quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Verdades Relativas


É tão difícil saber que caminho seguir.

Num programa de TV ensinam que é muito importante reduzir a gordura animal;

Já em outro programa uma nutricionista pede que a margarina seja substituída pela manteiga;

Num programa dizem que quem come em restaurantes deve procurar pelas saladas, verduras e legumes, enquanto outro programa, comandado por um médico afirma que as saladas são muito perigosas, pois não é possível saber se foram devidamente higienizadas;

Se a farinha branca é tão ruim como afirmam categoricamente os nutricionistas, por que então não são retiradas do mercado? Se é um produto tão ruim para a saúde pública deveria dar cada vez mais espaço para as integrais, já que o processo de refino e clareamento do produto acaba impactando no seu custo.

O que observamos é justamente o contrário, a farinha integral, que é resultante de um menor processamento, acaba sendo muito mais cara que a farinha branca que sofre muito mais processos até ser disponibilizada no mercado.

Claro que tudo está relacionado com o impacto da escala de produção, mas a farinha branca é produzida em larga escala porque o seu consumo foi inserido nas culturas como saudável, se for feita uma campanha pela adoção do produto integral, certamente será atingida uma escala de produção que viabilize custos menores.

Recentemente assisti a uma verdadeira barbaridade no que se refere à publicidade: Uma apresentadora de programa matinal sobre variedades fez a famosa pausa para o merchandising e chamou a atenção dos telespectadores para que façam uso de um famoso salgadinho como lanche para as crianças, sugerindo que as mães coloquem na lancheira dos filhos. Tenha dó!!!!!

Sinceramente é muito difícil entender os motivos e os interesses que envolvem mudanças de teorias, penso que somos manipulados conforme as necessidades do mercado e da mídia e precisamos encontrar uma forma de nos libertar de tantas armadilhas, pois mesmo com tanta informação à disposição, as pessoas acabam se especializando em buscar somente informações que não trazem conhecimento, vemos todos os dias vídeos de situações que não acrescentam nada a absolutamente ninguém, com milhões de acessos por dia, pessoas que muitas vezes não sabem nem assinar o nome ganhando dinheiro com coisas que não servem a ninguém.

É preciso ser muito criterioso com que assistimos, lemos e repassamos aos nossos conhecidos, muita desinformação é propagada numa velocidade astronômica e informações úteis, sérias e verdadeiras custam muito a ser adquiridas.

Assim, continuo com a minha tese sobre procurar se informar pelos mais diversos meios, comparar várias versões sobre o mesmo assunto, testar as reações de seu organismo, acompanhar rigorosamente os resultados e sempre consultar mais de uma opinião sobre um mesmo problema, pois muitas vezes regras sobre alimentação, atividade física, dieta ou saúde são colocadas considerando-se situações estáticas ou generalizando o ser humano, que como já disse antes, é único, ninguém é igual a ninguém, nem suas reações são exatamente iguais.

6 comentários:

  1. É isso aí, informação, persistência e individualidade são as chaves do sucesso ;)
    Essa semana foi terrível, tava frio e burlei academia, comi um monte e bebi horrores no fim de semana, resultado + 0,700.... simbora recuperar o preju =\
    Ótimo finzinho de semana, Bjs..

    ResponderExcluir
  2. É Kazinha,

    Não desistir NUNCA. Sempre prá FRENTE.
    Se caímos num dia, nos levantamos e nos superamos no dia seguinte.

    ResponderExcluir
  3. Oi Edamoa!!!
    Concordo com você no texto, esta semana eu e meu marido estavamos justamente conversando sobre alimentos integrais, na minha casa tentei adotar o arroz integral, mas como ele não gosta muito e somos so nos dois, acebi ficando com o normal mesma, já no caso do pão integral sentimos uma enosrme diferença no nosso apetite durante a manhã quando o comemos, por isso virou hábito e não falta em casa e até ele que não liga muito pra alimentação percebeu que quando comemos o integral chegamos até a hora do almoço com menos fome...quanto a aderir ou não a todas estas pesquisa acho que devemos nos observar, pq tá cheio de gente sem noção falando porcaria por aí...!!!
    Bjão
    Mara

    ResponderExcluir
  4. Olá Edamoa, estou sempre acompanhando porém essa semana estou de volta a nossa competição, no mais tardar amanhã posto aqui o resultado da semana.

    Estou aprendendo a me alimentar bem sem verduras(devido o longo tratamento me proibir de folhas verdes).
    Abraço, e espero um bom resultado meu!!!

    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. É Mara,
    Me espanta como as pessoas não param para pensar antes de consumir tanta DESINFORMAÇÃO, é na TV, na Internet, agora no Celular...

    Como costumo dizer em casa "Pensar Cansa"

    ResponderExcluir
  6. Oi Bihh.

    Não "encane" com os resultados, tenha tranquilidade para conseguir antes de tudo recuperar a saúde.

    Aos poucos você retoma uma rotina, reaprende a consumir o que convém reduzindo o que não convém, mas sempre pensando no que o seu organismo precisa.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.