quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cada Ingrediente...

Pois é! Complementando o “post” de 08 de Janeiro/11, “Farinha de Quê?”, lendo algumas matérias encontrei alguns itens indicados para dietas, que a princípio são daquela lista de ingredientes que nem todo mundo sabe se quer em que seção do supermercado procurar.

Vou citar alguns deles até para que algum leitor mais bem informado possa nos esclarecer, pois muitas vezes não sabemos nem mesmo como utilizar esse tipo de alimento.

Sinceramente, pelos nomes, alguns eu nunca nem ouvi falar, o primeiro, por exemplo, se quer sei pronunciar.

Pinholes: possui ácidos graxos que ajudam o coração, reduzem os hormônios da fome e queima a gordura abdominal;

Queijo fresco de ovelha e o feta contêm ácidos graxos que ajudam a dar saciedade e queimar gordura;

Cevadinha: meia xícara (chá) fornece fibras que dão saciedade e carboidratos complexos, sendo um ótimo complemento para dietas de baixa ingestão calórica;

Quinua: é muito rica em proteínas, ajudando a manter a saciedade por mais tempo e reduzindo a chance de um excesso na próxima refeição;

Alguns como a Quinua, de tanto ouvir nutricionistas falarem em programas de TV, procurei por diversas vezes nos supermercados e NUNCA encontrei, e olha que freqüento redes de hipermercados, não estou me referindo a mercadinhos ou mercearias.

Se alguém conhecer, por favor, nos enriqueça com seus conhecimentos, pois fazer dieta já e bem difícil, se ainda formos nos prender a produtos que não sabemos nem onde comprar, socorro, não é mesmo?

Na verdade não precisamos ser tão radicais, mas gostaria de saber a quem esse tipo de divulgação favorece, pois são produtos que geralmente são muito caros, até mesmo porque nem têm escala de produção, pois sendo pouco conhecidos também são pouco consumidos e, portanto podem muito bem ser substituídos por produtos NORMAIS.

7 comentários:

  1. Oi Edamoa

    O problema maior è que esse povo que fica inventando ingredientes pra dieta, ao inves de aproveitar a imensa variedade de alimentos que o Brasil oferece, fica copiando dieta do estrangeiro... Dai nao tem quem consiga encontrar essas coisas e ainda por cima fica aquela sensaçao de que "nao faço dieta pq è dificil encontrar os ingredientes"

    Pois bem, pinholes escrito assim, nao sei o que pode ser, mas conheço "pinoli" em italiano e "pinones" (com til no primeiro n - meu teclado nao tem acento) em espanhol. E' um tipo de pinhao menorzinho muito usado na Italia, como um ingrediente do molho pesto, por exemplo, ou entao em cima de tortas... Mais ou menos o mesmo uso das castanhas no Brasil...

    Queijo de ovelha fresco na Italia è chamado de "pecorino" e aqui tem um monte de tipos, inclusive industrializados com 50% menos de gordura. Parece uma ricota brasileira, mas com um gosto mais forte de queijo. Eu costumo usar esse queijo para fazer "involtini di zucchine" (uns enroladinhos de abobrinha (as vezes uso berinjela no lugar da abobrinha), recheado com esse queijo, atum, salsinha, manjericao e assados no forno com um pouco de molho de tomate por cima).

    O feta è um queijo tipico da Grecia, tb è parecido com uma ricota com um sabor mais forte, mas a consistencia è mais "quebradiça" e menos cremosa. Aqui o povo usa muito em saladas.

    Cevadinha eu nunca tinha ouvido falar, nao sei do que se trata... e Quinua è o "arroz com feijao" dos peruanos, è o que eles comem quase todos os dias em quase todas as refeiçoes, junto com as batatas...

    Nao sei onde no Brasil esses ingredientes podem ser encontrados e vou ser sincera contigo, nao sei nem se vale a pena procura-los, pois se encontrar, provavelmente serao produtos importados e/ou congelados, sem gosto e caros, como a maior parte dos produtos brasileiros que encontro por aqui.

    Na minha opiniao, para conseguir comer com satisfaçao e consequentemente nao fazer da dieta um martirio (como se comer alimentos saudaveis fosse um sacrificio enorme), o negocio è investir nos ingredientes km 0, como sao chamados os produtos locais, de boa qualidade, frescos e da estaçao, que nao precisam atravessar o oceano para chegar na mesa.

    Bjs

    Luisa

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Luisa!

    Nossa você entende de alimentos no mundo todo? Por acaso está estudando para ser cheff de cozinha?

    Muito obrigada.

    Eu também penso assim, acho que essa mania de internacionalizar as receitas e principalmente as dietas, chega a ser irritante.

    Apenas usei o comentário para alertar que não vale mesmo à pena tentar seguir dietas mirabolantes, mesmo porque acabamos por não seguir.

    ResponderExcluir
  3. Luisa,

    Aproveitando, e sem querer abusar da sua disposição.

    Não quer deixar algumas dessas receitas deliciosas para tentarmos fazer por aqui?

    Penso que como eu, muita gente está meio cansado de comer sempre a mesma coisa, e a troca de receitas parece ser uma boa saída para variarmos.

    ResponderExcluir
  4. Ih, Edamoa, nao entendo nada de coisa nenhuma! Sou um desastre na cozinha! Quando vim morar na Italia nao sabia nem ferver agua e precisava de receita pra fazer gelo...

    Dai arrumei um marido italiano sommelier, que gosta de comer e beber muito bem e tive que me adaptar e aprender a cozinhar...

    Como eu tb sou muito boa de garfo e nòs viajamos muito, aproveito para experimentar de tudo sem preconceitos ou barreiras. Viajando muito e comendo de tudo, aprendi que nao existe comida ruim, existe comida mal feita.

    Como eu tive que aprender a cozinhar do zero, eu sò sei fazer receitas italianas com produtos que eu encontro facilmente aqui na Italia, entao nao sei se as minhas receitas podem servir muito ai no Brasil... Alem disso, nao gostaria de ser incoerente e sugerir receitas com ingredientes que nao sao facilmente encontrados no Brasil.

    Mas se vc quiser mesmo assim, nao tem problema... Como esse comentario ficou gigante de novo, vou là no post das receitas e coloco algumas com ingredientes mais "internacionais".

    Lembrando sempre que nao sou cozinheira, nem nutricionista nem coisa nenhuma, sò sou curiosa mesmo.

    Luisa

    ResponderExcluir
  5. Não tem problema Luisa,

    Realmente se der muito trabalho, for muito calórica ou não encontrarmos ingrediente similar, vai dificultar ao invés de facilitar.

    Mas continue nos presenteando com seu conhecimento, percebo que tem muito para compartilhar conosco aqui no Brasil.

    E obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  6. Olá querida Edamoa. Desta listinha já provei dois: o queijo feta e a quinoa. O queijo comi numa salada de melancia e cebola roxa temperada com limão, muito gostoso, mas foi numa festa, portanto não sei onde encontrar o tal queijo. A quinoa eu já vi vendendo no supermercado extra,mas eu comprei para experimentar perto do mercadão lá no centro da cidade de São Paulo. Não me lembro do nome da rua,mas existem várias lojas uma perto da outra que vendem todo tipo de grão, açucar mascavo, cereais, etc.Achei muito sem graça, Fiz cozida com batatas e ninguém comeu aqui em casa. Como disse nossa amiga Luisa, o melhor é aproveitar os alimentos riquíssimos que temos sempre nos nossos mercados e principalmente, frutas, legumes e verduras frescas, tão variadas e acessíveis.

    ResponderExcluir
  7. Pois é Silmara!

    Eu moro bem próxima de dois hipermercados Extra, e já desisti de procurar.
    Agora ir para o centro da cidade (SP), só para comprar produtos para a dieta, ninguém merece!

    Ainda mais pra mim, que sempre digo que falta hora no meu relógio para conseguir fazer tudo que tenho pra fazer diariamente.

    É mesmo melhor valorizarmos a variedade de produtos que temos no Brasil, na maioria das vezes, fresquinhos.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.