quinta-feira, 16 de junho de 2011

Contradições

Novamente chamou a minha atenção as determinações do quadro Medida Certa do Fantástico.

Embora essa seja somente mais uma das tantas contradições que encontramos quando pesquisamos sobre dietas, reeducação alimentar, seja lá como quiserem chamar.

A nutricionista simplesmente não permitiu que um dos participantes comesse 1 mísero pãozinho de queijo, alegando que tem muita gordura.

Se bem me lembro, tenho ouvido e lido que as dietas devem ser feitas de forma gradual, nunca utilizar restrição total de um determinado alimento, justamente para que seja VIÁVEL de ser seguida.

Além disso, muitos especialistas recomendam que você faça a dieta, mas que depois de conseguir atingir seu objetivo, tenha certeza de que vai conseguir se controlar.

Muitos nutricionistas inclusive garantem que você poderá comer tudo que gosta, pois terá aprendido a comer e saberá que não pode mais exagerar na quantidade.

No caso do pãozinho de queijo é algo que o participante simplesmente adorava e pelo que entendi não poderá mais comer.

Entendo perfeitamente que pode haver ainda uma restrição por problemas de saúde, não necessariamente somente para não ganhar peso, mas por colesterol, triglicérides, mas “umzinho” não iria matar o doente mesmo.

Penso que isso seja muito INJUSTO E CRUEL. Afinal de contas ele queria só um, para matar aquela vontade, que nós sabemos muito bem como é.

Quantas vezes ouvimos ou lemos que ao cortar totalmente um determinado alimento você pode causar a instabilidade necessária para não conseguir cumprir a dieta?


Desta forma, mais uma vez chego à conclusão de que não dá para seguir mesmo um padrão, cada dia dizem uma coisa diferente, cada dia surge uma nova teoria e quando estamos perdidos em meio a tantas contradições acabamos mais desorientados ainda.

Continuo com minha teoria, onde você é ao mesmo tempo, quem prescreve e quem testa, as diversas alternativas, acompanhando os resultados e reações, encaminhando a pesquisa com a cobaia, que no caso é você mesmo, para o caminho que mais atenda à sua necessidade dentro da sua realidade.

9 comentários:

  1. Edamoa,

    bom dia!!!

    Concordo plenamente com o que vc disse, é contraditório mesmo. Quando fui a nutricionista ela não me proibiu de comer nada, apenas me passou as quantidades e horários corretos, e o resultado esta sendo ótimo, estou eliminando aprox. 1 kilo por semana, que era a meta.

    Essa semana estou muito mal, ontem até que entrei num desesperinho, aff... Comecei a trabalhar na terça em uma clinica, mas como ainda não inauguramos, estamos na correria de organizar td para inauguração, entao estou trabalhando até tarde, com pouco horario de almoço, aff.. Além de comer algo não mto nutritivo por nao dar tempo de ir em casa ainda não deu tempo de ir na academia, estou morrendo de medo de ter engordado um pouco..

    Aff..

    Vamos ver na pesagem..

    Beijusss

    ResponderExcluir
  2. Aline,

    Não se desespere, lembre-se do que sempre escrevo aqui.

    Ninguém engorda se quer um quilo em uma semana.

    Pode até aumentar de peso, mas corrigindo imediatamente os problemas e a rotina, elimina tranquilamente.

    Tente minimizar os impactos da sua correria, mas sem entrar em pânico, pois se não conseguir, assim que for possível você se reorganiza e retoma o controle da situação.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.
    Concordo com vc em genero e grau, acho que se vc se proibe alguma coisa é como se daqui pra frente deixasse de ser normal e não é esse o caso nem o objetivo de ninguem, se a gente se esforça tanto pra consegui viver feliz dentro do padrão de peso que consideramos ideal pra felicidade não podemos deixar de comer o que gostamos é só controlar as quantidades achei demais o fato de a pessoa não poder comer um paozinho de queijo. Eu como de tudo só evito aqueles alimentos que nem são considerado alimento, tipo refregerantes sorvetes salgadinhos industrializados essas coisas q a gente sabe q n alimenta, mas os alimentos normais que eu gosto, mando todos em pequenas quantidades pq tb n é todos os dias , só se eu sentir vontade.

    ResponderExcluir
  4. Olá anônimo (a) acima!

    Pois é bem assim que devemos ser, mesmo tentados a radicalizar, não vale mesmo à pena.

    Quando retiramos totalmente algo de nosso cardápio, a dieta fica ainda mais sofrida.

    Até penso que uma desintoxicação é legal, para mim foi muito bom, mas hoje, como qualquer coisa que eu sinta vontade, embora seja uma medida arriscada, pois é preciso muito controle e disciplina para não exagerar na quantidade e garantir que o abuso ocorra somente em situações especiais, pois caso contrário o abuso frequente acaba com a dieta.

    Penso também que, as coisas realmente são tão saborosas somente se consumidas eventualmente, aprendi que vontade nós temos quando sentimos saudade de algum alimento.

    A vontade está diretamente relacionada com a saudade, não se trata de vontade, se é um alimento que você consome com frequência.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,

    Sabe eu acredito realmente na MEDIDA CERTA não no quadro do fantastico mas na medida certa do dia a dia. Se você tem bons hábitos a mesa sem cometer exageros e faz algum tipo de atividade fisica mesmo que leve, a consequancia é um corpo saudavel. Lógico que isso deve ser um hábito desde a infancia até a vida adulta, o problema é que quando a gente vai crescendo a impressão que da é que o tempo vai diminuindo, deixamos de nos exercitar, comemos muito rápido e normalmente a qualidade do que comenmos também diminui e ai nos aumentamos os riscos a nossa saúde e em alguns caso (acho que na maioria) aumentamos também a nossa silhueta. REaprender a comer não é fácil, costumo dizer que devemos EXORCIZAR NOSSA MENTE GORDA. Aliás falando nisso e mudando totalmente de assunto algué já leu - Exorcize sua alma gorda - Andrea Cordoniz, faz muito tempo que ouvi falar desse livro e por isso utilizo a expressão mas nunca o li, Edamoa você já leu? Alguém do blog leu?

    ResponderExcluir
  6. Olá Larissa!

    O pior é que não é impressão não. Nosso tempo livre realmente diminui. A cada fase na vida, acabamos assumindo mais compromissos e mais atividades dependem cada vez mais de nós. Profissionalmente podemos nos encaminhar para funções que exigem cada vez mais responsabilidades e disponibilidade, quando casamos, temos mais pessoas envolvidas em nosso cotidiano, quando temos filhos mais algumas criaturinhas que serão dependentes por muiiito tempo e assim vai, temos que fazer verdadeiros milagres para que caiba em nosso tempo tudo que fazíamos antes e mais algumas tarefinhas adicionais.

    Eu realmente não li esse livro, mas já ouvi falar, assim como já ouvi falar do "Pense Magro", devem ser leituras que abrem nossa mente para enxergarmos os principais erros que cometemos quando nos esquecemos da nossa própria "Medida Certa".

    Atualmente estou lendo o livro Comer Rezar e Amar, indicado por uma seguidora do blog, pois assisti ao filme e achei muito resumido e estou tentando encaixar no meu tempo disponível essa leitura. Mas sou mais rápida escrevendo do que lendo, estou lendo tão devagar, pois realmente não tem sobrado muito tempo livre...(rsrsrs)

    ResponderExcluir
  7. Oá, Edamoa. Acho que a nutricionista do Zeca foi muito cruel em miguelar um único pãozinho de queijo!!! Ela deveria ter explicado que se você comer algum alimento calórico numa refeição compensa na próxima,caminha 1 km a mais etc. Eu estou me esforçando pra perder 4 quilos e o que me motiva é saber que agora eu estou restringindo algumas coisas mas quando conseguir vou comemorar colocando aquele jeans, comendo aquele pedaço de bolo rss...eu acho que a cada pequena vitória a gente tem que se recompensar!!
    Ah também lembrei de vc quando assisti ao programa vendo a Ceribelli pulando corda
    "imaginária" já ue no caso dela ela diz ser descordenada...e vc gostou da idéia já que na sua cidade vc não achou?

    ResponderExcluir
  8. Olá Li! Acho que é a primeira vez que nos escreve não é mesmo? Seja muito bem vinda!

    Eu já encontrei sim a bendita da corda, relatei a compra também comparando com a situação do quadro Medida Certa, no “post” Naftalina de 31 de Maio.

    Eu a vi também pulando sem a corda e também acho mais fácil pular sem a corda, pois realmente enrosca, a cada dois pulos um é parada. Mas como eu disse antes, é MUIIIITO difícil pular corda, eu pensava que era mais fácil. Dá uma canseira, sem fim.

    Então estou intercalando um pouquinho de cada coisa para não ficar muito “entediante” e vou seguindo, mas a atividade física é o que eu mais faço sem nenhuma vontade, infelizmente. No começo até me empolgo, depois vou ficando sem vontade, acho que fico pensando muito em tudo que tenho para fazer no dia, na roupa para lavar, no almoço para preparar, na compra que terei que fazer, resolver isso ou aquilo no banco, com o carro, tudo acaba “enchendo” muito minha cabeça e eu fico irritada com a ginástica, pois não consigo me desligar dos outros assuntos que estão na minha lista de espera do dia.

    Já quanto ao pãozinho de queijo, como eu disse, pode até ser que seja por problemas com o colesterol ou triglicérides, mas sinceramente não mataria o doente se comesse apenas um, aquele da vontade que nos atormenta.

    Nem sei se ele realmente respeitou o que ela falou, eu tenho certeza que se fosse comigo, eu não respeitaria, comeria sem nenhum remorso.

    ResponderExcluir
  9. Gente, a corda vcs encontram no site da centauro loja esportiva, ele enviam como encomenda aqui na cidade tem uma no shopping lá vcs encontram, bjinhO!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.