos que não sejam ligados à capacidade e ao mérito do trabalhador, mas tente se colocar na posição de quem paga o tal salário. Eu acho que o problema vai alem do simples "valorizar a aparência em detrimento do conteúdo". Me explico: a possibilidade de uma pessoa gorda faltar ao trabalho por causa de doenças è maior do que uma pessoa magra; é público e notório que obesidade causa diabetes, hipertensão, etc, etc...
Alem disso, uma pessoa mais magra costuma se cansar menos, ser mais ativa, mais ágil e consequentemente mais rápida na execução do seu trabalho, produzindo mais.
Tem tb a questão da força de vontade e persistência, uma pessoa gorda passa a impressão de que desiste fácil dos desafios (tendo em vista a dieta que sempre começa na segunda e nunca aguenta até o final de semana, a academia paga e nunca frequentada...).
E pra terminar, acho tb que pessoas mais magras passem uma imagem de "cuidado" com si mesmas, que pode se refletir no "cuidado" com o ambiente de trabalho também. Não estou dizendo que gordos são desleixados, mas vc há de convir que ninguém, do nada, acorda com 30kg - 40kg a mais.
Mas o que mais me irrita nesse tipo de noticia e nos comentários è que tudo è sempre 8 ou 80: ou são modelos esqueléticas ou são obesos. Onde foram parar as pessoas normais? Aquela que usa manequim 42, que gostaria vestir 40 e que nas ferias abusa um pouco e chega ao 44?
Acho que esse meu comentário ficou meio polemico, não precisa publicar, se não quiser.
Luisa

Edamoa disse... 
Luisa,

Sem dúvida sua ótica do assunto é realmente polêmica, mas esse blog não tem objetivo de divulgar somente um pensamento, se fosse essa a intenção, não teria chamado tantas pessoas para nos acompanhar.

É discutindo vários pensamentos e visão sobre os mesmos temas que passamos a entender melhor até nossos problemas.

Quando menciono que os cientistas estão ficando mercenários não é nem tanto pela disposição que se vê em descobrir novos cremes rejuvenescedores, novos aparelhos para melhorar a aparência das pessoas, mas a falta de interesse em buscar a cura para doenças que poderiam estar extintas ou pelo menos mais controladas, só que agora me lembrei que não são os cientistas responsáveis por isso, mas a maquiavélica indústria, que prefere investir nessa área, pois é muito mais lucrativa do que tratar de doentes, pois a patente de remédios pode ser quebrada muito rapidamente reduzindo muito o faturamento dessas empresas, enquanto com a estética e beleza, o faturamento é praticamente ETERNO, pois o ser humano está disposto a pagar o que for necessário para se manter LINDO ETERNAMENTE, só acaba se esquecendo que se morrer vai ficar muito feio e não adianta lamentar...

Já sobre a obesidade, eu já escrevi em outras ocasiões aqui que ninguém engorda 1 quilo em uma semana, isso eu afirmo pois fiz esse teste, passei uma semana comendo errado nesse período de reeducação alimentar, e imediatamente no momento que retomei o controle e “fechei a boca”, meu peso voltou ao normal.

Concordo com suas afirmações sobre saúde, disposição e as faltas ao trabalho, mas também acho que por ser esse um problema de saúde pública, deveria receber ainda mais atenção das autoridades, pois o fumante também causa esses problemas para a empresa, o usuário de drogas (sabemos que muita gente usa e ninguém sabe), o alcoólatra que “enche o caneco” no final de semana, às vezes também falta ao trabalho, mas mesmo assim essas pessoas acabam sendo contratadas, mas o “gordo”, que está “escrito na testa” que pode ter ou desenvolver uma série de doenças, esse não passa nos testes...

Em relação à persistência, é isso mesmo, geralmente acabamos desistindo rapidamente, temos exemplos claros no próprio blog, muitas pessoas que começaram e estavam se dizendo dispostas a mudar, desistiram, não se manifestam mais, e talvez nem visitem mais o blog, mas eu vejo a desistência como uma dificuldade a mais da pessoa, pois como eles, eu desisti muitas vezes, porque nada que eu tentava dava certo, e mesmo lendo minha experiência e minhas “dicas”, talvez não tenha funcionado com essas pessoas.

Acho que a primeira mudança precisa acontecer na cabeça das pessoas, elas precisam querer emagrecer muito mais do que desejariam comer uma fatia daquele bolo maravilhoso, depois precisam encontrar a sua fórmula. Mas muita gente decide fazer dieta sem antes mudar sua condição psicológica, e se não mudar na cabeça, não vai ser no corpo que essa mudança vai acontecer.

Poderíamos passar dias discutindo o assunto, e repito, concordo com tudo que você escreveu, mas é preciso incluir ainda mais variáveis nessa equação e por isso as discussões não têm fim.

Muito obrigada pela ótica, é sempre bom contarmos com opiniões divergentes, como eu “disse” antes, é assim que a cada dia acabamos por descobrir algo que pode nos fazer repensar e compreender melhor nosso problema e quem sabe encontrar o que pode estar faltando enxergar para FAZER DAR CERTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.