terça-feira, 5 de junho de 2012

Cuidado com Opiniões

Sempre que tenho um tempinho, dou uma espiada nos blogs relacionados ao meu, principalmente das minhas leitoras, e ontem um comentário num desses blogs, me chamou a atenção, pois é muito comum encontrarmos comentário assim, e penso que ponderar sobre esse tipo de opinião ou sugestão é abrir os olhos para não perdermos nosso FOCO.

É freqüente nos depararmos com comentários do tipo:

“Que legal, mas eu não conseguiria...”
“Achei pouco, mas se está te servindo...”
“Nossa! Não sei como consegue ficar com tão pouco...”
“Adorei o blog, mas não sei se conseguiria comer tão pouquinho...”

Isso, quando não falam com mais agressividade; “Que dieta mais imbecil...”

É importante tomarmos cuidado com esses comentários, às vezes a pessoa está até tentando ser simpática, mas não percebe que mesmo sem querer está gerando um enorme DESESTÍMULO.

Procuremos não nos concentrar na frase em si, pois às vezes nem há uma “segunda intenção” naquilo que está sendo “dito” (escrito), mas nosso cérebro tem uma capacidade enorme de absorver até mesmo as mensagens subliminares e na tentativa de sabotar nossa dieta ele pode nos induzir a acreditar que nós também não seremos capazes.

Por isso todo cuidado é pouco quando o assunto é “opinião alheia”.

Em abordei isso num post bem antigo de 11 de Janeiro de 2011 http://emagrecendo365dias.blogspot.com.br/2011/01/ansiedade-e-estresse.html, e no Resumo eu destaco que o importante é o que o nosso cérebro entende, ou seja, quando ouvimos ou lemos algo que não serve para nos estimular, temos que descartar imediatamente para que aquela frase infeliz não nos faça perder a concentração.

Café da manhã
café com adoçante

Intervalo da manhã  
½ mamão papaya pequenino com 1 colher de sopa de linhaça

Almoço
1 porção generosa de carne moída com caldo de feijão e uma porção também generosa de couve refogada + 1 banana para adoçar a boca

Intervalo da tarde    
½ mamão papaya pequenino com 1 colher de sopa de linhaça

Jantar
Uma porção generosa  de vários tipos de legumes refogados, uma espécie de sopão mais enxuto.

Hoje depois de muitos dias, consegui fazer a refeição do jantar antes das 18 horas, e sinto que esse também seja um problema, pois todos os dias que fui dormir relativamente saciada, não eliminei nada num período bem prologado, e o fato de jantar após as 18 horas gera uma saciedade adicional e geralmente nem é necessário apelar para o lanchinho da ceia.

Ingestão de água do dia: 2,5 litros

O resultado da balança ainda não é percebido, mas fui buscar os arquivos do início do ano passado e constatei que levei 20 dias para eliminar 2 quilos, e estava com os 15 para despachar, agora que tenho apenas 5 ou 6, o metabolismo fica bem mais resistente. Por isso é muito importante não recuperar peso após eliminações grandes, pois a recuperação é fácil e a eliminação demandará muito mais empenho do que da primeira vez.

4 comentários:

  1. Olá Edamoa
    esses comentários são complicados, as vezes fico imaginando até que ponto eles são inocentes. Minha filha as vezes lê meu blog e fica dizendo que esses comentários são todos maldosos, mas prefiro pensar que não. Embora conscientemente digamos que isso não nos atinge pode ser que acabe nos trazendo desânimo mesmo.

    Estou gostando de ver está mandando bem na alimentação, eu ainda estou patinando, mas vou tentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô,

      Eu também não consigo ter certeza de que a maioria desses comentários não sejam mesmo maldosos, mas procuro não me deixar abalar.

      Quantos comentários ficaram lá no começo do blog, que me questionaram de uma forma bem agressiva e na hora que eu lia, ficava um pouco estressada, mas parava, respirava, pensava e concentrava minhas respostas em argumentos, e ninguém conseguia voltar para retrucar, e me refiro aos comentários que realmente acabei publicando, nem são aqueles que guardei como troféu.

      Todos os questionamentos que me foram colocados os quais senti que tinham o objetivo de me derrubar foram respondidos e acabei por vencer cada um deles.

      Alguns foram reconsiderados pelo respectivo leitor que entendeu meu ponto de vista, mas aqueles que tinham o objetivo único de atrapalhar ficaram pelo caminho.

      E quando leio algum desses comentários nos blogs amigos, fico irritadíssima, pois tem gente perde umas oportunidades de ficar de "boca fechada", se não tem nada para falar (escrever) que seja positivo, então que limite-se a ficar quieto.

      Portanto, tem muito comentário que ATRAPALHA MUITO mesmo, é importante ficarmos atentos e desconsiderar qualquer colocação que possa nos desestimular.

      Excluir
  2. EDAMOA,

    Realmente temos que ficar atentas, eu por exemplo tenho uma amiga que é muito gorda (nada contra cada um com seu cada um, mas eu preciso me sentir bem com meu peso), já tomou remédios para emagrecer, como não consegue emagrecer fica colocando defeitos em quem faz dietas/emagrece, acredita que ela me disse que eu estava desproporcional depois que emagreci, falou que fiquei muito feia, e olha depois que emagreci recebi muitos elogios e ela tentando me colocar pra baixo, se ela chega na minha casa e estou fazendo atividades físicas,fica rindo como se eu estivesse pagando mico, já fiquei muito triste, mas agora nem dou mais ouvidos pra ela, sei que é inveja.
    O mais importante é manter o foco no que realmente queremos para nós, no que vai nos fazer feliz.
    Adorei seu post de hoje.
    Um grande beijo da sua amiguinha que te curte de montão Andréia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável Andréia!

      Mas infelizmente tem muita gente que não sendo capaz de se realizar, seja lá como for, fica querendo impedir a felicidade alheia.

      O ser humano tem esse grande defeito, sempre está de olho no gramado do vizinho que parece ser mais verde que o dele, e se por acaso nasce uma praga no próprio gramado, ele tenta pegar uma muda da praga e plantar no vizinho.

      Resumindo, se ele estiver no buraco, tenta trazer o outro com ele só para se contentar em afirmar que não está sozinho...

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.